sábado, 23 de janeiro de 2016

Pensando no caminho para o 3 de Fevereiro

Pensando no caminho para o 3 de Fevereiro

Enviar por E-mailVersão para impressãoPDF
CARTA A MUITOS AMIGOS

Houve um caminhar, muitas vezes doloroso para atingirmos a libertação nacional, nesse percurso de sofrimento o 3 de Fe­vereiro de 1969, quando uma bomba assassinou o Presidente Eduardo Chivambo Mondlane.
Cada um da geração dita do 25 de Setembro percorreu diversas vias.
A minha via e de alguns outros companheiros assentam nas deci­sões que tomámos já estudantes universitários em Portugal, sobretu­do em Lisboa.
No ano de 1961, a 4 de Fevereiro, o MPLA iniciou a lutar armada contra o colonialismo português, a todos indicando qual a única via possível no combate contra o colonial-fascismo português o seu chefe autista Salazar.
Pouco depois em Março a UPA (União das Populações de Angola, an­tes UPNA – União das Populações do Norte de Angola) desencadeou algumas acções sobretudo contra os civis brancos do Norte de Angola. As ambições de Mobutu do Zaire apadrinhavam e fomentavam Holden Roberto e a sua organização. Rapidamente e após a debandada dos civis brancos e das populações que embora africanas provinham de outras regiões de Angola sobretudo do Centro e Sul, a guerra e a sanha de Mobutu e Holden viraram-se contra os combatentes do MPLA que tentavam atravessar o Zaire e as regiões em que a UPA possuía forças.
O imperativo da luta armada, da unidade nacional e da indispensá­vel união dos partidos saltou para a consciência de todos nós estudan­tes moçambicanos em Portugal.
Numa reunião em Genebra do Conselho das Igrejas (protestantes) as igrejas americanas declararam que queriam tirar de Portugal os es­tudantes protestantes para se juntarem à UPA.
Mondlane, que bem conhecia o pastor Marc Boegner dirigente das igrejas francesas, interveio junto deste explicando o imperativo de tirar os estudantes das colónias em Portugal, independentemente das filiações religiosas.
Marc Boegner na reunião mostrou o seu braço com uma tatuagem do campo da morte nazi de Auschwitz e declarou: conseguimos por­que nos unimos, nós que sobrevivemos independentemente da cor da pele, filiação religiosa, simpatias políticas e origens sociais. A Igreja de França tirará todos que quiserem, com ou sem o apoio americano. A decisão final, incluindo americana, tirar todos.
Entre Maio e Dezembro de 1961, com a colaboração do PCP e do PCE e das igrejas americanas chegaram a França vindos de Lisboa e recebidos na fronteira francesa pela CIMADE (organização social das Igrejas francesas protestantes para apoiar refugiados), entre ou­tros, Joaquim Chissano, Pascoal Mocumbi, Ana Simeão mais tarde Neto pelo casamento, (não confundir com sua irmã Joana desde mui­to agente da PIDE) João Nhambiu, António Almeida Matos, eu pró­prio, Fernando Ganhão.
De Coimbra vieram vários que jogavam na Académica, Chipenda mulher e filhos, Matos, José Júlio de Andrade que via Algarve e de bar­co fizeram uma travessia algo tormentosa até Marrocos. Jorge Rebelo, José Óscar Monteiro também saíram clandestinamente depois. Maria­no Matsinhe foge via Tete e Malawi. Mário Machungo e Eneias Comi­che e outros receberam instruções de acabarem os cursos e regressa­rem a Moçambique, donde prestariam serviços à FRELIMO, com o José Luís Cabaço, Ruy Baltazar e outros camaradas.
Porque em 1961 havia em Moçambique três organizações políticas, mais ou menos regionais ou tribais, a saber a MANU (Mozambique National Union e antes Makonde e não Mozambique), a UDENAMO (União Democrática Nacional de Moçambique) e a UNAMI (União Nacional de Moçambique Independente), nós do grupo que fugira de Portugal declaramos que recusávamos aderir a qualquer partido e exigíamos a unidade de todos. Não repetir a triste saga angolana. Apoiamos o esforço de Mondlane e Marcelino dos Santos com quem nos reunimos em Janeiro de 1962 em Paris.
Pouco depois em Acra (Gana) a UDENAMO e a MANU declara­ram unirem-se. Em meados de Maio a UNAMI aderiu. A 25 de Junho de 1962 em Dar-es-Salam foi criada a FRELIMO e extintos os de­mais partidos. Enviado pelo grupo que estudava na Europa Joaquim Chissano representou-nos no acto. Em Setembro Pascoal Mocumbi, também representando-nos participou no I Congresso da FRELIMO onde se elegeu Mondlane como Presidente, derrotando Urias Siman­go que também concorrera.
Depois do desencadeamento da luta armada no regresso do interior um tal Mutola disparou a 10 de Outubro de 1966 a sua arma ferin­do gravemente Felipe Samuel Magaia. Quando o camarada médico Hélder Martins encontra Magaia e seus companheiros na fronteira, Magaia já falecera no percurso. Mariano Matsinhe estava no grupo e poderá melhor narrar os eventos. Mutola detido, graças a cumplicida­de tribais conseguiu fugir para o Quénia e creio que nunca mais se soube dele.
Na sequência do assassinato do camarada Magaia a direcção da FRELIMO em colectivo analisou profundamente a situação e tomou decisões.
1. Reorganizar o Departamento de Defesa e Segurança, separando um do outro, ficando Samora à cabeça da defesa e Chissano da Segurança (na realidade inteligência a obter fora do país e da Tan­zânia).
2. Dissolver a LIFEMO (Liga Feminina Moçambicana), mera cópia e bem passiva da organização similar tanzaniana.
3. Igualmente no referente à FRELIMO Youth League (Liga da Ju­ventude Moçambicana, mas com o nome sempre em inglês).
4. Criar o Destacamento Feminino nas forças armadas para integrar a mulher na tarefa principal. Josina Machel, Marina Pachinuapa, Mónica Chitupila, Deolinda Guezimane e muitas outras fizeram parte desta força que contribuiu enormemente para o avanço da causa da libertação nacional, da igualdade do género e emancipa­ção da mulher.
Com o surgimento das zonas libertadas, a exportação de castanha de cajú e outros produtos, a importação de roupa, sabão, calçado, um grupo tentou gananciosamente aproveitar-se das carências criando as suas lojas no interior e na Tanzânia. À cabeça Lazaro Nkavandame e Silvério Nungu. Aliaram-se com Simango e Gwenjere que buscavam o poder e saíram derrotados nas eleições do II Congresso. Casou-se a ganância económica com a ambição pelo poder. A PIDE estudava estas situações e quando começaram as campanhas racistas e tribalistas e na sequência dos assassinatos de Mateus Sansão Muthemba e Paulo Sa­muel Kankhomba, o agente da PIDE Casimiro Monteiro na Beira pre­parou o livro armadilhado que viria a matar Mondlane. O embrulho do livro levava selos e carimbos soviéticos e tanzanianos para despistar a origem, um outro embrulho disfarçava o real.
Orlando Cristina colaborador de Jorge Jardim, fundador dos GE e GEP, levou o embrulho para Malawi onde entregou a um missionário que aí se encontrava e solicitou que o desse a alguém na fronteira tan­zaniana para confiar a Silvério Nungu em Dar-es-Salam. Orlando Cris­tina será assassinado no campo da RENAMO na África do Sul, porque o apartheid não queria intermediários ou interesses portugueses no comando da RENAMO.
Nungu marcou o encontro para a recepção acompanhado por Si­mango e, posteriormente quando Mondlane já havia recolhido o seu correio, pediu a uma camarada que entregasse o já verdadeiro embru­lho do livro armadilhado ao Presidente que se preparava para sair. Si­mango telefonou a Nkavandame em Mutwara e disse-lhe para prepara­rem uma festa e ouvissem pela rádio uma boa notícia. Honra e Glória à memória de Mondlane e ao seu combate pela liberdade e unidade dos moçambicanos.
P.S. Triste que a politiquice de uma edilidade queira honrar o nome de um traidor nacional e assassino de Mondlane. O patriotismo e ver­gonha não incomodam essa edilidade.
SV


1

Estou mais do que convencido que Sérgio Vieira, este historiador, escriba, mentiroso e deturpador dos factos esta mesmo numa quebra mental total. Esta mentalmente tao totalmente quebrado que nenhum esforço para cura-lo pode realinhar os seus miolos ou no amount of doctoring can do the patient any good.
É que este senhor dono de mentiras nem consegue escrever o nome do assassino de Filipe Samuel Magaia que foi o tal Lourenço Matola e ele escreve o nome como Mutola. E ele pretende que nao sabe o que se passou com o assassino que a camarilha do Mondlane, Samora Machel e outros organisaram para abater o comandante chefe Filipe Samuel Magaia. O assassin,o como eu ja escrevi muitas vezes passou cinco anos na prisao da maxima segurança de Mnazi Moja depois dele ter sido entregue aos tanzanianos pelos seus companheiros do grupo que o amarraram depois de descobrir que naquela noite de 16 de Outubro, e nao 10 outubro como o goês escreve, de 1966 no Niassa, ele disparou a armas que matou o Magaia.
Helder Martins nunca esteve na cena. Era o enfermeiro Samuel Dhlakama que atendeu o Magaia antes dele expirar.
Escrevendo ja na sua velhice a tossir como um tubercloso por causa dos charutos dos cubanos que fuma e com uma cabeça altamente baralhada, SV, o goês, diz que Simango que participou no chamado segundo congresso da Frelimo e Gwenjere e Nkavandame que nao foram para o tal congresso perderam nas tais eleiçoes durante o segundo congresso, coisa que nunca aconteceu. De acordo com o proprio comunicado da Frelimo escrito muito antes do tal congress de macaquices, "todos os camaradas foram re-eleitos para os seus respectivos cargos." Simango reteve a vice-presidencia que veio a perder mais tarde depois da morte do Bobo Mondlane.
Miguel Murupa, vice chefe das relaçoes externas que conseguiu se escapar duma morte certa organisada por Machel quando conseguiu se entregar a tropa portugusa, diz que as chamadas resolucçoes do segundo congresso tinham sido escritas por ele e outros mesmo muito antes do congresso, tipo a comunista, e foram passadas no tal segundo congresso que na verdade nao teve lugar como planeado visto que os chefes terroristas sairam a correr do lugar escolhido a menos dum meio quilometro do Rovuma depois de virem um aviao kaprikoni-pide(aviao de reconhecimento) que detectou os terroristas e informou a aviaçao que depois despachou avioes de ataques, enquanto que o Alto Comando em Lourenço Marques informava Lisboa que "os dirigentes terroristas nao sairao vivos do territorio português."
A palhaçada acabou mal e eis o que me destacaram guerrilheiros que la estiveram:
Mondlane, atletico, patudo, carecudo, pernas longas, correu doidamente para o Rovuma e conseguiu atravessar o rio para estar na segurança da Tanzania.
Simango, curto e entao muito barrigudo, chorando aterrorisado com avioes no ar e gritava aos guerrilheiros dizendo-lhes, "poem-palha na cabeça, poem-me palha..." que era para o camuflar para nao ser visto pelos avioes e ser bombardeado ou metralhado.
A pior palhaçada sendo aquela do Machel que se lançou no chao em terreno quase aberto e começou a rastejar e disparar a sua pistola para o ar até que um guerrilheiro foi agarra-lo e lhe disse, "camarada chefe, o que você esta a fazer? Voce vai atirar a atençao destes avioes em cima para nos atacar."
Muitos dos participantes a reuniao estiveram em baixo de arvores frondosas a estremecer como ratos molhados e cheios de frio.

"Durante três dias, passamos mal com bombardeamentos visto que recebemos ordens para nos mantermos no sitio. Certas bombas abriam grandes buracos onde as vezes nos metiamos para nos abrigarmos dos avioes quando vinham," disse o malogrado Inacio Chondzi que estava la como força para proteger os dirigentes terroristas.

Depois, o SV vem com a grande asneira de dizer que Simango e Silverio Nungu se envolveram na morte do Mondlane. Que mentira louca, rata e barata. Soubemos do assassinato barabaro do Nungu pelas hordas terroristas enquanto eu e outros ainda estavamos no chamando instituto moçambicano em Dar Es Salaam em 1968 antes do tal chamado instituo ser fechado pelo governo de Tanzania que evacuou os estudantes para o campo de refugiados de Rutamba em Lindi em Julho de 1968 e Mondlane veio a morrer em 1969 quando nos estivemos exilados em Rutamba. Como é que o Nungu ja morto, depois de esfolado na barriga a baionetadas, teria recebido e tomado a bomba que liquidou o tal Mondlane em 1969?
O deturpador SV ja nao quer mencionar o nome do padre Charles Pollet como ja o fizera no passado, limitando-se agora a falar meramente dum missionario que teria recebindo a bomba do tal Casimiro Monteiro e nao mas do consulado português em Blantyre no Malawi?
Toda aquela estoria que ele conta sobre os pides que se teriam escapado para França é uma pura invençao. Todos aqueles gajos, angolanos e moçambicanos incluindo ele, o seu goês, foram arrumados pela PIDE para irem infiltrar os movimentos nacionalistas que depois vieram a se tornarem em movimentos terroritas, MPLA, Frelimo, PAIGC.

Noe Nhantumbo este artigo do sergio assassino Vieira acusa directamenteUria Simango de ser traidor e ter morto Eduardo Mondlane, foi publicado no jornal país e agora no macua blog, por favor entrevista Daviz Simango para sabermos qual a sua reacção
14 people like this.
Comments
Angela Maria Serras Pires Lutero Simango espanta me o vosso silêncio perante esta arrogância frelimistaSee Translation
46 hrs
Eduardo Domingos Nem querem saber nada dos pais. Se eu fosse filho de simango a frelimo ia me indicar onde foi enterraram o casal. Se calhar algumas verdades amargas sabemSee Translation
66 hrs
Cristiano Manejo E ele SV como chef da segurança onde é k se econtrava na altura da tragedia ? GatunosSee Translation
35 hrsEdited
Ismael C. Gocaldas Puras especulaçoes,sergio vieira eh um grande assassino,quer ganhar protagonismo politico,não basta o que fizeram a muitos moçambicanos da nossa patria amanda?milhares de moçambicanos que foram mortos em campos de reeducação foram culpados pela morte de mondhane?so falta dizer que o Dhakama eh responsavel pela morte de samora.See Translation
55 hrs
Eduardo Domingos Mas uma reaccao contundente dos filhos é necessaria infelizmente....aceitam ser humilhados em publico....See Translation
25 hrs
Ismael C. Gocaldas Mano Mingos isto eh politica,assuntos deste genero não eh de bm tom meterem se,ademais quando aconteceu este episódio eles eram ainda crianças inocentes,acredito que possam ter cnhecimentos de alguns episódios,mas não o bastante para falar deste assunto,tdo mundo sabe cmo eram as politicas antes e dpois da independencia.See Translation
25 hrs
Ismael C. Gocaldas Acredito que cnheças a letra da musica do mano #Azagaia,"nem tudo que eles dizem eh verdade"See Translation
35 hrs
Eduardo Domingos Boa desculpa. Os filhos de mondlane de samora fazem mesma coisa, concordo cgo Ismael C. Gocaldas.See Translation
25 hrs
Julio Lacitela Em que tribunal e quem foi o juiz desse caso sr SV?See Translation
14 hrs
Carlos Mairoce Nao se discute com tolos. Porque responder as acusaćões do Sérgio Vieira? Ainda estão na memória os vários crimes que cometeu, incluíndo dos padres cátólicos. Uria Simango e o Lázaro Nkavandame foram vítimas de um pensar diferente. Um pensar diferente que até hoje cria vítimas.See Translation
24 hrs
Paulo Besteleve Besteleve A vingança precisa-se nesse país onde os que assassinos vevem parece que nada tenham feito.
Guebuza anda aí ninguém lhe toca o crime ainda fresco, imagino o caso Simango, e outros? .
See Translation
34 hrs
Famoso Fausto Manhique Manhique Se Uria simango matou modlane

entao quem matou machel?
See Translation
13 hrs
Regalado Onofre Onde trouxe está versão miúdo, tenha cautelar ,não escrever comentário denunciando a história que você nem conhece.See Translation
Zulficar Mahomed Mas não há uma forma LEGAL para "desvendar" as atrocidades físicas, e agora psíquicas, vindas daqueles que a praticaram ?
A benevolência das vítimas ainda "dá" a oportunidade de não comparecerem a uma Justiça justiceira.
Lá, talvez fossem perdoados...
See Translation
Eduardo Elias Lutero e Daviz Simango não reagem a um Sérgio. Fazem obras visíveis, mesmo a um cego. Fazem a diferença. Diferentes de outros. Continuemos assim, porque de nada valem os rancores!See Translation
43 hrs
Famoso Fausto Manhique Manhique Eu gostaria d saber todos os assacinos d mocambique pelomenos um dos deles ja sabemos q e' simango , mas para minha parte ja tou um pouco feliz porq desde q morreu mandlane estavao nos enganar e' quanto eles sabiao verdadeSee Translation
Eduardo Domingos Se fosse eu....entenderam?See Translation
Eduardo Domingos Como assim Agostinho Augusto? Vce sabe o que representam meus pais pra mim?See Translation
12 hrs
Eduardo Domingos Vce muito atrevido?See Translation
Regalado Onofre Quando um povo , é silencioso os dirigentes aabusam e gozam as dignidadesSee Translation
22 hrs
Paulo Besteleve Besteleve Vamos acordar sermos como os Sul Africanos, que não aceitam abuso.See Translation
11 hr
11 hr
Regalado Onofre Vamos só seguir às regras e ideias de grande filho Eduardo Mondlane, e do outros democráticos ,a não ser estes bandos, ladrões, e criminosos da democracia, os ambiciosos devem ser enviadas nos campos de reeducaçãoSee Translation
152 mins

Sem comentários: