segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Milícia curda toma controle sobre 90% de Kobane, na Síria


Kobane, Siria, confrontos, Estado Islamico, terrorismo

Foto de arquivo. Kobane

As milícias curdas Peshmerga já tomaram controle sobre 90% da cidade de Kobane, onde lutam contra os militantes do Estado Islâmico, escreve na segunda-feira a agência EFE citando os ativistas de direitos humanos na Síria.

Neste momento o Estado Islâmico ocupa posições só num quarteirão da cidade.
A EFE frisa que o sucesso dos curdos em Kobane, que fica perto da fronteira com a Turquia, está fortemente ligado à chegada de reforços vindos do Curdistão Iraquiano.
Kobane é um dos principais enclaves curdos no território da Síria. A cidade tem posição estratégica e, por isso, o grupo terrorista Estado Islâmico tenta assaltar a cidade desde o outono do ano passado.
O grupo terrorista Estado Islâmico, anteriormente designado por Estado Islâmico do Iraque e do Levante, foi criado e, inicialmente, operava principalmente na Síria, onde seus militantes lutaram contra as forças do governo. Há alguns meses, aproveitando o descontentamento dos sunitas iraquianos com as políticas de Bagdá, o Estado Islâmico lançou um ataque maciço em províncias do norte e noroeste do Iraque e ocupou um vasto território. No final de junho, o grupo anunciou a criação de um "califado islâmico" nos territórios sob seu controle no Iraque e na Síria.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2015_01_26/Mil-cia-curda-toma-controle-sobre-90-de-Kobane-na-S-ria-2006/

Sem comentários: