quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Homem fica pendurado pelos pés na janela do 15º andar em momento desesperador





Yahoo Notícias 





AFP 



Yahoo Entretenimento 



Yahoo Noticias International 



Yahoo Notícias 



31 de dezembro de 2015

Um homem que estava limpando os vidros do 15º andar de um edifício na Rússia sofreu um acidente inesperado e ficou preso somente pelos pés. 

Ver as imagens 

O vídeo (assista abaixo) foi gravado por uma testemunha que passava de carro pelo local. Lá do solo, era possível ver o homem tentando lutar pela sua vida enquanto balançava suspenso. 

Ver as imagens 

Em determinado momento, a sua camiseta ainda o atrapalha. Ele então passa a gritar por ajuda, desesperado. Segundo testemunhas, o limpador de vidros ficou pelo menos 30 minutos pendurado daquele jeito até ser salvo por moradores. 








Ver as imagens 




Apesar das pessoas que passavam pelo local terem avisado a polícia, ela não chegou tão rápido quanto os vizinhos, que arrombaram a porta e resgataram o homem de lá. Pouco tempo depois, os agentes e também uma ambulância chegaram ao prédio. 


O incidente foi registrado na cidade de Novosibirsk, na região centro-sul da Rússia. Veja abaixo o momento desesperador:










Seja o primeiro a comentar






De Günter Grass a Omar Sharif, passando por Eduardo Galeano ou Maya Plisetskaya, estas são algumas das personalidades que faleceram no mundo em 2015.





A China está construindo o seu segundo porta-aviões, anunciou nesta quinta-feira o ministério da Defesa, num momento em que Pequim desenvolve as capacidades de sua marinha em um contexto de disputas marítimas com vários dos seus vizinhos.





Em águas antes navegadas por piratas no Atlântico Sul, um tesouro repousa submerso em uma área marítima que, pela extensão e riquezas comparáveis às da floresta amazônica, é denominada Amazônia Azul, zelosamente protegida pela Marinha do Brasil para evitar a ação de invasores.



Por Maria Carolina Marcello BRASÍLIA (Reuters) - O ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rossetto, disse nesta terça-feira ser possível chegar já no primeiro semestre a propostas sobre a Previdência que garantam direitos e sua sustentabilidade, em um ano em que o governo tenta retomar o crescimento econômico e a geração de empregos. ...



Reuters 







A bolsa de Tóquio fechou a sessão desta quarta-feira, a última do ano, com uma alta de 0,27%, e concluiu 2015 com um lucro de 9,07%.



AFP 





MUMBAI/NOVA DÉLHI (Reuters) - A Índia se tornou um campo de batalha sobre o direito de acesso à Internet sem restrições, com start-ups de tecnologia locais se unindo à linha de frente contra o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e seu plano para a implantação de Internet grátis para massas no país. O governo indiano ordenou que o plano "Free Basics" do Facebook seja colocado em espera enquanto decide o que fazer. ...



Reuters 







A represa paraguaio-brasileira de Itaipu, erguida no rio Paraná, tenta controlar o imenso volume de água deixado pelas chuvas atribuídas ao fenômeno El Niño, que inundaram também Argentina e outras partes do Brasil - prejudicando cerca de 170.000 pessoas.



AFP 







Seis novas pessoas foram detidas nesta quinta-feira e foram ouvidas como parte da investigação sobre as ameaças de ataques em Bruxelas durante as festas de fim de ano, anunciou a procuradoria federal belga.



AFP 







Apesar das críticas na Europa e em seu país, a chanceler alemã, Angela Merkel, reafirma nesta quinta-feira sua política migratória e reitera que a chegada de mais de um milhão de refugiados é uma oportunidade para a Alemanha.



AFP 







O psiquiatra norte-americano Robert Spitzer, que ajudou a estabelecer novos padrões para doenças mentais e tirou a homossexualidade da lista de transtornos, morreu aos 83 anos - informou a imprensa local nesta terça-feira.



AFP 







A BBC sofreu na manhã desta quinta-feira um ciberataque que deixou seus sites inoperantes por várias horas, informou a corporação britânica de meios de comunicação públicos.



AFP 





SÃO PAULO (Reuters) - O Itaú Unibanco informou que fechou acordo com o Banco BTG Pactual para a compra da participação de 81,94 por cento do BTG na empresa de recuperação de crédito Recovery do Brasil Consultoria por 640 milhões de reais. Na mesma operação, o Itaú Unibanco também vai adquirir cerca de 70 por cento de um portfólio de 38 bilhões de reais em direitos creditórios relacionados às atividades de recuperação de carteiras de titularidade do BTG. O Itaú pagará 570 milhões de reais em espécie ao BTG pela participação no portfólio, disse em comunicado nesta quinta-feira. ...



Reuters 







Dois suspeitos de preparar atentados em Bruxelas foram detidos em operações policiais que revelaram sérias ameaças contra vários locais simbólicos da capital belga durante as festas de fim de ano, segundo a promotoria federal.



AFP 





CAIRO (Reuters) - O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, convocou o novo parlamento para uma sessão em 10 de janeiro, disse uma emissora de televisão estatal nesta quinta-feira, mais de três anos depois da dissolução da antiga câmara dominada pelos islamitas. O Egito teve a segunda fase das eleições parlamentares em novembro, mas críticos disseram que a votação foi prejudicada por uma repressão aos muçulmanos e outros grupos de oposição. O novo parlamento, que será dominado por uma aliança leal a Sisi, tem 568 membros eleitos mais 28 indicados pelo próprio presidente. ...



Reuters 







O dissidente cubano preso Vladimir Morera, cuja libertação é negociada pelos Estados Unidos, está isolado e em estado crítico em um hospital do centro de Cuba por conta de uma greve de fome que já dura 80 dias, denunciaram família e opositores.



AFP 





Por Jason Bush e Pavel Polityuk MOSCOU/KIEV (Reuters) - A Crimeia perdeu pelo menos um quarto da sua energia depois que a Ucrânia interrompeu o abastecimento de eletricidade, disseram autoridades na península nesta quinta-feira, uma situação pela qual a polícia ucraniana culpa sabotadores não identificados que explodiram uma torre de eletricidade. A Crimeia, que a Rússia tomou da Ucrânia em março do ano passado, sofreu várias crises de energia desde a anexação, acentuando sua dependência da Ucrânia para obter eletricidade e reforçando uma espiral descendente nas relações entre Moscou e Kiev. ...



Reuters 





CHICAGO, Estados Unidos (Reuters) - A Samsung Electronics planeja expandir seu incipiente serviço de pagamentos via dispositivos móveis nos Estados Unidos ano que vem, permitindo que os usuários possam fazer compras online e ampliando a quantidade de modelos de smartphones que suportam sua tecnologia de carteira eletrônica. Os celulares da Samsung mais baratos provavelmente começarão a oferecer o recurso de carteira digital "dentro do próximo ano", disse Thomas Ko, co-diretor global do Samsung Pay. ...



Reuters 







Uma décima pessoa, um jovem de 22 anos, foi detida em Bruxelas por "assassinatos terroristas e participação nas atividades de um grupo terrorista", como parte da investigação sobre os ataques de Paris, informou nesta quinta-feira a procuradoria federal belga.



AFP 





PARIS (Reuters) - Autoridades de Paris, com um olho na segurança depois dos ataques de militantes armados em novembro, estão encurtando um show de vídeo e luzes pela passagem do ano no Arco do Triunfo à meia-noite de quinta-feira e cancelando uma queima de fogos, para conter a multidão. Cerca de 11 mil soldados, policias e agentes de emergência estarão em atividade, 2.000 a mais do que no ano passado, durante as celebrações mais modestas, disse o site oficial da cidade, ao mesmo tempo que haverá restrições na venda de bebidas alcoólicas. ...



Reuters 







A quantidade de dinheiro movimentada em 2015 em aquisições de empresas e fusões superou pela primeira vez os 5 trilhões de dólares, revela um estudo da Dealogic difundido nesta terça-feira.



AFP 







Por Laila Kearney NOVA YORK (Reuters) - Uma bola de cristal de seis toneladas está pronta para a contagem regressiva em Nova York, papel colorido foi transformado em confetes que serão jogados sobre Times Square e cerca de 6.000 policiais protegerão foliões na véspera de Ano-Novo em um dos eventos de maior destaque da cidade. "Estamos prontos", disse o prefeito, Bill de Blasio, em entrevista coletiva nesta terça-feira. "Somos a cidade mais bem-preparada no país, a cidade melhor preparada para evitar o terrorismo e para lidar com qualquer evento que possa ocorrer. ...



Reuters 





LAGOS (Reuters) - O governo da Nigéria está preparado para negociar com o grupo militante islâmico Boko Haram para conseguir a libertação de 200 meninas estudantes sequestradas no ano passado, se líderes com credibilidade forem identificados, afirmou nesta quarta-feira o presidente Muhammadu Buhari. “Estamos preparados para negociar com eles sem nenhuma condição prévia”, disse Buhari numa entrevista à imprensa transmitida pela TV. O Boko Haram sequestrou as meninas dos seus alojamentos na cidade de Chibok, no nordeste do país, em abril de 2014, provocando a revolta internacional. ...



Reuters 







LONDRES (Reuters) - O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse nesta quarta-feira que a situação econômica e política do Brasil tornará os meses finais de preparativos para os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro mais desafiadores, mas reiterou estar confiante de que o país acolherá o mundo com entusiasmo. "Os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016 trarão para o mundo uma mensagem de esperança e alegria durante tempos difíceis. ...



Reuters 







Os centro-africanos foram às urnas nesta quarta-feira para eleger seu presidente e parlamento, em eleições com as quais esperam sair de três anos de violência e uma crise sem precedentes.



AFP 







A cidade de Bruxelas decidiu cancelar os fogos artificiais e as festividades de Ano Novo previstas para quinta-feira à meia-noite no centro da capital por razões de segurança, diante da ameaça de possíveis atentados, anunciou o prefeito Yvan Mayeur à rede de TV local nesta quarta-feira.



AFP 





SÃO PAULO (Reuters) - O terminal Ponta do Félix, no Porto de Antonina, vizinho ao porto de Paranaguá, no litoral paranaense, deu início ao seu primeiro embarque de grãos, informou nesta quarta-feira a autoridade portuária (Appa). Até então, o terminal realizava importação de fertilizantes, exportação de congelados e açúcar ensacado. Dados de agências marítimas e do serviço de serviço de monitoramento de navios do Thomson Reuters Eikon mostravam o navio Postojna em processo de carregamento de 28,3 mil toneladas de farelo de soja nesta tarde em Antonina, tendo a Holanda como destino previsto. ...



Reuters 





(Reuters) - O Twitter contratou o ex-funcionário da Apple Jeffery Siminoff como vice-presidente de diversidade e inclusão, de acordo com funcionários da rede social. Siminoff, que foi anteriormente diretor inclusão e diversidade global da Apple, substituirá Janet Van Huysse. Janet, que esteve no Twitter por seis anos, anunciou sua partida na rede social nesta terça-feira. Em um post anterior, Janet tinha destacado que as metas de diversidade para o Twitter em 2016 incluíam impulsionar a proporção de mulheres na companhia para 35 por cento e minorias para 11 por cento do total de empregados. ...



Reuters 







Um total de 110 jornalistas foram mortos em todo o mundo em 2015, informou a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) nesta terça-feira, destacando que a maioria foi vitimada por causa de seu trabalho em países supostamente pacíficos.



AFP 





BERLIN (Reuters) - A Alemanha começará a realizar na sexta-feira audiências individuais com sírios em busca de asilo no país, disse uma porta-voz do Ministério do Interior à Reuters nesta quinta-feira, revertendo a política de conceder status de refugiado quase automaticamente para os sírios. Desde o final de 2014, os sírios se beneficiaram de um processo de pedido de asilo mais simples, sem audiências individuais. Críticos dizem que isso permitiu ao Estado Islâmico enviar militantes clandestinamente para realizar ataques na Europa. ...



Reuters 







Ações para proteger centenas de milhares de pessoas esperadas para passar a virada para 2016 em Nova York são "mais amplas do que nunca", disse o prefeito Bill de Blasio nesta terça-feira, em meio a temores de um ataque durante as celebrações de Ano Novo.



AFP 





Por Robert-Jan Bartunek e Philip Blenkinsop BRUXELAS (Reuters) - A polícia belga prendeu seis pessoas durante buscas em casas em Bruxelas nesta quinta-feira, parte de uma investigação sobre uma suposta conspiração para realizar um ataque na capital na véspera do Ano Novo. Na quarta-feira, as autoridades cancelaram a tradicional queima de fogos da véspera de Ano Novo na capital, citando o medo de um ataque de militantes. ...



Reuters 





BANGCOC (Reuters) - Pessoas suspeitas de serem insurgentes muçulmanos atacaram a polícia e um escritório do governo no sul da Tailândia nesta terça-feira, matando uma autoridade e fazendo reféns, informou a polícia. Mais de uma dúzia de homens armados vestidos de preto fizeram 13 civis reféns em um escritório do governo local na província de Narathiwat, disse o investigador da polícia Wongduan Kamsri à Reuters. O chefe do escritório foi atingido na cabeça por três tiros e os reféns sobreviventes fugiram, acrescentou Wongduan. Nenhum grupo reivindicou responsabilidade imediata pelos ataques. ...



Reuters 







As eleições presidenciais nos Estados Unidos, os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e a Eurocopa na França são alguns dos eventos que marcarão o ano de 2016.



AFP 







Quem for passar o réveillon em Copacabana vai ver muito mais que o tradicional show de fogos. A festa este ano vai ter novidade.



AFP 







O mundo se prepara para celebrar a chegada do Ano Novo sob forte segurança, especialmente na Europa, devido a um aumento do risco terrorista poucas semanas após os ataques que ensanguentaram Paris.



AFP 





BERLIM (Reuters) - As unidades federativas da Alemanha estão planejando gastar cerca de 17 bilhões de euros para lidar com a crise de refugiados em 2016, afirmou o jornal Die Welt nesta terça-feira, citando um levantamento que fez com ministros das Finanças. A soma, maior que os 15,3 bilhões de euros que o governo central planejou alocar para seus ministérios da Educação e da Pesquisa neste ano, dá uma medida do estresse que a onda de imigrantes está causando no país como um todo. ...



Reuters 







As enchentes que atingem a Inglaterra estão provocando prejuízo para milhares de famílias, deslocando pessoas e destruindo construções antigas.



AFP 





(Reuters) - A prefeitura de São Paulo lançou nesta terça-feira uma segunda tentativa de regulamentação do aplicativo de transporte privado individual Uber, com uma proposta de cobrança de taxas para esse tipo de serviço, iniciativa que foi classificada pela empresa como "inovadora". O texto do projeto foi colocado em consulta pública e poderá receber sugestões e aprimoramentos nos próximos 30 dias, segundo comunicado da prefeitura. ...



Reuters 







Os deputados da Geórgia aprovaram, nesta terça-feira à noite, a candidatura do ex-chefe da diplomacia Giorgi Kvirikashvili ao cargo de primeiro-ministro, após a saída de Irakli Garibashvili.



AFP 





ROMA (Reuters) - A organização internacional de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) vai interromper os serviços que presta a imigrantes em partes da Sicília, afirmando nesta quarta-feira que as autoridades italianas não providenciaram as condições adequadas para seu trabalho. Em um comunicado, o grupo declarou que irá encerrar suas atividades médicas em um centro de acolhimento prioritário de Pozzallo e seus projetos de apoio psicológico em centros de acolhimento secundários na área. ...



Reuters 







Os Guardiães da Revolução, o exército de elite do regime iraniano, negaram nesta quinta-feira ter realizado testes de tiros perto de um porta-aviões dos Estados Unidos no Estreito de Ormuz.



AFP 







A França fez cair os últimos tabus sobre sua colaboração com a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial ao decidir pela abertura dos arquivos do regime de Vichy.



AFP 







A organização Estado Islâmico (EI) reivindicou o tiroteio de quarta-feira que deixou um morto e 11 feridos perto de um local turístico no Daguestão, no Cáucaso russo, indicou o SITE, um portal americano de vigilância de sites jihadistas.



AFP 







Ao menos 26 pessoas morreram e inúmeras ficaram feridas quando um suicida em uma motocicleta se jogou contra a entrada principal de um prédio governamental na cidade paquistanesa de Mardan (noroeste).



AFP 





WASHINGTON (Reuters) - A coalizão liderada pelos Estados Unidos realizou 24 ataques contra militantes do Estado Islâmico na quarta-feira, colocando pressão sobre o grupo em torno de Ramadi e Mosul, no Iraque, e ao longo da linha Mar'a, na Síria, disseram militares norte-americanos em um comunicado nesta quinta-feira. Aviões de guerra efetuaram nove ataques aéreos perto de Mosul, a segunda maior cidade do Iraque, que sucumbiu a combatentes do Estado Islâmico em 2014. ...



Reuters 







Segue a cronologia dos principais acontecimentos mundiais de 2015:



AFP 







Quando o astrônomo britânico Edmond Halley desembarcou em 1700 na Ilha da Trindade com um punhado de cabras e ovelhas, selou o destino desta pequena ilha oceânica em pleno Atlântico Sul que marca a fronteira leste do Brasil.



AFP 







O presidente de Cuba, Raúl Castro, encerrou fileiras, nesta terça-feira, em torno da presidente Dilma Rousseff e do colega da Venezuela, Nicolás Maduro, diante das dificuldades que ambos enfrentam - o processo político de "impeachment" e a recente derrota nas urnas, respectivamente.



AFP 







Dez líderes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), entre eles o francês Charaffe Al Moadan, foram mortos em ataques lançados em dezembro no Iraque e na Síria pela coalizão internacional, segundo as Forças Armadas americanas.



AFP 







Um dos principais diplomatas norte-coreanos, considerado muito próximo ao dirigente Kim Jong-Un, morreu em um acidente de trânsito, anunciou nesta quarta-feira a agência KCNA, uma morte que poderá afetar os esforços de reconciliação com a Coreia do Sul.



AFP 







Um grande júri americano anunciou que não irá indiciar o policial branco que matou em novembro de 2014, em Cleveland, Ohio (norte dos EUA), Tamir Rice, um menino negro de 12 anos que carregava uma arma de brinquedo.



AFP 







Em pleno Atlântico Sul, um paredão rochoso demarca a fronteira leste do Brasil – é a Ilha da Trindade, um paraíso de rica biodiversidade, sob vigilância da Marinha, que atrai cientistas de todo o país e onde a vegetação se recupera após ter sido devastada por cabras.



AFP 







Os estoques de petróleo dos Estados Unidos voltaram a subir na semana passada ao contrário do que era esperado pelo mercado, informou nesta quarta-feira o Departamento de Energia.



AFP 







Os bombardeios aéreos russos na Síria deixaram em três meses 2.371 mortos, entre os quais um terço de civis, afirmou nesta quarta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).



AFP 







Já está quase tudo pronto para o show de fogos na praia de Copacabana. O tema deste ano são os Jogos Olímpicos no Rio.



AFP 







Uma líder de vítimas do conflito armado na Colômbia, que também trabalhava para a Organização Internacional para as Migrações (OIM), foi assassinada em Chocó (noroeste), informou nesta terça-feira a promotoria colombiana.



AFP 







O petróleo caiu nesta quarta-feira, em Nova York, após o anúncio do aumento das reservas americanas de cru, confirmando a abundante oferta mundial.



AFP 







A Ilha da Trindade, a mais de mil quilômetros da costa brasileira, é um laboratório a céu aberto que atrai cientistas de todo o Brasil.



AFP 







Os Estados Unidos expressaram preocupação de terça-feira pelo grande número de civis que já morreram "indiscriminadamente" por ataques aéreos russos na Síria.



AFP 







PARIS (Reuters) - O atentado islâmico à revista satírica Charlie Hebdo transformou a França no terceiro país mais mortífero para os jornalistas em 2015, logo atrás de Síria e Iraque, declarou a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) nesta terça-feira. Sessenta e sete jornalistas foram mortos em todo o mundo este ano, seja por causa de ou durante seu trabalho, informou a RSF, sediada na capital francesa, em seu relatório anual. Cerca de 27 jornalistas amadores e sete funcionários de empresas midiáticas também foram mortos. ...



Reuters 





ZURIQUE (Reuters) - A Justiça Federal da Suíça entregou nesta quarta-feira uma primeira leva de provas a autoridades norte-americanas como parte de uma investigação sobre um suposto esquema de corrupção na negociação de direitos de marketing de torneios de futebol. Sediada em Zurique, a Fifa foi manchada pelo escândalo de corrupção, e autoridades da Suíça e dos Estados Unidos estão investigando vários indivíduos acusados de irregularidades e que têm laços com a entidade que gerencia o futebol mundial. ...



Reuters 







Será que a esperança é exclusiva da raça humana? Cães idosos têm fé em recuperar forças? Pássaros engaiolados acreditam que um dia seus donos devolverão suas asas? Difícil saber, pois não falamos a linguagem dos bichos, nem eles a nossa. A esperança também faz parte da frase eleita a dama dos clichês. Aquela que diz ser ela a última que morre. Então fiz uma lista de esperanças para este Mente Aberta de virada de ano. Compartilho:



Mente Aberta 







'Mein Kampf' ('Minha luta'), de Adolf Hitler, um dos livros mais controvertidos da história, poderá ser relançado a partir de sexta-feira em todo o mundo, uma perspectiva que gera muita polêmica, 70 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial.



AFP 







A Rússia exigiu nesta quarta-feira a prisão por Ancara de um turco acusado de matar um piloto russo que se ejetou de seu avião, abatido por caças F-16 turco perto da fronteira síria em 24 de novembro.



AFP 







A filial da Apple na Itália aceitou pagar 318 milhões de euros depois de uma investigação por fraude fiscal, informou a receita italiana.



AFP 







Um chinês condenado à morte em três ocasiões e que passou 11 anos na prisão antes de ser absolvido recebeu uma indenização de 1,27 milhão de iuanes (196.000 dólares), anunciou nesta terça-feira a imprensa chinesa.



AFP 







O crescimento econômico mundial será decepcionante e desigual em 2016, previu a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, que se mostra preocupada com os efeitos da alta das taxas de juros nos Estados Unidos.



AFP 





(Reuters) - O Twitter esclareceu sua definição de comportamento abusivo que vai orientar a rede social a apagar contas, banindo "condutas de ódio" que promovam violência contra grupos específicos. A empresa mídia social revelou as mudanças nesta terça-feira, após o aumento das críticas de que não estaria fazendo o suficiente para frustrar o uso de suas ferramentas pelo Estado Islâmico. ...



Reuters 







Rússia e Irã voltam com toda força em 2015 ao Oriente Médio para tentar, respectivamente, recuperar o lugar da ex-URSS antes de sua queda e ampliar sua influência freada por anos de sanções internacionais.



AFP 





Por Priscila Jordão e Paula Arend Laier SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa brasileira encerrou o último pregão de 2015 em queda, acompanhando os mercados no exterior, e sofreu sua terceira desvalorização anual seguida, diante do descontentamento de investidores com o cenário macroeconômico e político no Brasil. O Ibovespa caiu 0,7 por cento nesta quarta-feira, a 43.349 pontos. O giro financeiro do dia foi de 4,9 bilhões de reais, bem abaixo da média do ano, de 6,80 bilhões de reais. ...



Reuters 





MADRI (Reuters) - A polícia espanhola libertou um homem aprisionado em casa por seu irmão de 76 anos e sua irmã de 61 anos e prendeu ambos por mantê-lo trancado enquanto usufruíam de sua pensão mensal de 1.000 euros, disseram as autoridades. Em um comunicado, a polícia afirmou não estar claro quanto tempo o homem de 59 anos ficou preso, mas que médicos não encontraram nenhuma informação sobre seu quadro de saúde desde 1996. ...



Reuters 







A presidente Michelle Bachelet admitiu que 2015 foi o "pior" dos seis anos que contabiliza à frente do governo chileno, um período em que viu sua popularidade despencar após a revelação de um caso de especulação imobiliária milionário envolvendo seu filho.



AFP 







Os líderes alemão, francês, russo e ucraniano reafirmaram nesta quarta-feira seu compromisso com um cessar-fogo e uma retirada "sem demora" das armas pesadas no leste da Ucrânia durante uma conversa telefônica de quase duas horas, anunciou a presidência francesa em um comunicado.



AFP 







A oposição venezuelana denunciou nesta quarta-feira à ONU, à União Europeia, à OEA, ao Mercosul e à Unasul que o governo tenta dar um "golpe de Estado judicial" ao impugnar no Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) a eleição de um grupo de deputados opositores.



AFP 





SÃO PAULO (Reuters) - As condições climáticas geradas pelo fenômeno El Niño tendem continuar ser benéficas para a safra 2016/17 de café arábica do Brasil, durante o primeiro semestre de 2016, avaliou nesta terça-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo. Com auxílio das chuvas, a florada e a granação do café arábica têm estado em um bom ritmo, o que pode indicar uma colheita maior na próxima temporada. No entanto, como os estoques da commodity estão reduzidos, os preços podem obter apoio por mais tempo ao longo do ano, apontou o Cepea. ...



Reuters 







O papa Francisco deve continuar em 2016, com o mesmo ritmo dos três primeiros anos de seu pontificado, o programa de reformas do Vaticano, entre eventos do Jubileu, viagens para o México e Polônia, e recomendações sobre a família.



AFP 







Os moradores de Concordia foram surpreendidos pelas inundações. Milhares de pessoas tiveram de deixar as casas na cidade argentina.



AFP 





BERLIM (Reuters) - Os líderes da França, Alemanha, Rússia e Ucrânia concordaram durante uma conversa por telefone nesta quarta-feira que o acordo de paz de Minsk para a Ucrânia precisa ser plenamente implementado no ano que vem, e disseram que os chanceleres de seus países devem se reunir dentro de um mês para avaliar os avanços obtidos, informou em comunicado o governo alemão. ...



Reuters 







O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viajará à Alemanha em abril para reunir-se com a chanceler Angela Merkel e para participar em uma grande exposição em Hannover.



AFP 





RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras confirmou nesta quarta-feira, em seu site na Internet, a meta da empresa de produzir 2,125 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no Brasil neste ano, destacando que a extração da commodity no pré-sal superou expectativas. A produção de petróleo no pré-sal, nas águas ultraprofundas das bacias de Campos e Santos, já responde por um quarto da produção da companhia, com média de 25 mil barris por dia por poço, destacou a empresa no texto sobre destaques operacionais. ...



Reuters 







A polícia turca deteve duas pessoas em Ancara suspeitas de serem membros do grupo Estado Islâmico (EI) e de preparar um atentado suicida durante as comemorações do Ano Novo, indicou nesta quarta-feira um dirigente turco à AFP.



AFP 







O francês Charafe al Mouadan, um combatente do grupo Estado Islâmico (EI) "diretamente ligado" ao jihadista belga Abdelhamid Abaaoud, mentor dos atentados de Paris, foi morto na Síria, informou nesta terça-feira o coronel americano Steve Warren, porta-voz da coalizão anti-EI.



AFP 





Por Andrey Kuzmin e Kira Zavyalova e Stephen Grey MOSCOU (Reuters) - Um genro do presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi beneficiado com um empréstimo de 1,75 bilhão de dólares do Estado russo com juros baratos, revelou um exame de documentos públicos feito pela Reuters. O dinheiro irá ajudar a financiar um projeto petroquímico de uma empresa na qual Kirill Shamalov, marido de Katerina Tikhonova, filha mais nova do mandatário, tem uma participação significativa. Shamalov é um grande acionista da Sibur, maior processadora de produtos petroquímicos do país. ...



Reuters 







O Superior Tribunal de Justiça (TSJ) venezuelano admitiu recursos interpostos pelo partido no poder contra oito deputados da oposição eleitos nas eleições de 6 de dezembro, ameaçando a poderosa maioria qualificada que a oposição obteve.



AFP 







Pelo menos 21 pessoas, entre elas um empresário do setor ferroviário e dois ex-secretários de Estado de Transportes da Argentina, foram condenadas nesta terça-feira a até nove anos de prisão pelo acidente de um trem em 2012 - anunciou a Justiça.



AFP 







A jovem de 24 anos que atropelou pedestres que transitavam pela principal avenida de Las Vegas há dez dias, matando uma pessoa e ferindo outras 30, havia consumido maconha antes do incidente - revelou o exame toxicológico feito pela Polícia.



AFP 





HONOLULU (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viajará para a Alemanha no final de abril para visitar uma feira comercial conhecida como Hannover Messe e se encontrar com a chanceler Angela Merkel, uma importante aliada, disse a Casa Branca nesta quarta-feira. A feira é um evento importante na Alemanha e atrai cerca de 200 mil pessoas todos os anos, segundo a Casa Branca. ...



Reuters 







O líder da banda de metal britânica Motorhead, Ian Lemmy Kilmister, faleceu de câncer, aos 70 anos, na segunda-feira, anunciou o grupo.



AFP 







As Forças Armadas americanas confirmaram que integrantes do grupo do grupo Estado Islâmico ligados aos atentados em Paris foram mortos na Síria.



AFP 







Por Paulo Montenegro - A Samsung é conhecida por lançar diversas variantes de seus dispositivos top de linha, inclusive, uma versão que já é de costume, um pouco mais compacta, que recebe o nome de “Mini”, herdando um pouco do hardware e design, porém, sendo vendida a um preço mais em conta e com uma tela menor, afinal de contas, não é todo mundo que gosta de usar aparelhos com telas grandes (principalmente aqueles tem mãos pequenas), não é mesmo? Pelo visto, a tendência do “Mini” também será continuada na linha dos Galaxy S6, mesmo que ela ainda não tenha sido anunciada de forma oficial.



Mobile Xpert 





ANCARA (Reuters) - A polícia turca deteve nesta quarta-feira dois supostos membros do grupo militante Estado Islâmico que estariam tramando ataques suicidas na capital, Ancara, na véspera do Ano Novo, disse um alto funcionário do governo. O funcionário disse à Reuters que as autoridades acreditam que os dois homens, vindos da Síria, estavam preparando um ataque à praça Kizilay, no centro de Ancara, onde multidões geralmente se reúnem para celebrar a virada do ano. Um porta-voz da divisão de combate ao terrorismo da polícia em Ancara não quis comentar o assunto. ...



Reuters 







O ex-braço direito do líder norte-coreano Kim Jong-Un voltou a fazer parte do círculo mais íntimo do poder depois de ter ficado afastado por um tempo, segundo ficou confirmado nesta quarta-feira.



AFP 





SYDNEY (Reuters) - Fortes chuvas atingiram as principais regiões produtoras de gado da Austrália na última semana e devem ajudar produtores a reconstruir seus rebanhos devastados por uma seca de três anos, embora a oferta e as exportações de carne não devam se recuperar por algum tempo. No início da temporada anual de monções da Austrália, boa parte de Queensland e Northern Territory recebeu pelo menos 50 milímetros de chuvas, de acordo com o Australian Bureau of Meteorology, com bolsões em algumas das áreas mais setentrionais registrando mais de 300 milímetros. ...



Reuters 





Por Suleiman Al-Khalidi BEIRUTE (Reuters) - Soldados da Síria abriram caminho em uma cidade ocupada por rebeldes na província de Deraa, no sul do país, em uma ofensiva que os rebeldes dizem ter sido apoiada pelo maior bombardeio aéreo russo até o momento naquela região. As tropas chegaram à praça Sheikh Maskin, a principal da localidade, e tomaram os bairros do leste e do norte da cidade, localizada em uma das maiores rotas de suprimento da capital Damasco para Deraa, disse o Exército em um comunicado. ...



Reuters 







Os autores dos ataques de 13 de novembro em Paris coordenaram toda a ação em tempo real por telefone entre si e com um ou mais interlocutores não identificados na Bélgica, de acordo com elementos da investigação fornecidos por uma fonte próxima ao caso à AFP.



AFP 





Por Marty Graham SAN DIEGO, Califórnia (Reuters) - O SeaWorld entrou na Justiça na terça-feira contra as autoridades da Califórnia buscando anular uma decisão que só permite que o parque temático de San Diego expanda seu habitat de orcas se parar de reproduzir em cativeiro esses animais, conhecidos como baleias assassinas. ...



Reuters 





SEUL (Reuters) - Uma autoridade norte-coreana do partido oficial e também assessor do líder do país morreu em um acidente de carro, afirmou a agência de notícias estatal na quarta-feira (horário local), no mais recente evento a afetar o círculo íntimo de Kim Jong Un. Kim Yang Gon, que era secretário do Partido dos Trabalhadores e chefe do Departamento Frente Unida, a unidade que lida com os laços do Norte com a Coreia do Sul, era "o mais próximo companheiro, um parceiro revolucionário sólido" de Kim Jong Un, disse a KCNA. ...



Reuters 





MILÃO (Reuters) - A Apple vai pagar ao fisco italiano 318 milhões de euros para resolver uma disputa e assinar um acordo no começo de 2016 sobre administração de obrigações fiscais a partir de 2015, disse uma fonte próxima do assunto nesta quarta-feira. Promotores italianos vêm investigando alegações de que a Apple deixou de pagar impostos corporativos no montante de 879 milhões de euros, fontes contaram à Reuters mais cedo neste ano. ...



Reuters 





RIAD (Reuters) - A Arábia Saudita denunciou nesta terça-feira a morte de um proeminente líder rebelde sírio, dizendo que a sua morte num ataque aéreo russo na semana passada não servia à causa pela paz na Síria. Zahran Alloush, de 44 anos, que comandava o grupo rebelde Jaysh al-Islam, foi morto quando aviões russos atacaram perto de Damasco na sexta-feira. A sua morte representou um golpe significativo para o controle rebelde na periferia do leste da capital síria. ...



Reuters 







O vice-marechal sul-coreano, Choe Ryong-Hae, considerado o número dois no país, reapareceu após um período afastado. Ele cumpria uma punião e teve de ser ‘reeducado’.



AFP 







Mais de 3.000 yazidis seguem em mãos do grupo Estado Islâmico (EI) após a campanha de perseguição lançada pelos jihadistas contra esta minoria em agosto de 2014, revelou uma sobrevivente, Nadia Murad, nesta quarta-feira em Atenas.



AF

Sem comentários: