sábado, 28 de novembro de 2015

Há mesmo vontade de combater o Estado Islâmico?


34160 PARTILHAS
A repetição de incidentes militares entre potenciais aliados na luta contra o terrorismo islâmico enterrará de vez a possibilidade de uma frente comum e alargara mais a instabilidade no Médio Oriente.
Depois dos actos de Paris, criou-se a impressão de que finalmente iria ser criada uma frente internacional de combate ao Estado Islâmico na Síria e no Iraque, mas os seus participantes colocam os seus interesses mesquinhos acima de tudo.
O derrube do avião militar russo SU-24 por um F-16 é um dos exemplos mais claros disso. A Rússia sentia-se a “senhora dos ares”, não obstante os reiterados avisos das autoridades turcas de que não estariam dispostas a tolerar violações do seu espaço aéreo. A confiança da aviação russa era tão grande que os seus bombardeiros voavam sem acompanhamento de caças, tanto mais que está convencida de que o Estado Islâmico não possui armas capazes de derrubar os seus aparelhos.
Além disso, o Kremlin subestimou o desejo do Presidente turco Recep Erdogan de fazer respeitar o “orgulho nacional”, demonstrar a sua força com vista a consolidar o seu poder no interior do país depois da última vitória eleitoral, bem como não calculou até onde vai a ambiguidade da política turca face ao Estado Islâmico. Por um lado, Ancara jura apoiar o combate ao terrorismo, mas, por outro lado, o território turco serve de canal de escoamento do petróleo extraído pelo EI, sendo o filho do Presidente turco um dos maiores lucradores com o negócio.
As acusações de Moscovo a Ancara irão subir de intensidade. Vladimir Putin começou por acusar a Turquia de ser “cúmplice” dos terroristas e de ter recebido uma facada pelas costas, mas já vai na acusação de que “a direcção turca realiza uma política consciente de islamização” e, para que não haja dúvidas de que Moscovo não perderá a oportunidade de retaliar, ordena a instalação de sistemas de defesa anti-míssil S-300 na Síria.
Estados Unidos e NATO, embora solidárias com a Turquia, pois esta é membro da Aliança Atlântica, tentam atirar água fria para a fervura a fim de não deteriorar as já más relações com a Rússia e de não enterrar definitivamente a ideia da coligação internacional antiterrorista.
Moscovo e Ancara afirmam não querer avançar para a guerra, mas as retaliações russas já começaram: os turistas russos foram de imediato aconselhados a não passar férias na Turquia. Tendo em conta que a Rússia é o país que mais turistas envia para as praias e estâncias turcas — mais de um milhão por ano —, isso será um duro golpe na economia turca. Além disso, o Kremlin ameaça suspender as conversações sobre a construção de um gasoduto através da Turquia para o Sul da Europa e da central nuclear que está a construir em território turco.
Ancara tem uma “perigosa arma” de resposta: o encerramento dos estreitos marítimos entre o Cáspio e o Mediterrâneo aos navios russos, o que iria complicar seriamente as operações militares da Rússia na Síria. Mas ela não deverá ser empregue pois trata-se de uma autêntica declaração de guerra.
Pelos vistos, as condições não deverão chegar tão longe, mas a repetição de incidentes militares entre potenciais aliados na luta contra o terrorismo islâmico poderá enterrar definitivamente a possibilidade da criação de uma frente comum e alargar ainda mais a zona de instabilidade no Médio e Próximo Oriente.
Nesta situação, a visita de François Hollande a Moscovo e o seu encontro com Putin é de extrema importância e poderá restabelecer o processo de aproximação entre a Rússia e a NATO na luta contra o terrorismo.

34 Comentários

  • Luis Miguel Bonifácio25 Nov 2015
    O Bósforo é um estreito internacional. A Turquia não pode encerrá-lo à navegação por dá cá aquela palha. Tem primeiro de declarar Guerra e só depois é que o pode encerrar.
    A Rússia fornece cerca de 60% do gás natural consumido na Turquia….
  • Afonso Costa25 Nov 2015
    1- Até que enfim que o Milhazes começa a fazer as perguntas certas em vez de dar respostas tolas!
    2- “Há mesmo vontade de combater o Estado Islâmico? ” – CLARO que não!! Não há nem tem nada que haver!!!!! Eu estou farto de o dizer!!! Quem tem que combater o EI são os outros islamitóides, se quiserem!! Problemas na Islamitolândia é dos islamitóides, de mais ninguém. Tem que se controlar os animais mas estamos muito longe de ter chegado ao timing para o ocidente intervir. Até porque NENHUMA autoridade da região pediu para o ocidente o fazer, que eu saiba! A que propósito é que vamos meter o bedelho onde não somos chamados???? Temos que controlar as coisas à distância, SÓ!!!!
    3- O filho da Putina faz cada vez mais figura de urso, como eu disse no dia em que ele se começou a armar em cowboy. Não tem nem a competência, nem a capacidade, nem o estofo, nem exército para se armar em cowboy e se não se enterrar na Siria vai fazer figura de sendeiro, no minimo!
    4- A Turquia manda um bombardeiro russo abaixo e a resposta do filho da Putina é esta???????????? Sinal de TOTAL FRAQUEZA!!!
    5- As ameaças putinistas valem ZERO!!!! Ele também ia deixar a Europa a tiritar de frio por causa da Ucrânia; também ia colocar tanques russos novamente em Berlim, etc, etc. Não faz nada, baixa a bola e cala o bico!!!! A Rússia é uma potência de 2.ª linha! Se não tivesse poder nuclear não valia um traque!
      • Norton Zig25 Nov 2015
        Putin está mais interessado em ajudar a espalhar a confusão na Síria para vêr se saca daí algum benefício quando começar a divisão do país pelas “forças libertadoras” e para isso precisa de dar xarope ao Irão para este depois não começar a tossir muito.
    • Afonso Costa25 Nov 2015
      Rafael, KY Gel costuma resultar!
      Caro Paulo, diga lá honestamente: se alguém tivesse dito há 2 meses que os turcos iam mandar um avião soviético ao chão e que a resposta do filho da Putina era a que foi, o Paulo tería acreditado????????
      Vamos ver quanto tempo é que dura a “resposta” soviética… vamos ver quem é que precisa mais do outro, se a Turquia da Rússia se a Rússia da Turquia…
      Olha se os turcos começam a facilitar, ou a estimular, a circulação de turras com destino à Russia, ali pela Geórgia e pelo Azerbeijão…
  • sillas va25 Nov 2015
    Com tantos interesses em jogo nas relações entre a Turquia e a Rússia, porque Erdogan deu um passo tão perigoso, ao ordenar abater um bombardeiro Russo ? Como o sr Milhazes diz, são mais de um milhão de turistas russos que anualmente visitam a Turquia, 60% do gaz consumido pela Turquia vem da Russia, por outro lado a Rússia tem contrato para construção de várias centrais nucleares no valor de 20 biliões de dólares, a Rússia é o país que mais importa produtos da Turquia, para os russos reabastecerem a sua base naval na Síria tem que passar pelo estreito de Bósforo controlado pela Turquia. Alguém terá de ceder e acredito que não serão os russos. Uma potencia nuclear como a Russia terá que retaliar de qualquer maneira, para não cair em descrédito
  • José Pedro Faria25 Nov 2015
    «A Rússia sentia-se a “senhora dos ares”, não obstante os reiterados avisos das autoridades turcas de que não estariam dispostas a tolerar violações do seu espaço aéreo».
    Portanto, Milhazes, perante duas versões contraditórias dá razão a uma delas – a de que a aeronave russa penetrou em espaço russo, o que condiz com a sua postura anti-Putin primária. A verdade é que a aeronave russa tombou a 4 kms da fronteira turca, dentro de território sírio e a Turquia não apresentou qualquer prova de violação do seu espaço aéreo nem dos “avisos” que terá feito.
    A história é outra: a Turquia não deseja a aniquilação do DAESH porque está a lucrar imenso com a organização terrorista, comprando petróleo a um preço ridículo, e teme uma aproximação Rússia-Irão, após a presente reaproximação Rússia-França. Por outro lado, não há povoações turcomenas na zona do incidente, ela é quase desabitada. O que há é terroristas que recebem regularmente auxílio direto da Turquia.
    A Turquia cometeu um erro gravíssimo e irresponsável, e se houvesse uma resposta militar russa, ela seria devastadora, originando possível resposta da NATO, com perigo para a paz mundial. Mas não sendo Putin tão irresponsável como o seu homólogo turco, a resposta russa será possivelmente contundente, mas utilizando outras vias, nomeadamente endurecendo a presença junto à fronteira síria e contra-atacando economicamente.
    Espero que não haja qualquer irresponsável reincidência turca sob pena de todos virmos a pagar por isso. É que como se tem visto na Síria o armamento militar russo atual é verdadeiramente imponente, basta pensar no poderio dos mísseis de cruzeiro e nas bombas de fragmentação e termobáricas.
    • Paulo Inacio Chitungo paulo25 Nov 2015
      Certo… Concordo plenamente consigo Caríssimo José Pedro Faria. Mas alguns são tão hipócritas e nem têm coragem de dizer que a Turquia cometeu um erro grave, se não fosse a responsabilidade do grande Putin assistiríamos uma guerra mundial. Por outra a Turquia realmente confirmou o que já se suspeitava sobre o seu apoio ao EI.
    • sillas va25 Nov 2015
      Estou de acordo consigo em quase tudo que escreveu, menos na parte que diz que em caso de resposta militar russa, a nato responderia. Mesmo que o presidente americano fosse um conservador como, ou pior que George Bush a Nato não responderia diretamente, mas sim indiretamente, porque mesmo que houvesse um ataque nuclear preventivo por parte da Nato a Europa e os próprios estados unidos não escapariam da golpe de resposta que os russos ensaiam a muitos anos caso forem atacados. Portanto a Turquia mesmo com todas as clausulas da Nato seria sacrificada e talvez a Nato se desintegra-se por causa das divergências que surgiriam no seu seio se o mundo tivesse a beira do abismo.
  • Jesus Cristo laico25 Nov 2015
    ELEMENTAR – Os curdos/peshmerga que lutam pela sua independência atacam o bando islamista e são atacados pelos turcos: Os sírios revoltosos que têm recebido apoios do Estado Unidos batem-se contra as tropas de Bashar al-Assad e nos entretantos atacam o bando islamista são atacados pelos russos que também bombardeiam algumas bases do bando islamista para despistar. As tropas de Bashar al-Assad atacam os revoltosos sírios e nada fazem contra o bando islamista esperando que estes assassinos enfraqueçam os revoltosos. Os Estados Unidos e os franceses despejam umas bombas sobre o bando islamista para acalmar as suas gentes, americanos e franceses. Concluindo todos temem o bando islamista; os turcos querem neutralizar e enfraquecer os curdos/peshmerga; os americanos querem a desordem na região para neutralizar o Irão e dominar as áreas petrolíferas; os russos querem dar apoio à Síria para dominarem as áreas petrolíferas e posicionarem-se na região contra os americanos: os franceses querem fazer guerra aos islamistas e juntare.se aos vencedores para beberem algum petróleo; os ingleses fazem o jogo dos americanos mascarados de moralistas.
  • PortugueseMan .26 Nov 2015
    …A Rússia sentia-se a “senhora dos ares”, não obstante os reiterados avisos das autoridades turcas de que não estariam dispostas a tolerar violações do seu espaço aéreo…
    Meu caro…
    Temos um “ar” de regozijo?
    não seria a primeira vez, de facto. Tenho boa memória.
    …A confiança da aviação russa era tão grande que os seus bombardeiros voavam sem acompanhamento de caças…
    A Rússia não tem caças para proteger os seus bombardeiros. Não é uma questão de confiança. Vamos lá a ver a coisa. O Estado Islamico não possui força aérea. Os 4 caças que a Rússia enviou, são apenas para dar um ar de respeito à sua força aérea.
    A Rússia entrou num conflito a meio, com várias forças aéreas a operar, cada uma com os seus objectivos. O espaço aéreo sírio, estava escancarado. Americanos, ingleses, turcos, franceses, israelitas…
    Acha que os 4 caças que enviaram era para combater tudo e todos? Mas se enviassem mais, eram um sinal hostil. Entraram a dizer que iam combater o Estado Islâmico, e aparecem com dezenas de caças? para combater quem?
    O facto é que os russos entraram, e passou a haver mais algum respeito pelo espaço aéreo sírio. Mas os 4 caças não estão lá para abater quem se porte mal, estão lá para impor respeito.
    …Além disso, o Kremlin subestimou o desejo do Presidente turco Recep Erdogan de fazer respeitar o “orgulho nacional”,…
    Eu acho é que você está a subestimar a posição russa. Bom, pelo menos neste artigo não está a falar da iminente desintegração da economia russa, nem dos decrépitos aviões russos que nem se sabe como chegaram a voar até à Síria. Menos mal.
    E nem falar de aviões modernizados ou novos. Modernização é uma palavra proibida certo?
    Mas vamos falar de “subestimações”.
    A Rússia não tinha justificações para encher a Síria de caças russos. O Estado Islâmico não tem força aérea. Bom, agora devido a esta brilhante jogada turca, eles podem ser enviados.
    A Rússia não tinha justificações para encher a Síria de sistemas defensivos de topo, os tais que até você tantas vezes chamou de sistemas ofensivos, quando estavam para ser vendidos ao Irão. Qual a justificação de meter sistemas defensivos de topo para combater o EI? Eles não têm aviões. Bom, agora devido a esta brilhante jogada turca, eles podem ser enviados.
    Mais, fala-se do envio do sistema S-400, o supra-sumo deste tipo de sistemas e operado por russos. Na Síria. O que os israelitas não devem estar a chamar aos turcos…
    A Turquia tem estado a tentar que o pipeline que vem do Qatar/Arábia saudita chegue até si e à Europa, de modo a diminuir a dependência destes dois do gás russo. Mas este pipeline precisa da Síria e do Iraque.
    Curiosamente no mesmo ano em que começou a guerra na Síria, um outro pipeline tinha sido acordado. Um pipeline que levaria o gás iraniano, atravessaria o Iraque e chegaria à Síria.
    Não sei se está a reparar na coisa, mas o Irão dá-se muito bem com a Rússia. A Síria também. E… sabe quem deu autorização de sobrevoou para os russos chegarem á Síria com os seus aviões? pois, foi o Iraque.
    Neste momento, devido ao “orgulho nacional” de Erdogan, a Rússia pode despejar caças na Síria, encher aquilo de sistemas anti-aéreos e bombardear com toda a ferocidade a fronteira.
    A Turquia? A Turquia compra gás russo.
  • Carlos Carapeto26 Nov 2015
    Serguei Shogu já tornou publico que a Rússia vai enviar 20 aviões de caça do modelo mais avançado para a Turquia e que a partir de agora nenhum bombardeiro Russo realiza missões de combate sem proteção.
    Mais o cruzador lança misseis Moskva está a dirigir-se para junto da costa Síria no sentido de proteger a aviação Russa que está a operar no espaço aéreo Sirio.
    Afirmou também Shoigu que vão ser instaladas baterias de misseis S400 na Síria, este tipo de defesa anti aérea até este momento só tem estado em serviço no território Russo. Portanto trata-se de uma séria advertência da Rússia para que a partir de agora as provocações têm que cessar.

    Por outro lado a Rússia já tinha avisado com as novas armas que está a usar que tem capacidade de atingir qualquer alvo de um extremo ao outro da Europa e todo o Médio Oriente até ao Indico com uma precisão que qualquer dos seus adversários da NATO não dispõem.
    (Desejo lembrar apenas que os últimos modelos de misseis de cruzeiro Russos usados contra o DAESH foram igualmente um sério aviso aos belicistas da NATO, cuidado que temos capacidade para os enfrentar).
    Esperamos que a resposta Russa à provocação Turca não se traduza no apoio da Síria, Iraque e Irão aos 25 milhões de Curdos que habitam na Turquia, se isso acontecer vai ser o fim da Turquia.
  • Zé Artur26 Nov 2015
    O jornaleiro Milhazes começa finalmente a perceber a real intenção por parte dos excecionalistas em acabar com o EI.
    O mundo passa demasiado tempo a discutir a “moderação” dos rebeldes e muito pouco ou nenhum tempo a discutir quem beneficia com a compra e venda de petroleo do EI.
  • Manuela Rosalina26 Nov 2015
    Este senhor é perigoso…faz um jornalismo copy/paste das centrais noticiosas do regime ocidental….pois bem, esqueceu-se de dizer:
    Em 2012, a Síria abateu um F-4 Phantom turco, dentro do espaço aéreo sírio – “Erdogan afirmou que “uma curta violação do espaço aéreo perto da fronteira nunca pode servir de pretexto para um ataque” ….28 membros da NATO disseram que o abate do avião era “inaceitável” e apoiaram a Turquia “num espírito de solidariedade forte”…..o Secretário-Geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, disse: “É mais um exemplo do desrespeito das autoridades Sírias pelas normas internacionais.”…está tudo dito….para além disso, se fizerem as contas, um SU24 demoraria 28 segundos a atravessar a faixa alegadamente invadida…penso que 28 segundos é pouco tempo para emitir 10 avisos, posicionar o avião e disparar….mas ok, bem sei que os turcos são uns ases no ar…
    MAIS, ainda não se falou aqui na TugaLândia, mas os ditos rebeldes moderados, aqueles que são apoiados pelo Ocidente, incluindo a Turquia, abateram no ar o piloto que se salvara de paraquedas….isto é um crime de guerra, para quem não saiba. MAIS, os mesmo rebeldes,os bons, abateram com um TOW de fabrico americano um helicóptero que fazia a operação de salvamento…outro crime de guerra.
    Por fim, Bilal Erdogan, filho do homem do momento, é o principal comprador de crude vendido pelo ISIS, com total cumplicidade estatal, financiando assim terrorismo…até o Joe Biden se descaiu e depois pediu desculpa pela verdade dita….http://edition.cnn.com/2014/10/05/politics/isis-biden-erdogan-apology/

    Basta que cada um pesquise um pouco na WEB e pense com a sua cabeça (capacidade rara no mundo) perceberá o que se está a passar – A Russia estava a dar cabo do ISIS em 2 meses de bombardeamentos estratégico, coisa que os EUA e amigos não conseguiram desde 2012…que falta de pontaria. Basta ver que o ISIS foi criado, armado e financiado pelos EUA para promover as necessárias alterações de regimes no médio oriente…nós é que pagamos a fatura com os tais migrantes e a Rússia é que é o mau da fita….que mundo louco! Este Milhazes deve ser Judeu sionista, rápido no copy/paste!
  • Jose Jordao28 Nov 2015
    como é que se pode ser potencial aliado do corrupto ditador e assassino Erdoğan, no combate ao DAESH, se, aproveitando até, a afinidade sunita comum, os apaniguados, incluindo os filhos do Erdoğan, beneficiam directamente do trafico de petróleo sírio, isto é enriquecem com ele. É uma maçada, o trafico terrestre de petróleo, que no mínimo paga direitos alfandegários, a cada um dos grupos terroristas, que lhe salta ao caminho, assim financiando o terrorismo, ser estragado pelo bombardeamento aéreo dos camiões de regresso, já vazios, e precedido de sobrevoo de aviso, uma vez que os seus condutores já o têm descrito. Por isso o Erdoğan perdeu a cabeça e inventou aquela, de que o bombardeiro que sobrevoava espaço aéreo turco, há escassos segundos, não foi abatido, sem ter sido avisado pelo menos meia dúzia de minutos
  • Zé Artur26 Nov 2015
    Na realidade Pedro Marques, o SU-24 é mais do que bombardeiro,apesar de nestas missoes apenas desempenhar funções ao solo.
    Se reparar os nomes de codigo da NATO começam por B para bombers, C para avioes de carga e F para os figherts.
    Na turquia e o t é prepositadamente pequeno, o SU-24 foi um completo “sitting duck” para o F-16, incapaz de se defender contra outra nave, porque não ia armado para tal missao, embuscado literalmente.

Comentar

Sem comentários: