quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O dólar pode matar MOZEFO


Matematicamente, pode-se dizer que o MOZEFO virou um negócio falhado para os organizadores. Quero acreditar que, quando a iniciativa foi orquestrada, não se esperava que o dólar atingisse as nuvens. Hoje que o dólar passou dos níveis moçambicanamente imagináveis, o MOZEFO passou a ser um negócio inviável.
Os promotores do MOZEFO decidiram contratar oradores cotados em dólar e muito caros, diga-se. Decidiram também montar tendas que me parecem também caras, deixando locais nacionais alugados em Metical. Não me parece igualmente que a restante logística seja barata.
Na actual conjuntura do metical face ao dólar, a venda dos ingressos-convite só vai pagar o aluguer de dois microfones. Para pagar cachet, passagens e estadia dos oradores provenientes das Europas só se duplicarem o valor dos ingressos-convite. O MOZEFO ficou insustentável financeiramente. Posso estar equivocado (juro que gostaria de estar), mas a probabilidade é maior.
O impacto disso são os improvisos que estamos a ver hoje: fez-se parceria com uma instituição para promover feira & exposição de empresas e marcas no local do fórum [tipo FACIM], hinos do MOZEFO, etecetera.
Com um pouco de azar, pode-se cancelar um orador caro alegando sobreposição de agenda ou doença ou, então, pode-se fazer/aglutinar tudo num só dia alegando-se previsão meteorológica, agenda, e outras artimanhas.
- A grande sorte dos organizadores é o facto de não pagarem as suas publicidades. Se pagassem, "era uma vez uma bolada chamada MOZEFO".
19 others like this.
Comments
Jr Chauque Boa analise JA ,esta tudo a "bater" certo ate agora
Celso Fernando Nem mais, nem menos, muito pelo contrario. Obrigado
Filipe Zivane Mas Juma Aiuba o Mozefo sendo uma boa bolada para os seus organizadores, e desinteressante do ponto de vista de utilidade? Como propósito ou meramente como negocio, incorre em alguma trambiquisse que lesa a nossa inteligência colectiva, ou ate mexe com dinheiros públicos do Estado orçamentos do estado! Nao e bom que hajam iniciativas privadas onde se discutam questões Globais e Nacionais !? Promovendo debate social económico e político com oradores renomados. Qual e a azia em relação ao Mozefo? Uma iniciativa privada.
1
21 hrs
Muami Ruv Bolada chamada Mozefo
1
19 hrs
Suhele Suhele Boa observação como de sempre!
1
18 hrs
Alexandre Chivale Vou escrever uma prosa com o título " O mano Juma Aiuba e o Mozefo ". Já vi que estás a descortinar os tipos à lupa. Ehehehe
2
17 hrs
Leonilda Sanveca Sería bom a partir daí reconhecer que aqui no nosso país temos especialistas de mérito que poderiam muito bem oferecer reflexão credível sobre a nossa realidade. Assim não gastariam tanto com o pagamento e alojamento, por exemplo. Mas temos sempre a ideia de que os de fora sabem mais que nós mesmos. Eu pergunto: quando eles em seus paieses organizam foruns e debates sobre a sua realidade convidam mocambicanos? se sim quantos?
Filipe Zivane Leonilda Sanveca podes crer que sim. Os Mocambicanos nao ficaram a margem das ideias. Muitos nossos compatriotas e nao sao nada poucos, participam ativamente e com muito brio em grandes simposios "fora de portas". Disso nao devemos nos queixar somos uma massa cinzenta reconhecida e de mérito. Nossos especialistas em diversas áreas do saber sao convidados com muita frequencia. O que nao entendo e porque estqmos constantemente a por defeitos a gente que faz empreende no nosso querido Pais
1
11 hrs
Leonilda Sanveca estou apenas comentando este post especifico relacionando a questao de mudanca brusca do cambio. Agora se as pessoas poem defeitos em tudo o que a gente faz me distancio dessa visao e dessa pratica porque nao tenho a mesma visão. Agora que é um facto de que de alguma forma este cenario de mudança e desequilibrio no cambio pode afectar as contas do evento não tenho duvidas e acho que os outros também nao tem duvidas senao seria ingenuidade demais.
2
11 hrs

Sem comentários: