terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Sobre as fofocas das redes sociais

Semana passada, andou aqui no Facebook um post dando conta que a razão da demora na obtenção de passaportes 

moçambicanos se devia ao facto de, os cadernos usados para a fabricação desse mesmo passaporte, terem sido desviados por um pretenso sobrinho de Filipe Nyusi para fazer convites do seu casamento.

O post teve vários “likes”, partilhas e comentários de todo o tipo, sobretudo muitos deles atacavam ao Governo do dia. Mas tudo isto não passou de uma mentira ou má-fé da pessoa que postou aquelas imagens de convites-passaporte.

Ora vejamos, em várias ocasiões, eu, Nini Satar, tenho dito que o nosso país vive da fofoca. A fofoca domina de tal sorte que acaba se tornando em verdade. A empresa que fabricou os convites, a M3 Design, lda, teve que vir a público dizer que “o papel (que produziu os convites) é normal gloss de 125grs. Não é de carácter político, apenas um convite para familiares e amigos dos noivos. Nenhum dos noivos tem ligação com o Chefe de Estado, com o partido Frelimo ou da pessoa que publicou o convite nas redes sociais”.

A partir deste exemplo podemos citar tantos outros em que as pessoas foram crucificadas em nome duma simples fofoca. Vejamos, o Presidente da República e o partido Frelimo foram insultados e no fim descobriu-se que tudo era mentira. Quem vai aparecer publicamente a pedir desculpas? Ninguém!

Entendo que exista muita frustração pelo Governo que temos. Mas a única forma saudável de expressarmos a nossa indignação é através de cartas abertas, dirigidas a Nyusi, por exemplo, ou qualquer outro governante. Eu, Nini Satar, quando me sinto injustiçado por qualquer governante, dirijo-lhe uma carta aberta e depois posto aqui no Facebook. É muito saudável e tenho o retorno que preciso.

No caso em apreço, julgo que as pessoas que sentem na pele a demora na obtenção dos passaportes, deviam dirigir uma carta aberta ao ministro do Interior, que é quem dirige o ministério que tutela a os serviços da Migração. Talvez, a partir disso, tivessem um feedback saudável. Mas não, foram para a fofoca.

Soube eu, através das minhas fontes, que o jornal “Canal de Moçambique” até queria fazer capa na sua próxima edição, sobre esse assunto de convites-passaporte. Não estaria a contribuir para fomentar a fofoca? Já o disse várias vezes que estes jornais mentem. Não têm assunto. Baseiam-se na fofoca. Talvez até seja por isso que são pouco lidos. Tenho informações certas de que o “Savana” não imprime mais que 2500 exemplares semanais, “Canal de Moçambique” mil exemplares, “Zambeze” 1500 exemplares. Sabem o que isto significa? O caos. Os jornais não são lidos porque o que publicam tem pouca consistência.

Se eu dirijo uma carta aberta a um dirigente qualquer e depois posto aqui no Facebook, sabem quantas pessoas lêem? Milhares. O mundo todo. Isto é mais do que aqueles jornais que vos falei. As redes sociais são um veiculo rápido e eficaz para a divulgação das nossas mensagens, mas temos que saber utiliza-las de forma saudável. Nada de fofoca. De denegrir a imagem do outro porque estamos frustrados com alguma coisa. Nisto tudo, até dá para rir, ficou a perder o “Canal de Moçambique” que já tinha planos de fazer manchete com o tal assunto dos passaportes.

os meus parabens 
pra noivos EDSON/ASSUCENA
que ficaram famosos nas redes sociais


tamem a empresa grafica
M3 DESIGN
que ganharam publicidade gratuita...

Até à próxima.

Nini Satar



LikeCommentShare
332 people like this.
Comments
Xavier Nhantumbo Nhantumbo tamos mal nese pais
LikeReply15 hrs
Munir Mussa Ate da Vergonha ter Nascido aqui
LikeReply15 hrs
LikeReply5 hrs
Filho Do Sr Chico ... Momade Assife Abdul Satar falou tudo bonito... 

Parabéns Tia Assucena Macombo
LikeReply5 hrs
Edson Vilanculos Caro nini,leio sempre as suas publicações.entendo que esteja bem informado mesmo..o maior problema é que um edson como eu,fazendo uma carta aberta,dificilmente terei feedback.se voce tem,é claro porque é nini.parece que ainda estas melancólico com jornais da praça.é assim,os jornais canal,savana,verdade,zambeze são os mais lidos irmao.
LikeReply65 hrs
Elton Cassambai Mentes criminosas
LikeReply5 hrs
Nelito Manhique Triste mesmo, os noivos mas famosos do ano por enquanto
LikeReply5 hrs
Elcidio Madeira Hoje acertaste em cheio
LikeReply5 hrs
Ahamada Rehane Mas mto mal primo Nhantumbo e
LikeReply5 hrs
Alson Macheque kkkkkkkkkkkkkkkkkk qui locura
LikeReply5 hrs
Beto Kandamba Hoo Munir Mussa nao sinta vegonha do teu pais,sinta vergonha dos q derijem este pais do pandza
LikeReply15 hrs
Alson Macheque sem sombra de duvidas Nini oje aposto com sigo pela primera vez
LikeReply5 hrs
Momade Assife Abdul Satar Edson Vilanculos 
lidos por quem?
Gente que gosta de fofoca
LikeReply75 hrs
Edmilson Júlio Mahita Não seja ignorante Momade Assife Abdul Satar lidos pela população
LikeReply5 hrs
vendo o seu perfil vejo que o ignorante e o senhor ou menino
LikeReply45 hrs
Claudio Sitoe O q está em questão n é se são lidos ou não ..mas a credibilidade da informação.... Saudações Revolucionárias
LikeReply5 hrs
Grabiel Enoque Tene Tene Eh muito triste viver de mentiras.
LikeReply15 hrs
Paula Nhacumba Momade Assife Abdul Satar, eu aprendo cada dia. Es um heroi.
LikeReply5 hrs
Belkiss Ibrahimo Schuwarts Schuwarts Isso já era sabido k esse papel n era do passaporte cada um vê w tira as proprias conclusões em tdo mundo existe fofoca cabe a cda um interpreta lá p o bem o p o mal
LikeReply5 hrs
Edmo Munacho É já tinha falado isso. pra uma moça que publicou isso no grupo do sapo.
LikeReply5 hrs
Ofo Tembe Só ficou isso aqui na pátria amada, falar ou melhor, por mas lume na fogueira sem ter certeza das coisas. Triste mas é essa a realidade amigo Momade Assife Abdul Satar.
LikeReply15 hrs
Edu Marques Marques O Nini tem um bom gestor da sua pagina, bem pago p n escapar nada. Mas o essencial é k ajuda a refletir. Keria sugerir k n alongue mto oa testos, moçambicano n gosta d ler e o essencial pode se perder
LikeReply35 hrs
Edu Marques Marques Os jornais ate k podem ter boas noticias, o blema é k todos eles n trazem novidades mas repeticoes ou copias, falta jornalismo investigativo profissional
LikeReply4 hrs
Edu Marques Marques Acho k as redacoes desses jornais deviam colaborar cnnosco p os vendermos noticias frescas e verdadeiras, eles somente fariam arranjos, pork o k se vê em jornais ou televisoes é uma palhaçada absoluta
LikeReply4 hrs
Joaquim Armando Sambo esse casamemto já ta manchado. por mim devia ser adiado pra proximo ano depois de mtos eskecerem. pk moçambicano nao se demora eskecer.
LikeReply4 hrs
Muniro Abdulgani Burgraff Que Allah nos perdoa por mal entendido, pós eu antes de ver o seu post Momade Assife Abdul Satar já acreditava na metade da notícia em relação a convite do passaporte, 

Mas o Islam ensiname a não criticar sem ter provas suficiente do caso , já fico tranquilo pelo seu post, não posso mentir fiquei muito trixte pela notícia antiga, mas não podemos tirar conclusões ou palavra fútil para qualquer tipo de pessoa .

Ele é nosso presidente precisa do nosso apoio , do nosso respeito nos escolhemos ele para manter a ordem o nosso país com isso ele não pode estar sozinho na batalha pós Ele é um ser humano precisa do nosso apoio .

Que Allah Deram-me misericórdia sobre nós, que nos dê visão para conseguirmos visualizar as notícias verídicas que passam na Internet, TV, e outros locais de informação. 

Um concelho amigos, quem faz fofocas é por falta da caráter , falta de honestidade, quem fofoca ao público esse mostra que pode fofocar o segredo dos seus pais não merece estar nenhum sector de trabalho, si nao vai destrocer informações, não tem princípios éticos. 

Vai a busca de sustentos lícito, 
Eu me orgulho de ter presidente Filipe Nhussi , eu me orgulho de ver empresários moçambicanos que lutam contra a descriminação do povo, no caso do Momade Assife Abdul Satar , e outros ...........
LikeReply34 hrs
Elina Januário Matsena Pais da fofoca.
LikeReply4 hrs
Vicente Benete Ta serto valeu pela alerta
LikeReply4 hrs
Miro Chiluvane Mas porque e k os passaportes demoram
LikeReply14 hrs
Celio Nhanala Sokoto Notícia de fofoca Hehehehehe
LikeReply4 hrs
Filho Do Cinzentinho Hehehehehehehehe
LikeReply4 hrs
Viviany Ferreira Por isso que estamos sem passaporte por causa destas paranóias d merda
LikeReply4 hrs
Alda Costa Kkkkk falou e disse
LikeReply4 hrs
Juliao Jordao Estas de parabéns Momade Assife Abdul Satar, obrigado pelas palavras e sua boa observação. Continue com as cartas abertas que sempre iremos ler..óptima semana pra si.
LikeReply4 hrs
Vasconcelos Antonio olhem o que nini falou ou postou tem sentido isso tem cara de montagem, alguém frustrado que fez isso, por sinal o mesmo e um falsificador de documentos.
LikeReply4 hrs
João P. Pinto Todos aqui gostam de estar informados, porque se não, ninguém iria ler os post de Momade Assife Abdul Satar. A realidade é que os Jornais do Canal de Moçambique são realmente muito lidos e por algumas vezes já cheguei a banca e os jornais terem-se esgotados, independentemente de serem ou não verdadeiros os conteúdificados lá, vendem bastante caro Nini. Essa é a realidade. Continue nos informando.
LikeReply4 hrs
João P. Pinto Quero aproveitar este momento para perguntar sobre o processo de distribuição das caadeiras de rodas? Como é feito? É preciso fazer algum tipo de inscrição?
LikeReply4 hrs
sobre as cadeiras ja estão a ser distribuidas
não pasam de nehuma inscrição
apenas as pessoas que estão encaregues a distribuição analisam bem os doentes
a casos que as pessoas fazem se de pasar pra ter a carinha pra posterio venda
LikeReply43 hrs
Aluncio Januário Nhabangue gostei de ler suas palavras educativas
LikeReply3 hrs
Amancio Benedito Rebelo Florencio Ha muita gente de má fé nesta pérola do indico. Até penso que essa gente adora fazer venia ao analfabetismo e tudo o resto a ele associado.
LikeReply3 hrs
Amancio Benedito Rebelo Florencio Dias atrás alguém socorreu-se das redes sociais para anunciar a morte do Mugabe.Quer queiramos quer não, ele está vivo! Quem vai pedir desculpas por tudo isso?
LikeReply13 hrs
Helder Muhandzule Bem colocado nini
LikeReply3 hrs
Lucia Job Chicolo Saibam que não se pode mexer símbolo do estado
LikeReply2 hrs
Vidakon Jemusse Aplausos
LikeReply2 hrs
Telys Nubya Grande Nine...... sou teu faaaaaaaaaaaaaaaaa
LikeReply12 hrs
Vasco Lebre Malate É proibido ter iniciativas ou criatividade neste país! Moz está infestado de invejosos, espero que o casal e as pessoas que foram injustamente ofendidas não leve a sério isto de modo a não atrapalhar os seus desejos. Mas o certo o autor da calúnia devia ser responsabilizado por ter exposto ao casal, ao bom nome do PR e demais.
LikeReply2 hrs
Floripes Matavel Falou tudo nini
LikeReply2 hrs
Muniro Abdulgani Burgraff Lucia Job Chicolo veja bem si o que está no convite é o símbolo do País , o que eu saiba o símbolo do país não tem dois Anéis e nem tem flores ao redor .

Então irmã antes de citar artigo primeiro faz um análise profundo, estar parecido não é ser ,nem está ultrajado, pós ele pode criar um logótipo de uma empresa com esse símbolo não estará no erro, porque é muito diferente com o símbolo do país. ......
LikeReply12 hrs
Taurus Pondja Eu quando vi esse post no fc fiquei tao frustrado que nem tive o que comentar! Alguns renamistas ate aproveitaram o post para fazer propaganda politica...triste isso! So vc Nini Satar para clarificar esta pouca vergonhice de cacar Likes e comentarios a todo custo sem se preocupar em ferir os demais...god bless u
LikeReply1 hr
Apolinário Wa Ka MaBurleza Mas tambem usar o formato dum documento dessa categoria está muito longe dos parâmetros da criatividade. É sim um acto de abuso para com os símbolos nacionais.
LikeReply1 hrEdited
Eunice Januario Que coisa.
LikeReply1 hr
Elton Cassambai Essas pessoas k estao a estudar os doentes só é aí no maputo. Pk nao nos liga pra lhe mostrar-mos os doentes pra pessoalmente verem, fiz dois pedidos pra província de Manica (Cidade de Chimoio ) e nem uma resposta,,,,,é assim mesmo sr. Momade Assife Abdul Satar.
LikeReply56 mins
Alex Alexandre Missal Missal O Pais da Marabenta vai do mal a pior.
LikeReply54 mins
Elton Cassambai Muniro Abdulgani Burgraff podes me dizer pk a polícia em na
LikeReply52 mins
Elton Cassambai Muniro Abdulgani Burgraff podes me dizer pk a Polícia em Nampula confisco e mandou pintar uns certos carros de marca Toyota land cruizer e alguns camiões que vinham pintados de cor verde. Igual a cor das FDM, se nem símbolos da República tinham
LikeReply48 mins
Helder Fone os grandes homens sao eleitos pelos factos e tu es um deles
LikeReply27 mins
Edu Marques Marques Kuanta maldade, afinal em k país tamos? Tmb so gastar meus meguinhas p brincadeiras? Chega!

Sem comentários: