terça-feira, 24 de março de 2015

Dhlakama nas suas próprias palavras Sobre o Projecto de Lei das Autarquias Provinciais.


8 h · YouTube · 
DHLAKAMA, VERBATIM (Dhlakama nas suas próprias palavras)


"Por isso que não quero acrditar que Frelimo seja tão atrasada assim. Querer brincar com a Renamo. Porque a Renamo sabe brincar melhor que eles.
Já viu eu chegar na Beira, convocar um comício...milhares e milhares. E naquele comício, eu a frente e marchar a ir para o Palácio do Governador...

Aquela senhora macua [n.r: a Governdora de Sofala chama-se Helena Taipo, é natural de Nampula] e dizer VAI-TE EMBORA, AGORA MESMO. Ela vai sair a correr.
A Polícia pode tentar disparar, os meus guardas também vão responder. Então, significa que já ha guerra. 
Por isso eu não quero acreditar que a Frelimo venha tentar brincar.Porque mesmo o Nyusi quer que o Dhlakama lhe ajude também.Só posso ajudar a Frelimo ou o Nyusi se eles também ajudarem a população que quer que a Renamo governe pelo menos naquelas seis provincias. Eu acho que não há problema aqui. Acredito que o documento vai passar."

Dhakama, renamo, Filipe Nyusi, Frelimo, regioes auotonomas, Auatarquias provincias
Gosto · Comentar · 

Apelo contra a guerra
Compatriotas, o discurso do líder da Renamo é antipatriótico, antinacionalista, anti-Estado. Ele (Afonso Dhlakama) diz, por exemplo, que se o anteprojecto de lei das autarquias provinciais não for aprovado pela Assembleia da República de Moçambique, ele vai usar a força para impor a sua implementação. Ora, onde é que estamos?
Eu sempre disse: com Afonso Dhlakama vivo, à solta, fazendo o que anda a fazer, a tal ponto que ele chega a pensar que é que o dono da paz em Moçambique, a paz neste país será sempre uma miragem.
Neste momento, o que o Afonso Dhlakama está a fazer é manipular as pessoas que vivem com muitas carências—que não são poucas, diga-se em abono da verdade!—para fazer valer o seu sonho de governar. E nos seus comícios ele vai instigando a violência. Deixar este estado de coisas continuar como está constitui, quanto a mim, uma grande irresponsabilidade colectiva de todas as pessoas de bom senso. Agora afigura-se cada vez mais urgente parar imediatamente com as movimentações ilegais do Afonso Dhlakama pelo país.
Não sobra mais dúvida que o tempo de utilidade do Afonso Dhlakama já expirou. Todos aqueles com quem militou, outrora, nas Forças Populares de Libertação de Moçambique (FPLM) já estão na reserva. É preciso obrigar este autoproclamado "General" a ir para a reserva e a retirar-se da vida política activa, porque não está a fazer bem a Moçambique, país que muitos moçambicanos queremos ver em paz efectiva e a prosperar. A Renamo só poderá fazer política responsável quando não estiver domada por este homem que de liderança só tem para bandidagem. Por isso, apela-se aos militantes e simpatizantes sérios da Renamo, concidadãos verdadeiramente comprometidos com a paz, com a democracia multipartidária e com o desenvolvimento de Moçambique, para que façam tudo que seja permissível, com carácter de urgência para se verem livrares dum líder déspota, arbitrário, ultra- presunçoso e já de si caduco e mostrando sinais claros de senilidade.
Este é um apelo contra a guerra, pois está cada vez mais a ficar claro que será difícil evitá-la enquanto o Afonso Dhlakama continuar a instrumentalizar concidadãos para serem sectários do seu projecto de tornar Moçambique ingovernável, cujo objectivo é facilitar a pilhagem dos recursos do país pelos imperialistas e seus lacaios (alguns entre nós!).
Eis. a seguir, duas ligações para dois "excertos" de alguns pronunciamentos do "líder" que instrumentaliza algumas das pessoas que o ouvem o. Estes "excertos" atestam o quão o "líder" é deveras arbitrário.
Dhakama, renamo, Filipe Nyusi, Frelimo, regioes auotonomas, Auatarquias provincias
YOUTUBE.COM
  • 77 pessoas gostam disto.
  • Alfredo Chambule Estou com medo!
    8 h · Gosto
  • Eusébio A. P. Gwembe É preciso acarinhar Dhlakama. Palavras dos mais velhos. Quem sou eu!
    8 h · Gosto · 1
  • Salomao Massangaie Kkkkk,, estou a espera de adquirir meu passaporte
    8 h · Gosto · 2
  • Helio Filemone Inguane He he... So para apimentar. Depois das provincias autonomas, podemos ter distritos autonomos. Um exercicio deve ser feito.No poder legislativo, deve ser reformulada a eleicao. Essa das pessoas andarem nas costas dos partidos deve terminar. Cada um deve lutar pelo seu lugar e nao ser via lista partidaria. E esse processo devia iniciar nas assembleias provinciais.
    8 h · Gosto · 9
  • Ibn Abu estamos a viver o clima de paz armada em moz.
    8 h · Gosto · 1
  • Nuno Pires A violência é a linguagem própria dos assassinos. Num país onde a justiça funcionasse, este indivíduo estaria a cumprir pena de prisão por co-autoria das mortes ocorridas há 2 anos e que ele reconheceu serem perpetradas por forças do seu grupo armado, não chamo partido qorque um partido político não tem exércitos armados. Há 50 anos que o povo de Moçambique sofre horrores de guerras e a alternativa deste sujeito é mais guerra? BASTA!!!
    8 h · Editado · Gosto · 1
  • Adrian Magoo É justamente nisso que Dhlakama ganha, Apoio Popular. Ele sabe que o tem. E a Frelimo sabe disso. A Renamo é Feliz por ter sido a primeira a pensar num meio de governaçao que agrada a maioria da populacao empobrecida de Moçambique. Nao estou a falar do conteudo submetido à AR, mas a ideia em si.
    8 h · Gosto · 3
  • Quisbe Ranguisse Para dizer que o senhor Mendes Mutenda para ake de mentir,esta a escitar a violencia.
    8 h · Gosto
  • Rogerio Antonio Nuno Pires, parece-me que estas com sono, onde eh que a justiça funciona? Aqui neste pais? Please mano conta outra, so pelo facto da sociedade civil ter manifestado a morte de Gilles Cistac enviaram um contigente da FIR... Isso mostra que nao andas actualizado ou entao vives no estrangeiro.
    8 h · Gosto · 6
  • Paul Fauvet Egidio Vaz - quando foi transmitida essa peca do TVM? Hoje?
    8 h · Gosto
  • Mahomed Hanif Gafur muita coisa acontece no pais mas na tvm nao mostra conta outra paul
    8 h · Gosto
  • Mário Suale Na verdade, aqui neste papo djakama fala de marcha popular a palácio da governadora e não de guerra
    8 h · Gosto
  • Rogerio Antonio Tanto a frelimo como a renamo, os dois tem exercito, o uso abusivo por parte da frelimo das FDS, mostra claramente que tbm eh um partido armado....Portanto essa conversa de que a frelimo nao tem exercito eh pra boi dormir, entao pergunto quem eh que controla o governo... Eh a Frelimo
    8 h · Gosto · 7
  • Henoch Jemusse Esse ano havera Guerra ou nao?
    8 h · Gosto
  • Rogerio Antonio Do jeito que as coisas estao a caminhar fica mais do claro que estamos perante uma guerra eminente.... tanto a renamo como a frelimo(governo) estao a movimentar as suas forças, sera que o povo merece a guerra so por causa das provincias autonomas, preferem que haja deramamento do sangue pra depois entendere-se isto esta demais foi assim ha 2 anos...
    8 h · Gosto · 1
  • Mendes Mutenda Egidio G. Vaz Raposo.... Dhlakama diz : "eu pessoalmente vou estar a frente da marcha... se a policia comecar comecar a disparar, os meus guardas vao responder, ai inicia a guerra". Nao sera marcha da guerra isso? Menti o que caro Egidio Vaz?
    7 h · Editado · Gosto · 3
  • Gilberto Correia Haverá alguma reminiscência de democracia nesse discurso?
    7 h · Gosto
  • Américo Matavele Nós já estamos desmanhados. Normalizamos o anormal, e o fio da missanga vai se desfiando. Parece que o conteúdo destas palavras é convocação para uma festa. Estamos nos marimbando para o alcance das palavras. Medimos a gravidade das palavras com fita métrica, e quanto mais longe for a citação do local, nós sentimo-nos com poder para validar, mesmo representando perigo para as pessoas. Estamos a nos transformar em conformistas de anormalidades, em nome das nossas frustrações para com o nosso ego. Estamos zodidos.
    7 h · Gosto · 4
  • Egidio Vaz Mendes Mutenda, é guerra quando as forças da Renamo respondem? Ontem a Polícia matou uma criança no Dondo. Quantos mais vai querer que morram com as balas da Polícia?
    7 h · Gosto · 14
  • Mendes Mutenda Egidio Vaz, penso que estas a atribuir palavras a mim, esquecendo que o proprio Dhlakama 'e que falou isso que quando os meus guardas responderem 'e inicio da guerra. acompanhe toda a entrevista. deixa de embelezar as palavras para dar entender que o que falo Dhlakama 'e o pilar para o sustento duma democracia que estamos a construir
    7 h · Gosto · 1
  • Américo Matavele A polícia não matou nenhuma criança, mano. Convenhamos!
    7 h · Gosto · 1
  • Rogerio Antonio Mendes Mutenda, eh um caso excepcional em materias de confundir a opiniao publica, ha dias estava atento ao seu discurso na TIM, quase que chorava pelas suas analises.... Esta provado que de jornalismo nao entende nada, devia ter aulas com Lima, Veloso, Geremias Langa etc etc
    7 h · Editado · Gosto · 6
  • Arao Jose Valoi Meu amigo Américo Matavele, eu sempre disse e volto a dizer: você é um soldado em tempo de paz. Não está sequer em prontidão operacional e será o primeiro a fugir. Portanto, não ande aqui a dizer que já estamos desmanhados e normalizamos o anormal. Muitos de nós menosprezamos a capacidade do líder da Renamo e dos seus militares, mas não confiamos em nada. E nem me obrigue a confiar em si Américo Mataveleporque nunca o faria. Dlhakama já disse "...esses da Frelimo, em guerra, são mulheres, não são nada, são meninas....." kkkkkkk
    7 h · Gosto · 4
  • Mendes Mutenda Egidio Vaz, aquela crianca foi atropelada por uma viatura que nemera da policia quando a populacao exigia que a policia a entregasse os gatunos para linchar. estas a exejarar mano. pensei que a guerra pela fabricacao de factos tinha terminado
    7 h · Gosto
  • Dércio Ernesto Ja não me assusto. O problema de Dhalkam pode residir nesse aspecto de pensar que logo que o projecto entra e nas condições em que entrou pode ser aprovado. Devia Dhlakama estar a se desdobrar em explicar para a população o detalhe desse projecto de lei.
    7 h · Gosto · 1
  • Dércio Ernesto Eis a minha opinião sobre o projecto de lei da Renamo [http://t.co/Xsl02M15K9]

    OPINIAOSOCIEDADE.BLOGSPOT.COM|DE TSANDZANA DERCIO
    7 h · Gosto · 1
  • Américo Matavele Arão, não entendi. Pode mostrar a parte do meu comentário que estas a responder?
    7 h · Gosto · 1
  • José de Matos Mendes Mutenda, estas errado, a criança foi baleda pela Policia, quem foi atropelada foi uma Senhora que ficou ferida e foi para o hospital!
    3 h · Editado · Gosto · 8
  • Júlio Mutapate Pra o bem dos moçambicanos o anti-projecto tem passar.
    7 h · Gosto
  • Mendes Mutenda Jose de Matos, entao recebemos informacoes contrarias sobre mesmo acontecimento
    7 h · Gosto
  • José de Matos Nem por isso, Mendes Mutenda, ja ontem tinha sido noticiado assim pelo correspondente da STV, se nao acreditas posso aqui por a noticia! Facto; a cruiança foi morta por balas reais disparadas pela policia!
    7 h · Gosto · 1
  • Mendes Mutenda Julio, ANTE-PRoJECTO. o que ganhamos com a PARIDADE? o nosso grande desafio 'e de consolidar as instituicoes democraticas. Autarquia provincial nao vai trazer nada de especial
    7 h · Gosto
  • Nacer Choy Conheço bem o comportamento dos visados ou aqui citados. Não são para brincar e ainda acreditam tanto nele. Por isso este pensar dele deve ser analisado num sentido de responsabilidade. Porque me lembro à anos atrás que um número não especificado quis chegar ao palácio do GOV na Beira por causa de uma simples informação de recrutamento compulsivo a polícia usou todo o arsenal de guerra para travar o tal povo da munhava isto não foi fácil. Houve uma resposta ofensiva contra tudo e todos. Mais não foi possível via repressão. Teve que se chamar o actual edil antes de perder a legitimidade com o povo da Beira porque o DHL ainda estava em parte incerta. Por isso temos que deixar de analisar isso de forma leviana e analisar em academia. Agradecia #EgidioVaz.
    7 h · Gosto · 2
  • Rogerio Antonio Eu ja disse que Mendes Mutenda eh uma estrela em materias de desinformaçao.... Nao sabe o que diz.... Procura confundir a opiniao publica.
    7 h · Gosto · 1
  • Luís George Generoso O link indicado não dispõe. Removido?
    7 h · Gosto
  • Mendes Mutenda Rogerio, cumpra sua agenda. o que 'e Opiniao Publica?
    7 h · Gosto
  • Tomas Humbe Hum,isto esta ficar pequeno cada dia que passa.
    7 h · Gosto
  • David Abilio Se a guerra recomeçar, notem, a culpa não será só Dlakama, como também será da responsabilidade de todos aqueles que a encoraja no lugar de a condenar. Nunca se devia colocar sequer a hipótese da guerra, ela é injustificável a todos os títulos. Não confundam as FADM cuja existência e papel está inscrita na CRM e grupos armados. Senão um dia as empresas de segurança se estiverem zangadas com uma medida que julgarem desfavorável para eles, pegam em armas e.... Põem-se a disparar contra a população indefesa. Onde estamos?
    7 h · Gosto · 4
  • Eusébio A. P. Gwembe As grandes individualidades históricas só se manifestam quando o meio está preparado para recebe-las. É por estas razões que quando se avizinham grandes mudanças históricas, parece surgir uma geração inteira de homens superiores que preparam essas mudanças. Esta geração não é distinta, em si mesma, da dos seus pais ou da dos seus avós; mas vive uma época em que se manifestam melhor as personalidades latentes pois, é sempre na fronteira entre a antiga necessidade social e a nova conveniência social quando os moralistas reformistas podem fazer sentir a sua influência. A tese da Afonso Marceta Dhlakama é simples; está ao alcance das mentalidades mais vulgares, afaga as paixões das multidões e goza de imensa popularidade: a pobreza e a desigual distribuição dos recursos. Por vezes, em nome da Unidade nacional, os nativos são afastados, espezinhados e humilhados. Por isso, penso que em vez de chumbar o projecto da Renamo a maior sensatez é mesmo contribuir para a sua melhoria.
    7 h · Gosto · 19
  • Adelino Branquinho Concordo, Eusebio Gwembe, as vezes` e preciso seguir grandes exemplos; Jesus deu outra face, Mandela, soube perdoar e incluir, Gandhi soube instruir e liderar; `e possivel entre nos, aparecer alguem que saiba unir na diversidade. So com vontade politica, `e possivel construir o progresso.
    6 h · Gosto · 6
  • Pedro Gomes Macaringue O que seria melhorar aquele projecto caro EusébioEusébio A. P. Gwembe? Qual é que seria a forma de implementar aquele projecto sem rasgar o conceito de Município? Ou estamos a concordar também que o
    6 h · Gosto
  • Raul Cumbe creio que a FRELIMO falhou ao não dar a devida atenção as províncias com maior simpatia pela oposição e estas ja se aperceberam que são as que detêm a maior riqueza do país e por sinal são mais pobres. seja como for, a proposta da RENAMO procura encontrar uma justiça social e econômica no país.
    6 h · Gosto · 5
  • Adrian Magoo Desta vez concordo plenamente contigo Eusébio A. P. Gwembe.
    6 h · Gosto · 1
  • Carlos Cardoso Esperemos mesmo que este assunto tenha um bom desfexo sem derramento de samgue por discordia!
    5 h · Gosto
  • Nelson Junior tudo isto é prova de falta de boa vontade (politica) e falta de amor ao povo moçambicano e ao País...de ambos os lados-cada um puxa a "corda" para o seu mado
    5 h · Gosto
  • Nelson Junior ps..para o seu lado...Mas,o País é vasto e rico...ha lugar e riqueza para todos...Greed......
    5 h · Gosto
  • Rosmina Momade Se a guerra começar o mesmo povo que o aplaude é que vai morrer e não os governantes

    Por isso que reivindique de outra maneira e não a guerra pk afinal de contas queremos sair da pobreza e o plano dele pode dar certo
    5 h · Editado · Gosto
  • Issufo Ossumane Tambem concordo plenamente
    5 h · Gosto
  • Kemmbo Mazithemba Esta cada vez mais a ficar complicado. Hoje a FIR esteve em peso na entrada do distrito de Manica para impedir que Dlhakama entrasse na vila para o comicio com populares que o aguardavam. Os guardas do kota desmontaram a barreira e por pouco nao hove...bumph... e se a coisa continuar assim nos proximos dias, o copo podera se entornar.
    4 h · Gosto · 1
  • Yussuf Adam Nao e preciso empurrar chega para todos...
    3 h · Gosto
  • Jorge Antonio Calane Kito Afinal voces, o que ganham em defeder ideias da Frelimo? Voces irritam pha, ntlan


    senhor David abilio porfavor ajude me a desecorajar esses larapios que se chamam camaradas a darem ao povo o q eh devido, ai eu juro juro mesmo q serei o primeiro a dzr n a guerra
    3 h · Gosto
  • Licesino Higerio Lhjm A VERDADE SEMPRE SERA VERDADE PORQUE ELA E A VERDADE .
    3 h · Gosto
  • Licesino Higerio Lhjm SO o facto de eu ver este tipo de comentarios e muito gratificante porque da para perceber que o povo mocambicano ja esta a PROCESSAR BEM OS DADOS . (AS MEMORIAS ESTAO A FUNCIONAR CORREYAMENTE ). MUITO OBRIGADO DR# Egidio Vaz . Esta de PARABENS
    3 h · Gosto
  • Antonio A. S. Kawaria Eu gostaria de saber dos que dizem "se a guerra começar...", quem vai começar essa guerra? Esse que vai começar a guerra tem o direito exclusivo de começar a guerra? E por fim, porquê temos este problema, falo deste problema actual? Qual havia sido a vossa previsão?

    Eu, porque tinha medo de um novo conflito, dizia sempre que nas eleições passadas, tudo fosse transparente como água potável. De transparência nada houve e muito menos de justiça pós-eleitoral. Até a Sónia Dzimba está numa boa como a Fernanda Moçambique. A a pior leitura tanto antes e com o cúmulo durante a campanha eleitoral como no pós eleitoral foi de a audiência aos comícios de Afonso Marceta Dhlakama interpretar-se como simples de curiosidade ou de curiosos, de gente não recenseada. Isso que animou sempre aos que sobrevivem graças às abstenções. 
    Animar-se de abstenções foi e é também um outro erro perigoso, pois que abster-se da votação nem sempre significa indiferença... 
    Mais um erro, foi daquele de se pensar comprar os resultados eleitorais com o título de LÍDER DA OPOSICÃO para Afonso Afonso Marceta Dhlakama. Para este caso último, eu até desconfio que o disseram que iam cometer fraudes, garantindo-lhe o título de líder da oposicão. 
    Agora é momento de pensarmos em contribuir no melhoramento desse projecto porque feliz ou infelizmente e graças o caminho agora é de províncias autónomas. Esqueçam-se as bombas contra multidões porque isso só vai complicar a situação.
    3 h · Editado · Gosto · 1

Sem comentários: