terça-feira, 24 de março de 2015

A falaciosa separação de poderes

11 h · Editado · 

Anda ai uma confusão tremenda na cabeça do nyussismo. Ontem, depois do encontro com diplomatas europeus, o porta-voz do PR, António Gaspar (seu assessor para a Área Politica e da Comunicação Social) disse que, relativamente ao caso do assassinato de Gilles Cistac, Filipe Nyusi “privilegiava a separação de poderes”. O que? Separação de poderes! Não eh a primeira vez que, no caso de Cistac, Nyusi manda dizer isso. Na primeira ocasião que Gaspar teve que amplificar a posição do PR sobre aquele crime abominável, essa ideia da separação de poderes veio a tona. 
Na altura pensei que o PR simplesmente se enganara relativamente ao alcance desses ditos. E que iria levar um banho de assessoria para não repetir tamanha gaffe. Mas, ontem, Gaspar acabou revelando que essa era a posição do PR. O problema eh que essa posição eh uma não posição. Êh uma forma de lavar as mãos, uma espécie de conformação com a inacção. O argumento da separação de poderes teria sentido se o caso Cistac já tivesse transitado da alçada do Executivo para a alçada do Judiciário. Tipo se estivesse já em sede de acusação (Procuradoria da República) ou de julgamento (Tribunais). Mas não. Ele esta ainda sob a alçada do Executivo, que eh liderado pelo próprio Nyusi. Para ser mais concreto, o caso esta ainda em sede de investigação, que eh dirigira pela PIC, que se subordina ao Ministro do Interior, que se subordina a Filipe Nyusi. 
E agora, dado o alcance dessa “não posição” do PR, fico sem saber se se trata de uma gaffe recorrente, ou se ele nos tem a todos como uns desatentos mentecaptos….Ou se ele estah a tentar fazer passar a ideia de que, mesmo no seio do executivo, ele já construíu novas dimensões filosóficas de separação de poderes, que ate nem pode puxar as orelhas ao Basílio Monteiro para que a investigação do crime nos releve a quantas anda. Mas o recurso a este novo chavão da separação de poderes eh um mimetismo acrítico do nyussismo relativamente a forma como o guebuzismo tentava escapar a pressões da sociedade civil e da comunidade doadora quando um dado processo implicava uma accao legislativa por parte da Assembleia da Republica. O guebuzismo fez isso com algum sentido. Mas isso de Nyusi imitar mal imitado dá-nos uma imagem de um presidente amarrado e sem ideias originais. Mesmo com a assessoria da Benvinda Levy.
  • Oscar Faduco e 164 outras pessoas gostam disto.
  • José Dias Oh M.M. n vê que estamos perante uma situação de continuidade. não vai ser fácil contornar isso!
    11 h · Gosto · 9
  • Abilio Manel O tipo ao apresentar se as camaras gagueijou pra caramba...
    11 h · Gosto · 2
  • Manuel Castiano A P.I.C ainda tem dupla subordinação. Organica ao Ministro do Interior e funcional (para os assuntos de investigação criminal) ao Ministério Público cabendo sempre a este a Direcção da Instrução Preparatória. somente alguns telhaços sobre a matéria. Abraço amigo
    11 h · Gosto · 4
  • Cristiano Daniel Rosario Naene Não será o problema do discurso? Não pretendeu o Porta voz do Presidente dizer que o assunto ainda esta em investigação, isto é, em segredo de justiça? O processo instrutório é muito delicado, uma fuga do segredo de justiça, pode inviabilizar tudo o resto, e seria mais estrondoso se ainda por cima viesse do mais alto Magistrado da Nação. Pessoalmente não me revejo num Presidente verbalmente incontinente, que não resisti ao populismo de ir lançando "bitaites", só para aplacar as naturais expectativas que neste processo mexem com todos nós, que queremos ver este caso esclarecido. Para o bem da justiça, vamos deixar as instituições funcionarem, estes casos não se resolvem com da cá aquela palha.
    11 h · Gosto · 3
  • Joao Saia Esta dificil.
    11 h · Gosto · 1
  • Jorge Ferreira P.R.,não tem saída,enquanto não for tb Pr. do Partido.Devia calar-se em alguns temas delicados,antes de resolverem a questão do Pr.do Partido.Digo mais,se não tem poder,demita-se.(uma nota:escolheu mal o acessor).
    11 h · Gosto · 1
  • Marcelo Mosse Ninguem pede ao Presidente que traga os dados da investigacao. Pedimos que ele faca declaracoes energicas em defesa da clarificacao do crime...mas parece que ele ja esta a lavar as maos....
    9 h · Editado · Gosto · 15
  • El Patriota Bem-vido ao terceiro mundo!
    11 h · Gosto · 2
  • Tiago Valoi Resta saber se foi Benvida Levi que aconselhou o PR a posicionar-se dessa forma através de António Gaspar, ou foi "criatividade" do conselheiro quando confrontado pela Comunicação Social. Eu particularmente preferia ficar com a ideia de ter sido "criatividade" do próprio Gas par essa toda barbaridade jurídica. Sustento a minha posição tendo em conta as anteriores declarações à imprensa que têm sido nada fel izes.
    11 h · Gosto · 3
  • Abilio Manel Ele ta gerir o pulssar d moçambicanos rumo ao esquecimento do caso.è assim q se governa Moz.
    11 h · Gosto · 2
  • Nkuyengany Produções Vai dar Tudo no Dono do "Dono" dos cachorros Que se Deve Demitir da Presidência da Frelimo e Deixar a Justiça Trabalhar
    11 h · Gosto · 2
  • Alexandre Massinga e o problema de ter um presidente que nunca teve aspirações de ser presidente, esta ali porque alguém lhe colocou para defender seu interesses financeiros, claro que vai ser de repetir que o outro ja disse
    11 h · Gosto · 1
  • Silvestre Malate O que a liberdade de expressão nos permite falar?!!! Rendo com cada tipo de opiniões, explorando o campo da LEx!
    11 h · Gosto
  • Luis Nhachote Uma Mosseana análise, com requintes de Cardosismo presente no indagar permanente, como sempre advogam os que usam a cabeça para pensar
    10 h · Gosto · 4
  • Jacinto Magalhães Algo me diz que de algum modo, e para certas pessoas , nao convem apanhar os assassinos de facto.
    10 h · Gosto · 2
  • Julio Lacitela "Se nao é do cu é das calças". Ditado portugues.
    10 h · Gosto · 3
  • Savanguane Alonso Governar não e falar são duas coisas diferentes, o presidente da república, como qualquer outro moçambicano, precisa de tempo para dominar às estratégias de governação e por conseguinte, emitir e impor as suas ideias em prol do desenvolvimento do nosso país. No meu entender, algumas matérias, o pr só sobescreve porque são complexas e não tem tido tempo suficiente para analisá-las.
    10 h · Gosto
  • Francisco Maingue Jose Antes de mais nada é com muita urgencia e pertinente que a presidencia do partido frelimo se passe ao Nyusi, porq assim como as coisas estao ele sempre será refém de trabalhar usando a mente propria com total confiança e conviccao nas suas decisoes porq sempre terá um receio nas decisoes que eventualmente poderao se divergir com as expectantivas do governo-sombra presidido por Guebuza.
    10 h · Editado · Gosto · 2
  • Abdul Magide Sidi Hassam A separacao de poderes de facto estara bem definida na letra. Julgo contudo que num quadro onde o PR é o Chefe do Governo, é o Cmdt em Chefe das FADS de Micambique, que é que nomeia o Juizes dos Tribunais Supremo, Administeativo, etc...os Procuradores, os Governadores, julgo que deve ficar muito dificil para o PR se separar dos poderes instituidos, Executivo, Legislativo, Judicial e outros.
    10 h · Gosto · 4
  • Gilberto Gomes No lugar de tantas criticas, de tantos julgamentos e até de condenações... Não nos seria tão bom, ético e humano, apoiarmos a Nyusi? Niyusi é pessoa comum como qualquer um de nós. Nyusi em momento algum disse que trazia uma varinha mágina para mudar Moçambique do que é/era para o que pretendemos que seja! No lugar de apontarmos ou infernizarmos a este ou aquele, porké não darmos um ABC ao Nyusi? Nyusi está num sistema e que qualquer pretensão ou intenção da parte dele não pode ser de dia para noite. E mesmo Dhlakama também vive pressões internas; durante 16 anos ele não matava sozinho, aliás queria dizer que ele não lutava sozinho!
    10 h · Gosto · 2
  • Marcelo Mosse Pois mbora la apoiar o Nyusi oh malta....mas permitam-me que fique por ca no meu papel fiscalizador....boa sorte...
    10 h · Gosto · 5
  • Antonio Gulube Bem gostaria de voltar neste espaco daqui a 6 meses ou 1 ano perguntar os que acreditam nas supostas investigacoes que um dia nos mostre o rosto do assassino. E que rebusco mais na memoria casos de assassinos sem rosto do que com rosto.
    10 h · Editado · Gosto
  • Nairinho Mabote Boa ideia essa, Gilberto. Mbora fechar os olhos, tapar os olhos e ouvidos e vamos bater palmas apoiando sua excia camarada presidente!!

    *ironia
    10 h · Gosto · 2
  • Homer Wolf Essa do Gilberto Gomes está bem apanhada: yah, "camone" dar palmadihas nas costas ao Nyusi... Mbora lá "yesmenar" s.Excia... Zimbora formar um G40 alargado...
    10 h · Editado · Gosto · 4
  • Pedro Langa Que separação de poderes? O PR e' o Alto Magistrado da Nação.
    10 h · Gosto · 2
  • Gilberto Gomes Agradeço. Eu também não sou justo e nem recto. Sou humano e também cometo erros. Vamos apoiar ao Nyusi. E esse apoio deve partir de uma forte pressão à Guebus. Unamo-nos e pressionemos pacificamente ao Sr Armando Emilio Guebuz a entregar ao Nyusi a Cozinha completa e apetrechada. E até apoio a disponibilidade do meu Docente na Escola Cardosiana do Jornalismo Investigativo, Editor Marcelo Mosse, a ser fiscal...
    9 h · Gosto · 1
  • Milton Chembeze Pois é " Nyussi em momento algum disse que trazia uma varinha mágica para mudar Moçambique do que é/era para o que pretendemos que seja".
    Então, com que objectivo Nyussi se candidatou a PR?
    Na tomada de posse, disse ele PR que tinha um "patrão" (o povo). Não acha que o "patrão" deve pedir contas ao "empregado"?
    Penso que, o povo sabe o que quer e é o que exige, as palmas virão quando este e outros assuntos forem esclarecidos.
    9 h · Gosto · 2
  • Noe Nhantumbo Marcelo Mosse acertou mesmo na mosca e com esta voando.
    9 h · Gosto · 2
  • Jorge Uaquihapala "Sem ideias originais", pois pois, é isto que tem caracterizado o nosso soberano.
    9 h · Gosto · 1
  • Avelino Namarrocolo As lacunas das cabulas do periodo da campanha eleitoral, estao a se revelar agora, este acessor Dr Gaspar parece que tambem tem problemas serios de retorica, na manha apos o baleamento do Dr Cistac, apareceu a falar umas coisas esquezitas, que precisava-se de auriculares/tradutores pra serem entendidas.
    9 h · Editado · Gosto · 2
  • Francisco Junior eu ja começo a entender isto (separação de poderes), até porque a mensagem é clara. Ele nao tem poder nenhum nestes assuntos, isso é com o chefão.
    9 h · Gosto · 5
  • Gilberto Gomes Que haja um bom senso e espero que haverá! Bem haja a moçambicanidade, bem haja a Democracia Moçambicana.
    9 h · Gosto
  • Oswaldo Menezes Acredito que o problema do PR não seja o dirigir o partido. O PR é uma peça no tabuleiro de xadrez do partido. Faz figura de bonzinho para lhe dar-mos mérito e por de trás faz o que sempre fez. Obdecer
    9 h · Gosto · 4
  • Geraldo Obra Alegriao Ninguem divide uma coisa que nao tem. Ninguem pode falar de divisao de poderes quando nao tem quase nada. Presidencia e uma coisa muito seria. Nao e para pecas de teatro mal ensaiadas. E para se ter o poder e exerce-lo. Quanto a pressao ao ex para abandonar efectivamente o poder, eles la sabem qual a quantidade de conhaque que os embebeda.
    9 h · Gosto · 2
  • Buene Boaventura Paulo Estou estupefacto com comentários que apelam à entrega da presidência do partido frelimo ao Presidente da República, para este ter o poder de agir, tomar decisões importantes, ser informado em primeiríssimo lugar dos assuntos cadentes do País. Este tipo de opiniões é verdadeiro entretenimento aos mal informados (que são muitos) do que são verdadeiramente os poderes do PR. Sobre o assunto em apreço lamento que seja este o breafing depois do encontro com embaixadores (da união europeia), pois o caso Cistac ainda está na fase de investigação e o PR não pode evocar separação de poderes. É legítimo dizer que as investigações ainda estão em curso.... e há todo compromisso para que os autores morais e materiais venham a barra da justiça. Rendamo-nos as observações do Mosse.
    9 h · Gosto · 4
  • Torres Lameque Remigio A escolha daquele homem para porta voz do presidente foi um desastre. O que tem andado a dizer seria razoável se o dissesse como ideias pessoais porque como mandatário do presidente zero. E se nós aceitassemos que pra celeridade na explicação da morte do Prof, o presidente violasse o tão monstruoso principio de separação de poderes?
    9 h · Gosto
  • Jorge Martins Ya mas nós queremos um presidente k tem voz activa e decisivo e não um k treme.
    Ex: Mugabe é activo e decisivo assim como foi samora,mandela,kadhafi,etc.
    Agora esses k tem decisões limitadas hai khona!
    Mais não disse!
    9 h · Gosto · 2
  • Oswaldo Menezes O PR é tremulo porque não tem tarimba nem dentro nem fora do partido. Ainda não sabe porque é PR
    8 h · Gosto · 4
  • Stelio Jeree Demorou mas chegou... A 1a critica...
    8 h · Gosto
  • Manuel J. P. Sumbana Hum. Paraquedismo, Oswaldo?
    8 h · Gosto
  • Oswaldo Menezes Parece, estou a dar razão aos teus comentários e do Mosse muito antes das eleições. Estamos exactamente a viver isso
    8 h · Gosto · 1
  • Abrao Nhangumbe As opiniões aqui lançadas tem razão de ser se olhar aquilo que norteou a campanha (cabulas), a interferência negativa do ex presidente e o momento que se vive actualmente nos camaradas sobre quem é quem na liderança do partido......contudo, a pressão sobre o que é ou será o Nhussismo ainda é ligeiramente cedo.....vamos dar tempo ao tempo....para a partir chimbarmos a vontade onde quisermos.
    Não me levem mal, amigos.
    8 h · Gosto · 2
  • Adelino Branquinho De facto! impressionante! inacreditavel! decepcionante! camon boss........
    8 h · Gosto · 3
  • Rutuane Valgy Separacao de poderes qdo nao convém, o contrario exercer o poder. Ya isto é moz
    8 h · Gosto · 1
  • Jose Alexandre Faia Mas sinceramente estavam mesmo há espera de quê ?
    8 h · Gosto · 2
  • Savanguane Alonso Quando não há o que fazer, apanhar uma soneca nunca é demais, kkkk
    8 h · Gosto
  • Carlos E. Nazareth Ribeiro MM, a soneca entrou por aí e fez da sua crónica uma paródia. Não entendo como este facebook misturou as coisas...
    8 h · Gosto · 1
  • Carlos E. Nazareth Ribeiro A crónica, MM, é mais uma mensagem que ajuda a esclarecer (a mim, pelo menos) o que posso vir a esperar daquele que continuo a considerar com meu presidente. Só me fica a dúvida sobre a capacidade de interpretação e de "porta-vozear" do Sr. António Gaspar. Será um bom assessor em área tão sensível como essa? Ou será mais um que, subrepticiamente, vai minando o "nyussismo"?!
    8 h · Gosto · 2
  • Ismael Chutumia António Gaspar já começa a preocupar-me
    7 h · Gosto
  • Pedro Nhassengo O bom do Gaspar ñ tem culpa nenhuma. o q acontece é q ele ñ serve pra empreitada. a cesar o q é dele...
    6 h · Gosto · 2
  • Inocencio Honwana O poder está com o chefao do Partido. O empresário de sucesso. O tio Patinhas.
    6 h · Gosto · 3
  • Salomao Catingue Obrigado pela explicação Dr Manuel Castiano.....sobre uma materia sobre a qual V.Excia esta cientificamente autorizado a falar e tem ensinado a outros moçambicanos. Mas também não creio que alguem estivesse a espera que o PR estivesse a dirigir esta instrução. Criticar por criticar.......melhor calar.
    4 h · Gosto
  • Domingos Inacio Kkkkk!!!! K frelimo teremos da k frente, sinceramente uma vergonha para o povo mocambicano
    4 h · Gosto
  • Teixeira Teté da Silva De bonzinho não tem nada.
    4 h · Gosto
  • Julião João Cumbane Há "críticas" que não são críticas. É só para aparecer. Que infelicidade! «Eu só olho»! Filipe Nyusi não vai sobre caso nenhum sob de pressão de ninguém, excepto do povo. Qual é o "povo" que está interessado no "esclarecimento rápido" de 'um só crime' e não dos muitos mais não esclarecidos por este país todo até agora?!

    Comentários bem conseguidos de Manuel Castiano, Cristiano Daniel Rosario Naene, Gilberto Gomes, ... Assim podemo fazer Moçambique melhor: saber acreditar e esperar, fazendo apenas o devido para os assuntos não fiquem esquecidos!

    «Pois mbora la apoiar o Nyusi oh malta....mas permitam-me que fique por ca no meu papel fiscalizador....boa sorte...» refrão denunciando presunção desmedida de Marcelo Mosse

    Será perante tamanha presunção que o Buene Boaventura Paulo quer que todos nós nos rendamos às observações do "fiscalizador"?! 

    Aliás, «mimetismo acrítico», afinal, não é do «nyusismo», mas sim do servilismo activo de alguns dos nossos concidadãos a causas externas, enquanto se julga que todos nós outros somos «uns desatentos mentecaptos». Isto é até onde pode levar a presunção em demasia dos instruídos sem formação! A instrução pode ser dada mesmo aos bichos, mas a formação é exclusivamente para seres humanos dotados de consciência! (...). Esta é a expressão da minha indignação, decorrente de algo que vi quando passei por aqui.
    3 h · Gosto
  • Carlos Jossia Como é que espera poderes , se todos concentrados em ti mesmo!
    3 h · Gosto · 1
  • Tarcísio Azevedo Separação de poderes ou não tem poderes?
    3 h · Gosto · 1

Sem comentários: