quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A GOVERNAÇAO DA RENAMO NAS 6 PROVÍNCIAS


Como já se sabe, a renamo irá governar 6 províncias, nomeadamente Niassa, Nampula, Zambézia, Tete, Sofala, Manica e Sofala. Sob liderança de Afonso Dhlakama estas províncias, que só serviram para a frelimo explorar os vastos recursos, conhecerão um rápido desenvolvimento, porque será governado com democracia, justiça e liberdade. Aquilo que o líder da renamo vinha prometendo nos seus famosos comícios, será implementado.
Dhlakama sempre dizia que os governados (povo) é que deve ser os donos do governo e não o contrário, como acontece com a frelimo. Dhlakama também destacou a agricultura como um dos sectores chaves nas 6 provincias. Neste sector podemos incluir a pecuaria e a pesca. Serão implementadas as melhores práticas para a maximização da produtividade nestes sectores. Serão introduzidas tecnologias inovadoras e de baixo custo, novas variedades de sementes, culturas e espécie de animais.
As 6 províncias poderão ser grandes produtoras e exportadoras de arroz, cacau, castanha de caju, soja, copra, frutas, etc. Os rios, riachos e lagoas servirão para irrigar os campos, produzir peixes e energia eléctrica (mini, micro ou pico hidricas). Com a frelimo, os milhares de rios e riachos que atravessam as 6 províncias só servem para tomar banho e lavar a roupa. As 6 províncias também vão poder fomentar a criação em massa de gado bovino, ovino e caprino 0 ara a produção de carne, leite e lã.
Os agricultores terão facilidade de crédito para a aquisição de equipamentos agrícola, sementes e espécie de animais com melhor características zootécnicas. Os importadores de alfaias agrícolas terão isenção de taxas como forma de incentivar o investimento no ramo da agricultura.
Dhlakama explicou com detalhes a importância da agricultura:
1. A agricultura é que mata a fome. Com muita produtividade os produtos ficam baratos e acessíveis e em última instância facilitam a vida da indústria transformadora que tem como matéria prima os produtos agrícolas e consequentemente o seu produto final sai a um preço razoável ao consumidor e a exportação desses produtos gerará milhões de dólares ou Rands para o país em impostos e taxas. As taxas a ser cobradas serão razoáveis para se evitar a fuga ao fisco.
2. Haverão muitos empregos nas grandes farmas e assim os jovens não terá que ir trabalhar nas farmas sul africanas. Não se tratam de farmas de corruptos da frelimo que escravizar os mocambicanos e pagando salários miseráveis.
As direcções províncias terão empresas agro-pecuarias e de pescas públicas para fomentar a produção no sector familiar e não só. O Vale do Zambeze será a espinha dorsal para a implementação de novas tecnologias agro-pecuarias e de pesca. A frelimo andou a brincar com este "vale das pampas" de Moçambique.
Compatriotas, isto não são coisas útopicas, dentro em breve veremos isso com os nossos olhos. Porque a frelimo não estava a governar mas sim a destruir tudo. A frelimo nunca fez nada a não ser fazer coisas gato por lebre e só para o inglês ver. Qualquer mina de pedras preciosas ou ouro que é descoberta é ilegal e abruptamente usurpada por um corrupto da frelimo. Uma escola ou hospital construídos pela frelimo fica em ruínas em 2-3 anos, uma ponte desaba com pequenas enchentes.
Até aqui ninguém explicou porque é que nunca se distribuiu mudas de cacau a pelo menos 3 milhões de camponeses já que o país apresenta o microclima ideal. Isto geraria renda para as massas camponeses e o país seria um dos líderes mundiais. Também não se compreende porque raios o partam a frelimo nunca introduziu as baratas e práticas "bombas camelo" (ram pumps). E será que o país não pode fomentar ovelhas?
Desde que o colono construiu os prédios para habitação nas cidades, a frelimo nunca construiu um sequer para o cidadão comum, no entanto, a população está a crescer, onde que é que as pessoas irão viver? Ou por outra, se o estado constrói várias estradas avaliadas em centenas de milhões de dólares, porque não pode construir condomínios ou prédios de apartamentos para a população?
Hoje destacamos a agricultura mas outros sectores também merecerão grande atenção dentro do plano de governação da Renamo, que será simples e prático, não como o da frelimo, que aloca um orçamento de 75% para a compra de 'four by four' e computadores. Na frelimo há mais doutores nos gabinetes que técnicos no terreno. Os doutores só sabem imprimir documentos coloridos e com um português de outra galáxia mas com dados falsos só para enganar os doadores.
Com Dhlakama, Moçambique será um admirável mundo novo. Isto será para já.
LikeShow more reactions
21 Comments
Comments
Deodomiro David Mugas Todo esse projecto sendo implementado, eu digo pobreza ate nunca mais.
Vitor Santos gostaria de acreditar nisso
Like144 mins
Edgar Mario Mario Força ai numca deve desistir.
Francisco Nhaca Propaganda muito barato quando governara as cidades nacala porto beira entre outros fizeram o quê. Bando de mafioso jornalistas de meia tigela
Marciano R. Dos Diches ESSE SONHO ACABARÁ NA CAMA
Like137 mins
Zacks Caetano paraiso na terra,isso so pode acontecer dpos da falencia da FMI E BM...isso e apenas um sonho
Imtiaz Vala Tatatatatata
Bum bum bum
Risos ate morrer kkkkk

Herculano Joao Chatira Sonhos perdidos ao pobrezinho lider
Mysttero Matusse Alguém tem água aí...temos que acordar aquele senhor ta sonhar de +
Pedro Esquinar Raiva Raiva Bom dia mano Cambuma, so consigo teremos informacao correta força.
Pedro Esquinar Raiva Raiva Bom dia mano Cambuma, so consigo teremos informacao correta força.
Sergio Victor Chicate Kikikikikikik
Mateus Victor Zeca Mas quando isso vai acontecer ??¿ estamos vendo o tempo indo embora... E só se fala
Hélio Saudaçoes O povo confia na RENAMO. Avante. FRELIMO ao lixo.
Clovis Samy sera verdadi isso
Gemildo-Niga Fixo Sem comentario .
Sipo Mtambo NDASUWA MWANA WANGU AMAI...ndikaningisa imagem achiita dansar ndinombopora...
George Sérgio Khweve Grande homem Unay Cambuma que nos deixa com esperanca.
Danilo Zulficar Vams em frent ja vensemos a batalha
Marcelino Simao Eu pergunto será que a perspectivas de entrega dessas províncias mano Unay?

Sem comentários: