sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Sistema político moçambicano deve ser debatido após exigências da Renamo, diz Chissano


O antigo Presidente moçambicano Joaquim Chissano disse à agência Lusa que a exigência da Renamo de governar nas províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014 deve ser parte de um debate profundo sobre o sistema político moçambicano.
"[O debate sobre a nomeação dos governadores] é um assunto que eu penso que devia ser debatido com profundidade e que pode vir até a dar uma coisa boa, não sei, ou vamos chegar à conclusão de que vamos fazer como fazíamos dantes", afirmou Chissano.
Recordando que o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Afonso Dhlakama, já lhe tinha proposto a governação das províncias em que o principal partido de oposição ganhou nas eleições gerais de 1999, quando na altura era chefe de Estado, Joaquim Chissano disse que sempre defendeu que a matéria devia ser estudada com acuidade à luz da Constituição da República.
"Desde 1999, ou mesmo antes, eu disse ao líder da Renamo que eu não estou contra e nunca estive contra a mudança da maneira de fazer as coisas, o que queria é que as mudanças fossem feitas de maneira democrática", acrescentou Chissano.
Uma eventual mudança do sistema de designação de governadores provinciais, prosseguiu o ex-chefe de Estado (entre 1985 e 2005), deve ser estudada de forma clara, de modo a ser previsto na Constituição se tem de haver uma eleição directa dos governadores em cada província ou deve ser através do partido que ganhar o maior número de assentos em cada círculo eleitoral.
"Há várias formas de fazer isso, uma delas é através de eleições para os governadores das províncias e essas eleições são feitas em cada província, mas existe uma Constituição articulada, que diz que como é que vão funcionar os governadores e os governos provinciais, qual será a relação entre o governador e o Presidente da República e entre o governador e o Governo central", acrescentou Joaquim Chissano.
Em relação a opiniões de que a organização política e do Estado moçambicano deve ser reformada, incluindo correntes que defendem o federalismo, Chissano insistiu na ideia de que eventuais mudanças de modelo devem ser feitas através de um debate amplo à luz de uma revisão constitucional.
A Renamo condiciona qualquer acordo para o fim da instabilidade militar no país à aceitação pelo Governo da exigência do principal partido de oposição de governar nas seis províncias do centro e norte do país onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014, acusando a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) de ter cometido fraude no escrutínio.
A governação das províncias em causa é o principal tema da agenda de negociações em curso entre o Governo e a Renamo para o fim da crise política e militar no país.
SAPO – 28.09.2016
RESISTÊNCIA NACIONAL
MOCAMBICANA:
A MELHOR GUERRILHA DO MUNDO
- Ja derrotou exércitos de 5 paises e de
africanos
- Ja derrotou as melhores unidades militares cubanas (que derrotaram o poderoso exército sul africano em cuito cuanavale Angola) e mercenários chineses e vietnamitas.
- Ja derrotou as Spetnaz russas, uma das mais temíveis e formidáveis forcas especiais do mundo
- Ja enfretou ataques macicos das mais avancadas armas do mundo na época
como os mig-21, helicópteros, e a temivel, letal e lendaria "katiusha", a arma que derrotou Hitler na segunda guerra mundial (transformava as melhores unidades alemãs em bando de alucinados) e os franceses em Dien Bien Phu (vietname), tanques t-55 (até hoje em uso em mais de 60 paises).
No "conflito de Satungira" a Renamo derrotou um total de cerca de 10.000 soldados das FDS entre mortos,
feridos e um grande número de desertores. A renamo lutou com menos de 100 homens e perdeu 25. Em Zimpinga, 35 rangers da renamo enfrentaram e derrotaram mais de 500 homens fortemente armados e equipados com capacetes e coletes a prova de balas. Em termos de intrepidez e coragem militar Dhlakama e maior que o marechal Fidel Castro , marechal Nguien Giap do Vietname, "marechal" Samora Machel de Moçambique. Dhlakama superou Chaka Zulu, Macombe. Mussa Quanto, Farelahi, etc. Nem mesmo o lendário Espartaco se lhe compara. Dhlakama só não se pode comparar com o marechal Gueorgui Júkov ou os generais Omar Bradley e George Patton porque quando eclodiu a Segunda Mundial, provalmebte o régulo Mangunde ainda era solteiro...
Para além da catástrofe militar de Sandunjira em 2013-2014 (cerca de 6000 baixas fatais) e o actual conflito militar (até ao momento cerca de 7000-8000 baixas fatais), a frelimo também foi derrotada pela renamo na guerra dos 16 anos e igualmente com baixas de proporções bíblicas nos combates. Vejamos alguns testemunhos:
Comentario de Uamusse Enoque (ex militar da frelimo)
"Manos e irmãos, voces so falam perguntem nos a nós que
combatemos nos 16 anos da guerra pela democracia. Nos fomos recrutados na escola com o presidente samora, fomos a Montepuez e treinamos 2 anos e foi convidado um general de Tanzânia para vir escolher os que tinham capacidade para serem do grupo reconhecimento para ir a vizinha tanzania para o treinamento isso é mais 1 ano e 6 meses. Uma semana depois da nossa volta juntaram se mais de 5000 homens, 1500 de Tanzânia e 2000 de Zimbabwe e o resto mocambicanos, pensando que iam acabar com a renamo mas tudo foi por agua baixo morreram quase todos, no nosso grupo 5000 para ficar 510 homens. E o Dhlakama foi em inhambane onde o comandante das fadm mandou atacar a base existente na zona de Mabote, em Munguina, as fadm chegaram e cairam numa emboscada plantada por menos de 400 homens da renamo no terreno encontraram 50 miudos a cozinhar o resto estava na emboscada e houve massacre de mais de 4800 pessoas, sendo 3000 militares e o resto civis. Meus irmãos a renamo é forte, provocaram vampiros e sanguessugas, bem não sei mas muitos vao chorar muito mesmo".
Comentario de Saimon Ynhasena:
"Outros falam por nao saber, eu na guerra dos 16 anos cheguei de pensar que era o fim da renamo em Mangunde, Chibabava. 7 helicópteros a sobrevoar, blindados e caes embaixo e a volta de 5 mil homens incluindo cubanos, zimbabweanos e outros acamparam na zona de Tronga. Dia senguinte atravesaram para outra margem numa mata fechada em Djambe. Ninguém voltou, todos tombaram e a população levou 2 semanas a sepultar os cadaveres em valas comuns e ate hoje os zimbabweanos tem vindo fazer cermonias em Mangunde, agora, serao esses miudos que vão conseguir desarmar? a FRELIMO tem k aceitar senão..."
Unay Cambuma
NOTA:
Unay Cambuma também pensou que era o fim da renamo quando ouviu falar de 1750 mercenários de elite, curandeiros de elite, blindados, aviação militar, etc, iam atacar Sandunjira mas como já se sabe, tudo foi por água abaixo...
Este post foi publicado em 2014, quando Unay Cambuma tentou dissuadir a frelimo para não embarcar em militarismo contra a renamo é como sempre os factos deram me razao: a frelimo acabou tendo outra catástrofe militar. Neste momento, a frelimo deve fazer tudo por tudo para evitar que a Renamo entre em contra ofensivas de larga escala porque se isto acontecer, desta vez a renamo só vai parar quando Maputo transformar - se em Mogadiscio. A cidade ficará sem luz, água, gás, carvão, etc e todas as populações de Magude, Matutuine, Namaacha, Chibuto, Manjacaze, Guijá, etc, vão entupir a cidade de Maputo como refugiados. Não tenham dúvidas que isto vai acontecer caso as negociações em curso fracassarem, digo vos eu e quem avisa amigo é.
GostoMostrar mais reações
56 comentários
Comentários
Helson Engenheiro Das Cargas Kkkkkkkkkk este homem xta doente
Gosto529/9 às 9:34
Jfk Tingane Quem não viveu a guerra dos 16 anos pode pensar que esteja a mentir mas fui dramático e o governo cedeu quando já a renamo já aproximava na cidade de maputo eu que vive estou com medo sair de maputo pra manhica era grande problema
Jfk Tingane Simplesmente sou da sociedade civil lembro me que vivemos maus que não gostaríamos que se repete-se
Adilson Chicote Sorry...mas seria melhor pork tamos a sofrer...Vida cara...e eles nem sentem pork ten reserva que nos roubaram...falei
Gosto129/9 às 9:36
Guido Banco Ijidor Ijidor obrigado pela informacao
Gosto129/9 às 9:40
Muhove Tata Com a Renamo não se brinca manos.
Gosto129/9 às 9:42
Mingues Tse Tse Tse Super comandos de verdade.
Gosto629/9 às 9:48
Simao Matavele E as pessoas, algumas ñ todas pensam k é brincadeira. Querem ser como Tomás na Bíblia teve k meter os seus dedos nas Chagas d Jesus foi quando acreditou. A Guerra Mata sres.
Júlio Salvador Mugabe Salvador Claro que é uqui sabem e mais nada até se orgulha por isso,porqué nao se orgulha de boas coisas que o tal dlakhama ja fez?isso cheira interreces pessoais ou algo pior
Satélite de Moçambique Eu sempre tive fé em Dlhakama! E mais, ele nao é por ele, ele é o que é por Deus, este homem foi ungido por Deus! Há quem aínda duvida da certa victória da Renamo aquí?
Tatyosvaneyvald Cumbans Julio salvador ixu e cntg filhu da puta,coco,xixi merda
Fernando Fernando Julio salvador, se nao entendes comentarios e melhor calar. Nem tens vistas para ver e nem tens ideia para pensar para onde a frelimo esta levar mocambique. O dhlakama esta defender voce burro. Se nao fosse renamo nem terias calca hoje para usar. Nem sabe porq estas a viver.. os sabios querem liberdade. Sai do facebook estas ocupar lugar para nada.
Osvaldo Felix Joao Fez me recordar das guerras do golfo e das zonas de tensäo e conflitos ( ZTC) no medio oriente.
Osvaldo Salvaterra Se possivel peco para chegar na porta vermelha
Monsenhor Telis Macia Esse eh tao bom que na ponta vermelha so entrou a visita. Governar que eh o seu grande...anseio ha mais de 40 anos...nadah....se eles eh tudo isso ja devia estar a Governar toda a Africa e um pouco da Europa.
Chaual Momade Momade Voces sao ignorantes axam mesmo se ele usar a força vai vai governar?
Frans Nkosi MUITA FORÇA RESISTENTES......VOCES SÃO A VOZ DO POVO MOÇAMBICANO
Alfredo Casaco É triste tudo isso irmaos. Parem de uivar. Orem que tudo quem sabe é deus. A verdade virá., tarde ou cedo. Não se brinca, Quem pensava que hoje seria possivel navegar na internet. Quem ousava Falar assim tanto quanto é moda. Evitem com as vossas bocas. Alegram se pela fome, pela humilhaçao cá na terra, porque vosso será o reino de deus.
Lastino Zaichelho Marrengula melhor guerrilha do mundo.mas nem sequer ocuparam um bairro.
Antonio Tomas Mines Mines quem sabe, sabe. saber discutir com bruto é lhe dar razao. entao, eu dou razao todos que discordam com o trecho dessa noticia. bem haja o filho do povo, ninguem nasceu a governar. um dia tudo vai mudar. o governo de sequestradores e ladroes vai acabar em moz
Abassaly Ramos Meu pai foi militar da Frelimo na guerra de 16 anos mas nunca esque de nos contar os efeitos dos homens verdes.
Muhavito Tassine Kkkkkkkkkkk canbuminha s esa tropa e tao forte em k provincia d perola d indico ja ocparan ou d zunbo ao indico alen dse idioca k acriditan em tuas piada da xgd d sonho d pai natal,alen dx matax?
Biatriz Anginho Davi grande guerelheiro no tempo de gigante kulia. Obra de deus exercito do senhor.
Luwy Fernandes A RENAMO ten LIDER , e o obedecen , vao atacar aonde lhes sao ditos , a inteligencia ta controlada . Vamos acompanhando
Amandio Gil Hoguane Sinceramente falando, há pessoas k me tem provado k em nada mesmo säo úteis pra o desenvolvimento do país...
Até hje, há sujeitos k näo conseguem fazer análises com lógica de determinadas informaçöes, mesmo diante de factos concludentes...!!!
É ESTRANHO ISSO...
Amandio Gil Hoguane Acabo concluíndo k säo pessoas amaradas ou domadas pelo que defendem e já näo têm capacidade reflexíva activa...
E, isso é Muito Mau...
Peter Casimiro Mais de tudo dito
Jose Pimba louvado seja o altissimo que ainda nos mantem vivo
Gulamo Hassamo Daudo Eu pelo menos sei bem que pode ser guerra e ser guerreado, no ano longínquo de 1988 na operação ª Recuperar Mutararaª eu estive na quarta brigada, fomos de Comboio o chamado Foco foco, passando depois de Cambulatsitsi, começamos com os combates e ficam...Ver mais
Tchaico Chico A verdade voz digo em moz xt si morrer a fome xt nos consumir aond vamos sera um dia vai acabar isso
Teofilo Machava Unay Cambuma desta matéria mesmo meteste água, não faz sentido nenhum. Em alguma vez estas "guerras ou combates" foram declaradas?
Se fosse declarada e oficial achas mesmos que haveria chances? 
Só quem não pensa, não analisa estará de acordo com esta falácia. Isto já é promoção a esta guerrilha.
Gosto229/9 às 14:46Editado
Juneque Chalosse Malefula NDE LUTA ELEFANTE CAPIM E QUE SOFRE!
Anidio Paulo Jamusse Vilanculos Meus senhores, eu tenho família que estiverm envolvidos de carne e osso neste conflitos recentes... O contam igualzinho ao que disse unay ,nao se brinca com homens verdes. Se a renamo quisesse usar força para chegar a ponta vermelha ja teria chegado a muito tempo...mas preferem pautar pelas vias legais...
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi os peixinhos mafiosos morrem ou sao qescado na baríga cm grand anzol e continuem a renamo nao é farelo maix sim punho d axo
Jabro João Obrigado pelos comentários
Jabro João Meu pai nunca pensou ki a renamo iria existir
Cellass Roses A RENAMO ja fez isso tudo, apenas lhe falta conquistar o poder!

O que é que falta afinal???????
Faruk DAimo Tudo tem o fim 
A Frelimo um dia qualquer vai sentir na pele 
..
Esteves Colaço Esse. Unas só pode estar fumado....sabes qm são os spetsnaz?....nem os boinas verdade americano repitam com os Spetsnaz....é triste ouvir absurdo deste tamanho....
Carlos Alberto Chibale É triste este cenário todo que escreveste. Seria muito melhor usares esse todo tempo em escrever coisas boas que nos levam a paz. Coisas que comovem nossos líderes a saberem valorizarem seu povo. Não estarmos a cantar sobre bravura da RENAMO em matar seus com cidadãos. Vamos nos unir irmãos para devolver a paz para este país
Morgan Anselmo Muvale Há muito lambebotismo aquí e o próprio post já exibe tais raízes. Os moçambicanos precisam perceber que não é por ideias belissistas que Moçambique estará unido mas sim por ideias construtivas. Embora eu reconheça a causa pela qual a Renamo luta, não concordo com os métodos que ela e os ignorantes da frelimo usam pois o povo é que está sofrendo.
Lucas Jorge E isso e' boa coisa?
Sergio Romao Manhisse Manhisse o que é que ganhamos nos como populaçao com estes politicos? que saco.
José Nbeua Tudo isso de nada vale se não souberem negociar. 
Exigir novas eleições imediatamente e já com eleição directa para governadores, é mais importante do k andar a kerer nomear governadores!
Gosto21 h
Ribeiro Mola Unay Cambuma traga-nos mas informação relacionada com hipismo da frelimo
Gosto21 h
Celso Mosquito Sango Obrigado unay pela informasao
Gosto20 h
Gosto16 h
Cândido Silvestre Vaz Se e verdade que em todas as batalhas a renamo deixa milhares de militares da frelimo mortos, a guerra teria terminados a anos atras
Gosto16 h
Chico Jasse Beu Mas ixo tudo k falaste so pod ser coisas do filme MISSAO IMPOSSIVEL

Sem comentários: