domingo, 27 de setembro de 2015

França realizou os primeiros ataques aéreos na Síria


Ataque feito com base em voos de reconhecimento das últimas semanas.
AFP PHOTO / ECPAD
A França bombardeou alvos na Síria este domingo, com base em informações recolhidas durante os voos de reconhecimento que realizou nas últimas duas semana, anunciou a presidência da República num comunicado.
Estes ataques aéreos, os primeiros realizados pela França na Síria, foram feitos “no respeito pela nossa autonomia de acção, em coordenação com os nossos parceiros da região”, refere o texto do Eliseu. Os ataques confirmam a determinação do governo francês de “lutar contra a ameaça terrorista que constituiu o Daech” (como também é denominado o grupo jihadista Estado Islâmico). O comunicado não dá pormenores sobre os alvos que terão sido visados.
“Atacaremos sempre que a nossa segurança nacional estiver em risco”, acrescenta o gabinete de François Hollande, depois do executivo ter invocado a legítima defesa para justificar a sua intenção de realizar ataques aéreos na Síria contra o Estado Islâmico.
Considerando que “deve ser encontrada uma resposta global para acabar com o caos sírio” e que “as populações civis devem ser protegidas contra todas as formas de violência, seja do Daech e de outros grupos terroristas, seja dos bombardeamentos mortíferos de Bashar Al-Assad”, o Eliseu considera que “mais do que nunca, é urgente uma transição política na Síria”, que deve ser feita por “elementos do regime e da oposição moderada”.

Sem comentários: