quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Nampula já tem maternidade modelo

Ariel Inroga's photo.
ACREDITADA PELA PRIMEIRA-DAMA: 
Sexta, 27 Novembro 2015

A MATERNIDADE do Centro de Saúde 25 de Setembro da cidade de Nampula é desde ontem considerada modelo e foi acreditada pela esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, numa cerimónia em que foram reconhecidos os profissionais da Saúde, membros da comunidade e parceiros de cooperação que se destacaram para o sucesso daquela unidade sanitária.
Este reconhecimento deve-se ao facto de aquele Centro de Saúde responder a mais de 80 por cento dos níveis exigidos de qualidade no que diz respeito, por exemplo, ao nível de atendimento humanizado e à qualidade das infra-estruturas.
Para Isaura Nyusi, o feito é mais uma prova do esforço conjugado pelos profissionais daquela unidade sanitária e da sua comunidade em cultivar as boas práticas na prestação dos cuidados de saúde.
“Depois de testemunharmos, recentemente, a acreditação das maternidades modelo de Quissico e Vilankulo, na província de Inhambane, e a Maternidade 1o de Maio na província de Manica, estamos cada vez mais convictos de que é possível em conjunto e com forte determinação melhorar a qualidade de atendimento nas nossas unidades sanitárias, especialmente a nível das maternidades”, observou.
A Primeira-Dama reconheceu a importância da iniciativa no resgate dos valores morais que norteiam os moçambicanos e na mobilização para uma maior participação das comunidades nos processos de gestão das unidades sanitárias.
Contudo, reconheceu haver ainda desafios para que todas as maternidades do país sejam reconhecidas como tendo altos padrões de qualidade. Para tal, entende que há necessidade de se instalar mais infra-estruturas, colocar recursos humanos em quantidade e qualidade e providenciar consumíveis hospitalares e medicamentos suficientes em todas as unidades sanitárias.
Na ocasião, a esposa do Presidente da República aconselhou a todas as mulheres em idade reprodutiva e seus parceiros, para que adiram aos serviços de planeamento familiar e usufruam, igualmente, de todos os serviços prestados nos hospitais.
Exortou ainda aos moçambicanos para que adoptem medidas simples de higiene para a prevenção de diarreias, da cólera e da malária, tendo em conta que o país está na época chuvosa.
“Lavar sempre as mãos com água e sabão ou cinza antes de preparar os alimentos. Lavar bem as verduras, os legumes e a fruta com água tratada com “Certeza” ou fervida antes de comerem. Conservar devidamente os alimentos; construir e utilizar correctamente a latrina e mantê-la sempre limpa e tapada. Lavar as mãos sempre depois de usar a latrina; não praticar o fecalismo a céu aberto (no quintal, na praia ou próximo do rio), pois isto pode colocar a vossa vida em risco. Previnam-se da malária dormindo debaixo de uma rede mosquiteira e melhorarem o saneamento do meio”, aconselhou.
A esposa do Presidente da República encontra-se em Nampula desde a quarta-feira para uma visita de trabalho e diálogo com diferentes membros da comunidade para a busca de consensos na resolução de alguns problemas que enfermam as comunidades locais.
De salientar que a Primeira-Dama ofereceu enxovais aos primeiros bebés que nasceram ontem na maternidade do Centro de Saúde 25 de Setembro, assim como de alguns bens de uso para aquela unidade sanitária, a 7ª a ser acreditada modelo no país.
EVELINA MUCHANGA

Sem comentários: