quinta-feira, 30 de abril de 2015

MDM defende nomeação urgente de governadores da oposição em Moçambique


Comments

1
Khanga Hanha Muzai said...
Moçambique Hoyéééé
Boa tarde 
MDM levou tempo mas cresceu e apareceu, a tanto tempo que eu esperava ver este partido a tirar partido da pluralidade ideológica disponível no mercado político nacional.

Por algum tempo o MDM tentou ofuscar a RENAMO julgando-se o partido com peso e medida para ombrear com FRELIMO sozinho, o tempo que não e madrasta mostrou por A + B que sozinho MDM não vai lado algum, se no período eleitoral este partido tivesse adicionado o seu esforço a RENAMO hoje as bandeiras da Perdiz e do Galo provavelmente flutuariam em muitos mastros, porem, o ego mal gerido empurrou o MDM para a opção do individualismo partidário de tal forma acabou ficando com o “A” da unha i.e., no fim da fila como se diz por ai.
Folgo em ver que já despertou dessa maldade ideológica de pensar que sozinho rema sobre o indico, espero que a RENAMO saiba capitalizar este namoro indirecto do MDM, talvez até aja espaço para um casamento polígamo entre estes pois eles nunca devem se esquecer de que o esposo e o POVO e eles os partidos são as esposas, estamos juntos meu povo.
Alguém disse auge do comunismo nesta terra, que a Unidade faz a Força, este conceito e valido até na democracia, engraçado é pois dá resultados muitos bons, se os líderes que optarem pela coligação partidária, tiverem os pés bem assentes na terra.
A OPOSICAO tem um inimigo comum a FRELIMO, derrotem primeiro este depois digladiem-se senhores.
Mais não disse.
Khanga Hanha Muzai 

2
JJLABORET said...
O MDM/Daviz Simango está fazendo o jogo sujo da Frelimo!
Quem é tão infantil para não prever o que se esconde por trás dessa proposta?

Vamos por a cabeça a ANALISAR a proposta senhores! Comecemos pelas perguntas:
1 - E DEPOIS DE TERMINADO O PERÍODO ADMINISTRATIVO (4 anos) DE CADA UM DOS "GOVERNADORES DA OPOSIÇÃO" COMO VAI FICAR?
2 - QUEM GARANTE QUE NÃO SERÃO TODOS SUBSTITUIDOS LOGO ASSIM QUE O FILIPE NYUSI/FRELIMO "TOMAR PÉ DA SITUAÇÃO" E ESTIVER EM UMA MELHOR POSIÇÃO DE FORÇA, DEPOIS DE TER DESMOBILIZADO E DESARMADO A RENAMO?
Moçambique precisa de uma solução DEFINITIVA, mediante um reordenamento político-territorial-administrativo completo. Essa solução passa necessáriamente pela CONVOCAÇÃO DE UMA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE, destinada à completa REFORMA da Constituição da República.
Simplesmente uma EMENDA CONSTITUCIONAL se torna complicada, desde que terão que ser MODIFICADOS vários dos artigos que se "entrelaçam" ou interagem uns com os outros nessa questão. Há que ser CONVOCADA UMA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE, para num prazo de 1 ano (ou pouco mais) apresentar o projeto completo das reformas constitucionais para a votação e aprovação na Assembléia da República.

Para isso, tem que haver um PACTO NACIONAL entre todos os cidadãos, desprezando-se a qualidade partidária de cada um! 
Ouvir-se-ão sindicatos, associações civís, ordem dos advogados, faculdades/universidades, renomados juristas, acadêmicos, representações do comércio e da indústria, etc., etc.

HÁ QUE SER PELA ROFORMA CONSTITUCIONAL. 
Uma lei ordinária elaborada pela RENAMO (como está ocorrendo), mesmo que votada favoravelmente na Assembléia da República SERÁ INÓCUA, não surtirá efeito porque a Lei Ordinária não prevalece sobre a CONSTITUIÇÃO ou quaisquer de seus dispositivos.

FAÇA-SE! 
MAS FAÇA-SE COM SERIEDADE!
PELA REFORMA CONSTITUCIONAL, OU, NA FALTA DELA, PELA FORÇA!

Do jeito que Daviz Simango propõe, será de vez a "avacalhação" do poder em Moçambique. A legitimidade só se consegue PELA LEI OU PELA FORÇA e não pela astúcia ou vigarice!
É legítimo conquistar o poder pela lei - ELEIÇÃO.
É legitmo conquistar o poder pela força - REVOLUÇÃO.

Sempre foi assim pelos séculos em todas as partes do mundo.

3
Mozambican said in reply to Maria C. Zacarias...
MINHA PREZADA MARIA

Olha Compatriota,

eu nao sou da RENAMO, nao sou do MDM, nao sou da FRELIMO e nem sabia que a Mana era do MDM. Adicionando à isso, eu nao falei de NORTE, do CENTRO e nem do SUL.
E O MAIS IMPORTANTE, EU NEM TENTEI INDUZÍ-LA PARA ENTRAR NA RENAMO OU O MDM FAZER OU ACEITAR TUDO O QUE A RENAMO FAZ E QUER. MAS PARA ALÈM DE TUDO ISSO, A MANA NAO VÊ QUE AS SUAS ACUSACOES CONTRA MIM NAO TÊM LÓGICA??
==> QUEM SOU EU PARA OBRIGAR PESSOAS A PENSAREM O QUE 
DEVEM PENSAR??

MANA, acalme-se e relê de novo o que eu escreví.
Ou queria me dizer que ninguem pode criticar o Sr. Presidente Simango ou o MDM? É isso??


RESUMINDO
Se a Renamo e o MDM tivessen juntos mais votos na Assembleia da República do que os que teem agora, contrabalançaria a MAIORIA ABSOLUTA da Bancada da FRELIMO, obrigando à esses a ponderar muito nas suas decisões em resolver os problemas antes de VOTAREM EM BLOCO, como o estao a fazer agora, porque equivale à uma DITADURA.

ESSE É O PRINCIPAL ARGUMENTO DA MINHA CRÍTICA!

O SEGUNDO
é como convencer a populacao com actos democráticos, para ganhar mais votantes, portanto enriquecendo o número de deputados do MDM. Agora, se a Mana ficar ofendida por uma crítica que fiz, bem, é seu direito claro, mas nao me meta numa caixa onde eu nao pertenço e nem meter palavras na minha boca, porque eu nao falei NEM DE DIVISAO e nem sequer INDUZÍ-A a apoiar ou ingressar na Renamo, isso seria quere tirar-lhe o seu direito e liberdade cívica, E EU NAO SOU DESSES.


RECORDA-SE
quando o MDM votou com os FRELIMISTAS para as LUXUOSAS MORDOMIAS que o GUEBUZA forçõou??
==> Mas depois o MDM revocou e pediu desculpas ao POVO, isso classifico eu de Excelente. Porquê é que recuou? Porque nós Povo / Parte do povo criticámos o MDM. Acha que nao se pode criticar? Eu acho que a Mana aceita que pode criticar, só que entendeu mal o conteùdo do meu Comentário, mas tambèm pode ser que escreví mal, português nao é minha língua materna, é nossa Oficial porque nos IMPUSERAM pelo COLONO.

Cumprimentos e obrigado pela sua resposta :=)))

Mozambican
4
bigbeto said...
Na minha cabeça só cabe... Paz....Paz...Paz...... Cambada de Mentirosos, Belicistas, Ladroes, Gananciosos, Insaciaveis… depois dizem que o Belicista e o Dhlakama e tudo Mentira, belicistas são os Frelimo,que estão no poder que estao a compara armas pesadas apartir da Europa para Guerreirem mais uma vez desta vez na era Nyusi…Sera que teremos outro acordo entre Nyusi e Dhakama o terceiro?? não sei!!!..... Preparem-se, Moçambicanos e Moçambicanas o barulho vem ai… Se a Frelimo ohh melhor se a tvm, hum!! Tvm não!! mas sim Fretvm. Se a Fretvm não esta a transmitir a discussão do anti-projecto da Renamo advinhem o que vai acontecer!! acho que já sabem o que vai acontecer!!!! na minha cabeça só cabe paz....paz...paz e não vou me ajoelhar para nenhum Mocambicano a pedir paz...paz...paz que tanto cabe na minha cabeça ...... A população que se dane, eu Frenyusi estava brincar quando disse que na minha cabeça só cabia paz...paz...paz, eu queria dizer: Guerra....Guerra.....Guerra e mais.....Guerra a luta continua.... O Nyusi e um cobarde e mafioso e não se pode dar credito. A mi parece que esta a ser teleguiado… por quem lhe pôs no poder, tio Patinhas….
5
umBhalane said...
O Povo já definiu concretamente o seu ÚNICO INIMIGO - a FIRlimo/FRAUDElimo - frelimo.
Agora...fico contente que o MDM já tenha voltado de "férias", isto é, da convalescença pós-eleitoral.
Bom regresso, e continuação de boas melhoras.

LEMBRA BEM:

QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.

PENSA BEM, pensa junto comigo.

É BOM ACORDAR DE VEZ.

FUNGULANI MASO.
A LUTA É CONTÍNUA
6
Maria C. Zacarias said...
Acrescento que não estou contra as Autarquias Provinciais, concorcodo, o que não concordo é a pressa e não só a proposta devia ser posta para toda parte em Moçambique não destacar apenas o Norte, isto dá impressão que existirá uma divisão e outra coisa, porque nem toda gente faz o mesmo tipo de analise, veja ´so há dia estive assistir A miramar e alguem se pronunciou que estava a procura de seu Pai que era de Nampula QUE CHAMAMOS DE NORTENHOS!... veja só a dimensão do problema que está a surgir na mente dE CADA UM DE NÓS.porque será que ela pos o pedido de localizaçao deste geito? 
7
Maria C. Zacarias said...
O que voce quer dizer com «O ENG, SIMANGO DEVE DECIDIR O SEU VERDADEIRO RUMO» porque já não está na Renamo? 
Pelo seu comentario todas propostas da Renamo,DEVEM SER ACEITES POR TODOS MOÇAMBICANOS QUE NAO SAO DA FRELIMO! QUERES ME DIZER QUE SÓ DEVE EXISTIR FRELIMO E RENAMO? NEM QUE ME APONTEM AS VOSSAS ARMAS! JAMAIS SEREI DA RENAMO NEM DA FRELIMO...o que que eu penso deve ser analizado e nao induzido... vem me dizer que o pessoal da renamo só defende o que é bom para o povo? em 50 anos só tiveram pulso, desafio e força com as armas depois de descobrir que existe muito mineiro no Norte de Moçambique? agora mostram a pressa em tudo, só hoje é que viram que o povo está a sofrer? Nao vais me obrigar a aderir num partido que tudo é a força e na base de armas! voces da Renamo e Frelimo são do mesmo Saco, DITADORES!. Veja só a IVONE, JÁ ESTA EXIGIR CASA A SUA ALTURA! ELA DIZ QUE ESTÁ NO PARLAMENTO PARA DEFENDER OS INTERESSES DO POVO!...SERÁ? No lugar dela eu exigiria uma casa em condiçoes para viver e não pela posiçao em que ocupa e nao copiar seja quem for. Sinto muito, continuo com o Simango, não temos pressas um dia havemos de saber quem deve governar em Moçambique, olha, todo Moçambique,não só o NORTE!
8
Mozambican said in reply to Maria C. Zacarias...
Minha Compatriota Maria:
O Sr. ENGENHEIRO SIMANGO DEVE DECIDIR O SEU VERDADEIRO RUMO

A sua ideia nessa exposição, é preocupação do seu poder e não a solução do problema Moçambicano. O conteùdo da sua exposição, comunga com os intentos da FRELIMO e a sua Elite que quer perpetuar o seu poder insaciável e dominante sobre os Moçambicanos:

1-
A FRELIMO e cada um da sua clique, argumentam sempre com a "FALTA DE TEMPO"! Nenhum deles argumenta, porquê é que esse projecto tem que levar um ano para ser analisado e debatido. Eles não querem e jogam com o tempo, eles não têm razão de PRESSAS, porque eles não sofrem, eles estão a viver, por isso eles podem discutir o projecto ao longo de uns 5 ou 10 anos;

2-
Mesmo ganhando 200 vezes mais do que o normal cidadão, eles não fazem 8 horas a trabalhar, porque não prestam contas de sus responsabilidade do que FAZEM / FIZERAM AO LONGO DO DIA, como acontece com o cidadão normal trabalhador. A maioria deles são INCOMPETENTES, PREGUIÇOSOS, IGNORANTES E NÃO SÓ NÃO AMAM O PAÍS, MAS TAMBÈM NUNCA FORAM PATRIÓTICOS E INTERESSADOS COM O BEM ESTAR DA MAIORIA.


Portanto, o Sr. Engenheiro Simango tem problema de decisão, e seria bom para a Democracia do país, se ele podesse se decidir, se:

a)
Pertence a ala do "Vento-Vem-e-Vento-Vai" da Frelimo OU

b)
Pertence à Convicção Democrática segundo Comunga o nome do Partido que representa e, sendo assim, que a Bancada dele se poe a trabalhar arduamente para salvar o que restou de Moçambique que nós todos amamos. Repare que por causa desse vai-e-vem, ganhou poucos Parlamentistas nas Eleiçoes gerais, depois de ter retumbado nas autarquias de 2013. Se não faltasse essa RESPONSABILIDADE na cúpula do MDM, hoje eles e a RENAMO, nunca permitiriam que os Parlamentistas da FRELIMO brincassem com o povo Moçambicano como o sempre fizeram, porque os dois da oposição iriam desiquilibrar a maioria, e trariam responsabilidade nas cacholas dos CORRUPTOS.


O PARLAMENTO é constituído por 250 Membros, se eles quiserem trabalhar seriamente 8 horas por dia e com prestação de contas, em 2 Semanas podem discutir e emendar o projecto, e até com alastramento para todo o país.

P.S: E ISSO DE "NOMEAÇÕES DE DIRIGENTES" É SEMPRE PRE-ESTABELECIMENTO DE DITADURA E CORRUPÇÃO, PORTANTO ANTI-DEMOCRÁTICO.
Dirigentes nomeados sempre têm medo e são dependentes da pessoa que os nomeia. Dirigentes da Base -Governadores até nas Aldeias- DEVEM SER ELEITOS PELA POPULAÇÃO, e a população DEVE TER O DIREITO DE PETIÇÃO para os tirar quando se esquecem de fazer o trabalho que lhes foi mandado pelos seus servidores: A POPULAÇÃO LOCAL.
O que se está a passar em Mpocambique, É PURO EXERCÍCIO DE DITADURA, ONDE O POVO NÃO TEM VOZ E NEM DIREITOS DE RECLAMAR, as Eleições sozinhas, não exercem o CONTROL do ztrabalho dos dirigentes. O Presidente pura e simplesmente auxilia o povo, no controlo e implementação das demandas desse pelos seus Ministros etc, e o Presidente é tambèm pago pelo povo, portanto não está a fazer favores, é tambèm funcionário, embora máximo em relação ãos outros. Mas os nossos comportam-se de tal modo, que o povo é que ajoelha à eles, para pura e simplesmente VENDER AS RIQUEZAS DESSE MALOGRADO POVO, QUE ESTUPIDEZ DO NOVO COLONO…!

SOLUÇÃO:

1-
ELIMINAR A DITADURA FRELIMISTA

2-
INTRODUZIR AUTONOMIAS PROVINCIAIS

3-
A POPULAÇÃO ELEGE, CONTROLA E RETIRA OS SEUS DIRIGENTES!!!

Presidentes e Co. podem propôr a demissão de dirigentes e em alguns casos nomea-los, MAS NUNCA EM CIMA DOS PODERES DA POPULAÇÃO, ISSO CHAMA-SE: DEMOCRACIA

Todos nós assistimos quando GUEBUZA demitia num só dia 4 Ministros, 3 Reitores da Universidade, chefes disto ou chefes da Aldeia etc E SUBSTITUÍ-LOS À SEU GOSTO, 
==> UM TIPO DE ESTUPIDEZ QUE NÃO PODE CONTINUAR e
==> PARA ALÈM DE QUE A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA DEVE SER SUBSTITUIDA POR UMA MOÇAMBICANA, ESSA SÓ CONDICIONA DITADURA !!!

Cumprimentos do vosso mano,
Mozambican
9
JOSE A. M said...
Simango tem medo de perder a esteira,ele deve saber, uma vez para toda de que em África o pode esta na forca das armas e não no papo, é ai onde mora o perigo.
Amigo de Nyusi
10
Maria C. Zacarias said...
Eu estou de acordo com Eng. Simango, tudo que é feito a pressa... tem risco de quebrar e dificil de recuperar, por favor esqueçam um pouco o orgulho e a vaidade
11
JOSE A. M said...
Loucos, afinal quem que não quer viver bem num mundo melhor! Nestas províncias autónomas ou autárquicas qual será o vencimento da professor, medico, policia se o orçamento já foi aprovado. Melhor é fazer um Governo de transição e convocar novas eleições. Se a RENAMO ganhou as eleições e acha foi golpeada então que faça contragolpe.
Amigo do Nyusi
12
Tirso said...
E depois que autonomia terão os tais governadores?
Eng. Devis não basta nomear governadores, o objectivo das províncias autónomas é criar sustentabilidade para o desenvolvimento das mesmas. O que se pretende é a descentralização. Um governador nomeado nos moldes que refere aqui não vai funcionar porque esses governadores dependerão de maputo em tudo e muito cedo serão diluídos. Eu acredito que essa será também a proposta da frelimo vai usar esta cartada para dizer que cedeu. 
Na minha opinião nao!

As autarquias vaoi ser implementadas em 6 províncias inicialmente mas é um imperativo nacional. Tudo o que vier a ser alterado tem que ser enquanto o projecto já se implementou. 
Não precisa ser cientista de rocketes para perceber que províncias autónomas não tem que ver com a divisão do pais. Já não sei onde colide com os municípios. 
Os juristas e os intelectuais nunca se pronunciaram como estão se pronunciar agora quando o processo eleitoral descarrilou devido a fraude, porque? Não sabiam que isso ia criar instabilidade? A fraude eleitoral é constitutional?
Que consubstanciou a fraude deve ser responsabilizado plea instabilidade do pais.
O seu pronunciamento deixa muito a desejar eng Devis, chamo atencao sobre a responsabilidade de MDMA neste pais.
13
Akumanguetu nhacuaua said...
A Frelimo deve saber partilhar; alias nao ganhou as eleicoes todos sabemos.Alguem ganhou e foi-lhe tirado o direito de governar como cidadao deste pais. Pediu para governar juntos, negaram. Pede para que governe onde ganhou, negaram. O que querem? E preciso ser muito surdo e muito cego para nao entender a forca politica e popular que a Renamo e seu lider tem. MDM, ao Daviz Simango, peco que se comporte como verdadeira oposicao. Nao engrosse a lista dos Mabotes e Sibyndis. MDM tem muita responsabilidade neste pais.Nao se esqueca que nos ganhos politicos que MDM tem, tem muita mao da Renamo; e fruto da Renamo. Isto ninguem deve negar. Nao se pede que MDM seja vassalo da Renamo, mas reconhecer o merito do outro e immportante. Nasceria MDM sem Geraldo Carvalho? Sem Mabatchi? Sem Albano Cariz? Sem Majoi... Rocha, Orlando vulgo Kaulza? Sem o mano Chico que carinhosamente chamavamos de mano careca? Todos somos ambiciosos mas ambicionar bem ajuda muito. Cuidem primeiro da Beira que anda abandonada. O problema agora nao e da Frelimo, Renamo ou MDM mas do lixo, covas... Para mim qualquer que mostrar trabalho merece voto, tal que, nas proximas eleicoes caso MDM nao mostre trabalho nas autarquias que governa, nao vai ser votado. As pessoas vao votar na Renamo ou na Frelimo. Nao basta so criticar os outros. E preciso mostrar trabalho que nao existe, por exemplo na Beira.
14
Joao Bacalebane said...
Confesso que pela primeira vez estou inteiramente de acordo com o Sr Simango

Sem comentários: