domingo, 29 de novembro de 2015

OJM - A FRELIMO NÃO TEM FAIR PLAY

Início  Política  Política  Nyusi exige transparência na eleição do novo secretário-geral da OJM

Nyusi exige transparência na eleição do novo secretário-geral da OJM

1.º Congresso da OJM
A Organização da Juventude Moçambicana (OJM) ele­ge, hoje, o novo secretário­-geral, cargo para o qual concor­rem três jovens, nomeadamente, Dalfino Guila, Hendro Nhavene e Mety Gondola.

A eleição do sucessor de Pedro Cossa é um dos principais pontos de agenda do primeiro congresso do braço juvenil da Frelimo, que ontem arrancou na Matola. A ce­rimónia de abertura foi dirigida pelo presidente da Frelimo, cuja entrada na sala de sessões da Esco­la Central do partido foi ovaciona­da por 1 125 delegados (dos 1200 convocados) e convidados.

Filipe Nyusi assistiu ao desfile e saudações das organizações so­ciais do partido e dos fundadores da OJM. Em nome dos fundado­res, Zacarias Kupela lembrou que foi a 29 de Novembro de 1977 que o então Presidente da República, Samora Machel, proclamou, em nome da Frelimo, a criação da OJM como viveiro de quadros do partido. Já o presidente da Frelimo chamou atenção dos jovens para a necessidade de respeitarem as regras pré-estabelecidas durante o processo eleitoral. Filipe Nyusi está de viagem para Malta e não poderá acompanhar a eleição do novo secretário-geral do braço ju­venil do partido, a primeira do seu consulado.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Vakitheeee
OJM, Marginais e a necessária Responsabilidade
Comecemos com propostas de conceitos ( não vinculativa):
- OJM: Organização da juventude Moçambicana
- Marginal, vulgo Nholwene: pessoa que age à MARGEM do normal, fora de regras, prontos, nholwene.
- Responsabilidade: sentido de seriedade com que uma pessoa executa tarefas ou se comporta perante determinados factos ou situações, em actos, omissões ou discursos.

Realiza-se na Matola o I Congresso da OJM. 
Nele participam, de entre outras pessoas, delegados, representa do as diferentes províncias de que Moçambique se compõe, tal é a natureza nacional da FRELIMO.

De entre os vários pontos na Agenda do Congresso, há um que está a tirar sono, particularmente aos marginais, ainda que haja um que se evidencie mais, há de certeza vários, provado que está que ele não é um artista a solo mas sim Suportado por uma maldosa orquestra, que teima em emitar bethoven, sem nunca ter aprendido sinfonias. É o ponto relativo a eleição do Secretário Geral daquela agremiação juvenil-partidária, que vai substituir o fabuloso e querido, segundo dizem os seus colegas em diferentes fóruns, Secretário Geral em exercício, Frederico Cossa.
De ha alguns dias a esta parte, com maior incidência para o dia de hoje, os marginais fazem publicações nas redes sociais e também em alguns jornais, em textos em que basicamente procuram desacreditar os mais distraídos de entre os delegados com direito a voto. Defamam alguns candidatos em detrimento de outros, falam mal dos três jovens, dizem coisas que não sabem, acusam-lhes de coisas de que nunca ouvimos falar e só.
Os três candidatos, pelo que li em seus murais e textos de campanha eleitoral, tem muito melhores CV do que que qualquer dos marginais que se propõem a destruir-lhes publicamente os carácteres, que certamente custaram sacrifícios a construir.
O Dalfino, o Gondola e o Hendro ( ordem alfabética das iniciais dos nomes dos três e não de prioridade de nenhum deles), merecem respeito e principalmente daqueles que mal lhes conhecem. Qualquer um deles, entendem os seus colegas da OJM, tem condições objectivas para serem SG da OJM e não precisam de um tipo de apoio" amolwenado", que só lhes poderá prejudicar, no fim do dia.
Eles, os nholwenes e suas fontes certamente internas, sabem da engenharia e mestria com que as inventam, criam ilusões em alguns candidatos e em si mesmos, transformam-se eles mesmos em OJM e em urnas e depois transformam-se em boletins de votos e depois em canetas, mais tarde, estupidinhos, transformam-se em escrutinadores e, incrível, na sua rica e simultaneamente pobre imaginação, votam e proclamam vencedores.
Nota curiosa é o facto de não serem assim tão jovens e entretanto pretenderem se imiscuir em assuntos que, nem sob ponto político lhes dizem respeito e depois nem sob ponto de vista etário lhes fica bem e, neste último aspecto, eventualmente porque confundem a OJM com uma agremiação que, sendo aparentemente juvenil, é dirigida por alguém que tem e sabe tudo de adultos e menos de jovens.
Aos tais delegados com direito a voto, urge a manifestação de um alto sentido de RESPONSABILIDADE, no sentido de se não deixarem levar com as informações ou publicações daqueles que não só não conhecem os três candidatos devidamente e que, com recurso a boatos, especulações, fabricações, etc, procuram jogar muito baixo, dizendo mal, ora hoje mal deste, ora amanha mal daquele.
Exorto-vos, na qualidade de mais velho assumido, com mais 4 anos do que a idade-limite constante de muitos documentos legais do que se deve entender por jovem em Moçambique(35 anos) para que, nas vossas conversas, lembrem-se de alertar uns aos outros sobre a existência deste velhos maldosos, Nholwenes que não vos dão paz e que de tudo fariam para vos ver desorganizados, destruídos, fracos, mal dirigidos e com o vosso lugar de vanguarda na liderança e funcionamento da juventude em Moçambique, tomado por outros.
Tenham muito cuidado e se lembrem de três coisas Importantes:
1- Que são a continuação de um rico legado histórico deixado pelos mais velhos, responsáveis por parte da construção da nação moçambicana;
2- Que o Presidente do Partido disse que não tinha nenhum candidato (portanto mentirosos todos aqueles que alegam isso para beneficiar um ou outro candidato).
3- Que vocês, não sendo Nholwenes, nunca deveriam deixar que vossa vida e sentido de voto fossem conduzidos por Nholwenes, alguns deles muito conhecidos na praça e de quem não há legado de alguma vez terem ensinado algo ütil a alguém, senão larga experiência em publicações de incitações a desmandos politico-populares e de diversa índole.
Bem haja a OJM, que age sempre com muita RESPONSABILDADE e que não deixará que um NHOLWENE qualquer coloque seus créditos em maus alheias
Abaixo a campanha barrata e falaciosa, patrocinada e maliciosa, desonesta e criminosa, contra alguns candidatos à SG da OJM. Que vença o melhor, o que for escolhido pelos delegados, em uso de consciências próprias e nunca com base em endossos ou arremessos feitos por gente de conduta e intenções muito duvidosas.
Shame on you, deep shame on you.
Falou o mais velho.
Vakitheeeeee


23 people like this.
Comments
Aguinaldo Chidudu Muito obrigado mais velho, de facto o vulgo Nholwene está de "olho grande" em tudo que acontece no seio desta nosso OJM.Tendo ultimamente ,demonstrado interesse de fazer parte da mesma organização organizada e a mais antiga do país.
Aguinaldo Chidudu Só que está tramado pois ,já lhe conhecemos e sabemos que o seu fanatismo plítico e nholwenisse faz com que seja um indivíduo que não possui perspectivas promissoras, nem ao menos para ser um símples simpatizante da OJM. A demais ,este nholwene alega ser mais inteligente relativamente a todos quadros da OJM ,o que lhe torna mais nholwene ainda , dito em changana-swi mumaya nholwene haku phinda phinda.
Leonardo Nhavoto Swazy pah hehehehehehe. Este teu texto é tanto cómico quanto pertinente. Não tenho direito a voto e nem conheço de perto as dinâmicas internas da OJM. No entanto, tive a sorte (privilégio!?) de trabalhar em outros fóruns com o Osvaldo, o Hendro e o Dalfino. Confirmo que são jovens com brio e futuros ainda mais meritório que a sua trajectória até esta parte. Infelizmente não conheço tão bem o Gôndola, mas a julgar pelos seus pares e o teh voto de confiança estou certo que também tem "cabedal" para a empreitada. Como cidadão e sabendo da pretensão da OJM de ser a "cantera" dos "Administradores Públicos" do futuro desejo genuinamente sucesso aos 3 e a agremiação!!!
Isaias Adelino Joao Joao Nao estou a par do que esta la a acontecer. Alguem pode enviar no pvt o sujeito que esta "estragar" a festa dos nossos jovens na Matola, se faz favor?
Jose Boaventura Tangune Boa tarde meu ilustre, estas de parabens pelo texto assim digo. .todavia todas essas especulações , difamações, inclusive ciúmes e ódios entre outros males que desejam uma organização tão organizada como ( 0.j.m ).

olha meu Dr. Filimão recordas duma das primissas do saúdoso Samora Mòseis Machel, si primite me passo a citar " quando criticam estamos no bom caminho. Fim da citação.

para me na organização da juventude Moçambicana dos mercem serem secretàrios gerais, mas a verdade porêm deve ser um jovem ou seja um camarada segundo as diretivas da organizão ( 0.J.M. ) 

tenho certeza que os delegados vão votar o melhor dentro dos melhores. Ao terminar desejo ao Sr. Dr. Filimão bom fim de junto com sua Familìa alhas tambèm vai meus votos sucesso , e prospero 2016 . daque a 34 dias
A deus 2015. 
Muito obrigado a todos amigos.
Camarada Shamellry Patrício Frelimo Conheço uns tipos que apoiaram de forma aberta a Renamo e seu candidato, mas porque a vergonha lhes falta estão aí a brincar de aconselhamento! Kakakakakhakakaka
1 h · 


As reações ao congresso da Ó-Jota-Eme que decorreu na Matola ondeMety Gondola foi eleito Secretário-Geral desta agremiação de moços e moças do partido Frelimo estão carregadas de falta de fair play. E isso não é bom. Pelo menos a mim, não me agrada. Quando jovens do mesmo partido se reúnem e se votam é sinal de que estão no bom caminho. Não deve haver alas, nem vencedores e vencidos literalmente.

Os posts e os comentários da ala dos vencedores e dos vencidos expostos nas redes sociais são extremamente agressivos. Não parece que foi uma disputa para uma posição dentro da mesma associação de carris partidária. Ainda por cima, uma associação juvenil de um partido "cinquentenário" com uma "experiência democrática" desde a sua fundação. Assim, faz-nos acreditar na versão de que houve perseguições na Frelimo logo depois da eleição de Eduardo Mondlane para presidente. Que houve contentes e descontes. Que houve perseguidores e perseguidos. Que houve assassinos e assassinados.


Como ia dizendo, os discursos são de bastante ódio. Os vencedores dizem, por exemplo, que a eleição de Gondola é uma demonstração de que "a consciência dos jovens não foi trocada por dinheiro"; " dinheiro não compra tudo"; "será uma OJM para todos e não para um grupinho", enquanto que os vencidos alegam, por exemplo, que "venceu o regionalismo e o tribalismo". Olha, eu acho que esses discursos de inimizade não fazem bem a vossa "carismática" organização e, muito menos, ao vosso "glorioso" partido. Estas eleições deviam servir de espelho da vossa "democracicidade" e convergência nos objectivos. Mostrar ao mundo fora que vocês são e estão unidos.

Eu esperava um discurso de muito fair play da parte dos concorrentes. Eu esperava ver, no Facebook, uma foto para a posteridade dos três candidatos juntos depois das eleições. Com abraços e sorrisos, até beijos. Não esperava risos, zombarias, divórcio, ódio, cotoveladas, arrogância, acusações, e tais. Não esperava comentários de maus ganhadores e maus perdedores. Deviam estar mais coesos e fortes.

- Dizem que o clima está de cortar à faca depois do escurtínio. Parece que alguem está a pensar seriamente em pedir o mapa da Parte Incerta.


19 hrs · 


Quando os adultos decidem entrar no jogo de crianças, eles sempre saem a ganhar.

Hoje deu-se um duro golpe à ciência, sobretudo à coerência política. Então, você faz as leis e sacrifica as mesmas leis ao altar da conveniência e de interesse de grupo!

A OJM acaba de perder autoridade moral para pronunciar-se sobre determinadas matérias. Até há bem pouco tempo, ela gozava e falava mal de outros partidos políticos e organizações juvenis acusando-os de serem dirigidas por velhos ou pelo menos, gente que não estava na competente faixa etária, portanto, 15-35.


Hoje, eles acabaram de "eleger" um adulto que apresentou um programa que se confunde com uma ONG da Sociedade Civil.

Agora, os três maiores partidos de Moçambique igualam-se no que tange as suas lideranças juvenis: Pessoas adultas com abundantes anos de idade, superior a 35.

tenho que reconhecer que vivo numa sociedade atípica. tenho a sensação que vivo num ‪#‎hospicio‬

Comments

Notiço Henrique Uma sociedade atípica, uma democracia de improvisos e doentia!

Like · Reply · 4 · 19 hrs

Rafael Ricardo Dias Machalela Entretanto, sairam mais coesos e Unidos. Djizass

Like · Reply · 3 · 19 hrs

Dito Sambo Kakaka

Like · Reply · 19 hrs

Emmanuel De Oliveira Cortês Egidio Vaz qual é a idade do dito cujo?

Like · Reply · 19 hrs · Edited

Egidio Vaz O dito cujo nasceu no dia 19 de junho de 1980. No passado dia 19 de junho de 2015 ele COMPLETOU os 35 anos, idade limite para se candidatar a liderança da OJM. Portanto, elegeram alguém com mais de 35 anos de idade. A língua portuguesa foi propositadamente escamoteada para fundamenar a fraude. os seus estatutos dizem que poderia concorrer a liderança quem até o dia 31 de Dezembro COMPLETASSE OS 35 ANOS. Ou seja, os 35 anos até 31 de Dezembro é idade/dia limite.

Like · Reply · 5 · 19 hrs

Emmanuel De Oliveira Cortês Egidio Vaz , de acordo com os estatutos da organização...

Like · Reply · 19 hrs

Egidio Vaz Emmanuel De Oliveira Cortês membros. Mas existe uma directiva que regula especificamente quem deve ser eleito para cargos de SG. E nesta directiva está clarificado tudo. Depois de completar 35 anos, o membro da OJM nao deve concorrer a cargos de direccao. Se ja tiver sido eleito para tal, deverá cessar imediatamente na seguinte competente reuniao

Like · Reply · 11 · 19 hrs

Lenon Arnaldo Quero ver essa(s) directivas para me pronunciar com propriedade, pois, se for via estatuto, meu caro, estas meter água no ró ró.


Anatoli Chambuca Henriques Kkkkkk, voce é demais ilustre, hospício?

Like · Reply · 19 hrs

Notiço Henrique " Pessoas adultas com abundantes anos de idade..." kikikikikikikikikikikikikikikikik Ga famba gona.

Like · Reply · 3 · 19 hrs

Joanguete Celestino Porque se eloquecer se a sociedade é atípica?.Nesta sociedade todos partilhamos a mesma epidemia

Like · Reply · 4 · 13 hrs · Edited

Luis Ferreira Fight Acho k sairam mais burlados e perdidos.

Like · Reply · 19 hrs

Rufino Infante Parabénscamaradagondola.a OJM sai mais unida. Bem haja a OJM.

Like · Reply · 1 · 19 hrs

Eusebio Zelio as leis do nosso pais sao escritas a lapis ond qualquer um pode apagar e escrever as qlhes copetem

Like · Reply · 3 · 19 hrs

Avelino Namarrocolo Egidio Vaz porque t preocupas com eles porque nao sigas o exemplo dos jovens pes descalsos os Luatys Beiroes, deixe tipos a fazerem esses tristes espectaculos, isso nao eh novidade.

Like · Reply · 19 hrs

Egidio Vaz Preocupo-me porque é o partido deles que nos governa. E porque vivem da nossa mola, devem ser escrutinados.

Like · Reply · 7 · 18 hrs

Homer Wolf Tufa!

Lenon Arnaldo Terá sido isso só "vive da nossa mola" meu caro EV, tenho as minhas dúvidas. Todos partidos políticos devidamente legalizados em moz vevem dos nossos impostos, claro, a sua dimensão, não me lembro tanto empenho ou endossos como gosta. 

Tenho imprensao que este tal do Gôndola nunca foi do seu agrado, aliás, até porque esse exercício de influências iniciou bem cedo, e teve resultado que ia nas suas expectativas quando chumbaram a candidatura do Pedro Cossa, e o argumento d epoca era um bem cansado, e a seguir foi aquela festa e rigozijo nesta praça e que mereceu títulos e elogios a CP . Ela (CP )já não é séria porque o candidato que era aposta de um dos contribuinte de imposto não venceu.

Mendes Mutenda Pensava eu que ias felicitar o eleito? Afinal ainda há esperança de alguma coisa? Deixa de endossiments. Tens dado azar alguns concorrentes kikikik

Like · Reply · 3 · 18 hrs

Egidio Vaz Mendes, não dou azar nenhum. Estava tudo claro. Mas é como eu digo, quando adultos decidem entrar no campo de jogo onde os miudos estao a jogar, acabm obviamente ganhando. Só isso.


Luis Celso Manhica Por onde se concerta este país? Onde se supõe que prevaleçam os mais nobres princípios de integridade, exemplos de governação, fica evidente que se projectam 'marionetas' que nem o mais básico TPC de conhecer os documentos internos fizeram. Se fizeram, chumbaram.

Ramalho Edson Paris Nao esperava diferente...

Like · Reply · 18 hrs

Eduardo Matine Mano Egidio Vaz as vezes exageras,e nem e culpa tua...
O teu processador e fora do comum mas ate aos 35 anos podes concorrer a SG da Jota,o depois deixemos para depois...
Senao todos casos terminam na esquadra e a justica fica com a factura dos elevados indices de criminalidade!!!Hugs

Like · Reply · 1 · 18 hrs

Fauzio Mussagy Fernandes Tem muitos na OJM e cansado lugar p deputado acima dos 40 anos com B.I abaixo dos 30 anos

Like · Reply · 1 · 18 hrs

Fauzio Mussagy Fernandes Fazem política p mudar de vida e matar a fome e pela ganância não são sabem político p servir o povo

Like · Reply · 18 hrs

Alfredo Macuácua Assuntos da ojotaeme não me dizem nada. Isso é agenda de uma "família" obscura.

Like · Reply · 3 · 18 hrs

Dias Cardoso T. Macamo Pelos vistos acabou acontecendo o que pouco esperava. Eu acompanhei a sua publicação que dava conta de que dos três candidatos, um estava contra os estatutos interno da organização. Infelizmente o que se contradizia com o estatuto, acabou sendo o que venceu. Enfim, simpatizo-me com a sua conclusão.

Like · Reply · 3 · 18 hrs

Henriques Malas O Mety Gondola completou 35 anos pelo meu entender ainda esta na idade ate no seu proximo aniversario e que completara 36 nao vejo atropelo nenhum aqui? So fico equivocado quando tu dizes um velho? Dos 15 a 35 pode-se concorer o vencedor esta nessa mesma idade, nao percebo qual e o real problema aqui seja explícito faz favor.

Like · Reply · 2 · 18 hrs


Euler Gente De Mocuba Baste que comece novo ano a pessoa já completou anos ou celebrou aniversário?

Like · Reply · 2 · 18 hrs

Henriques Malas Neste caso ate esta data de hoje o cidadao Mety Gondola ainda tem os seus 35 anos de idade.

Like · Reply · 1 · 18 hrs

Egidio Vaz Vou tentar explicar como se contam os anos: O primeiro ano da pessoa começa do dia 1 ao 365. Quando chega a data natalicia a pessoa completa o ano. O dia seguinte inicia-se o ano seguinte. Se quiser perceber o que estou a dizer faz o exercicio contrario. Alguem que tenha nascido no dia 19 de Junho de 2011 poderia candidatar-se faltando sete meses a memebro da OJM? Porque podem alguns com mais dias ou meses serem candidatos a dirigentes e outros, com meses em falta, nem se quer candidatarem-se a membros?

Horácio André Cuna Emidio Vaz, podes desenhar essa explicação?

Vagner Basilio So n entendeu a explicação do Vaz quem decidiu ignorar a verdade ou, nunca vai entender mesmo.

Like · Reply · 1 · 17 hrs · Edited

Siba On Henriques Malas o k o Egidio Vaz esta tentar dizer que o Gondola tem 35 anos e alguns meses ou melhor a idade dele é 35,42 ou melhor explicado em matemática 15=x=35 (desculpa meu cell não tem maior ou menor) a idade dele na linha do tempo passou o ponto 35.

Henriques Malas Todas as esplicacoes dada aqui por mim sao nulas essa equação de 35+4meses e um argumento inesistente ora vejamos eu tenho 36anos de idade completei em outubro se me perguntam quantos anos tenho teria eu que responder tenho 36anos e 29 dias? Sinceramente me conciderariam um demente logo na hora kikikikikikikiki.

Like · Reply · 1 · 10 hrs

Dimas Xavier na tua opinião porque alguém com idade avançada mete se nisto, não é ambição desmedida ao poder? será falta de outras funções na organização. .pra mi passou o tempo passou e organiza se pra outros desafios.

Like · Reply · 8 hrs · Edited

Henriques Malas Dimas XavierXavier oque tu entendes de idade avançada? Nao comente algo que nao entendes sntes que caias no rediculo lol.

Like · Reply · 8 hrs

Andre Jorge Henriques, alguem que nasceu a 19/6/2001 pode ser membro da OJM? justifique a sua resposta

Like · Reply · 7 hrs · Edited

Sui Generis Intolerância numa das suas vertentes!

Paula Maria Egidio Vaz quem ganhou?

Like · Reply · 18 hrs

Sergio Serpa Salvador Apesar de tudo isso, sairam mais fortificados que antes. Pensei k fraude era nos contra eles. Agora, fraude entre nos? Mas em fim, avancem e nao ha recua. Paulatinamente estao revelar_nos tipos de dirigentes que sao!

Adao Joao Paia Joao Quando os olhos não têm a capacidade de pinerar o resultado é a vergonha que é o presente oferecido a juventude.
A pergunta é: Afinal, os que elegeram-o, foram perfumados com a maconha??? Mais um motivo para não acreditar neste orgão do braço direito da Frelimo.

Like · Reply · 2 · 18 hrs

Euler Gente De Mocuba A cronologia em Moçambique é única especificamente para o PARTIDO. Ou seja, baste que 01.01.2016 todos já fizeram anos e não interessa os meses e os dias....!

Like · Reply · 2 · 18 hrs

El Patriota Bota hospicio nisso, meu caro.

Like · Reply · 1 · 18 hrs

Zito Camilo Nihamaquela Bom ponto de vista eu dizia que deverão mudar de nome não OJM mas sim OJF

Like · Reply · 2 · 18 hrs

Silva Moiachenda isso só em Moçambique em Portugal a pouco tempo estava no poder o partido PSD e a sua juventude era chamado JSD e em Moçambique não entendo como CNJ ou OJM e a juventude de outros partidos como vai se chamar...

Like · Reply · 1 · 6 hrs · Edited

Zito Camilo Nihamaquela Silva Moiachenda o país está flagelado pelo monopartidarismo onde confunde se estado com partido.

Filipe Zivane Tenho 39 anos devo começar a penar na minha reforma. Ja pssei de jovem, agora sou adulto provavelmente po ano ja sou velho.

Like · Reply · 4 · 18 hrs

Cleto Goncalves Para 1 mandato de 5.anos ..emtao.os jovens serao chefiados por um.adulto.dw 40.anos

Egidio Vaz Veja so.

Germano Milagre organização juvenil .

Filipe Zivane ah considerar o que diz o Egidio Vaz

Like · Reply · 18 hrs

Avelino Namarrocolo Ahhh Egidio Vaz, saia e divirta se. Nao queime seu cerebro com essa gente sem vergonha.

Like · Reply · 1 · 18 hrs

Zee Mavye OK Egidio Vaz, mas se os estatutos dizem que pode concorrer ao cargo qualquer membro com idade entre 15-35 anos a completar ate 31 de Dezembro, e Gondola ter completado os 35 ainda em Junho deste ano, ainda está dentro do prazo. Mas o que realmente me intriga é por quanto tempo ele vai fazer parte da OJM, se pelos estatutos todo membro depois dos 35 anos, isto é 31 de Dezembro do ano em que completou os 35 anos, deve sair da org, e entregar as pastas. Hoje dia 28 ele foi oficialmente eleito, dentro de 34 dias, a idade já não lhe permitirá continuar na Org nem na categoria de SG
Ha palhaçadas que podíamos evitar

Egidio Vaz Zee Mavye, parece que serei o único a ficar maluco neste hospício. O ponto é simples: 
Primeiro, deviamos saber que asisste a todo membro da OJM eleger e ser eleito. Portanto, proibir pessoas com 35 anos de se candidatar seria violar este direito. Segundo deviamos perceber bem e saber ler os intervalos de idade. Você não pode dizer que possui idade x antes de completá-la. O que normalmente a gente faz é dizer a nossa idade menos um, matematicamente assim descrita: N-1 onde N é a idade que vivemos - 1 ano. Por exemplo, se eu já completei 37 anos em Julho, já estou a viver o 38 ano até completa-lo no proximo Julho de 2016. Para efeitos de linguagem direi que tenho 38 anos -1; portanto, 37. Isto é para todos efeitos uma forma padronizada para contagem. Mas quando os estatudos dizem e regem quem deve ser eleito a cargos, a directiva estabelece que deverao ser pessoas que até o dia 31 de dezembro completarem 35 anos. O que a directiva fez foi PROPOSITADAMENTE CRIAR CONFUSÃO ao ter redigido desta forma, uma vez que pelos estatutos, estava claro que sao membros d J todos que tiverem idade entre 15-35. Zee Mavye, os anos contam-se a partir do primeiro dia da vida e completam-se no seu 365 dia e nao o contrario. Ou seja Gondola já fez (no passado dia 20 de junho) 35 anos, idade limite para se ser membro. POnha o assunto com outro prisma: Se tivesse que aderir a OJM hoje, o Gondola seria admitido? A ultima pergunta vai de encontro com o seu ultimo pensamento.


Castro Chiremba ((Egidio Vaz -Quando os adultos decidem entrar no jogo de crianças)), é uma violaçao do direito da crinça kkkkkk

Like · Reply · 3 · 18 hrs

Américo Tomás Armanze A politica é um jogo. Os pobres não foram feitos para a política, mas para sustentar o poder dos políticos.

Like · Reply · 2 · 18 hrs

Henriques Malas Felismente a questao e essa o Mety Gondola e o real vencedor e os que nao concordam façam um abaixo asinado e me resta saber quem aprovará? Porque tudo e frelimo maos a obra homem lol.

Like · Reply · 2 · 18 hrs




Filipe Zivane Os estatutos deveriam dizer de forma clara que quem completar 35 anos no ano da sua candidatura, não poderá se candidatar. Os estatutos não dizem isso, dai o barulho que se criou não passar de um eco em fundo de poço. Mais certo e dizer se que os estatutos por não estarem claros permitiram a candidatura. Afinal de contas e no buraco da agulha que entra a linha.

Filipe Zivane Nao dizem os estatutos, entao os meus Parabens Mety Gondola. Forca e a frelimo esta contigo. Egidio Vaz vais ter que engolir mais essa e sem gelo.

Egidio Vaz Kkkkk. Tudo o que escrevo nestas paginas é pelo intelectualismo. Pura e simples. Não há nada a mais.


Gracio Flausino Cutana Acho que a idade adulta, será considerado jovens com 40 anos, apartir de já

Like · Reply · 1 · 18 hrs

Tome Shakushasha Quantos anos tens ilustre Egidio Vaz? Estranhamente hoje, para manter coerência na sua tese vais responder que tenho X anos, y meses, k horas e assim em diante. O intervalo da idade é fechado 15 a 35 anos. O Gondola, alia o CAMARADA GONDOLA, tem 35 anos.

Like · Reply · 5 · 18 hrs

Henriques Malas Olha Mano tome shakushasha para esse tipo de equacao eu vou confiar ao Paulino Shakushasha ele e bom de contas e ele podera me responder se e possivel fazer essa equacao ou nao, e logo darei uma resposta celere ao cidadao Egidio vaz lol.

Danilo Tiago Mate porque sofres por coisas que sabes de antemão os seus resultados e consequências?

Egidio Vaz Estou a queimar tempo. Isto está torto desde o pequeno.


Filipe Zivane Egidio Vaz o que conta e deve contar em direito, nao sou jurista e certo mas e o que diz, e o que nao dizem os estatutos.

Egidio Vaz Façamos uma interpretaçao retroactiva. Imaginemos que alguem queira ser membro d J e este está ha seis meses de completar 36 anos. A OJM pode aceita-lo? Porque?

Filipe Zivane Nao tanto as contas muito menos os conceitos.

Filipe Zivane Se os estatutos nao mencionarem. Nao se ve onde esta a gralha a posterior.

Egidio Vaz O ponto é saber como se deixa de se ser memebro da OJM por fator idade: é automático ou existe um procedimento. Sao questoes de fundo que tento discutir, mas que os debatedores querem apenas um corta-mato. Pelo que sei, nao existe um procedimento noramal e nao é automatico, daí que a OJM aloja muitos idosos que se julgam igualmente jovens. Só que estes nao podem ser eleitos porque aí sim, teriam que provar a sua jovialidade.

Lenon Arnaldo Estou curioso, quero ver os regulamentos ou outros instrumentos que regulam este estatuto, quanto a matéria de admissão, idade, expulsão ou demissão. 

Porque pela via dos estatutos , não há violação dos mesmo com a eleição do novo Boss da OJM.

Tudo o resto, não passa de conversa p distrair as mentes das pessoas, ou, com outro fito.

Filipe Zivane Ate a verdade e uma faca de duas pontas. Dai que estamos aqui a "
debateder "

Filipe Zivane Como diz o Egidio. O que nao esta escrito passa no buraco. Pelo bom Senso o Sr Egidio Vaz tem razão. Mas nao se estava a eleger questões de bom senso. Estavam se a eleger pessoas que querem trabalhar.

Egidio Vaz Desejo-lhes bom trabalho.

Germano Milagre Assim desde q demonstrem vontade de trabalhar q se lixe o J da OJM ?!?

Homer Wolf Porque não mostrou essa vontade de W aos 20, 25 ou 30?... 
Ah, provavelmente porque havia outros "mais velhos" que não lhe deram essa oportunidade. Então mbora lá perpetuar o sistema e tambem os barrar as chances aos mais novos.

Abel Zico Dizem que houve uma alteracao dos estatutos na reuniao do Comite Central d OJM que antecedeu as eleicoes do novo SG e que isso ja vinha sendo debadito desde Xai-Xai. Nao se ate que ponto isso 'e verdade, mas esta tudo muito nublado e nada disso dignifica.

Filipe Zivane Mas se houve entao alteração dos estatutos mais uma prova que estamos nós todos, a escrever na agua, porque os estatutos permitem e aceitam a canidatura. Dai muito eco e só barulho.

Abel Zico Filipe Zivane, o artigo 13, nr 1, alinea a) dos estatutos da OJM e nao revogados ate aqui dizem que "perdem o direito de membro quem atingir os 36 anos"... E mais, o artigo 7, nr 1 , diz que "so podem ser membros da ojm individuos entre os 15-35 anos". Qual a duvida ai? A pessoa que me informou nao conseguiu deixar claro se foi alteracao ou proposta de alteracao...Parece que querem alterar para acomodar o Gondola. Manipulacoes so....O resto esta claro.

Egidio Vaz Abel Zico se estes estatutos estiverem assim escritos, entao tenho razao (logica). Se perde o estatuto de membro quem atingir completar os 36 anos como se elege alguém que dentro de 7 meses perderá o estatuto de membro?

Abel Zico Os estatutos estao assim escritos Egidio Vaz, li e reli ainda hoje nao ha equivocos...Estas certo na exposicao. Se houve alguma alteracao pontual foi para acomodar mas ate hoje antes da reuniao do Comite Central eleito o que era 'e isso que vem acima. Mais nada o resto 'e papo.

Egidio Vaz Abel Zico fazem estatutos e depois pontapeia-nos.

Abel Zico Opsssss...o de sempre Egidio Vaz, parece outras coisas 'e que contam...Isso 'e um pontape forte aos estatutos deles mesmo...hehehehe


Imerson Lucas Eu ainda sonhava com o camarada Delfino Guila....parece-me que a OJM ainda vai ser de alguns.

Valquiria Mangule Gosto duas vezes!

Helder Mario Mocambiq 40 anos de independencia, precisa muito mais de Enginheiros civil e agronomo. Chega de produzir POLITICOs porq so criam desgraca.

Filipe Zivane Abel Zico. Foram revogados ou nao foram revogados. Mediante o que tinhas dito houve uma alteração dos estatutos segundo o que li de si. (Uma pergunta outra). O que dizem os estatutos relativamente a candidatura a presidência do órgão!? Alguma alínea a reforçar o impedimento!?

Egidio Vaz Olha nao houve alteracao de estatutos nenhuns. Houve isso sim, uma directiva sobre as eleicoes. A proposta dos Estatutos e os novos estatutos sairao deste congresso. Os estatutos continuam até ha bem pouco tempo, os já conhecidos. Foram pontapeados.

Abel Zico Filipe Zivane, nao sei se foram revogados os estatutos anteriores, e se os novos entraram ja em vigor...O outro caso 'e que para que haja uma revogacao de estatutos duma organizacao social e se aprove a entrada em vigor de novos esses devem ser reconhecidos pelo notario para ter cunho juridico...Nao 'e?Corrijam-me se estiver errado. Para se candidatar a presidente deve ser membro, e para ser membro nao pode ser menor de 15 e superior a 35. E mais, os actuais estatutos, que penso que estao em vigor vincam que todo individuo que atinja os 36 anos perde a qualidade de membro, nao descrimina se 'e ou nao presidente, e logicamente nao pode ser presidente dum orgao se nao reune um dos requisitos para tal.

Egidio Vaz Abel Zico estava mais que claro que se tratou de um assalto. A Frelimo está a saque e em queda livre. Acreditem.

Abel Zico hehehehe...forcaram a aleicao dum SG para cumprir objectivos, tal como fizeram com o ultimo...Hoje a frelimo mostra-se fraudolenta ate na "democracia interna"...Esta a se andar mais para o fundo do mar que para a terra firme.hehehe

Filipe Zivane O que dizem os estatutos sobre quem pode e deve se candidatar a presidência do órgão? Não vamos pela logica porque essa temo lá cada um a seu modo.

Filipe Zivane Egídio Vaz parece me que a mais queda livre nos teus saltos que nos da FRELIMO.

Jaime Gany Pouca vergonha desse sr. Egídio Vaz. ... mete se em assuntos alheios e cai na parvoíce de desinfomar seus amigos que pouco ou nada entendem. Nos somos uma organização séria e comprometida com a juventude. Não se meta cuida da sua organização.

Abel Zico hahaha nao me diga Jaime Gany? Parece que es mais alguem que nao sabe onde esta e o que acontece...hehehe.

Germano Milagre Kkkkkkkkkk afinal essa organizacao tem dono ? E a sociedade não se deve interessar ? Opsioooo ... Ok

Ntsua Obus Neuara Jaime Gany, se não querem que nós nos metamos nos vossos assunto, não usem o os nossos órgãos como a TVM para transmitir vossos assuntos. 
Se não é do teu domínio, saiba que a TVM sobrevive ás nossas custas.

Like · Reply · 5 · 10 hrs

Eusebio Jose Triste qdo oico jovens a se intitular donos de uma organizacao que usam o nome de todos mocambicanos jovens. Ja alcacaram o objectivo,agora dzem mete se em assuntoa alheios,afinal sao alheios!? Pensei que fossem dos mocambicanos.

Láilo Machava "Que nada ou pouco sabem" . Você vive na lua?

Vania Buque Jaime Gany perdeu a língua? Pouca vergonha é o que saiu da sua boca.

Boa Monjane Vivemos todos e todas nesse hospício!

Tedy Alfiete força HENDRO NHAVENE

Like · Reply · 1 · 13 hrs

Manuel Carlos Zacarias Egidio Vaz parece que mais uma vez de tantas outas equovocou-se, pelo que a presidente da Liga Nacional Da Juventude Renamo, esta dentro dos parametros embora no limite. A dr. Ivone Soares, parece-me ter 35 anos de idade completos neste ano, se eh que nao esteja enganado.

Like · Reply · 11 hrs

Joaquim da Costa Leia o último parágrafo do post dele é depois comenta. JC

Egidio Vaz Caro Zacarias, 23 de Outubro de 2015 menos 23 de Outubro de 1979 igual a quantos anos?

Avelino Maputere 36 anos.

Dito Sambo Os nrs também são relativos, daí que digo não há ciência exacta.

Like · Reply · 11 hrs

Artur Sitoe É o mesmo k acontece noutros grupos. Associação de deficientes visuais........dirigida por alguem sem nenhuma deficiencia destacavel.

Like · Reply · 2 · 11 hrs

Jose Eduardo Havendo mais que uma associacao, devia dizer qual delas.


Manuel Carlos Zacarias Filho de peixe sabe roubar, tal pai, tal filho. A roubalheira comeca nas eleicoes gerais com os papas frelimo e acaba nos filhos ojf e dara continuidade na omf no proximo mes de dezembro, creio eu..

Francisco Tabua Exacto, a comparacao de deficientes alias, pessoas com deficiencia visual foi um bom remate. Dai que no momento de prestacao de contas e na tentativa de busca duma razao nao merecida acabam dizendo que eles dizem que nao conseguem ver......e nao nos nao conseguimos ver. Surge uma grande diferenca..........Acredito que a nova lideranca da OJM tambem dira os jovens dizem porque ele nao e jovem.


Francisco Pacheco Chigogoro Noutro seu post eu, já tinha comentado que estava tudo preparado para o cocoana(madala) ganhar essa palhaçada, continuo a dizer que é uma questão de herança, herdaram o hábito de fraude daqueles seus progenitores vindos de nachigwea, ate houveram membros vip dentro da mesma organização, os menos importantes votaram os mais importantes em troca de prato de sopa-

Samson Fumo a ideia era o Regionalismo vencer e não a Juventude

Terminou o assunto OJM, dizem que saíram mais coesos e unidos, se a memória não me trai de acordo com o que acompanho nas redes sociais este slogan pertence a um dos candidatos que lhe foi usurpada e atropelado seus direitos e deveres.

quem venceu?

venceu a oposição, a derrota futura da FRELIMO nos próximos pleitos eleitorais, isso se não forem aplicados os instrumentos legais existentes na OJM para ser ultrapassada essa situação, ou seja aqui eh chamada a intervenção dos mais velhos para organizar a casa, e ajustar as pessoas nos seus devidos lugares, ou então que mudem a descrição Organização da Juventude para um sindicato de idosos. 

quem perdeu?

a unidade nacional foi assaltada, inclusão, coesão, mobilização, direitos e deveres da juventude, o partido FRELIMO desde ontem perdeu o titulo de Partido organizado e exemplar, passa a estar em pé de igualdade com outros partidos em matéria de juventude, ou seja deixa de ter uma organização da juventude, braço juvenil da FRELIMO.

Caros Senhores do Secretariado eleito, estamos conscientes de que de vos não esperamos resultados tangíveis, mas sim só imaginação e nada praticidade, vocês acabam de provar ao mundo que o associativismo eh emprego e não uma escola para emergir profissionalmente, e contrariam a lei da natureza. vocês acabam de mobilizar críticos par vos criticarem a cada dia do vosso secretariado, e desmobilizaram a juventude (membros novos para a FRELIMO).


Alicene Erasmo Atropelo grosseiro...

Francisco Pacheco Chigogoro Por mim ate porque já é bom, Bom porque como no 10 congresso as coisas não correram bem, houveram muitas falcatruas na eleição dos órgãos que originou um descontentamento no seio dos de nachigweas e os da renovação, tenho esperança que na juventude também haverá duas alas, isto já estava acontecer na sala, os apoiantes do Hendro já tinham se apercebido que estavam a girar grandes somas dos dinheiros dos nossos impostos para beneficiar a Victoria do cocoana (o velhote)

Francisco Pacheco Chigogoro A rádio Moçambique, jornal diário, jornal noticias e até os jornalistas e até os papagaios do G40 são nossos assuntos porque recebem do nosso dinheiro,(nossos impostos)

Jamal Machane Na frelimo jovem nunca vai ser secretario antes de ter 45anos eu juro.

Andre Jorge Mas porq nao se muda o nome da Ojm para Ojf? Éq a sigla Ojm engana muitos jovens porque na realidade nao é moçambicana mas sim partidaria.

Geraldo Mandlate Gosto de Moçambique real. Ja passou oo tempo de fazer para ingles ver. Ou seja faz de conta. Este é o meu Pais em que organizacoes ja nao precisam fingir que cumprem com os seu estatutos ou regulamentos. Ninguem de dentro levanta a voz para questionar seja o que for. Os membros ativos e honorarios concordam em unissono de tudo em discunssao de primeiro minuto até ao fim. Um pensador disse um dia:NUM EM QUE TODOS CONCORDAM EM TUDO É QUE NINGUEM PENSA. O resultado é esse.

Manuel Carlos Zacarias Gostei dessa Geraldo Manjate "numa organizacao em todos concordam em tudo eh que ninguem pensa", eu ja havia ditos nos post's passados que na frelimo, basta o chefe disser 2+2 =5, todos devem aceitar, caso nao sera chamado inimigo contra os ideiais do partidao.

Aurelio Paulino Meu caro Egídio, a idade é avaliada a quando da candidatura, isso ainda a nível da celula em que o membro pertence, ou seja; o processo de candidatura não iniciou na escola do partido frelimo na matola, de tal maneira que quando foram entregues os documentos necessários para candidatura, o candidato vencedor ainda estava dentro da idade. Em síntese: não ha e nem houve alguma irregularidade no que concerne as idades, Mety Gondola é um vencedor justo.

Nelson Junior Pelos vistos o Sr.Gondola é um Nortenho....No Governo do Nyusi ha muitos individuos do Centro e do Norte...Nunca fui,nao sou e nunca serei um tribalista ou regionalista,mas sinceramente espero que os Nortenhos e os Centristas no Governo prestem mais atençao às regioes do Norte e do Centro.....pois,durante decadas e decadas os Sulistas eram os "manda-chuvas"...e durante o período em que eles tomavam decisoes,priveligiavam o Sul....O nivel de pobreza e de miseria no Centro e no Norte é alarmante e inexplicavel.....Infelizmente,quando os Nortenhos e os Centristas assumem o poder,acontentam-se dos Mercedes-Benzes luxososs,das Mansoes com piscinas e "mandavam à fava" (sorry pela expressao) as regioes de origem....A Frelimo sem o Norte e o Centro nunca foi,nao é e nunca será a Frelimo....Infelizmente,o Norte e o Centro foram e sao usados pela Frelimo,para que ela fique sempre no poder,porem a pobreza e a miseria é maior nas regioes do norte e do centro...isto é incompreensivel,injustificavel e injusto...Imagino,que os leitores dirao que sou tribalista,mas este é um facto.......E,se olharmos a Historia de Moçambique,chegamos à conclusao de que foram as populaçoes do Norte e do Centro que lutaram contra o Colonialismo Portugues,mas apos a Independencia estas regioes foram e sao "abandonadas" pela Frelimo alegando de elas serem simpatizantes de Renamo,mas esta ( a Renamo),tambem ela vem sacrificando o mesmo povo...Realmente é triste.

Joaquim Manuel Nelson não concordo que o nível de pobreza esteja mais acentuado no Norte/Norte..... Não podemos tomar Maputo como única amostra do Sul..... Gaza e Inhambane não está diferente das restantes províncias.

Nelson Junior Joaquim Manuel,agreed!...sorry,but doyou know what I am trying to say....my apologies for the people of Gaza and Inhambane....We are all in the same boat...sorry again!

Amarildo Samuel Parabéns pelo reparo sr. Egidio Vaz! Moçambique mereçe muito mais do que ter uma organização juvenil manipulado e telecomadada. Avante.

Nelson Junior PS!...O que mete mais medo nao é so a OJM de ser manipulada pela Frelimo,mas sim um inteiro povo,um inteiro País por quase meio seculo (50 anos) de ser manipulado pela Frelimo....e é mais triste,ver a Renamo a fazer o mesmo...Em Moçambqiue quem tem armas é que decide...a voz do povo,ela é ignorada....Ha muito tempo que o povo tem pedido à Renamo de parar de disparar...nao ouvem!...Ha muito tempo que o povo tem pedido à Frelimo de parar de roubar...tambem ela nao ouve...Estes dois parttidos sao a quebra quebra quebra de cabeças dos Moçambicanos...Tem armas!

Victor Vasco Sitoe Vivas Realmente!!! Kkkkk!!!

Albertino Corrente Concordo contigo Jamal Machane

David Abilio Bom, devia haver clareza daquilo que se pretende por em causa. É o processo? É o eleito? Ou são os eleitores que tiveram pelo menos 3 alternativas? Quanto a referencia da idade limite, aqui não há novidade. Vejamos todos os outros processos como a matrícula para o ingresso ao primeiro ano da escolaridade ou para o recenseamento eleitoral apenas só para citar os processos mais abrangentes. O limite da idade para preenchimento de requisito legal para esses processos é sempre o dia 31 de Dezembro por razões óbvias que julgo que todos conhecem e concordam. É isto é universal. É diferente de uma acção individual . Repito, o que está sendo posto em causa nesta eleição?

Abilio Manel Dezem k as caravanas da ojm sao esperadas em muxungue por homens armados.pr confirmar ainda..

Noa Inacio Eu avisei aos teus candidatos EV que essa encomenda ia servir para fortificar a candidatura de Mety Gondola. Sem o seu post eles tinham mais chances. Na Frelimo e a FRelimo não se pode agir com base em recados externos tazaver

Egidio Vaz Noa, eu perdoaria qualquer estupido que dissesse palavras iguais. A ti é que não. Sinto muito mas as vezes é preciso dize-lo. Tu não conheces mais a Frelimo que ninguem, pelo menos que eu é que não. Talvez ao nível da roubalheira e de maus hábitos. Vai te lixar.

Noa Inacio Xamwari eu os avisei. Kakakakka kakakka

Egidio Vaz Noa Inacio existe muito boçal neste post que fala baboseira pior que sua.



Humberto Felix Bissane eu ja registei meu cartao sim aqueles k nao aceitam a diferenca de pensamento continuam a maquinar leis p intimidar e ou agir contra kem nao pensa igual ou seja kem nao e nosso triste e dizemos k somos livres p lei mas a realidade deixa muito a desejar.


Comments

Zee Mavye Houve muita espectativa por parte dos concorrentes e seus apoiantes, e não houve transparência no processo de votação, e outra, não sabemos perder e não sabemos vencer.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Juma Aiuba A culpa é mesmo dos apoiantes das candidaturas. Os candidatos são pessoas humildes, pelo menos o Dalfino Hóster Guila e oMety Gondola.

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Filipe Zivane As organizações são vivas. Feitas por homens comprometidos com causas. Causas pessoais de grupo de índole de interesse. As organizações não são organismos simétricos, feitos a medida, a régua e esquadro. O que nos move dentro das organizações antes mesmo do interesse pela coesão, e o interesse individual, o destaque no seio da colectividade. Portanto meu caro Aiuba e assim no Partido Republicano e assim no PS em Portugal e assim na empresa onde trabalhas e assim em qualquer lugar onde o mundo e feito por homens. Mondlane e todos outros que o perfilaram faziam parte de uma organização de indivíduos com interesses confessos e não confessos. E um engano de pensamento olhar se para o homem como um ser de hábitos adestrados e anunciados. Somos membros de uma família numerosa, planetária, só vinga nas organizações, no mundo quem faz escolhas no momento certo para o lado certo.

Gosto · Responder · 4 · 1 h



Muami Ruv Ainda nao vi o post d camarada Bitone ViageViage que tanto nos bombardeou com sondagens que fazem lembrar daquelas feitas pela Unilurio aquando das eleições de 2014

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Juma Aiuba Também não vi. Mas, é sondagem ou soNHagem.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Bitone Viage Bem haja o Cda Mety Gondola, pela vitoria convincente, o resto são detalhes indebativeis

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Juma Aiuba Exacto. Tudo intestinal.

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Filipe Zivane Obrigado Juma apenas uma acha a mais para entendermos melhor como as coisas se processam no seio das colectividades.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Gizela Wenda Wenda Partido qual qué pah esses so pensam na molaaaaaaa

Sem comentários: