quinta-feira, 25 de junho de 2015

Lágrimas e emoção no dia das condecorações

Início Política Política Lágrimas e emoção no dia das condecorações

QUARTA, 24 JUNHO 2015 14:00 REDACÇÃO


40 anos da independência



Emoção, lágrimas e medalhas, para mortos e vivos, pontuaram a cerimónia que decorreu hoje, quarta-feira, na Presidência da República em Maputo. Na véspera dos 40 anos da Independência, Filipe Nyusi atribuiu condecorações a pessoas que se destacaram na vida do país em diferentes áreas actuação.


Os antigos combatentes da luta de libertação nacional, Marcelino dos Santos e Feliciano Gundana, receberam o título honorífico “Herói da República de Moçambique”. Nyusi atribuiu ainda ao padre e médico italiano Aldo Marcherizini o título de Cidadão Honorífico.


Janete Mondlane recebeu a ordem Eduardo Chivambo Mondlane do 1º grau, juntamente com Francisco Rui Nogar, este a título póstumo.


A médica Maria Beatriz Ferreira foi também distinguida e, ainda antes de se levantar para receber a medalha de Bagamoio pelos serviços na área da Saúde, tinha já os olhos marejados de lágrimas, que rolaram depois a caminho da tribuna. Na área das Artes e Letras, a distinção coube ao escritor Mia Couto.


Na categoria de Mérito Desportivo, a atleta Maria de Lurdes Mutola, campeã mundial dos 800 metros, partilhou a condecoração com Altenor Pereira, Crémilo Gonçalves e Mário Esteves Coluna, incontornáveis no mundo do futebol. A eles juntam-se Joel Matias Libombo e Carlos José (Cazé).


O Mérito Trabalho foi para Rosário Mualeia, ex-PCA dos Caminhos-de-Ferro e Portos de Moçambique.


Houve ainda personalidades distinguidas a título póstumo e outras ainda que irão receber as medalhas nas províncias.


Na ocasião, o Presidente da República sublinhou que a cerimónia “visa valorizar e reconhecer a conquista da liberdade de Moçambique”.

Esta ligação irá abrir o SAPO Fotos.

MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA




Edição Impressa - O País Económico

Sem comentários: