segunda-feira, 29 de junho de 2015

Vitórias eleitorais podem ser “arrancadas” mas a heroicidade não



9 h · 


Canal de Opinião

Vitórias eleitorais podem ser “arrancadas” mas a heroicidade não (‪#‎canalmoz‬)

Multiplicam-se as trombetas proclamando feitos esfumados.

Beira (Canalmoz) – A toda velocidade e utilizando todos os meios ao seu dispor e os disponibilizados pelos especialistas em fazer “lobbies”, assistimos a autênticas fugas para a frente por pessoas que querem assegurar o seu lugar ao Sol e, quem sabe?, na cripta dos heróis.
Não se importam se é repetição ou uma nova criação a ser adicionada à cartilha do comissariado político. Não desarmam nem desistem de “vender banha-da-cobra a todo um povo”. Multiplicam-se actores de uma “peça de teatro” que os moçambicanos se recusam a pagar bilhete para ver.
Os moçambicanos estão sedentos da verdade. Uma verdade que sossegue os seus espíritos e almas. Uma verdade que traga para a superfície factos do passado que tiveram impactos muito poderosos nas suas vidas. Exageros e actos megalómanos foram praticados com uma frieza desumana, ceifando vidas de maneira completamente desnecessária.
Quem vira o disco e toca o mesmo revela esgotamento de ideias bem como carência grave de argumentos.
As palavras-de-ordem do passado, que antes pareciam surtir efeitos, faliram, pois os moçambicanos recebiam-nas por medo da repressão que recaía sobre quem se manifestasse contrário ao seu conteúdo. A delação característica do Estado policial ruiu, pois os moçambicanos jamais aceitaram a visão propalada de “homem novo” que envolvia lavagem cerebral e aceitação de uma bagagem ideológica mecanicamente imposta. Nem os grupos de vigilância e os dinamizadores conseguiram fazer recuar os anseios de milhões de moçambicanos que se viram de repente relegados à posição de cidadãos menores face aos mestres e mentores omniscientes e todo-poderosos.
Aquilo que se pretendia, uma revolução, não vingou porque os receptores das ideias se negaram a engolir sopas de ingredientes desconhecidos. Também para dizer a verdade, o que queriam estabelecer era uma ditadura de um grupo restrito de pessoas arvoradas em sabedoras e proprietárias únicas da verdade.
Comunistas livrescos e socialistas de pacotilha desceram de Norte a Sul trazendo uma lufada de ar fresco que só durou o tempo de celebrar a Independência com euforia característica e merecida. Todos queríamos a Independência, mas também queríamos opinião sobre as nossas vidas, o que o novo regime dos comissários e do departamento de informação e propaganda prontamente negou.
Não há como negar que Moçambique vive um período de grande interesse quanto ao enraizamento de uma cultura política que aponta a democratização como meta última.
Sente-se que os partidos políticos cimentam o seu envolvimento na vida política e que a sociedade civil desponta e desmembra-se de influências paternalistas.
Há porem partidos políticos que desonram o seu nome, porque os seus líderes estão metidos em “golpadas estomacais”. Dançam ao som do batuque, comendo maçaroca, numa clara demonstração de mercenários políticos. São aquela oposição que jamais será construtiva, porque se recusa a criticar e a combater pela verdade eleitoral e por transformações estruturantes dos poderes democráticos no país.
25 de Junho de 2015, deposições de coroas de flores, comícios e manifestações culturais preenchem o dia num processo que já vimos durante quarenta anos.
É uma oportunidade de alterar o quadro comemorativo através de debates e reflexões pragmáticas. É tempo de abandonar o folclore político, os dogmas e discursos baratos, rotos e sem substancia que galvanize rotinas. É tempo de subir a faísca nacional e de comprometimento com causas.
Quem gosta de Moçambique e do seu povo, quem jurou defender a Constituição, respeitar e fazer respeitar as leis do país protege o que ama. Quem ama Moçambique actua contra o corte desenfreado de árvores e protege a costa marítima e as montanhas.
Recebemos o país com uma biodiversidade invejável e já somos obrigados a importar animais selvagens, porque estão extintos dos nossos parques nacionais. Cientistas de todo o mundo defendem medidas urgentes para travar a desertificação e as consequências das mudanças climáticas, mas, da parte do Governo de Moçambique e dos partidos políticos não se observam sinais de preocupação sobre este assunto crítico que já se faz sentir entre nós.
Há letargia e apetência em ficar esperando por iniciativas de organizações governamentais estrangeiras e por elas financiadas, porque se adivinham desse lado fundos que podem ser subtraídos para bolsos privados. A academia nacional e as universidades nacionais tornaram-se em centros de produção de imitadores que não conseguem trazer “inputs” de qualidade para a governação e para a economia nacional.
São quarenta anos em que também houve sucessos, e esses devem ser mencionados. Possuímos um Estado moçambicano e isso é resultado da heroicidade de todo um povo.
Há razões para comemorar, mas sem embandeirar em arco, pois o trabalho e desafios existentes são enormes. A sua complexidade é considerável e vai exigir trabalho, talento, dedicação, empenho, criatividade e liderança comprometida com as aspirações de milhões de moçambicanos que vivem com dignidade ferida.
O momento que se vive é exigente, sem contemplações para com aqueles que vegetam na mediocridade da “política da barriga”.
Décadas de lambebotismo e de relações promíscuas e por vezes politicamente incestuosas produziram uma “vara” de “quadros” porcos como os porcos.
Houve uma agenda de manutenção do poder baseada na proliferação de quadros obedientes no aparelho de Estado desenvolvendo. Gente disciplinada e prestativa que alinhou na “confecção” de resultados eleitorais falseados em favor do regime do dia. É preciso denunciar as “vitórias retumbantes” do passado, mesmo que já seja tarde para que fique registado nos anais da história nacional que a batota, embora tenha resultado em mandatos presidenciais e parlamentares, foi detectada.
Moçambique cresce cada vez que os seus cidadãos se libertem das amarras da mentira oficial ou oficiosa.
Há tarefas urgentes que devem merecer a atenção das lideranças nacionais e uma delas é a realização de um diagnóstico urgente ao sector de comunicação social público. Não se pode continuar a ignorar os danos e golpes que a comunicação social pública desfere aos legítimos interesses nacionais através de linhas editoriais controladas e determinadas em corredores partidários.
Os esforços pela despartidarização do aparelho de Estado devem fazer-se sentir em todo o aparelho de Estado, e deve enterrar-se a cínica posição de que confiança política é determinante para a nomeação de directores e chefes na função pública e empresas públicas.
Endeusar chefes cantando-lhes hossanas é culto da personalidade embrutecedor que produz cidadãos instrumentalizados.
A “Batalha por Moçambique” prossegue e conta com a participação de todos os seus filhos.
De pensadores a artesãos, todos são chamados a dizer e a fazer deste país o seu orgulho hoje e amanhã. (Noé Nhantumbo)
sto.


Mateus Lino Navungo o país continua na miséria porque há gente que a cada dia tenta orgulhar-se de coisas que os outros fizeram no seu tempo, e, por outro lado, há gentalha que no lugar de trabalhar, apoiar os outros fazendo o que lhe compete, contesta até o incontestável numa clara demonstração de aparecer a custa dos outros.
Gosto · Responder · 2 · 8 h





8 h · 


Encontradas doze contas bancárias na Direcção Nacional de Migração (‪#‎canalmoz‬)

Suspeita-se que se pretendia desviar dinheiro do Estado.

Ministro do Interior ordena suspensão das contas e pede auditoria.


Maputo (Canalmoz) – A estratégia que era usada no Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER) para desviar dinheiro parece estar também na Direcção Nacional de Migração. O ministro do Interior, Jaime Basílio Monteiro, ordenou o cancelamento de 12 contas na Direcção Nacional de Migração. Tudo indica que a existência de várias contas tinha como objectivo baralhar e espalhar as receitas da instituição e usá-las para fins desconhecidos.
Fontes da Direcção Nacional de Migração deram a conhecer que a ordem de cancelamento das contas surgiu durante uma visita que o ministro efectuou recentemente àqueles serviços.
Basílio Monteiro ordenou também uma auditoria às contas da Direcção Nacional de Migração. Uma fonte do Gabinete do ministro confirmou ao “Canalmoz” que a auditoria foi já solicitada ao Ministério da Economia e Finanças, que deverá analisar as contas dos serviços, que são suspeitas.
As nossas fontes disseram que, na sua visita, o ministro questionou bastante porquê a existência de 12 contas bancárias naquela instituição.
Outros serviços que vão ser submetidos a uma auditoria são os da emissão de passaportes e de bilhetes de identidade. (Bernardo Álvaro)



Samuel Bola Gatunos.estao a tentar nos atrapalhar?ancham q cancelar as tais contas é tudo?pork que nao levem os tais usurpadores a bara da justiça.?ancham que agente eskecemos?cade os cornos?pare d nos enganar co palhaçadas.o povo ja nao è matreco.milhares d pessoas vao enfrentar grand fome este ano em gaza e vces gastam 30 milhoesmt so pra mover akela droga d chama que nao tem iterrece.pare co isto.
Gosto · Responder · 9 · 8 h

Cláudio Vilanculos Vilanculos Muito obrigado Samuel Bola pelo seu comentário. Nota mil. De facto nós já não somos tão burros como eles pensão. Essa é uma matrecada,

Cláudio Vilanculos Vilanculos Gastão 30 milhões com akela lenha cheia de droga. A unidade não xta na nakela merda, mas sim xta em nós moçambicanos

Inacio Joao Tepeia A corrupção é uma doença crónica que tem que ser combatida nas instituições do estado, tolerância zero pra todos os funcionários que se envolvem nestes esquemas.
Gosto · Responder · 5 · 8 h

Prince Abraham Ja se afirmou muitas vezes q o estado e soberania
Mocambicano foi assaltado pelo crime organizado
e quadrilhas criminosas e traficantes tipicos da antiga
Colombia. Mas aqui talves piores como a vida da selva
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Tomas Humbe Veja so a desorganicao duma instituicao,si nao fosse tal visitinha o k seria heim?? Engana si kem pensa k cancelando e tudo,a fiscalizacao tem k ser tradicao para todas as inxtituicoes do estado
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Vijai Rogunath como e que nao vao existir 12 contas se o dinheiro que sao bilioes nao podem caber numa conta so,? a Migraxao cobra pelos DIRES uma FORTUNA !
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Dias Tembe Que se prendam e se confisque os bens dos assinantes dessas contas, a favor do estado.
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Araújo Mathe essa e a explicacao dos ranger roveis de luxo que andam por ai. Casa interligadas pa nao dizer condominios. Roubalheira so
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Joao Adelino Joao Mussapata Este canal nao vai a fonte ter informaçao exata pk? Bando de fofokeiros e intriguistas estes senhores. Pk o estado cancela este canal? Afinal existe serviço de passaporte e de bilhete de identidade?

Samuel Bola Parece me que o sr. Trabalha na migraçao e tambem fazia parte dste baquente d desvio d dinhero nem?estas chateado com a canalmoz d ter desvendado a vossa a festa.o quem que o sr. Está a fazer no fb?nas reds socias nao ê pra dvender os gatunos.mais sim ...Ver mais

Lizele Isaque Isaque E triste neste pais sempre a disvio de dinheiro ate quando

Jorge Tome Armando dyzer oque! eu k estou a espera de BI byometryco desde de 2014 ate hoje sem say.

Cláudio Vilanculos Vilanculos Se tivesse pago mil meticais já teria saído a muito tempo. Khikhikhi, corrupção!!!!!!


Bhava Sitoe Enquanto p mal não. Ser cortado pela raiz. Em nada resultará. Essa investidura. A iniciativa é. Louvavel do ministro mas tem q cavar fundo e levat os decapitadores. A barra. Da justiça
Gosto · Responder · 1 · 6 h

Abel Vilanculos Isso já não é noticia. Vão vasculhar onde nenhum Ministro ainda passou e terão muitas informações para notíca.

Jeremias Nhamue Sua Excelência como a fazer auditoria no prédio em k trabalha, ou fazer reforma de todos k acham k akele prédio é dos seus progenitores. Parabéns por ter descoberto cedo senão.

Dias Tembe Mas em que país vivemos mesmo, Isso já não dá pah.
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Julia Ernesto covernsa pra boi dormir ultimamente nem sabem ok ivestigam, cade os culpados? sera k todas essas manobras sao feitas por fantasmas? keremos ver s pessoas envolvudas km sab passo a dar fe
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Augusto Maguidi Dos Anjos Epah a vida é asim, si ñ aproveitar enkuanto estiver vivo ninguem o fara pur ti...

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Antonio Alberto Saene assassino em dinheiro, ate quando??????

Leo Cande Estas a ver ma man, depois utaku ah swiku yine yine...Tai a#desfunção! Dionisio Jeremias Mahumane
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Gildo Afonso É o país do pandza.

Jo Da Boa Cena papagaiada

Esterbydjengo Bydjengo Opa ta mal ixo

Liano Jose Sidumo QUEM IRA PRESO unsure emoticon
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Liano Jose Sidumo eish... pais do pandza frown emoticon

Liano Jose Sidumo quer dizer pais do atum cry emoticon



8 h · 


Na província de Gaza
Detidos três suspeitos da morte do delegado do INE em Inhambane (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – A Polícia da República de Moçambique em Gaza informou que capturou, na semana passada, três dos quatro indivíduos indiciados do assassinato do delegado do Instituto Nacional de Estatística de Inhambane, Salvador Pedro Sitoe, de 50 anos de idade.
Os detidos são: Lúcia Simão Langa, de 20 anos, Mateus Silvano Langa, de 22 anos, e Ranito Lampião Nhassengo, de 25 anos. Continua fugitivo o outro indiciado, de nome Zacarias.
Segundo Jeremias Langa, porta-voz da PRM em Gaza, o crime ocorreu no passado dia 14 de Junho no cruzamento da Praia de Chizavane, no distrito de Manjacaze, quando Salvador Pedro Sitoe regressava de Maputo, onde tinha ido cumprir uma missão de serviço. 
Segundo Jeremias Langa, no dia 12, quando Sitoe ia para Maputo, conheceu Lúcia Langa em Chizavane, com quem manteve relações sexuais.
A Polícia pensa que Lúcia foi contactada pelos malfeitores para ser usada como chamariz para a consumação do crime de roubo da viatura em que Salvador Sitoe viajava.
Segundo a Polícia, Sitoe combinou com Lúcia Langa encontrarem-se no dia do seu regresso no mesmo local, o que permitiu que a mulher alertasse os bandidos. Durante o encontro de Sitoe com Lúcia, os assassinos, munidos de paus, espancaram Sitoe até à morte e, seguidamente, transportaram o corpo já sem vida na mesma viatura e foram despejá-lo na lagoa Muanza, na Praia de Chizavane.
“De seguida, foram esconder a viatura numa mata. Preocupada com a falta da chegada do seu ente querido, a família informou a Polícia, que fez diligências que culminaram com a localização do corpo no dia 16, e da viatura no dia 17”, informou Jeremias Langa.
No dia seguinte, dia 18, graças a denúncia popular, foi possível a detenção de Lúcia Langa e dos seus dois comparsas e a recuperação de vários bens que se encontravam na viatura, um Ford Ranger da delegação do INE de Inhambane.
O corpo da vítima foi já entregue à família, que realizou o funeral em Chibuto, sua terra natal. (B.A.)


Gosto · Comentar · 


Inacio Joao Tepeia Este tipo de gente merece "pena de morte", hoje em dia ja não se respeita a vida do outrem.
Gosto · Responder · 3 · 8 h

Fausto Manhisse Esses jovens, com idade de estudar, mas não, em vez disso foram comenter um crime. Eles merecem apodrecer na cadeia. Meus sentimentos à família do finado
Gosto · Responder · 3 · 8 h

Octávio Zimbico Wumbuya dá nisso. Tenhamos noção de perigo.

Alfredo D. Baltazar Se não transasse, estaria vivo a cuidadar da sua família.

Nidzi Nguila Coitado do homem foi vítima da imprudência. Destino

Prince Abraham Humm ...
Tinha uma amante errada, no local errado e num momento errado!
E chocante. Todavia, descanse em paz homem, com os seus antepassados

Amancio Chihepe A mania do macho (a nhoca yi famba ni machungo ya yona = a cobra anda com seu veneno), traiu o homem, que a licao fique para todos.

Elias Samuel Lugar desses bandido é na cadeia!!!!!!!!!

Nelson Cande Estes criminosos devem ser punidos exempleramente!
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Davi David Senguere Senguere DeLEGADO DO INE NAO TEM MOTORISTA ? Nao tinha acompanhante ?
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Válder Maguni Pergunta sem cabimento.



Adamo Chauale Lugar deles e cadeia





8 h · 


Polícia anuncia apreensão de 46 armas em Cheringoma (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – O porta-voz do Comando-Geral da Polícia, Pedro Cossa, anunciou a apreensão 46 armas AKM na localidade de Inhamitanga, distrito de Cheringoma, província de Sofala.
Cossa disse que a apreensão foi graças a denúncia popular. Ainda não se sabe de quem é o armamento. (Cláudio Saute)


Samuel Bola Este camarada pedrdo cossa ja nao tem o que dizer as imprensas sobre o relatorio semanal do heroismo da prm por isso o camarada iventa isso.o mesmo numero das armas foram encontrada nos argures d gorongosa.dsse pedro na semana ant passada,dpois o mesmo...Ver mais
Gosto · Responder · 2 · 6 h



Prince Abraham Esta e daquelas propagandas muito barata feita e mal ensaiado 
por um bebedo e surumatico e escrupulos nem etica.
Ou o propagandista acha qui as pessoas destinatarias desta
informacao sofrem a mesma demencia que ele, de modo a
alinharem no mesmo circo de patetas.
A frelixo so e forte e esta a reinar na imprensa. No terreno,
no campo real e no seio popular, ela, ja despareceu.
Nao ha armas nenhuma apreendidas
Gosto · Responder · 2 · 4 h

Tomas Humbe Sao armas abandonados pelas fadm quando desertaram nas fileiras durante o ping pong de satungira so pode!
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Bernardino Macome Antonio Armas deixadas pelos homens da RENAMO.


Augusto Maguidi Dos Anjos Esses macacos pdem dar alguem ir deixar la as armas, pra dpois falarem k as armas sao da renamo sment pra desmascarar o partido da perdiz, soki tamos bem consciente nixo. Vc ta d olhos vendados mesmo, nem nux comicios da frelimo nakelas zona enki a opo...Ver mais
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Augusto Maguidi Dos Anjos Eu ja sei uki vao falar, vao dizer: sao armamento da renamo..kkkkkkkkk...esse governo ja nem tem graxa pah

Manuel Luis Amosse Se nao forem da renamo, sao tuas armas oh Augusto Maguidi Dos Anjos???????

Cláudio Vilanculos Vilanculos Nota mil Augusto, assim vão mentir dizerem k são da Renamo

Izidro Paulo Machava E vc pensa k sao de kem.

Adam Muhammad Eu penso que são da Frelimo que a renamo capturou durante os confrontos... agora a Frelimo levou de volta
Gosto · 1 · 7 h · Editado

Cláudio Vilanculos Vilanculos De facto são armas da frelimo k deixou lá kuando as FADS, morreram durante os confrontos


Valdemar Jorge Coelho Espero que não desapareçam.

Augusto Maguidi Dos Anjos Esses k rxpondem os comentarios nem estou a ver uki vcx xcrevem...sment to a ver akele + akele rxponderam-t



9 h · 


Governo vai submeter à AR proposta de lei do registo obrigatório dos investigadores nacionais (‪#‎canalmoz‬)

Inhambane (Canalmoz) – O Governo anunciou que vai submeter à Assembleia da República, até ao final do presente ano, uma proposta de lei que cria o registo obrigatório dos investigadores nacionais.
Falando na semana passada, na cidade de Inhambane, no acto da abertura das Oitavas Jornadas Científicas e Tecnológicas de Moçambique na Região Sul, o ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, afirmou que esta será uma das condições para os investigadores terem acesso ao fundo de investigação.
Jorge Nhambiu advertiu que o investigador que não estiver registado não poderá ter acesso ao dinheiro para a realização das suas pesquisas.
O ministro anunciou que o Governo vai fazer um censo de todos os investigadores existentes em Moçambique.
“Neste momento, infelizmente não temos dados de quantos investigadores existem e sobre o que eles produzem. Temos investigadores, mas não sabemos quantos são”, afirmou Jorge Nhambiu. 
O ministro afirmou que o sector de Ciência e Tecnologia pretende possuir, até ao fim do ano, um acervo onde possa depositar as investigações, para que isso esteja registado, para que seja conhecido.
Informou também que, dentro em breve, as províncias deixarão de ter delegados e vão passar a ter directores provinciais da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, ao mesmo tempo que serão criadas três delegações regionais do sector. A par das três delegações regionais, o Governo pretende instalar três laboratórios regionais de referência.
O Governo pretende igualmente criar em cada província um instituto de formação na área das tecnologias de informação e comunicação, para formar técnicos para trabalharem com redes, programarem servidores, programarem “rooters”, fazerem instalações de informática, para que se consiga levar o governo electrónico até aos distritos.
Segundo o ministro, os directores provinciais e os delegados regionais do sector de Ciência e Tecnologia vão ter a tarefa de, em coordenação com os distritos, realizarem o acompanhamento, organização, coordenação, fiscalização, catalogação e avaliação de todas as actividades nos domínios da ciência, tecnologia, ensino superior e ensino técnico profissional. (Bernardo Álvaro)



Mandeia Afonso Jequessene Jequessene Esse governo e mto xpertinho. Isso e um tseck pra melhor control do capital.
Gosto · Responder · 1 · 8 h



9 h · 


Na província de Tete
Fernando Bemane eleito primeiro-secretário provincial da Frelimo (‪#‎canalmoz‬)

Processo manchado pela exclusão de dois candidatos


Tete (Canalmoz) – O Comité Provincial do partido Frelimo em Tete elegeu, no passado sábado, Fernando Bemane como primeiro-secretário daquele partido, em substituição de Xavier Sacambwera, que deixa o cargo devido a ter sido nomeado director nacional de Florestas.
Concorreram para o cargo seis candidatos: César de Carvalho (ex-presidente do Conselho Municipal de Tete), Paulo Lilanda (ex-procurador de Niassa e de Tete e actual secretário do Comité de Verificação do seu partido), Arlindo José (ex-presidente da Assembleia Provincial), Virgílio Ferrão (ex-governador de Tete) e Domingos Viola (administrador de Doa).

Excluídos do processo dois candidatos

Após a análise do processo pela comissão eleitoral, as candidaturas foram enviadas à Comissão Política desse partido para a sua homologação, o que aconteceu na passada quarta-feira. Mas, vinte e quatro horas antes de a sessão começar, isto é, na sexta-feira à noite (26 de Junho), os candidatos César de Carvalho e Virgílio Ferrão foram chamados por Margarida Talapa, que é a chefe da brigada central da Frelimo para a província de Tete, que os informou que a Comissão Política do seu partido decidiu que eles não poderiam ser candidatos, devido às regras estabelecidas na directiva da Frelimo que orienta as candidaturas para esse órgão. (José Pantie)


Willy Benny Os dois excluidos, nao conseguem ver que a Frelimo de hoje nao quer nada com eles?

Bernardino Macome Antonio Frelimo, a verdadeira escola de democracia. Neste partido, os cargos nao sao vitalicios, como sao na RENAMO e outros.
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Alfredo D. Baltazar Até magistrados de carreira se interessam pelos cargos partidários! Será verdade que procuram o suposto tráfico de influência, impunidade e claro, caminho aberto para Assembleia da República?
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Nelson Bene Jo Nao fazem como fizeram no distrito do buzi.

Augusto Maguidi Dos Anjos Si verem bem esse circulo itenderam k todos os xefes em moçambiki sao flerimistas..

Isaias Miguel Mpanguiua A força d mudança

Sem comentários: