sexta-feira, 27 de novembro de 2015

OJM - METY GONDOLA, UMA CANDIDATURA QUASE FRAUDULENTA


4 hrs · Edited · 

básicos, o senhor Gondola tem 35 anos e cinco meses; ou seja, ele vive para além do intervalo estatuído pela lei da OJM. Para efeitos legais, o senhor Gondola já não é jovem. E os estatutos impõem limites. Aqui existem uma diferença fundamental. O intervalo é de 15-35 sendo 15 anos o mínimo e o máximo 35. 
Ou seja, um jovem que nasceu a 19 de Junho de 2001 não pode ser membro da OJM porque ainda lhe faltam cinco meses para satisfazer a idade legal. Como pode um “velho” com 35 anos e cinco meses dirigir uma organização cujo limite para se ser membro é 35 anos? É uma questão de lógica.
Ora, voltando para o seu manifesto, mais uma razão para não votar nele, por varias razões:
1. O manifesto apresenta promessas e disposições ilegais. Vide as partes sublinhadas
2. O manifesto está fora dos objectivos da Frelimo 
3. O manifesto confunde o papel de uma organização política de uma ONG ou quase ONG como o CNJ.
Se hoje Gondola ganhar, o futuro da OJM será como se advinha neste folheto: confuso, difuso e intrometido em assuntos que não lhe dizem respeito.
Para mim, uma boa candidatura é aquela que está alinhada com os objetivos do partido Frelimo, nomeadamente contribuir para a mobilização publica e política em prol da agenda política da Frelimo e do programa de governação deste bem como contribuir para as sucessivas vitórias politicas através da mobilização e angariação de mais membros; promover a sustentabilidade política e ainda servir de viveiro político para futuras lideranças politicas. Nada disso esta espelhado neste manifesto.
O problema é VOSSO.


Pedro Cossa uma referência de Maturidade e atitude.
Pedro Cossa confia na Frelimo e nos seu líderes, sabe ler os sinais e dar passos firmes.
Pedro Cossa confiou no seu amigo Mety Gôndola para ser seu assessor no cargo de SG da OJM, volvidos 12 meses Mety Gôndola abandona Pedro Cossa porque este estava a fechar o cerco das manobras de infiltração do MDM na Frelimo impondo o seu amigo Saída Aly filho do vereador do MDM na Cidade de Nampula.
Pedro Cossa reunio os seus assessores e disse não quero ver mais o Senhor Saíde Aly aqui na sede Nacional porque eu sou da Frelimo e sou responsável.
Mety Gôndola não gostou e na companhia do seu amigo Borge da Silva abandonaram o SG da OJM porque ele não quiz trair a causa da Frelimo.
Queres a verdade ? A verdade está na falta de vergonha deste jovem que usa o nome da sua origem para comover os jovens .
Mety Gôndola almoça e janta com o MDM e traio a Frelimo por isso que a Frelimo perdeu na cidade de Nampula

Gosto
Comentar
66 people like this.
Comments

Mathew Sambila Chiweteka Ele tem 35 os meses parte se não seria, 35 anos e meio.

Felix Nhabanga Os meses contam sim. Por isso em hospitais sérios, quando vamos as consultas, põem os anos de idade e os respectivos meses na ficha.

Custódio João Sabonete Ficha, assim é que é Felix.


Francisco Pacheco Chigogoro E pelos vistos as manobras já foram feitas para uma vitória desse madala(cocoana) mais também como todos estão habituados as fraudes que herdaram dos seus velhos de nachigweas, esse problema é deles.

Danilo Tiago Mate, Eduardo Munhequete foi dirigente do CNJ ou OJM?.

Egidio Vaz Querem sair da OJM com 41 anos! É demais..

Joaquim da Costa As sondagens por aquelas bandas da Matola, dão vantagem a este jovem velho kkkk. JC.

Egidio Vaz kkkkk.


Vasco Acha Munhequete foi do CNJ.

Gabriela Das Neves Santos Dalfino Hóster Guila, vai vencer essas eleicoes, nao restam duvidas..

Albino Muchanga Mety Gondola foi meu professor em algumas disciplinas na UEM e sempre mostrou ser uma pessoa muito boa. Fico muito triste em ve-lo metido em negocios sujos como este..

Carla Saya OJM deve ser liderada por jovens..

Dias Carlos A preocupacao nao devia ser so em relacao a idade dos candidatos, mas tb aos membros (votantes)..

Dias Carlos Digo, idade dos membros..

Mateus Francisco Navaia Em alguns "Time Line's desde as 8:00h já se canta como virtual vencedor o candidato Dalfino Hoster Guila..

Emillia Paula Mandlate Deixemos a OJM ser dirigida por Jovens..

Thompson Namarroi Não difamem o coitado. Kkkkkk.

Emillia Paula Mandlate Divulgar irregularidades eh difamar?.

Thompson Namarroi Oh sra magistrada nao sou tao entendido de leis como a sra. Mas Não me parece que seja irregularidade candidatar se com a idade correcta e uns mesitos a mais?.

Thompson Namarroi Agora discutir o manifesto, deve ser uma análise global a todas outras candidaturas..

Carla Saya Creio que o Egidio Vaz foi claro ao dizer a única candidatura que me parece problemática...

Carla Saya Ilações : ele conhece as três candidaturas e deparou-se com irregularidades nesta , e também no entender dele o manifesto eleitoral do candidato acima mencionadao não vai de acordo com os moldes do Partido FRELIMO..

Thompson Namarroi Ou será que ele quis dizer a única candidatura que mais lhe interessa problematizar?.

Carla Saya Para um bom entendedor meia palavra basta.

Carla Saya Creio que ele é responsável pelo que fala( escreve) e não pelo que cada um entende Thompson Namarroi.


Egidio Vaz Matias De Jesus Júnior, El Patriota respondam-me: Estão acompanhar os processos do Congresso da OJM? Entre camaradas estão a praticar a fraude. Ministros e Vice-ministros estao a subornar jovens para que votem num candidato em detrimento do outro. A minha pergunta é: COMO A RENAMO, PDD, MDM dormem em pleitos eleitorais se entre camaradas se roubam? Como tenho dito, o grande problema na Frelimo está com a contagem de votos. Isto é quase genetico..

Thompson Namarroi Sr. Egidio Vaz apresentar apenas os dados incorrectos desta candidatura sem analisar os prováveis erros das outras candidaturas, parece um ataque pessoal ou no mínimo tendencioso!

PERGUNTO ME O QUE É QUE SUA EXCIA TEM A GANHAR COM ISTO?.

Egidio Vaz Thompson, nao ganho nada. Mas acredito que o que me moveu é mesmo a ilegalidade clara e flagrante. Isto sim, interessa-me denunciar. Veja que também denunciei aquele que queria concorrer com contas mal paradas. So isso. Na verdade nao ganho nada e nao me meto em assuntos que nao me interessam..


Xavier Jorge Uamba Eu pessoalmente, entendo que a substituição do Pedro Frederico Cossa, não significa necessariamente que se conduzira à renovação da OJM. Ao vez disso, uma mudança real exigirá que a maioria reconheçam os problemas existentes no seio desta organização, o primeiro passo necessário é que a maioria dentro da OJM deve reconhecer que a organização esta em crise profunda e precisa urgentemente de se transformar.
No entanto, actualmente muitos membro desta organização admitem que não ha nenhuma crise e que a organização esta optimo, ha naturalmente, aqueles que não se importam com o caos no seio da OJM, porque os beneficia ricamente, a realidade é que as regras, comportamentos e atitudes praticadas pelos membros de base e os próprios lideres desta organização não correspondem com os documentos e estratégias estabelecidas formalmente pela OJM.
Uma nova mudança de liderança da OJM terá de introduzir reformas para dar vida as melhores regras formais desta organização, praticas e valores aqueles que agora são referidos somente nostalgicamente como parte de uma época passada dourada. 
Mais, a nova era de liderança deve, também, apresentar uma nova linguagem para o nosso tempo, falando sobre a revolução democrática nacional, por exemplo esta muito desatualizado e não se fala dos desafios actuais, de ideias e futuro.
Os novos lideres que serão eleitos devem democratizar o funcionamento interno da OJM. A chave de reforma introduzira a ideia de mérito com base na capacidade, trabalho duro e honestidade, os elementos de tais reformas devem incluir transparência sob pena de “Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito.” Georg Christoph Lichtenberg”.

Salazar Picardo Sejam coerentes, cara juventude! Aceitaram a candidatura? A comissão falhou? Se sim, há como corrigir? Então sigam o caminho certo. Não é agradável ouvir barulho negativo depois das eleições. Mostrai competência e maturidade!.

Francisco Pacheco Chigogoro Nesse partido nunca houve e não haverá uma coisa boa feita, na OMM, a Maria Pelembe chegou na chefia por manobras e fraude, no 10 congresso todos viram o que aconteceu na eleição dos órgãos, pior para o comité central, Na eleição do candidato para candidatos presidencial na comité central todos viram como o Filipinho chegou no porreiro, na CNJ esses madalas que estão a concorrer hoje manobraram tudo e a todos, qual é a boa que esperam deste congresso,é uma doença hereditária nao tem cura.

Julius Georg Ela Não Vai Ganhar, Por Isso Deixaram.

Francisco Pacheco Chigogoro Meus Deus, outros candidatos estão tramados, se esse ministro e vice ministro estiverem a apoiar a lista do velhote os putos estão na corda bamba, aquele vice e especialista na matéria de fraude, para chegar a vice ministro já esteve no porreiro numa organização da juventude.

Sergio Serpa Salvador . Ainda que as eleições sejam fraudulentas, vão sair mais fortificados!!!.. Esses tipos são mesmos ´`cômicos´`. kkkkkkkkkkk.


Anselmo Titos Cachuada O post foi tecnicamente bem elaborado. Porém, na minha paupérrima opinião - e não oposição ao ilustre EV - não se deve cingir-se apenas a lógica aritmética etária e, sim, à manisfesta competência que o candidato denotar, visto que, se se cingir à aritmética da idade pode a OJM - e porquê não a "nação " - angariar um Secretário que nada vai dignificar a ideia colectiva. 

Concordo com a Lei da OJM, mas a Filosofia - de Direito - há muito demonstrou que a lei não pode ajudar alguem a infringir maldades à sociedade e, sim, a implantar a ideia do Direito Justo: a Justiça, ela mesma! 

Deste modo, entre ter um "velho" que se assemelha ao Sócrates que disse preferir ser injustiçado que cometer a injustiça e um jovem melancólico como Roma se fartou de papas dessa espécie, eu mobilizaria a nata juvenil da FRELIMO a co-optar pela certeza de justiça. 

Mas isso é lá na Matola e com eles, mano Raposo!.

Nacer Choy Se assim for verdade o jovem deve ser retirado da candidatura. Eu não quero ser dirigido por um camarada que já não está dentro do recomendado. Lei é pra ser cumprida não é simpática para todos nós ela dói mas é mesmo para regular o homem e o sistema. Camarada deixa o lugar a disposição.

.

Eugenio Abilio Abibo Organizaxao da juventude do partido Frelimo. OJM nao..

Nelson Junior Carissimos meus,a OJM é um braço da Frelimo...e nós sabemos como os chefinhos,chefes e os chefoes na Frelimo sao nomeados: em portas fechadas e secretamente...O que se diz de nomeaçao ao vivo é tudo uma "manobra",um "teatro" para o Ingles ver...eles la,os taburaoes,ja decidiram o futuro "leader" da OJM...vai ser um que nao "crie" problemas com criticas ao governo à frelimo....Que bom, se os jovens da frelimo,da renamo e do mdm se juntassem e criassem uma organizaçao e so uma de jovens moçambicanos,onde dedicariam a energia e o tempo para os problemas que afectam todos os moçambicanos tais como, a falta de empregos aos jovens,um bom sistema de educaçao e de saude,acesso qualitativo ao desporto...recordam-se como o actual presidente foi nomeado como candidato à presidencia?..alguem de nós esperava da tal nomeaçao?...Voilà!...O mecanismo é o mesmo: as nomeaçoes devem criar uma imagem de votaçao democratica mas no fundo,tudo ja está decidido...Ps! pelo menos na Frelimo temos estas "festinhas" de eleiçoes...na Renamo,é tabu em falar de votos no seio do partido.

Gerson Mechisso Não há absolutamente nada de fraudulento na sua candidatura. Há sim uma interpretação errônea e faleceosa de quem escreveu essa inverdade. O Estatuto e a Directiva são claro. Podem candidatar-se (vou limitar-me a idade) a cargo de SG os jovens que até 31 de Dezembro do ano que se realizam as eleições, completam 35 anos. E o cda Gondola completou 35 anos no ano em curso e que só termina a 31 de Dezembro..

Egidio Vaz O senhor é que não está a interpretar bem a lei e por isso cai em erro desgraçado. Coloquei uma analogia, nas mesmas circunstâncias. Se até 31 de Dezembro deste ano nao for possivel que uma criança nascida a 19 de Junho de 2001 completar 15 anos, idademínima para se ser membro da OJM também não é possivel que um cidadao com mais de 35 anos (neste caso vertente, 35 anos e cinco meses) concorra a SG da OJM. 35 anos é o limite. Nem mais, nem menos. Ou o senhor pensa que o senhor Gondola está a viver o seu 35 ano? Ele está a viver o seu 36 ano que será completo no proximo 19 de Junho de 2016, dentro de sete meses..

Dercio Lucas Mas achas que ele reúne condições éticas para candidatar-se sendo que irá dirigir a organização por mais de 1 ano mesmo depois de jovem..

Gerson Mechisso Talvez o senhor Egidio Vaz, usa um calendário chinês ou hindu, diferente do calendário civil o qual o Estatuto da OJM faz referência..

Egidio Vaz Gerson Mechisso fique descansado. A proposito, seria capaz de dizer o contrário do que tem dito até agora? Seja corajoso meu irmão. KKkk.

Gerson Mechisso Obrigado..



Adriano Biza Ë o “cartel” político do “Guantanamo I” de lá de Zimpeto em acção. Muito heterogeneo nas suas alianças estruturantes, mas quando a maioria dos membros converge num projecto/missao única não se costuma falhar. Temo que hoje seja apenas o “Kuxa-kanema”, provavelmente o filme principal do realpolitik já deve ter sido rodado antes…Aguardemos pela deliberacao....

Egidio Vaz SIM, aguardemos. Pelo menos estou de sobreaviso. Entao com 14 anos e sete meses nao se pode ser membro da J mas já com 35 anos e 5 meses pode se candidatar a SG da J. Merda.

Rafael Ricardo Dias Machalela Merda das GRANDES. Isto é um treino ou quê? Ntlha.

Telmo Vanexon Kikikikiki...,carp Egídio Vaz, rendi com a sua atenção! Fora isso, realmente o Homem está desalinhado em relação aos propósitos da organização, por acaso é meu amigo mas não apoio para fazer de conta, as coisas devem ser chamadas pelos seus próprios nomes..

Dercio Lucas Cá entre nós Egídio, qual é o seu vaticino para o escrutínio de hoje?

Meu aposto muitas fichas no Hendro, avaliando pela máquina que esteve mobilizada nas redes sociais ele saiu-se como sendo o mais preocupado. É verdade que não sei a quantas ele anda a nível interno da organização, mas creio que granjeia alguma simpatia. Aham, é suportando pelos académicos da UNE, isso é também relevante..

Poeta Levianno kkkkk o prpblema é vosso kkkkkk.

Ymubai Mubai kkkk, muito bem observado, a ser assim Vaz o Gondola tem 36 anos, pois o estatuto da OJM nao estatuiu limites de anos com ponderacao de alguns meses....

Belarmino A. Lovane Kkkkk. Dercio Lucas veja bem as últimas sondagens protagonizada nesta sala virtual, indicam sem dúvidas a Vitória de DalfinoHóster Guila, com uma diferença incomparável.... veja be na página#organização da juventude Moçambicana: 1° Congresso..

Belarmino A. Lovane Não invente sondagens aqui... Meus caros! Está claro que Dalfino Hóster Guila tem potencial para assegurar este cargo e repor a organização, devolver a esperança da juventude. Este jovem tem tudo para dar certo..

Antonio Romao Cossa Meu Deus. será que não há mulheres na OJM? esta organização canta todos os dias a musica com o titulo:" Empoderamento da mulher". sera que a referida musica tem eco no ouvido da sociedade que se espelha com esta organização ? tou desoludido.

Nelson Junior boa e boa observaçao!.

Sem comentários: