quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Nyusi 1 – Dhlakama 0


No final do segundo encontro que Filipe Nyusi, Presidente da República (PR), e Afonso Dhlakama, Presidente da Renamo, mantiveram recentemente, o líder da Renamo disse, em declarações à imprensa, que tinha sido acordado entre ambos que a Renamo deveria produzir e submeter, através da sua bancada parlamentar na Assembleia da República (AR), um projecto de lei versando sobre ‘Regiões Autónomas’, o que foi confirmado pelo PR na mesma ocasião. A Renamo está, ao que tudo indica, a trabalhar nisso, devendo encaminhar o referido projecto à AR por estes dias, tomando em conta o horizonte temporal indicado por Manuel Bissopo, Secretário-Geral (SG) do maior partido da oposição em Moçambique.
Nos concorridos comícios que tem estado a orientar pelo país e nas entrevistas que tem estado a conceder a alguns órgãos de comunicação social, Dhlakama tem sublinhado que aquele é um processo urgente, tendo em conta a premência da “reposição” da “justiça eleitoral”, na esteira do que ele e o seu partido reivindicam serem os resultados das eleições gerais – Presidenciais, Legislativas e das Assembleias Provinciais – de 15 de Outubro de 2014.
Ora, quer me parecer que, no seu encontro com Nyusi, Dhlakama não terá sido feliz num detalhe procedimental, se se partir do princípio de que o projecto sobredito é mesmo de “carácter urgente”: sendo a Renamo a submetê-lo, nos moldes habituais, aquele será um projecto materialmente ordinário, igual aos demais do mesmo quilate, tendo em conta o que dispõem tanto a Constituição da Assembleia da República (AR) como o Regimento da AR.
Assim que Verónica Macamo, presidente da AR, o receber, ela irá, muito seguramente, o despachar para duas comissões, designadamente Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Legalidade, dirigida por Edson Macuácua, e Comissão de Administração Pública e Poder Local, presidida por Lucas Chomera, que se tornou deputado da AR por “repescagem”, talvez mesmo para dirigir a quarta comissão, tendo em conta a sua experiência de ‘Administração Estadual’, de resto por ele adquirida enquanto ministro de relevante pelouro. Tanto Macuácua como Chomera, me parece, possuem arcaboiço político bastante para acondicionarem a adopção de manobras dilatórias, como ‘intermináveis debates públicos’, que podem durar anos.
Como, então, Dhlakama deveria ter agido, para obviar essas previsíveis manobras dilatórias?
A meu ver, deveria, nos encontros que manteve com o PR, ter o convencido a ser ele a submeter o projecto acima referido, mesmo que elaborado por quadros da Renamo ou por peritos a seu soldo, e não a bancada da Renamo na AR, como forma de salvaguardar a aludida urgência. Na verdade, nos termos do Regimento da AR existe o ‘Procedimento Legislativo Simplificado’, que consiste na possibilidade de, em exclusivo, o PR levar à discussão e aprovação do plenário [da AR] “matéria de interesse nacional com carácter de urgência” (artigo 139). O mesmo dispositivo legal estabelece que “No procedimento legislativo simplificado, as Comissões competentes em razão da matéria emitem pareceres tendo em conta a urgência”.
Tendo em conta o acima exposto, que, sendo da autoria de um cidadão fraco, é falível, julgo eu, com recurso à linguagem disportiva, que Nyusi “bateu” Dhlakama. Atenção: 1-0. Não foi, pois, goleada!
GFG...
  • 78 pessoas gostam disto.
  • Remane Abudo A ver vamos.
  • Dercio Mandlaze Sim, mas, podemos considerar que o resultado é da primeira mão vejamos no segundo embate
  • Marlino Mubai O seu comentarios so peca pelo número de golos que e pouco para tamanha goleada
  • Eusebio Jose Salema sera que os juristas da renamo nao sabem q isso pode acontecer? Temos que ter fe e esperarmos q o projecto de entrada AR, sabem q se esse processo levar mto tempo pode ter consequencia para o pais...
  • Nito Ivo Depende do ponto de vista. Dhk "usa suas proprias regras" para resolver diferendos, regras completamente fora das regras normais. Portanto, nunca se sabe qual a regra que Dhk irá usar para terminar este processo. Tem sido demonstrado que as regras de Dhk tem sido mais fortes que as regras que usas para atribuir vitoria ao Nyusi.
  • Noa Inacio Lendo o seu argumento fico cada vez mais saciado com a dissecação jurídica que o mesmo traz. Não me revejo no título do mesmo, acho que pode contribuir negativamente para apreciação que a "Renamo" poderá fazer do diálogo com o PR. Não me parece razoavel por ex que se peça a Nyusi para submeter um expediente político "para" Renamo sendo um assunto que é por si desconhecido e a partida sem suporte político "dos seus" para o efeito. Esse pedido distoaria o espírito de diálogo, estaríamos perante um PR manientado, chantagiado e acorrentado pela Renamo, a ser assim eu não aplaudiria esse diálogo. Porém, espero que a Renamo a submeter o referido projecto lei, AR deveria dar urgência e debate lo com a devida serenidade e técnica que o assunto merece mesmo em respeito pela abertura e diálogo observados pelo PR.
  • Gildo Mugabe Mugabe concordo com o Sr Eusebio Jose, embora sou obrigado a concordar com Ercino em algum aspecto: a capacidade politica que os Srs Macuacua e Chomeira gozam no que diz respeito a tornar lento, morozo alguns processo! mas vamos dar tempo a Renamo para produzir o tal antprojecto de Lei e ser ela mesma a submeter na AR, depois o cronometro pode comecar a contar!
  • Egidio Vaz Ericino de Salema, os golos são poucos. Conversei com alguns deputados e me contaram ma mesma coisa, e acrescento. Depois de a Presidente despachar para as comissões e os deputados, as comissões vão decidir sobre a METODOLOGIA, os procedimentos que eles acharem apropriados para lidar com a matéria: se vão começar pela auscultação nacional, visitas de estudo ao exterior, smeinários ou o quê, isto é com eles, com a administração do parlamento para o devido suporte logistico etc. E mais, dependendo de QUANDO o documento entrar na secretaria da AR e porque ele seguirá um procedimento regular (portanto, não tem pressa, é ordinário) poderá ficar muito tempo, dependendo das agendas de trabalho das comissões em causa e segundo da agenda normal. Para já, toda a proxima sessão será para debate o Plano quinquenal, PES e respectivos orçamentos, para além claro de outras agendas. Ou seja, a tal proposta não é tão urgente assim. Poderá esperar para além de seis meses. O problema já é se será em Paz ou em Guerra.
  • Yussuf Adam Muitos se ... e talvez..... Que o acordado seja implementado de boa fe... E que as mezinhas do Juiz Carrilho fair play e bom senso sejam ilargamente incorporadas nas tres refeicoes de cada um de nos.... Um comunicologo deve fazer a si proprio e cada um de nos tambem / o que devo e posso fazer para que Mocambique seja um pais em que prevaleca a paz positiva. Uma das contribuicoes importantes seria dada por abandonar especulacoes, comunicacao violenta, etc...
  • Noa Inacio Egidio Vaz enuncia um facto. As próximas sessões tem agenda inadiável, aprovação do instrumento que deve permitir o país funcionar. A Renamo esperamos que não lhe seja levada ao colo, que mantenha encontros, que faça acordos, que se aconselhe para ultrapassar barreiras e colocar o seu assunto que ainda não está na AR na agenda das prioridades. Senhores ali faz se Política. Essa alusão à guerra que Egidio traz, não encontra na minha parte compreensão...quem a faria e porque pois até mesmo o diálogo no CCJC esta avançar? E o líder já se posicionou contra.
  • Eusebio Jose "Podera esperar para alem de seis meses. O problema ja e se sera em paz ou em guerra" dhakama xta com mta ansiedade nesse projecto, e nao o vejo a xperar tanto tempo,ja sonha com o mes de marco, vai usar tdo que estiver em seu alcance para q esse debate seja breve e q traga solucoes em pouco tempo, com as movimentecoes das comicoes politicas da frelimo ele ja disconfia de manombras...
  • Alves Talala O golo. Espero que não seja um golo pernicioso para a paz. Só isso. O resto não interessa.
  • Adamo Manonga Moçambique, país uno e indivisível
  • Ismael Malo Ericino de Salema gostaria que me respondesse com sinceridade, do seu ponto de vista o que a RENAMO reclama para nos o povo Moçambicano do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Indico traz algumas vantagens? Eu como povo no meio deste senario o que e bom para mim?
  • Titos Cau Esse assunto nao e urgente para os mocambicanos, o e apenas para dhl e seus correlegionarios que perderam o jogo no campo e pretendem ganhar na secretaria. E duma vez por todas as multidoes que acorrem aos comicios de Dhl nao significam apoio popular automatico, e como quando pegam um ladrao na rua, quase todos nos aproximamos para ver de perto mas isso nao deve ser interpretado como apoio ao ladrao ou a cena em causa. Nyusi teria de ser louco para aceitar submeter na AR uma proposta de lei que vai contra os interesses do pais.
  • Ericino de Salema Alves Talala, jogos ha que, depois do decorrido no campo, sao ganhos na secretaria. Ismael Malo, estou tecnicamente impossibilitado de emitir opiniao, uma vez que ainda nao tive acesso ao relevante (ante)projecto.
  • Mateus Francisco Navaia No campo das especulações todas as opiniões são válidas e esperemos k o tempo nos traga todas respostas e argumentos que convecem ao outro para se chegar ao triunfo, apesar de algumas acções políticas serem imprevisíveis na analíse do público.
  • Ismael Malo Mesmo nao estando feliz com tua resposta terei que agradecer, pois acho pela tua capacidade de analise ja sabe o que significa essa pretencao da RENAMO se sera algo com vantagens para todos os mocambicanos ou para algumas pessoas, e claro que projecto traz mais detalhes. O problema e que eu acho que muitos de nos so descutimos e criticamos sem saber na verdade o que isso significa se vantajoso ou nao................E dai que eu gostaria primeiro de saber para emitir o meu parecer se vale a pena ou nao aprovar-se a regionalizacao do pais
  • Mauro Dinis Figueiredo DHLAKAMA vence no segundo jogo.
  • Elias Cossa Caro Salema: Acho que revelaste um pormenor técnico importante, mas penso que o alcance do acordado Nyusi-Dhlakama deve ser visto a médio e longo prazos. O carácter d de urgência vai ser travado/adiado e ou acelerado não só pelos detalhes que correctam...Ver mais
  • Euclides Flavio Não podemos esquecer que Liverpool venceu Ac Milan em 2009 depois de perder 3 a 0.
  • Raul da Conceicao Vamos dissipar alguns equívocos; Sim a Frelimo pode usar de vários expedientes para atrasar o debate e quiçá a aprovação da proposta da Renamo. Não seria a primeira vez... Mas é preciso lembrar que o líder da RENAMO disse nas suas primeiras declarações após o encontro com o PR, que o referido projecto de lei era urgente e que teria tal tratamento na AR. A menos que se esteja a brincar com fogo... neste momento para além do PES e do OE, não há outro assunto urgente que este. A agenda da AR é feita pela Comissão Permanente e a RENAMO tem lá um presença política de peso. A importância deste assunto é indiscutível para todos os Moçambicanos, como o são as autarquias locais. Estas e as Assembleias Provinciais nasceram de partos difíceis. Numerosas pessoas que eram com estes processos são hoje os principais beneficiários.
    Na África do Sul o partido que ganha eleições numa dada província governa essa mesma província. Não me parece que advenham daí problemas de unidade nacional ou com qualquer outro chavão. O que sinto é muito nervosismo em pessoas tudo fazem para conservar o poder absoluto. Porque razão uma minoria fraudulenta tem que governar até aonde não ganhou?
  • Inacio Fernando pelas expressoes que usam, parece que a Paz nao mora nos vossos corações ó membros da Renamo. Posso ate dizer que se trata de um nivel elevado de frustração que tem sido estendido à praça pública. O Raul da Conceicao por exemplo, fala em "brincar com fogo". Ora, esta postura não me parece de pessoas comprometidas, patriotas e que prezam e respeitam a sua vida e a dos demais. Apóstolos da Desgraça está muito acertada para designar aos sanguinários.
  • Clayton Johnam É preciso ter em conta que o País está politicamente anormal, e pensarmos que a discussão deste projecto que a Renamo deverá apresentar ao Parlamento vai correr de forma ordinária e com a ajuda de manobras dilatórias poderemos estar a incorrer no mais puro, ledo e ingénuo engano. Até porque não sabemos em profundidade de tudo que foi discutido entre o presidente Nyusi e DHL no alongado tempo dos dois dias quem se encontraram e o que de facto levou este a convencer o Líder da Renamo a seguir a via do Parlamento para melhor discutir-se a sua pretensão. Até aqui não vejo vencedores quer da parte da Frelimo quer da parte da Renamo, há sim um único vencedor que é o povo moçambicano que pode respirar um pouco de alívio dada a tensão que vinha vivenciado devido aos pronunciamentos ameaçadores do Líder do maior partido da oposição. A minha sugestão é esperarmos pacientemente que a referida proposta seja apresentada e vermos o que vai acontecer. Tudo o resto é conversa misturada com exagerada dose de ansiedade.
  • Raul da Conceicao Inacio Fernando, os epítetos que me atribui ficariam melhor a outra pessoa. Quando falo de "brincar com fogo" não me refiro a guerra. Refiro-me a frustração de milhões de moçambicanos se este processo não avançar. Tudo isto podem acabar numa instabilidade política e inviabilizar a governação. Ou pensa que DHL é um lobo solitário?
  • Rogério Sitoe Caro Ericínio. Ainda não entendi em que incide o grau de urgência. Beneficiando dos teus conhecimentos jurídicos talvez me possas esclarecer. 1. Essa urgência, significa que, por hipótese, a AR iria deliberar para efeitos urgentes” ignorando o objecto a que estiveram sujeitas as eleições, nomeadamente, eleição do PR, AR e Assembleias provinciais (em intervalo fechado? 2- Significaria que, eu que fui explicado e mobilizado para votar numa determinada “coisa “e votei consciente nessa “coisa” democraticamente, hoje devo aceitar que me imponham outra coisa? 3- Não terei eu, cidadão, o direito de me dizerem, olha, agora vamos votar numa nova coisa, para eu ter a liberdade e oportunidade de, de novo em consciência e direito democrático votar nessa nova coisa se assim for a vontade da maioria dos cidadãos? Será que a minha escolha entre uma banana e uma bananeira é feita da mesma maneira? Ora bem, estas perguntas são para problematizar e tentar entender a noção de “urgência “do líder da Renamo. Me parece que nesta noção está subjacente a ideia de se anular o que foi objecto destas eleições. O que entendo é que seja qual for a decisão da AR, em Democracia- respeito pelo objecto eleitoral e por consequência do voto dos cidadãos, ela não vá retroagir. Vai se legislar para frente. Ai é onde quero ouvir tua opinião jurídica para cobrir a minha parte leiga sobre a matéria. Se, a minha presunção for correcta, então, antes de se falar de jogo, golos e goleadas, será necessário falar-se das regras desse jogo. Esse é o debate sereno que se precisa, para evitar falsas espectativas sobre o assunto. Deixa de ser “urgente”? não necessariamente, mas a urgência fica bastante relativa.
  • Antonio Tembe egidio, salema, a questao e que isso embarga a famigerada desmilitarizacao da renamo, dado que, os homens armados sao o unico trunfo que este "partido" tam como instrumento de pressao para ver seus intentos logrados. o que para significa que a AMOCHIN ira passar mais esses 60-120 dias a fazer exactamente nada como, aliais, fizera no mandato terminado porque nao ha vontade politica para tal , dada a inflexibilidade do dialogo da JChissano que contonua como sempre empreado, nao obstante, egidio tendo dito que se avanco pela clarificaxao dos tres pontos que incluem a despartidarizacao do Estado. nao tenho duvidas de que falta uma cultura democratica e de estado entre os dois beligerantes por ao que se ve sao grupos que falam em nome do povo e mas semm no entanto, ter consultado o tal povo, a unica garantia de que falam em nome de tal povo e que o processo e para garantir a paz entre os mocambicanos como se tal paz tivesse sido posta em causa pelos mocambicanos e que agora buscam naqueles dois grupos ajuda para restabelecer a tal paz. em outras palavras os grupos/partidos criaram uma situacao cuja resolucao implica a sua actiacao, tal como dissera o sociologo claude meliaux - perdoem se pus mal o nome - trata-se de um corpus social para designar algo que cria situacoes cuja resulsao torna relevante a sua existencia e atuacao,. todos queremos a paz mas nao nos moldes e que nos e colcada a sua restituicao que implica a satisfacao de interesses pessoais de grupos especificos. cultura de estado e de democracia nos falta nestes pais, e e triste que os pais da democracia enveredem por meios antidemocraticos para lograr os seus intentos tudo porque houve "fraude"
  • Paul Fauvet Como pode um assunto que nao foi mencionado uma unica vez pela Renamo durante a campanha eleitoral ser considerado "urgente"? E a ideia que o Presidente da Republica deve patrocinar o projecto-lei da Renamo me parece absurda, porque esse projecto-lei ainda nao existe, e ninguem sabe o seu conteudo. A proposta de Ericino e' equivalente a pedir ao Presidente Nyusi para assinar um cheque em branco.
  • Alves Talala Sim, exemplos de jogos ganhos na mesa da "secretaria" são muitos! Alias, o actual governo de Moçambique eh a fotografia inequívoca desse processo, mais velho Ericino de Salema.
  • Inacio Fernando Ericino de Salema, não acha que a proceder dessa forma, Afonso Dlhakhama estaria a mandar no Presidente da Republica caso este patrocinasse o tal anteprojecto das "RA"?. AD deve obediência ao PR e portanto ras instruções dadas pelo PR terão que ser cumpridas em conformidade com a recomendação. Urgente mesmo é o Governo apoiar as populações afectadas pelas cheias. Urgente mesmo é construirmos escolas, hospitais e estradas para o nosso povo. Isso é que é urgente.
  • Antonio Tembe contunuo a pensar que o mais pertinente nao sao os golos que quem ganha ou perde ou a possibilidade de empate futuro. penso que temos que discutur a pertinencia de tais "golos" dentro duma matriz que se pretende alcansar, fora desse contexto nao estaremos a dizer quelquer coisa senao passar o tempo. a matriz principal e o estado de direito e democratico sera que tais golos vao nesse adireccao ou atrofiam mais o caminho para la? parece que o ultimo caminho e que se ve! concordo com fave quento ao patrocinio de Nhussi ao projecto de lei, os mentores devem feze-lo para que nao seja como a lei da aminstia que fora apenas carimbada pela AR sem qualquer discussao sobre o merito da mesma ou em espacificidade, uma lei que garante que perdoa os pecadores - nao haveria repressao dos infrantores - mas nao restitui tambem qualquer coisa as vitmas, sera essa uma lei que respeita os direitos dos mocambicaanos? parece-me que nao, a aminstia resolveu problemas de grupos especificos que criaram tais problemas ainda na optica do Corpus social de Meliassoux. se as regioes autonomas vem apenas estabelecer a "paz" na optica dos negociantes em questao e nao resolver a pobreza ou garantir direitos aos cidadaos entao ela nao e urgente, pelo contrario vem adiar a paz efetiva e em subsitituicao colocar a paz aparente
  • Micas Ernesto Sitoe Caro cometadores, temos ter em conta que tamos a comentar sobre o assunto de grande relevancia pra nossa estabilidade politica, economica tanto como social. AR deve sim apreciar com muita atencao a proposta eki a bacada parlamentar da renamo ira condu...Ver mais
  • Ericino de Salema Amigos e manos, especialmente Rogério Sitoe e Paul Fauvet: quem diz que a empreitada eh urgente esta devida e claramente identificado no post, nao sendo Ericino quem o diz. Este [Ericino] nem se pronunciou quanto a isso!
  • Rogério Sitoe Caro Ercínino de Salema , meu companheiro de luta, em entendi perfeitamente que a urgência não é tua e nem tinha como ser. nós, particularmente tu e outros poucos juntos já tivemos claramente uma urgência clara- a lei sobre o direito a informação e... esperamos 10 anos. levantei aquelas questões para me ajudares a problematizar o assunto e sugerir um outro sentido do debate.
  • Antonio Tembe caro micas o que digo e que a AR pode aprovar apenas para a estabilidade politica e nao para o bem do povo - nao quero dizer que a estabilidade nao e boa - o importante e que a lei seja para o beneficio do povo e nao para acalamar qualquer que seja porque o mesmo ameaca tal estabilidade, a ser que esta-se a aprovar para agradar alguem que ameaca tal estabilidade, entao nao se esta a resolver mas, adiar o problema porque em outras ocasioes esse alguem voltara a carga, e como pagar alguem que te chantegeia, quando a grana acabar ele voltara porque o acalmamos o chantageador e nao eliminamos o motivo da chantagem. este e o ponto principal sobre a questao da democracia e sentido d estado em ambos deve prevalecer o bom senso e o merito das questoes discutitidas cujo mecanismo e o agir comunicacional da razao tal como diz Habermas - e nao da chantegem de instabilidade.
  • Alves Talala "Essa urgência, significa que, por hipótese, a AR iria deliberar para efeitos urgentes” ignorando o objecto a que estiveram sujeitas as eleições, nomeadamente, eleição do PR, AR e Assembleias provinciais (em intervalo fechado? 2- Significaria que, eu que fui explicado e mobilizado para votar numa determinada “coisa “e votei consciente nessa “coisa, democraticamente, hoje devo aceitar que me imponham outra coisa ". Rogério Sitoe, lembra-se que foi mobilizado para ir votar com o pressuposto de que as eleições seriam justas e transparentes, mas na hora da verdade o processo foi viciado com boletins pre-assinalados e outros problemas? Directa ou indirectamente nao estará actualmente a aceitar uma mentira eleitoral? Eu penso que nos temos o defeito de discutir os problemas da nossa politica domestica se esquecendo as suas raízes, ou seja deixando de lado as raízes do problema.
  • Rogério Sitoe Caro Alves Talala. nao tenho problema algum em discutir qualquer tipo de raiz que seja. no meu post limitei-me a comentar e a colocar questões sobre um assunto bem circunscrito levantado pelo Ericino de Salema. Exemplo: ele disse que a terra era quadrada e induziu-me a discutir isso e não a origem do universo. Naturalmente que poderemos discutir , também, a origem do universo. Portanto se a sua ideia é discutir a questão que levanta, please, poste sobre isso e veremos depois. um abraço.
  • Alex Paulo Dos Anjos Opinião inteligente mas extremamente intriguista.
  • Alves Talala Caro Rogério Sitoe, ainda bem que respondeu de forma inteligente a questão por mim colocada. Penso que estamos em sintonia. Mas a minha pergunta prevalece, alias ela estah aqui por inerência ao comentário por si colocado neste post do mais velho Ericino de Salema. Portanto, directa ou indirectamente já coloquei a questão em debate. Se quiser responder pode prosseguir sem que necessariamente eu faca um post para o efeito! Abraços.
  • Douglas Harris O P.F está a precisar de umas férias no UK para reavivar a sua memória sobre a democracia lá pelas bandas de UK...
  • Anibal Nequisse Foi uma grande estratégia por parte do PR
  • Solomone Manyike Na verdade, as eleições de 15 Outubro 2015, no que entendi, foram para eleger PR, AR E AP! Não ouvi, nem vi nenhum manifesto eleitoral para outros fins! A ser criada nova divisão administrativa, haja pois, Novas eleições, no novo contexto! As de 2014 estão consumidas!
  • Francisco Ngwenya Kakakakakaka
    Manuel, hiva hi hlekelela!
  • Alves Talala Hahahaahaha Salomone
  • Lobao Joao Caros Salema, R Sitoi e Fauvet. Estou a gostar do debate. Mas, meu desejo foi ficar sempre calado, no entanto nao resisto. Julgo que voces conhecem muito bem a Renamo, pelo menos a de 1994 para esta parte. La dentro ao que parece reina anarquia. Nao acredito que DHL tenha concertado com algue esta ideia de "autonomas" . Resultado foi lhe tirado tapete debaixo dos pes. Acredito que para DHL era remota a resposta de Nyusi. Dhla ficou como ficam as pessoas as pessoas as pessoas pobres que derepente ganham lotaria, muito dinheiro,. Nao tem plano nenhum, nao sabem o que fazer com o dinheiro. Ficam baralhados. E mais ou menos essse o estado de espirito em que esta DHL. Pior ele pode entender de armas, mas pouco entende destes jogos de politica e muito menos de direito. Como vos disse, eu nem queria dizer isto, mas nao consigo ficar calado. Um abraco
    13 h · 1
  • Alves Talala "Pior ele pode entender de armas, mas pouco entende de direito", o que realmente quer dizer esta passagem??
  • Lobao Joao Meu comentario esta claro como a agua. Quem conhece DHL sabe do que estou a falar. Quem sou eu para apresentar DHL?
  • Lobao Joao UM abracao ao Elias Cossa. Estas vivo pa?
  • Alves Talala Lobao tu achas que conheces DHL? Ja conviveste com ele em algum momento??
  • Lobao Joao Claro que conheco. J viajei com DHL, ja falei com ele em privado. Quem me conhece sabe disso. Cobri campana eleitoral dele viajei durante dias por este mocambique fora. Estive com ele em Nampula, Zambezia, Gaza, Inhambane, enfim, nos confisn de Mocambique.
  • Alves Talala E pensas que ele nao entende de direito??
  • Lobao Joao Essa e minha opiniao. mas do que vi nos contactos diretos, nos comicios, nos papos dele, ect. Vi muitas lacunas nesse aspectos, embora eu proprio nao tenha essa formacao. Posso estra errado, mas esta e a aminha opiniao. Mas como quem gosta da maca nao consegue ver bichinho...

1 comentário:

porfirio disse...

Paul Fauvet, Rogerio Sitoi e todos abnegados defensores de aristocravias e oligarquias e nao se esquecendo da aristocracia miseravel que vigorou nos ultimos 10 anos em Mocambique, sinto com muita tristeza aue vos recusais a reslidade mocambicana. Os dados, os mapas, o voto expresso, tudo isso para vices nao conta. A prestacao da CNE e do CC. O Relatorio da UE e finalmente o relatorio da AI, tudo isto nao conta. Vossa intelectualidade esta alienada ao regime do dia. Voces sao pessoas insensatas, sao pessoas dissimuladas, vigarizam a opiniao publica mediucre com a unica intencao de alimentar as vossa familias. Alegar que as eleicoes nao foram regionais. Ou que as eleicoes tinham objectivo especifico. Voces sao camuflados. Vestem pele dos interesses k vos convem. Voces nao sao nada. Sao apenas pessoas. Voces nao tem reflexo naquilo que sao as ideias dos mocambicsnos que sofrem. Quem destruiu mocambique nao foi a Renamo. Quem governou e desrespeitou ao povo nos ultimos 10 anos nao foi a Renamo. Que lutou contra os mocambicanos, quem inclusive destruiu a Frelimo, nao foi a Renamo. Frelimo e uma Orgsnizacao que subsiste na base de aparencia. Que culpa tem Dlakama e a Renamo. Paul Fauvet e triste o seu papel. Os ultimos anos do anterior governo seriam beneficos se fosse conduzido no seu pais de origem. Vamos levar o estilo de governacao de Armando Guebuza para a Europa. GUEBUSA e bom Presidente para os europeus