terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Socialite tuga ensina esposa de Nyusi


Paula Bobone, uma socialite portuguesa passou 15 dias em Maputo, a dar aulas de protocolo a Isaura Nyusi, mulher do recém empossado presidente moçambicano Filipe Nyusi, segundo revela esta semana a imprensa da antiga potência colonial.

“É verdade. Estive lá em Junho(de 2014), como consultora de protocolo social e imagem da primeira-dama”, confirmou ao Diário de Notícias de Lisboa a especialista em etiqueta, figura habitual nas revistas de mexericos, que diz ter sido “uma honra”. Isaura Ferrão Nyusi é irmã de Jorge Ferrão, o actual ministro da Educação e Conhecimento Humano e oriunda de uma família da chamada “aristocracia autóctone” do Vale do Zambeze. À altura do “curso” de Bobone Isaura Ferrão ainda não era a primeira-dama da República.
Bobone não poupa elogios a Isaura Nyusi: “Foi facílimo ensiná-la, porque encontrei nela as características que mais aprecio nas pessoas: simplicidade espontânea e vontade de se afirmar pela bondade”.
Durante a estadia em Maputo, segundo o DN, Bobone ficou hospedada num hotel e diz ter sido muito bem tratada por todos. “Nunca tinha lá estado e adorei.
E mais tarde ligaram-me a agradecer o trabalho feito”, acrescentou ainda Bobone, que mantém a sua rubrica no programa “Há tarde” da televisão estatal portuguesa, RTP, às quintas-feiras.
No passado, por iniciativa dos serviços secretos portugueses, a família de Afonso Dhlakama passou uma temporada em Portugal para aprender etiqueta e boas maneiras, dadas as expectativas em relação ao líder da Renamo como figura de Estado. No Gabinete da Primeira-Dama de Moçambique, desde os tempos de Marcelina Chissano, são feitos cursos e “etiqueta de boas maneiras” para mulheres de ministros e esposas de outros dignatários que incluem a colocação de pratos, copos e talheres numa mesa de cerimónia, recepção a convidados e indumentária formal.
MEDIA FAX – 27.01.2015

Sem comentários: