sábado, 28 de novembro de 2015

Quando o Afonso Dhlakama reaparecer, vai parecer novamente um "messias"!




Lavando roupa suja em praça pública

Depois dos discursos que ouvimos recentemente na Assembleia da República de Moçambique, tenho que concordar com a opinião de que, quando o Afonso Dhlakama reaparecer, vai parecer novamente um "messias"!

Afinal, o Governo de Moçambique, liderado pela Frelimo, é que tem estado—inadvertidamente, presumo eu—a investir na promoção da imagem pública daquele insolente do "tio" Afonso Dhlakama! Como foi das outras vezes, ele pretende voltar a sair de onde se foi novamente esconder para validar a falácia de que está a ser perseguido, como um herói do povo. Eis a razão que me leva a insistir que o Governo descubra e torne público o paradeiro e estado de saúde do Afonso Dhlakama, o dito "líder da oposição": é precisamente para anular, porque falso, o argumento de que ele (o líder da oposição) está a ser perseguido; argumento este que a Renamo usa abusivamente.

Deixar o paradeiro do Afonso Dhlakama ser dado por "incerto" só esta está a contribuir para a degradação contínua da imagem da Frelimo. E isto pode terminar com a Frelimo sendo empurrada para a oposição nos próximos pleitos eleitorais. Como se diz no MOZEFO, o «futuro começa hoje». Neste ciclo de governação, precisamos de usar mais a cabeça do que usamos no passado! Temos que pensar nas consequências, antes de cada acto nosso!

Acho que a operação de desarmamento compulsivo—que eu apoio inequivocamente—nunca deveria ter sido publicitada como foi, tampouco a ordem para a sua suspensão! Se o objectivo que se pretende alcançar é a paz real, efectiva, então as forças de defesa e segurança podem, e muito bem, levar a cabo as missões que constam da lista dos seus deveres na maior discrição possível. O que povo quer é viver em tranquilidade. Isto não pressupõe que a missões a realizar em defesa da lei e para a manutenção da ordem e tranquilidade públicas sejam publicitadas. Essa maneira de mostrar serviço corrói a imagem de quem dirige o Estado—a Frelimo—por dar a impressão de que a oposição está a ser politicamente perseguida. Já é sem tempo que não devíamos agir no sentido de emular essa impressão, que a Renamo usa proveitosamente a seu favor. É mais fácil e profícuo caçar os bandidos sem fazer alaridos. Um camarada uma vez disse: «o sucesso da segurança é o mal que não acontece». O povo saberia que o «último ninho» dos homens ilegalmente armados foi finalmente destruído, se esses homens não voltassem mais a ser vistos a circular por ai

Por tudo isto, considero que a publicitação da operação de desarmamento compulsivo foi uma decisão errada e mal executada. Foi irresponsável. Foi um erro crasso de estratégia política da Frelimo. De facto, em face da crise que se vive actualmente no país (Moçambique), consequente da nossa fraca capacidade de produção para o nosso sustento, a publicitação da operação de desarmamento compulsivo só está a contribuir para a corrosão acelerada da imagem da Frelimo, força política dirigente do Estado. O bem da operação de desarmamento compulsivo foi restaurar alguma autoridade do Estado. Mas isso foi feito à custa da corrosão da imagem da Frelimo. No acto de instruir o Governo para publicitar a operação do desarmamento coercivo, o órgão competente da Frelimo—a Comissão Política—errou por não ter avaliado adequadamente as potenciais consequências para a imagem e credibilidade do próprio partido, enquanto força política dirigente do Estado. É bom que se reconheça este erro; reconhecer erros é uma virtude!

Algo me diz que as nossas sucessivas vitórias sucessivas e o estatuto de sermos um dos partidos políticos melhor organizados do mundo, fruto da nossa capacidade de amalgamação e hibridação de várias experiências, estão a estontear-nos ao ponto de ficarmos com fraca capacidade de visão. A minha Frelimo está aparentemente estonteada e não está a ver o caminho do futuro melhor para Moçambique com a devida clareza. Dói-me admitir isto, mas é um facto. Os sinais de corrosão da nossa imagem são evidentes mesmo aqui no Facebook. E pior na dita "imprensa independente", que de independente é claro que nada tem, que se diga isto também em abono da verdade. E não vejo estratégia clara para sairmos disto; só ideias difusas, descoordenadas e contraditórias. A propósito, ocorre-me questionar: o que faz o nosso departamento de estudos e blá-blá...?

Na Frelimo, precisamos de ser mais humildes, amainar o nosso discurso, afastarmo-nos dos actos que criam suspeitas, e fazer melhor o bem. Doutro modo, estaremos a facilitar a infiltração das nossas fileiras. A arrogância nunca produz bons resultados. Alguns dos nossos camaradas na Assembleia da República e no Governo e alguns dos nossos conselheiros, na emoção, conspiram contra si mesmos e, por essa via, contra todos nós.

Na Frelimo, as organizações sociais promovem o elitismo. No lugar de serem santuários e/ou viveiros do partido, estão a ser um mecanismo de exclusão que distancia cada vez mais a Frelimo do povo. Se quisermos continuar a ser opção para a governação de Moçambique, então é urgente revermos os nossos métodos de funcionamento e actuação.

Enfim, adivinho que alguns dos meus camaradas não são simpáticos com este meu atrevimento de por o dedo na ferida. Quiçá sem o saberem, esses camaradas são tipicamente intolerantes. Advertir-me-ão esses camaradas supostamente urbanos, com pretenso suporte nos Estatutos da Frelimo, que eu NÃO DEVO lavar roupa suja em praça pública. Ora, para esses meus camaradas, digo aqui e já, que existindo tal disposição nos Estatutos da Frelimo seria anticonstitucional, pelo que e deveria, por isso, ser completamente ignorada por todos os militantes da Frelimo, e os órgãos competentes deveriam ser intimados para eliminarem as subversões da ordem constitucional nos Estatutos deste glorioso e histórico partido. E diria mais a esses meus camaradas, supostamente urbanos: diria que o adágio de que "roupa suja lava-se em casa" nem tem absoluto mérito. De facto, lá na aldeia, de onde muitos de nós viemos, roupa suja lava-se tipicamente em público, no rio ou no lago. Hoje, mesmo nas cidades já há lavandarias públicas. Diria ainda a esses meus camaradas que é se lavando roupa suja em público que se fica a saber que alguém é asseado!

Vamos lá ser a Frelimo do povo para o povo, porque que do povo nascemos! Esta exortação surge em razão de estar a ficar cada vez mais claro que estamos a sair do eixo que nos liga ao povo de que somos parte. Não devemos permitir nunca que Moçambique seja governado por pessoas com história sem glória, de que a Renamo—pessoa jurídica—é um exemplo vivo!

Eu estou atento, até ao fim de mim!

Américo Matavele, Vitorino David, Nadia Zafirah e 13 outras pessoas gostam disto.
Comments

Homer Wolf Bravo profe! Chega-lhes!... "Salgue-lhes" as feridas! 

PS: Jah Américo, tem algo a declarar? Pelo que me pareceu o Jah tb e' dos tais camaradas "supostamente urbanos" que acham que roupa suja não se lava no rio..

Américo Matavele Eu? NAsci lááááááááaaaa... Na aldeia de Mwadjahane eu. Lavávamos no lago Nhaurhongholo, mano. Em público!

Julião João Cumbane (Risos) Homer Wolf estava a tentar provocar o cda Américo Matavele?! Eis a resposta que querias(?), Homer! E agora?....

Américo Matavele Kakakakakakakakakakakakaka... Nós nos conhecemos, mano. Sempre andamos em picardias (mais ele para mim do que o contrário). E as respostas têm sido de uma reciprocidade mordaz. Ele sabe, ou como diriam os brasileiros: ele gooosta!!! Eh eh eh eh eh..

Homer Wolf So' que neste caso eu estou a falar a serio Jah Américo. Acaso esqueceu-se do que escreveu ha' dias a proposito dos wikileaks (do Egidio) sobre a ojotaeme?.

Américo Matavele Ya. É público que o mano Egidio não nutre simpatias pelo glorioso. A minha achega parte dai. Para falar duma organização deve ser membro para as palavras terem credibilidade..

Homer Wolf Por outras palavras: tem que se lavar roupa suja lá em casa! Foi o que eu disse "acima" (usando o termo do broda Sicqueé).

Mário Xavier "Jah Américo,"ah ah ah. Essa me levou!!!


Elcidio Madeira concordo 100% 
*Na Frelimo, as organizações sociais promovem o elitismo. No lugar de serem santuários e/ou viveiros do partido, estão a ser um mecanismo de exclusão que distancia cada vez mais a Frelimo do povo. Se quisermos continuar a ser opção para a governação de Moçambique, então é urgente revermos os nossos métodos de funcionamento. *.

Joaquim Joao Correia Bem dito Professor !!!.

Ilidio Lobato Reflexao necessaria e oportuna, sobretudo quandi se refere ao excesso de publicidade a accoes que se pretendiam secretas. Afinal, sao parte da seguranca do Estado. So nao concordo com. ideia de desarmamento compulsivo, porque nao me parece que haja um plano de accao estruturado para tal; nao estou seguro que as nossas FDS estejam em altura de demonstrar musculatura contra um inimigo disperso cuja localizacao e indefinida. Ao avancarmos nesses moldes podemos recriar um Muchugwe 2 ou um cenario de guerra civil (em caso extremo). Acho que a situacao da Renamo e politica e deve ser resolvida e acomodada politicamente. Durante os 20 anos paz tentamos resolver esse problema politicamente e nao creio que tenha sido de todo um fracasso. Houve avancos, pelo menos a Renamo, seu lider e apaniguados estao clientes de que o seu desarmamento e de interesse nacional. Gostei ainda, quando chamaa atencao: governo liderado pela Frelimo e nao governo da Frelimo, poraie porque o segundo caso e que cria arbitrariedades etica e profissional dos titulares dos cargos publicos. E que "desumildifica" o partido..

Macome Antonio Vai sonhado sr Juliao cumbane, pois e de borla. Mas nada do que voce diz vai acontecer..

Julião João Cumbane Sempre perdes oportunidade de ser útil, Macome Antonio! Vais culpar a quem?...


Joao Chissale Chissale CONCORDEI COM O PROF. DOTOR DEFACTOR O ELETISMO NAS ORGANIZACOES SOCIAIS DO NOSSO PARTIDO K SAO PILARES DEVE SER ELIMINADO..

Leandro Paul Favor corrigir " Foi um erro caroço" para "erro crasso"..

Julião João Cumbane (Correcção efectuada. Muito obrigado,Leandro Paul!).

Leandro Paul Conheço esses erros involuntários, provocados pelos smartphones. Estes aparelhos pensam que sabem mais do que nós. Não sabem que temos amigos atentos, ehehe..

Leandro Paul Parabéns por esta e outras excelentes análises.


Carlos Paruque Eu estou saindo fim de semana, lá onde vou em Zandamela a roupa lava-se na lagoa com tanta gente naquele lugar, juro que estarei lá amanhã ajudar a velha, bom exemplo meu admirado professor!
Vejamos só alguns erros que na minha pobre análise encontro cometidos nesta governação:
Durante o discurso de tomada de posse do vitorioso Presidente, sem querer por em causa a definição e aplicação da democracia prometeu um governo inclusivo, claro, depende do ângulo de observação de cada um para dizer quando e' que temos governo inclusivo, mas no meu ponto de vista devia sim ter chamado alguns da oposição tomar algumas pastas, como diz o velho ditado "dividir para reinar", eu tenho certeza que seriam eles neste preciso momento ajudar trazer o armamento da renamo e consequente desarmamento.
Indo ainda na degradação da imagem do nosso bem adjectivado partido, não vejo tanta necessidade de movimentação de canhões, blindados ao longo da EN1 seja para qual for efeito que só diz respeito a soberania do pais mas neste momento traz manchas para este governo, devido a falta de consenso com o povo, porque o povo se aterroriza recordando os 16 anos, lógico tem sua razão! 
Ontem ouvi um parlamentar da Renamo a dizer que não seria possível desarmar a renamo porque a renamo e' povo. Sim concordo com este cidadão, aliás, isto sempre foi dito assim pela renamo, a renamo não e' todo povo Moçambicano mas sim uma parte do povo por isso será difícil combater com ela, imagino um simpatizante membro da renamo que estando na sua casa com uma AKM e 20 balas saia uma vez por mês para disparar 1 bala e se isso acontece com uma parte do povo logicamente temos que repensar a forma estratégica de acabar com isto.
*Na Frelimo, as organizações sociais promovem o elitismo. No lugar de serem santuários e/ou viveiros do partido, estão a ser um mecanismo de exclusão que distancia cada vez mais a Frelimo do povo. Se quisermos continuar a ser opção para a governação de Moçambique, então é urgente revermos os nossos métodos de funcionamento. *....quem avisa amigo e'....precisamos de eliminar esta fonte de descontentamento! Até quem namora com Cda ou e' filho do Cda Deputado só vem ao trabalho quando quer.

Titos Chiulele Juliao cimbane voce e um grande xkovinha.

Julião João Cumbane Vai penso assim, Titos Chiulele. É típico dos "caranguejos". Qualquer coisa que alguém faça, é motivo bastante para se dar um nome "bonito". Eu aceito eles todos; e ainda fico com espaço para dizer o que o penso, sempre julgar legal e apropriado dizer! Eu chuto para dentro das balizas erguidas pela lei. Aceito "correcções", no caso de falhar neste domínio. Doutro modo, ignoro completamente ditos como este teu aqui (acima). E te promote: esta é a última vez que respondo a um comentário de teu, que eu considero provocação; se voltares a ter uma resposta minha, há-de ser porque terás dito algo por considerado útil!


Carlos Paruque Eu não apanho escova neste texto do JJC senão uma exortação pertinente!.

Efraimo Neves Titos Chiulele de escovismo não têm nada esse excerto se não uma atitude de alto risco que pode lhe custar caro dentro do partido como aconteceu com o AJ Frangoulis.

Titos Chiulele Venho vendo os teus post ultimamente tenho constatado q sempre tens abordado mesmo assunt, porque n falas da alta do dolar a subida do preco do pao e outras coisas q tem aponcuetado a nossa populacao.

Julião João Cumbane Ó Titos Chiulele, porquê que não fazes tu próprio um 'post' sobre a «alta do dolar a subida do preco do pao e outras coisas»? Eu não estou no Facebook por procuração! Escreve e 'posta' no teu 'mural' sobre os assuntos do teu interesse! É isso que eu faço aqui no meu 'mural'. E, por favor, deixa-me ter o prazer de repetir os assuntos. Faço o mesmo na mesa, quando o prato que me for servido for bom! Contente, Titos?...


Titos Chiulele Juliao joao cumbane ja deu pra ver q es mto inteligente q es cidadao bem atualizado o pais pricisa d pessoas como voce.

Yaqub Sibindy A roupa suja deve ser lavada no mesmo espaço onde se sujou! 

Se sujou em privado, então que se lave em privado! 

Se sujou em público então que se lave no mesmo espaço público onde se sujou! 

O camarada Julião João Cumbane, acaba de lançar uma bóia de salvação ao Partido Frelimo, que somente alguns camaradas poderão o condenar por falta de cultura de higiene política! 

Vale mais ser criticado por um Julião que não usa à crítica como escadote para derrubar o Nyusi e o seu Governo, mas sim para o tornar mais translúcido como um partido que possui valores acrescidos à nossa história da Luta de Libertação Nacional! 

Eu penso que a Frelimo perdeu à bússola das suas responsabilidades políticas e sociais, quando após a morte do Presidente Machel, decidiu banir o Departamento de Trabalho Ideológica, com más intenções sistemáticas para implantar o sistema do capitalismo oportunista sem crítica da linha Ideológica do Partido! 

E eís os resultados : DESMONTARAM À BÚSSOLA E NÃO POSSUEM NENHUM CAPITÃO PARA REMAR O BARCO À UM BOM PORTO!.

Julião João Cumbane Concordo plenamente com o que dizes aqui, caro Yaqub Sibindy!

Sergio Baloi Sergio Ainda analisar a sua opinião.

Julião João Cumbane Se fosses uma máquina, diria eu que estás avariado, Sergio Baloi! ... sunglasses emoticon.

Sergio Baloi Sergio Nada disso podes crer que sou uma máquina mais nao arranco de qualquer maneira.

Sem comentários: