quarta-feira, 25 de março de 2015

Frelimo saúda brutalidade da Polícia (‪#‎canalmoz‬)


9 h · 

Canal de Moçambique, nr. 297 - 25 de Março de 2015




9 h · 

Autarquias provinciais
Dhlakama reafirma que se a Frelimo “brincar” vai haver confusão (‪#‎canalmoz‬)

“Estou à espera que ‘chumbe’ o projecto da Renamo para eu tomar isto. Chega de ladrões da Frelimo” – Afonso Dhlakama, presidente da Renamo


Maputo (Maputo) – Tal como havia feito no final do encontro que manteve com o Presidente da República, Filipe Nyusi, onde ficou acordado que a Renamo devia submeter ao parlamento um projecto-de-lei, o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama voltou a avisar que, se a bancada parlamentar da Frelimo na Assembleia da República reprovar o projecto-de-lei das autarquias provinciais, usará a força para tomar as seis províncias onde ganhou as eleições. Afonso Dhlakama falava no passado domingo num encontro que manteve com professores do ensino superior na província de Tete, e que visava explicar o projecto.
“Estou a rezar para que os da Frelimo ‘chumbem’ o projecto da Renamo. Vou tomar isto, vão ver. O que custa, colocar-me na minha viatura com três comandos e toda essa multidão que esteve no comício, dirigir-me ao palácio do governador a gritar ‘saia, saia, saia’, sem violência?”, disse Afonso Dhlakama, respondendo à questão colocada por Faustino Gani-Gani, docente universitário, que quis saber qual será a posição da Renamo, se a Assembleia da República reprovar o projecto.
Há quem levante a questão de que, mesmo se a Assembleia da República aprovar o projecto, este não deve produzir efeitos nesta legislatura, porque, segundo dizem, as eleições de 15 de Outubro do ano passado não eram para eleger autarquias provinciais. Dhlakama explicou que o projecto é um meio-termo encontrado para se ultrapassar a crise pós-eleitoral. “Como as eleições foram uma fantochada, apresentámos essa ideia das autarquias provinciais, que depositámos na Assembleia da República.”

Frelimo teme desaparecer politicamente

O presidente da Renamo admitiu que está ciente de que o seu projecto pode ser reprovado pela bancada maioritária na Assembleia da República, mas assegura que que não vai desistir da ideia das autarquias provinciais. “A Frelimo teme que vai desaparecer para sempre. Mas vai sair, a bem ou mal. Chega de comunistas. Estão a governar sem editais e sem legitimidade”, disse. (José Pantie, em Tete)



Abrão Paulo Munguambe Se e que ta reza que a bancada parlamentar da Frdelimo chumbe o projecto, entao meteu de proposito. Num vi alguem que faz um exame e rezar pra chumbar, entao melhor seria o deixar pra os outros porque ta ocupando espaco. Vamos meditar bem as nossas pronuncias sua Excia. Se diz que nao quer guerra mas vai tomar as autarquias a forca, que forca usara sem utilizacao da arma? E vergonhoso quando gente grande tira este tipo de pronunciamentos. Foi o meu ponto de vista
Gosto · Responder · 12 · 7 h

Antonio Ripeha fica a saber que a Frelimo Nao pode covernar poque Nao canhou Nao foi vodato por isso nao ha racao da frelimo covenar

Abrão Paulo Munguambe tas fora do meu comentario meu caro, le novamente o que eu comenti e viras que a tua resposta perante o meu comentario e desnecessaria. reveja bem o meu comentario

Norberto Fernando com essas contínuas afirmações talves o dhlakama está se inspirar das afirmações do antigo ministro britânico da defesa kuando afirmou de qui uma diplomacia sem armas e que vale uma música sem instrumentos pois porq ninguém irá dançar. contudo apelamos o bom senso das partes e tolerância.
Gosto · Responder · 6 · 6 h

Afonso Quinze Afonso Quinze OLHEI pelo Povo senhores por favor estamos fartos da guerra
Gosto · Responder · 3 · 6 h

Alberto Homwana 'Estou a rezar para k os da Frelimo chumbem o projecto da Renamo'
Gosto · Responder · 3 · 6 h

Sergitto Da Flora Nem tem vergonha na cara Dlakhama...
Gosto · Responder · 3 · 7 h

Pita Lourenco Jose Magode Vergonha vce k ñ sabe o k dises

Timotio Antonio Agostinho vergonha com os ladroes? ou voce também es da mesma quadrilha dos assasinos
Gosto · 1 · 4 h · Editado

Izate Mussa eu kero guerra

Olegàrio Samuel Muando Ladroes fora, coruptos fora, assassinos fora...

Shabir Milton pronto ele falo , agora xperamx pra ver realment oque vai acontecer, prq dhlakama e um paulado q fuma muita suruma 

Matias Rapido Suete Suete força meu líder...
Gosto · Responder · 2 · 8 h

Inocência B Bombene Desde k lutem entre eles.no meu coracao so vive paz,paz,paz.
Gosto · Responder · 1 · 6 h

Johnny-x Billa O Detonador Dhlakama se vc ker Guerra vai enfrentar Guebuza que é presidente da Frelimo, e deixa o povo de Moz em Paz.
Gosto · Responder · 1 · 6 h

Paulo Manuel Simango Vivaaaaa meu Tioooo

Nizary Nizaryto "Não há mudanças automáticas e em cadeia quando se trata de assuntos políticos."
Noé Nhatumbo

Armando Tomas Fernando Fernando Não recua o povo esta com tigo

Silva Pina Fandique Eu xtarei a par dessa ideia se antes me derem o emprego que tanto sonho na vida, caso contrario ummm...........????????

Dionisio Faife Gapara Marendiuraye A escrever......online

Carlos Pinto Acredito que se ele tiver que recorrer esse meio, foi porque achou que eh o unico pois de outra forma a Frelimo nunca ira ceder... Estamos a falar de dois Gurus num mesmo cural. Deixemos que eles se entendao. Nao adianta apontar um e dizer muitas bobagem sem saber o que que realmente esta se passar... Ambos brincam com nossas vidas pra satisfazer os desejos individuais da parte deles.

Tony Baloi Tony Xta demorar

Mauro Ta Flozado Ja tamos cançado de lerulero

Mauro Ta Flozado Hehe força renamo

Martins Tuvanji quer dizer a sua opiniao devemos concordar todos certo como nao temos que concordar mesmo asim.......

Joaquim Francisco Chunguane E preciso falar coisa que tem significado. Se calhar ele Dlhakama sabe Pra onde quer chegar com os seus pronunciamentos, mas os seus seguidores estão cegos.

Augusto A. Mata Eu também estou contigo Papa Dhlakama!
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Pedro Taremba Viva a resistencia.

Emigildo Fernando Fernando Ixo e k ser deciddido,chega ladroes ,so cresce bariga eles e seux filhotex

Regalado Onofre Força, presidente de povo de Norte e Centro,deve acabar às brulas e transferências de riquezas Nortenha e Centrinha para Sulistas.

Atanasio Nipadawe Eu concordo c Papa dhlakama.

Benjamim Felix Nchega Gritem Comigo 
Para Essa GenTe
Ir embora


Suadique Sualé Eu AMO o Cota DLHAKAMA. O povo está contigo pai. Esses que vivem criticando o ante-projecto sao refens da Fremata e nao sabem o que está acontecendo neste pais. Vá avante

Adiexa Massango Força meu avôzinh

Olindio Alberto Vinte yes yes nao podes recuar para .traz ò lider.Estamos fartos de.mafiozos da frelimo.salve o teu povo.

Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves estamos junto na conquista do poder do povo so nao recuar senao povo zanga mexmo sem aprovar dava sempre levar os gsjus nao saber govrnar so roubar tem estradas com 13anos sem reparo

Claudio Vontad Mufume est derorar pap renamo,os de frelimo estao aumentar ficar ric.

Manuel Simate Deixa provocar mas uma guerra todo drogados tem seu fim não quer uma boa reforma pós quer desgraça ele neste momento tá na gaiola tubarão no mar morre

Manuel Simate Sr Ibrahimo vão olhar somente o fim da velhice

Manuel Simate Nada vai acontecer vai se chumbar pq neste momento nada tava projetada aliás não se esqueçam que jakama tem ideias como do falecido Savimbe não sabe o que fala e quais são consequências a prejudicar o povo todo momento nas reuniões sem planos.

Rui Armando Iapala Não recua pai dlakhama vamos juntos

Joaquim Francisco Chunguane Você vai morrer ficar Dlhakama...

Joäo Jone Nos vamos lutar por ti, até que voçe acorde. Os medrosos foraaaa, xtamos prontos para defenderdefender a 

democracia. Aqueles que 

contra a renamo hão-de ver onde vão chegar. Força cota Dhlakama.


9 h · 


Depois de assassinar dois inocentes
Frelimo saúda brutalidade da Polícia (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – A Polícia praticou nas duas últimas semanas dois assassinatos. O primeiro deu-se no dia 12 de Março em Lichinga. Um cidadão foi assassinado pela Polícia quando, na companhia de outros cidadãos, foi à esquadra protestar contra o baleamento de um idoso porque este não trazia licença da sua bicicleta nem 30 meticais para pagar à Polícia. Na manhã de segunda-feira, a Polícia assassinou uma criança no distrito do Dondo, na província de Sofala, quando a população se manifestava exigindo segurança perante a onda de assassinatos de motoristas de triciclos motorizados conhecidos como “txopelas”.
A Comissão Política do partido Frelimo reuniu na tarde de segunda-feira e emitiu um comunicado a saudar a Polícia pelo que designou “seu trabalho abnegado.” Não condenou os assassinatos nem endereçou condolências às famílias das pessoas assassinadas pela Polícia.
“A Comissão Política reitera, com respeito e admiração, a saudação à Policia da República de Moçambique pelo trabalho abnegado que realizam”, lê-se no comunicado de imprensa da Comissão Política do partido Frelimo. (Redacção)

Abrão Paulo Munguambe Outras mortes estamos a procura-las, onde e que se viu populacao aproximar junto ao comando a fim de ver bandidos. Nos sabemos que a nossa policia unica coisa de que sabe acalmar ou se proteger e arma mas nos ainda vamos atras dele. Ha coisas que devem ser evitadas
Gosto · Responder · 7 · 7 h

Gosto · 1 · 4 h



Raimundo Silvestre Bucuane Viva Jornal sem conteudo
Gosto · Responder · 2 · 5 h

Kherra Mauricio Parece que esses caras da comissão política usam oculos de madeiras
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Eddy Marchal Sochangana Triste, triste o que acomtece neste Paíz

Bernardino Macome Antonio Escreve se assim: acontece... Pais. KKKKKKKKKKKKKK

Joaquim Armando Sambo Bernardino, como escreveu nao interessa pk entendeu. hoje a maior parte usam cells tuchs dai k é susceptivel de erro de digitaçaão, alias, ja vi mtas abreviaturas e erros seus mas nunca te corrigimos pois a essencia da sua opiniao foi clara...burro

Cláudio Vilanculos Vilanculos Força sr. Joaquim Armando Sambo, eu já havia perguntado o burro Bernardino, k ele doutorou-se em malucologia no hospital psiquiatrico!!!! Até agora não conseguiu m responder
Gosto · 1 · 6 h


Bernardino Macome Antonio Joaquim e Claudio, eu so posso vos reduzir a vossa propria insignificancia. Pois, vces sao crocodilos sem dentes... E filhos de 2 eguas.

Cláudio Vilanculos Vilanculos Viva canalmoz sempre presente com boa informação bem haja

Bernardino Macome Antonio Claudio, querias dizer desinformacao.

Armando Tomas Fernando Fernando Isso sinal que pior esta por vir temos viver precavido porque os assassinos da frelimo .vao tentar se manter no puder matado pessoas inocentes

Wassa Lourenco O problema vosso sao essas generalizacoes, tem nocao de qunatos policias existem???? se 1/100 deles praticassem essas barbaridades muits nao estariamos vivos. Entao parem de Generalizar

Antonio Martins Ha ha haaa estamos entrgues, nã dó nem piedade e as galinhas estão sendo degoladas com apoio.

Pina Chaleca Triste!

Aniano Ani-face Zitha No comment...

Nelson Fanheiro Assassinos de merda, nada e eterno... o tempo desses bandidos esta a chegar

Delso Alexandre O pais vai d mal a pior manos

Agostinho Fausto Jossai Mexmu Governar Voce , atropelos sempr vai ezixtir . Nenhum partido ta kompoxto d Homem puramente Certo. MENTIRA , MALIPHA , MAHEMBA , WENHEWANU, NIBOZA , .....

Cláudio Vilanculos Vilanculos Como sempre teem feito, saudar CORRUPÇÃO, COBARDIA, ASSASSINATO, GUERRA, etc e tudo o que é mau. Governo d MOZ
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Bernardino Macome Antonio E tu saudas a mediocridade.

Emigildo Fernando Fernando Epha mano djaka acaba cm exex curuptox extamx cansado antex k nossox filhox sofram cm nos

Nelson Langa jornal mediocre k procurem trazer noticias puras meus camaradas....

Humberto Joaquim Normal falso. Procurem dizer a verdade meuss senhores!

Antonio Muchanga Essa é cantiga de sempre. Por isso, não fico espantado com isso.

Bernardino Macome Antonio O jornal devia, nao pegar apenas no ultimo trecho do comunicado, devia ter colocado o contexto em a Frelimo sauda a Forcas de seguranca e defensa, em nenhum momento se saudou a policia por ter sei la oque morto dois inocentes como se diz aqui.

AG Fortes Triste.



9 h · 


Em duas semanas
Acidentes matam 53 pessoas e ferem 178 (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Cinquenta e três pessoas morreram e outras 178 contraíram ferimentos, das quais 81 com gravidade. Há 97 feridos ligeiros. Este é o balanço de 76 acidentes de viação registados nas últimas duas semanas em todo o território nacional.
Na semana anterior à semana passada, foram registados 41 acidentes, que resultaram em 31 óbitos, 27 feridos graves e 39 ligeiros. 
Na semana passada, o país registou um total de 35 acidentes de viação, que se saldaram em 22 mortos, 54 feridos graves e 58 feridos ligeiros.
Um comunicado do comando-geral da Polícia, divulgado ontem, afirma que o excesso de velocidade, a má travessia de peões, a ultrapassagem irregular, o corte de prioridade e o cruzamento irregular são algumas causas da sinistralidade rodoviária.
Na semana passada, 28.379 viaturas foram interceptadas pelas autoridades policiais e 5.273 automobilistas foram autuados por violação das regras de trânsito. A Polícia apreendeu 126 veículos por diversas irregularidades. Foram autuados 75 condutores por condução sob efeito de álcool, e foram apreendidos 96 livretes por diversas infracções ao Código da Estrada. Foram detidos 11 indivíduos por condução ilegal. (Cláudio Saúte)


Gosto · Responder · 1 · 6 h

Nádio Malalane assim também é culpa da FRELIMO?!

Martin Reinier Porque sera q os frelimos enfiam logo o barrwte

Martin Reinier Nao sr Nadio mas da policia de transito e de certeza se deixassem de ser multadores e fossem policias muita coisa se evitaria



9 h · 


Adiado julgamento do jornalista Rafael Marques (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – O regime angolano adiou, na terça-feira, o julgamento do jornalista Rafael Marques, acusado pelos generais angolanos de calúnia e difamação no seu livro “Diamantes de Sangue”, que denuncia a violação de Direitos Humanos e a corrupção nos negócios da indústria extractiva de diamantes e petróleo em Angola pelos dirigentes do MPLA, partido no poder.
O julgamento estava marcado para ontem, terça-feira. O réu – que acabava de chegar de Londres, onde recebeu um prémio internacional de liberdade de expressão – já estava na sala de audiências, mas foi informado de que, para além das nove acusações, há mais outras quinze, que não foram notificadas ao acusado.
Na página oficial do Facebook do seu jornal “Maka Angola” (“Caso Angola”), Rafael Marques anunciou o adiamento do julgamento e agradeceu a onda de solidariedade. “Agradeço de coração todo o vosso apoio e votos de solidariedade. Hoje, o meu julgamento ajudou-me a restabelecer contactos com muitos amigos e amigas. Os meus outros ‘bons amigos’, os generais e seus comparsas, ‘ofereceram-me’ mais quinze acusações adicionais por difamação, às já nove existentes por denúncia caluniosa. Assim, poderei merecer um pouco mais da vossa atenção. O julgamento foi adiado para o dia 23 de Abril por falta de notificação dessas novas acusações. Uma grande chatice!”, escreveu Rafael Marques.
Ainda na terça-feira, a editora portuguesa “Tinta da China” pôs à disposição na sua página da internet, para “download” gratuito, o livro “Diamantes de Sangue”, que originou os nove processos contra o seu autor, Rafael Marques, e que agora passaram a ser vinte e quatro processos.(Redacção)



Gamarras Aleixo Fim do mundo chegou.

Bernardino Macome Antonio Que seja feita a justica.

Delso Alexandre Alguns paises d raça negra stao d pernas pra o ár

Nelson Ualate kkkkkkkkkkk issso nao so la qui em moz ja ta motado a maquina.


9 h · 


Autoridades quenianas estudam caso de restaurante chinês que não deixa entrar negros (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – A Comissão dos Direitos Humanos do Quénia está a analisar o caso de um restaurante chinês de Nairobi que proibiu a entrada de negros depois das 17.00, foi hoje noticiado na comunicação social local. A Comissão de Direitos Humanos queniana afirmou que vai analisar o caso por alegada discriminação dos africanos negros. “Se descobrirmos que as denúncias são reais, a licença do restaurante será imediatamente cancelada, mas o caso deve ser estudado, em conformidade com a lei”, declarou o governador do condado de Nairobi, Evans Kidero. O estabelecimento, com uma clientela maioritariamente chinesa, ordenou aos seguranças (de nacionalidade queniana) que impeçam a entrada de “todos os africanos” depois das 17.00 horas, só podendo entrar negros que estejam acompanhados por um asiático, ou que sejam considerados “clientes leais”. Segundo o restaurante, um “cliente leal” deve gastar, por refeição, pelo menos 20 mil xelins quenianos (200 euros). O estabelecimento usa esta regra há quatro anos, mas a divulgação pública só aconteceu esta semana, quando foi noticiada no “Daily Nation”. O proprietário do restaurante, Zhao Yang, foi detido na segunda-feira por falta de pagamento, desde 2011, da licença anual à autoridade queniana reguladora do Turismo. Yang foi libertado sob fiança e deverá comparecer em tribunal na quinta-feira, data limite para o pagamento da dívida de 227 mil xelins quenianos (cerca de 2.300 euros). Um funcionário do restaurante, que pediu o anonimato, admitiu à agência noticiosa espanhola EFE que os proprietários “não gostam de africanos”. Os brancos podem entrar a qualquer hora no restaurante e têm uma ementa em inglês. Em comunicado, a direcção do restaurante justificou ser “pouco provável” que os africanos se sintam confortáveis no local durante o jantar, já que este organiza numerosas festas chinesas. O restaurante também afirmou que vários clientes chineses foram roubados por “africanos negros”. Ao “Daily Nation”, a funcionária de relações públicas do restaurante disse que esta regra está relacionada com a segurança: “Não admitimos africanos que não conhecemos, por nunca se poder saber quem é do Al Shabab [grupo terrorista] ou quem não é”. Alguns dirigentes políticos pediram “que não se responda ao racismo com mais racismo”, numa tentativa de acalmar a situação, uma vez que a China é o principal construtor estrangeiro no Quénia, onde está a realizar uma grande auto-estrada e uma linha ferroviária que vai ligar Kampala (Uganda) a Mombaça. (Lusa)

Alberto Peter Tosh Pior em casa, vem de onde vem e nos fazem de ilegais em solo pátrio. Inaceitável
Gosto · Responder · 2 · 6 h

Ismael Bata Isso nao deve continuar,porke assim nao estaremos a acabar com racismo,mais sim cria-lo ak em Africa

Ismael Bata Isso deve parar,pois sofrer

Felisberto Filomeno que se cancele logo.
Assim podem provocar a xinofobia, o povo africano está cansado de sofrer no seu teeritório e por causa do seu território

AG Fortes Estão a estudar o quê? O mais correcto seria mandato de encerramento

Mauro Galvao Ainda querem estudar ....

Sergio Tomé Mauricio A dependencia externa continua aqui na Africa.

Armando Mulungo Mulungo Devem ser expulsos todos chineses e estrageiro da c0r branca qui discriminam os negr0s

Antonio Muchanga Esses bichos chineses são loucos.

Joseph Alberth Junior Mais racismo??? Xtmx mal.



9 h · 


Fase preliminar de reconstrução após as cheias custa 5 mil milhões de meticais ao Estado (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – O Governo moçambicano vai desembolsar cinco mil milhões de meticais para pôr em marcha a fase preliminar de reconstrução após as cheias nas zonas centro e norte do país. O facto foi anunciado ontem pelo porta-voz do Conselho do Ministros, Mouzinho Saide.
Segundo Mouzinho Saide, os cinco mil milhões de meticais serão aplicados na reconstrução de todas as infra-estruturas sociais e económicas (estradas, escolas, hospitais, pontes, sistemas de abastecimento de água e energia eléctrica) destruídos pelas cheias que se abateram sobre as zonas centro e norte do país (Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado).
Entretanto, o Governo continua a fazer o levantamento dos danos causados pelas intensas chuvas registadas nas últimas três semanas nas províncias da Zambézia e Nampula, onde voltaram a provocar elevados danos materiais. Nas últimas três semanas, as chuvas intensas desalojaram mais 41mil pessoas, provocaram dois óbitos e cinco desaparecidos. (Raimundo Moiane).



Jose Manuel Mais a obra agora e preciso ter cuidado há muito abutre com olho nesse dinheiro
Gosto · Responder · 1 · 8 h



9 h · 


Millennuim BIM tem 166 balcões em todo o país (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – O Millennuim BIM anunciou na terça-feira em Maputo que tem neste momento 166 balcões em todo o país. A informação foi divulgada em Maputo, durante uma conferência de imprensa convocada para o lançamento das actividades comemorativas da passagem dos 20 anos da criação do Millennium BIM em Moçambique.
Segundo o presidente do Conselho Executivo da Millennium BIM, Manuel Marques Duarte, os 166 balcões encontram-se em todas as capitais provinciais e em 55 sedes distritais. Segundo deu a conhecer Manuel Duarte, o grande objectivo do momento para o Millennium BIM é colocar mais balcões e serviços financeiros em mais zonas do país.
O uso de novas plataformas tecnológicas para a expansão de serviços financeiros, como é o caso da transferência e levantamento do dinheiro por meio de telemóvel, é uma outra iniciativa desta instituição financeira neste momento, que tem uma quota de 30% no mercado bancário nacional.
Segundo o Presidente do Conselho de Administração do BIM, Mário Machungo, trata-se de uma quota que coloca o BIM como líder no sector bancário nacional, em termos do número de clientes e de volume de negócios. A quota coloca também o BIM como um dos melhores bancos no continente africano. As comemorações dos 20 anos da criação do BIM vão incluir um conjunto de actividades de âmbito cultural, desportivo e de responsabilidade social. Estão também incluídas iniciativas que promovem o debate sobre temas relacionados com o sector bancário e a economia nacional. (Raimundo Moiane)


9 h · 


Queda de avião em França causa 150 mortos (‪#‎canalmoz‬)

O avião da operadora alemã “low cost” Germanwings ficou reduzido a pequenos destroços. Entre os mortos estão 16 estudantes alemães do ensino secundário e dois bebés.

Um avião da companhia aérea alemã Germanwings despenhou-se na manhã da passada terça-feira (dia 24) no sopé dos Alpes franceses, perto da localidade de Prads-Haute-Bléone, uma hora depois de ter levantado voo de Barcelona em direcção a Düsseldorf. Não sobreviveu nenhuma das 150 pessoas a bordo do Airbus. Os dados indicam que entre os mortos estão 67 alemães e 45 espanhóis. Pensa-se que a maioria dos restantes passageiros seja de origem turca, embora não fosse ainda possível confirmá-lo ao fim da tarde. Entre as vítimas contam-se dois bebés e 16 estudantes alemães do ensino secundário, que regressavam de uma viagem de intercâmbio escolar.
A confirmação oficial de que não existiam sobreviventes surgiu ao início da tarde por Manuel Valls, o primeiro-ministro francês. Aos jornalistas, Valls disse que o primeiro helicóptero de resgate a chegar ao local não encontrara ninguém com vida. “Está tudo pulverizado”, disse, à Associated Press, Gilbert Sauvan, governador da região dos Alpes da Alta Provença, onde se insere a localidade de Prads-Haute-Bléone. Não foram ainda divulgadas as causas do acidente.
O cenário de devastação total tornou-se evidente com a chegada das primeiras imagens dos destroços. Do Airbus que transportava 150 pessoas restaram apenas pequenos destroços, espalhados por uma área de aproximadamente dois quilómetros quadrados. Nas palavras de Gilbert Sauvan, nenhum dos destroços é maior do que “um pequeno carro”. “Vimos um avião literalmente rasgado; os corpos estão num estado de destruição e não existe nenhuma peça intacta das asas ou da fuselagem”, disse à Reuters o procurador da cidade de Marselha, Bruce Robin.
Não existe acesso por terra ao local onde embateu o avião da Germanwings, a empresa de viagens “low cost” detida por completo pela operadora aérea alemã Lufthansa. “Vai demorar dias até que se recuperem as vítimas e depois os destroços”, disse à Reuters Jean-Paul Bloy, um responsável da Polícia francesa. Foram enviados para o local 10 helicópteros e um avião da Força Aérea francesa, mas esperava-se que as operações fossem dificultadas com a chegada da noite e com a deterioração das condições meteorológicas ao longo do dia.
A AFP descreveu um cenário desolador no aeroporto de El Prat, em Barcelona, de onde partiu o voo da Germanwings. A agência de notícias francesa assistiu à chegada do que se presumem ser familiares e amigos das vítimas, pouco tempo depois de surgirem as primeiras notícias do desastre. “Uma mulher de idade, acompanhada pelo seu companheiro e por uma mulher que parecia ser sua filha, não foi capaz de reprimir um longo grito de dor”, escrevia ao início da tarde a agência de notícias francesa.

Governantes em luto

A tragédia uniu os governantes da Espanha, da França e da Alemanha em declarações de pesar. O primeiro a reagir foi François Hollande, ao final da manhã. O desastre aéreo de terça-feira foi o pior a acontecer no país desde que, em 1981, morreram 180 pessoas numa colisão com as montanhas da Córsega. “É uma tragédia, uma nova tragédia da aviação”, disse o presidente francês em comunicado. O último grande acidente de um voo comercial em França aconteceu em 2000, quando um Concorde se despenhou nos arredores de Paris poucos minutos depois de ter descolado do Aeroporto Charles de Gaulle.
Horas mais tarde, Hollande surgia ao lado dos reis de Espanha, Felipe VI e Letícia, que estavam em visita oficial à França e que haviam aterrado em Paris apenas minutos depois de se ter dado o acidente. Em sinal de luto, Felipe VI interrompeu a visita oficial e regressou de imediato a Espanha.
O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, lamentaram também o acidente. Os dois, acompanhados de Hollande, visitarão na quarta-feira o local onde se despenhou o Airbus. Angela Merkel disse que está “profundamente chocada” com o acidente. Rajoy classificou o sucedido como uma tragédia.
A Lufthansa prometeu averiguar se será possível transportar os familiares das vítimas para o local do desastre. “Se for possível fazê-lo, será feito”, afirmou a porta-voz da Lufthansa, citada pelo jornal inglês “The Guardian”. 
O porta-voz da Germanwings afirmou que a empresa tem as vítimas nos seus pensamentos e disse que a empresa irá “colaborar com as autoridades de maneira a investigar e resolver a causa do acidente o mais rapidamente possível”.
Durante o dia do acidente, houve sete voos da Germanwings a partir de Dusseldorf que não saíram de terra. “Tivemos de cancelar sete voos por dificuldades com a tripulação. Disseram-nos que não se sentiam em condições de voar”, indicou um porta-voz da companhia.
A queda do Airbus da Germanwings acontece apenas oito meses depois do último grande desastre da aviação europeia, quando, a 17 de Julho, o voo MH17 de Malasya Airlines foi abatido na Ucrânia. O desastre matou as 298 pessoas que se encontravam a bordo do avião, a maioria (193) eram cidadãos holandeses. (Redacção com Agências)


Belino Nhalungo No dia 08 de Março do ano passado morreram ou desapareceram muitas pessoas no desaparecimento do avião da Malasia Airwey. E durante o ano passado mais pessoas morreram em acidentes de aviação, incluindo o derrube do avião da Malasia Airwey. 24 de Março de 2015, 150 pessoas morreram em acidente de aviação. Somando isto a tantos fenóminos naturais que antes nunca foram vistos, é para acreditar que Jesus está de volta. Estes sinais estão previstos nas escrituras sagradas.

Isaias Nyamunda lamentavel

Ivan Bucuane Em paises serios, este acidente foi abordado, por seus dirigentes, com frontalidade e franquez. Não houve "boatos" nem mentiras, como acontece cá deste lado da perola do indico. Lamento pelas viimas

Ivan Bucuane Franqueza*

José Chirrindza Jr. Triste noticia jesus esta voltando

Belino Nhalungo Isso mesmo. Pena que muita gente está com os olhos fitos nos recursos naturais, e nem tão pouco se prepara para essa breve realidade, a vinda de Jesus.


9 h · 


Matola
Antigo emissor da RM vai dar lugar a centro comercial com 120 lojas (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Um centro comercial com um total de 120 lojas será erguido na cidade da Matola.
As obras vão começar em Junho próximo. O empreendimento vai ocupar uma área de 54 hectares. Terá 120 lojas, locais de lazer e entretenimento, nomeadamente, hotéis, restaurantes, escritórios, residências, clínica privada e ginásio.
O mesmo será erguido no local do antigo centro emissor da Rádio Moçambique e terá um parque de estacionamento com capacidade para 2500 viaturas.
Com duração de dois anos, as obras estão avaliadas em 410 milhões de dólares. Na sua fase de construção, vão criar mais de 2500 postos de trabalho.
Segundo Lúcio Sumbane, administrador da “cidadela da Matola” [designação dada ao projecto], neste momento estão em curso as obras de construção de infra-estruturas básicas que vão servir o centro: os sistemas de abastecimento de água, energia eléctrica, saneamento do meio, comunicações, vias de acesso e zonas de lazer. (Raimundo Moiane)

Zulficar Mahomed De quém é este projecto????
Freli-negócios, lda???
Gosto · Responder · 2 · 9 h

Raimundo Silvestre Bucuane Palhacada ou burrice?

Crimildo Pai Do Junior Isso e Bem Vindo, mas nao se devia comecar do basico??? Falo de sistemas de dreinagens por que basta chover Matola e um caos as estradas ficam submersas, falo do transporte Urbano, agua Potavel, Pavimentacao das ruas secundarias e terciarias. Assim Tamos a comecar da morte....
Gosto · Responder · 2 · 9 h



CanalMoz adicionou uma foto nova.
9 h · 




Bernardo Mahara Tem todo direito, pk dá informacoes crediveis.
Gosto · Responder · 3 · 6 h

Cláudio Vilanculos Vilanculos Força canalmoz o valor é justo consoante a informação j nos dá a cada dia k passa. Obrigado
Gosto · Responder · 2 · 6 h

Bernardino Macome Antonio Nao brinco com meu pouco dinheiro. Certamente sera o jornal mais caro do pais.
Gosto · Responder · 2 · 6 h

Cláudio Vilanculos Vilanculos Khikhikhi....... Khikhikhi... Haaa..... Bernardino Macome já rendi com tigo meu irmão.......... sempre contra a verdade, mas no íntimo fala a verdade............... Yaaaa........ meu irmão.

Bernardino Macome Antonio Estamos em clubes diferentes, isto e somos adversarios mas nao inimigos. Abraxao para si mano Claudio

Nelson Langa pura verdade irmao

Endo Atumane Aprovado..
Gosto · Responder · 2 · 6 h

Gosto · Responder · 1 · 8 h

Octávio Zimbico Visto que não recebe fundos do erário público é justo que o CanalMoz reajuste o preço fixando-o em 40 mt
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Calisto Joaquim Mabutana valeu para aumentar salarios dos fofoqueiros
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Gabriel Machel Aprovado desde que continui a nos informar
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Cláudio Bióny Estele Nuvunga Espero que na net seja gratis
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Felisberto Filomeno É adimissível
Sucesso
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Carlos Mairoce Irei comprar com todo o gosto

Fidel Bilika Muita forca.

Raimundo Silvestre Bucuane Sem patrocinio d Dlhakama

Aristides Mutane Espero que não seja mentira visto que o dia "1" de abril é especialmente pra tal


Gosto · Responder · 1 ·

Sem comentários: