sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Incêndio em avião na Florida causa 15 feridos


Ontem
Quinze pessoas ficaram feridas, uma com gravidade, num incêndio registado num avião que estava em pista no aeroporto de Fort Lauderdale, na Florida, EUA, pronto para descolar.
 
1/4|29.10.2015  FOTO: TWITTER
Passageiro de outro avião captou imagens do incêndio
1 / 4
Quando um Boeing 767 da Dynamic International Airways "estava na pista a preparar-se para um voo entre Fort Lauderdale e Caracas (Venezuela), a empresa teve conhecimento de que havia um problema num reator", esclareceu a companhia aérea, em comunicado.
"A tripulação seguiu os procedimentos de emergência, desligou o motor e retirou as pessoas do aparelho, para garantir a segurança de todos os que estavam a bordo", acrescentou a empresa norte-americana.
Os 15 feridos foram transportados para o Centro de Saúde Médica de Broward, condado onde se localiza o aeroporto, um dos quais com queimaduras graves, dois num estado intermédio e 12 com ferimentos ligeiros, como contusões.
Em conferência de imprensa, as autoridades do condado de Broward informaram que estavam a bordo do voo 405 com destino a Caracas 101 pessoas, entre passageiros e membros da tripulação, sublinhando que o incidente ocorreu pelas 12.30 horas (16.30 horas em Portugal continental), quando não há grande atividade no aeroporto.
Os passageiros foram retirados do aparelho através de mangas de emergência, enquanto os bombeiros controlavam o incêndio com água e espuma.
Um comunicado da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos confirmou que o avião se incendiou quando circulava pela pista e se "preparava para descolar".
De acordo com a estação local WPBF TV, uma perda de combustível foi relatada antes de o avião se incendiar e, nas fotos e vídeos do incidente, é visível um fumo negro e denso a sair do avião, bem como um reator danificado sob uma das asas do aparelho, tendo a Autoridade Federal do Transporte (NTSB) dito que destacou quatro pessoas para investigar a ocorrência.
Vídeos de algumas testemunhas partilhados nas redes sociais mostram uma grande coluna de fumo a elevar-se do aparelho.
Após o incidente, o tráfego aéreo ficou suspenso durante parte do dia no aeroporto, que é utilizado por 26 milhões de passageiros por ano e serve 40 destinos internacionais e cerca de 60 nos EUA, tendo responsáveis do aeroporto assegurado que os voos foram restabelecidos pelas 19.15 horas.
A companhia aérea, com sede em Greensboro, Carolina do Norte, iniciou a rota entre Fort Lauderdale e Caracas a 17 de julho com uma frequência de quatro voos semanais.
ARTIGO PARCIAL

Sem comentários: