sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Sobre o prémio recebido por Nyusi nos EUA!


O momento alto da recente visita do Presidente da República, Filipe Nyusi, aos Estados Unidos da América (EUA), foi quando foi premiado em Washington, pela International Conservation Caucus Foundation (ICCF), pelo empenho na conservação da biodiversidade e protecção da natureza em Moçambique.
O prémio foi entregue numa cerimónia bastante concorrida, num edifício do Congresso norte-americano, onde estiveram presente Greg Carr, opresidente ICCF, senadores e congressistas norte-americanos.
Está de parabéns Filipe Nyusi. O prémio é merecido e sou obrigado a acreditar que em Moçambique não há devastação das florestas devido ao corte ilegal, a fraca ou inexistente fiscalização, planos de maneio ineficientes ou inexistentes, corrupção generalizada entre outros.
Sou obrigado a desmentir as denúncias feitas pela sociedade civil, jornalistas, académicos sobre a corrupção desenfreada no sector das florestas.
O prémio entregue ao Presidente da República nos EUA desmente o relatórios como o da Environmental Investigation Agency (EIA) intitulado “Conexões de Primeira Classe – Contrabando, Corte ilegal de madeira e Corrupção em Moçambique”.
Não é verdade que quase 50 por cento de toda a madeira indo de Moçambique para China é ilegal. Não é verdade que há graves casos de comércio ilegal de madeira e que num desses casos esteve envolvido o actual ministro da Agricultura, José Pacheco.
Oficialmente, Moçambique exporta 100 milhões de dólares de madeira para a China. Entretanto, as estatísticas chinesas contabilizam a importação de 4 vezes mais – 400 milhões de dólares – da matéria-prima. Então, estes dados estão errados. Por isso que Filipe Nyusi foi premiado.
Para Filipe Nyusi merecer aquele prémio, significa que os relatórios preparados por organismos internacionais, como os da ONU Comtrade, compilados pelo World Resources Institute, que mostram que 300 milhões de dólares em madeira moçambicana chegaram ao território chinês de forma ilegal este ano, estão a mentir descaradamente.
É mentira a questão mostrada pelos mesmos relatórios de que a elite no poder também está envolvida no negócio ilegal de madeira. É mentira de que desde 2009, a entrada de madeira moçambicana na China não tem parado de crescer.
Em jeito de conclusão, acho que Nyusi deve ter fechado um grande negócio com os americanos para merecer o tal prémio. Não nos espantemos quando o que ainda resta da madeira moçambicana ser exportado para a América.
Os chineses que se cuidem. Já acabou a moleza. Não terão mais madeira moçambicana porque o Presidente da República quer dar aos americanos. O prémio recebido espelha isso. Parabéns Filipe Nyusi!
Será que vale a pena ser político?
Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Matin Sabin
Escreve um comentário...
Forbes Nhaca Meu caro Nini, em primeiro lugar as duas fotos que mostram crianças sentadas no chão e dos camiões com troncos não são de Moçambique. O segundo aspecto o governo actual triplicou os direitos aduaneiros para exportação da Madeira não processada, neste momento são poucos ou os que exportam madeira em bruto já acompanhamos várias apreensões de contentores com madeira não processada, neste momento o governo já submeteu a AR um projecto de lei que vai proibir a exportação da madeira não processada na totalidade. Quanto as carteiras não sei se tem conhecimento 80% das escolas que não tinham carteiras até ano passado já tem carteiras, o governo assinou vários acordos mesmo com sector privado para produzir carteiras escolares em detrimento de outro tipo de mobiliário, exemplo claro é aquela empresa que está localizada na zona do Jumbo que todos os dias fábrica carteiras que diariamente entram e saem camiões a transportar carteiras para as escolas. Por isso só queria dizer que a um esforço enorme para mitigar o problema da falta de carteiras e da exploração desenfreada da Madeira não processada no país. Bom dia
GostoResponder423 hEditado
Helsy Neto De Vivy Político
GostoResponder23 h
Momade Assife Abdul Satar Forbes Nhaca
es bom engraxador!!!!!!
GostoResponder4323 h
Orliques Adelino Magul Não há esforço nenhum por parte do governo.
GostoResponder122 h
Orliques Adelino Magul Somos escravizados por ele.
GostoResponder22 h
Forbes Nhaca Diga onde menti no meu comentário.
GostoResponder122 h
GostoResponder122 h
Luwy Fernandes Quem defende frelimo ta ENGRAXAR , todo mundo sabe
GostoResponder222 h
Jose Fausto Sr.Na circular de Maputo há escolas onde os alunos sentao no chão.
Aqui no centro,do País onde me encontro,esta cheio de parquetes com toros de madeira dos Chinas.
GostoResponder922 h
Nalldo Tigre Azul Mathlave A foto ilustrada podendo ou não ser de moçambique não interessa Enquanto ambos concordarmos que ela espelha-se na realidade Que vivemos no nosso país. Fazes ideia do numero de carteiras Que estão em falta pra acomodar as salas vazias que as nossas escolas tem? Salas essas que outras nem enxistem no seu aspecto físico porque as crianças estudam ao relento
GostoResponder1122 hEditado
Belajúnior Júnior Forbes Forbes Nhaca, perdeu uma soberana oportunidade de ficar calado. Moçambicano já não é otário. Mesmo que as imagens não sejam moçambicanas, quem não sabe que a realidade nua e crua é essa? Tem visto os noticiários por acaso? Viu as imagens que circularam há algumas semanas de crianças sentadas no chão, no pátio numa manhã de cacimba? Lambe botas me enojam PAH!!!! E tenho dito!!!
GostoResponder1822 h
Nalldo Tigre Azul Mathlave Mano Niní,eu sou teu seguidor mas preciso muito ser teu amigo.
So que infelizmente ja atingiste o limite de amigos no facebook.
Agradecia Que fizesses algo por mim. Bom dia
GostoResponder22 h
Claudio Tembe Merece porrads esse jovem. Nem precisas ir pro Distrito de nangade pra ver isso aqui mesmo em maputo crianças estudam ao relento e sentadas ao chão
GostoResponder422 h
Stelio Elias Machambe Seu lambe bota!
Que mente vazia tua mano e consequentimente a falta de humanismo! O povo stá a chorar, e tu nesse papo? Quem não sabe o que acontece aqui nesse país? Aquí mesmo na capital, temos criançasestudando ao relento, e pior, sentam-no chão!
Recentimente meus sobrinho tiveram que levar um bloco cada um pra escola... Já não aguento esses engrachores pah!!!
GostoResponder322 h
Tuy Cipriano Kikikikikikiki, das a brincar com o povo (Azagaia)
GostoResponder122 h
Cidalia Correia Mesmo que as fotos não constituam verdade. Existe muitas escolas cá em Moçambique sem carteiras. Ou mesmo até sem sala de aulas, porque até estudam foram ao relento. Sem querer, contrariar, com a sua maneira de pensar, mas eu tenho serteza que o srForbes Nhaca, não sabe o que está a dizer.
GostoResponder222 hEditado
Luis Salomao Uiliamo Acho k o senhora Nhaca nunca esteve nas zonas rurais, por isso t dou razao
GostoResponder222 h
Autonomia Governativa Nao é verdade quando dizes que 80% das escolas que nao tinham carteiras ja tem!!!tente rever esse detalhe,eu conheço distritos onde mais da metade das escolas nao tem carteiras,alias sao de construçao precaria e metade dos alunos destas sentam debaixo das arvores!
GostoResponder222 h
Luis Salomao Uiliamo no contacto directo mostraram coisas tristes na provincia de Maputo, criancas que levam capulanas todos os dias pra sentar nela na escola
GostoResponder22 hEditado
Eksi Zedd Beatz Apaga esse comentario Forbes Nhaca Escola primaria de khongolote "A " o meu filho neste momento esta estudar de baixo de uma arvore e sem carteira.
Esse comentario ofende aqueles que estao a sentir a dor na pele e nao "vc que tem um filho no colegio e esta escovar pra subir de cargo"
GostoResponder1222 h
Dedé Machava É inacetavel este tipo de comentário, e creio eu que o Forbes Nhaca cometeu um grave erro nos cálculos ou foi tendecioso. Será que o/a senhor/a tem noção do significado da percentagem por si citada? Moçambique não é so onde voce está, e havendo necessidade de se informar sobre a realidade deste país, pergunte a quem está no terreno a comer pão mansado pelo diabo. A foto ai que postei, tirei a pouco tempo na minha sala de aulas e se quer mais, posso fazer questão de visitar cada escola do distrito e mostrar te alunos sentados no chão. Na cidade de maputo também posso dar te algumas escolas como referência papá. As vezes o silêncio é mesmo que falar ou escrever certas asneiras, mas não disse...
GostoResponder621 h
Joao Paulo Da Gloria Não percam tempo com os lambebotas. Eles ganham por isso.
GostoResponder121 h
Djicaze Dzovo Dzovo Luwy Fernandes - Mentira. Eu não sabia que quem dfende a Frelimo está a engraxar. Para não se ser conotado com engraxador, é preciso defender quem?
GostoResponder21 h
Fernando Domingos Peleve Perfeito, 
100% Dedé Machava.
GostoResponder121 h
Valerio Cossa Se senhor Forbes Nhaca vive em maputo é so de deslocar na zona d cumbeza na escola 16 d junho em frente d acipol vai ver criancas em baixo das arvores e sentados no chão.força nini e k continue nos informando d nossa patria amada.
GostoResponder21 h
Abelarto Eugénio Guambe Sabe Forbes Nhaca com todo respeito, um veras tu dama a beijar com outro homem na rua e vais dizer que nao e ela so porque falaste com ela a segundos e te disse que estava encasa! Ou melhor vce usa o tacto? Sim, porque quem tem olhos pra ver e observar nao diria uma tamanha tolice pah, repito com todo respeito!
GostoResponder121 h
Nusno Pires A unica verdade no text è que utilizamos carteiras da madeira nacional em forma de bagaço que importa mos da China
GostoResponder21 h
Melo Junior Forbes. ..cala-te.tu deves pensar que Moçambique termina no Rio incoluane. ..
GostoResponder20 h
Nelo Tembenuca Ele até pode não ser lambebota, mais foi infeliz neste comentário.
GostoResponder20 h
Ivan Patrão Patrão Forbes Nhaca vai a escola primaria de dhavele na zona verde na segund feira. Depois mi diga algo. Tenho a certeza de ki nao vais gostar de ver como os nossos filhos estudam. Em baixo das arvores e no chao
GostoResponder20 h
Tony Mondlane Na escola primaria de Bobole distrito de Marracuene ainda sentao alunos no chao.Falta de madeira para produzir cadeiras e mesas para as escolas???
GostoResponder20 hEditado
Guta Gemo de Almeida Sr Nhaca deve ser estrangeiro.
GostoResponder120 h
Tchendjerra Colaco Forbes Nhaca as imagens donde é que sao? Parece k essa estrategia de negar as imagens é muito boa para quem a posterior apresenta argumentos vazios.
GostoResponder120 h
Dario Marcos Forbes nhaca. As imagens contidas nesta publicação nao foram tiradas em Moçambique...... As fotos/retratos nas paredes das igrejas foram tiradas de jesus cristo???... Cuidado tua lingua perder a cor de tanto lamber botas!
GostoResponder119 h
Themba Takdiry Raiva Stalywt Vc é criança forbes isso não é pra teu nível é só calar todos dias sai madeira pra estrangeiro e nossos irmaozinhos estão a estudar sentados no chão e Vc defende que está bom isso Vc não sabe o que tá falar.......coisas que nem essas meu irmão vale a pena não comentar porque muitos vão pensar pior de ti......perdão se é que ezagerei a todos
GostoResponder119 h
Boavida Antonio Matavele tens razão Forbes acerca de imagens. mais aquele cenário de crianças no chão existe aqui em Moçambique e nem é novidade
GostoResponder17 h
Dengura Luiz Está claro k o senhor Forbes Nhaca , em algum momento do seu comentário foi infeliz. Se até na província de maputo tem se reggistrado muitos casos em que as crianças estudam ao relento e sentados no chão, levando em consideracao que as carteiras são distribuídas todos os dias através da tal empresa localizada próximo ao jumbo.
O que dizer das outras localidades fora de cidade de maputo??
Humm humm!
GostoResponder117 h
Fausto Alves Então o sr não anda para aqueles lados do Norte e nos portos para ver a saída desses toros de madeira e nem de chifres e muito menos para ver escolas sem carteiras... És mesmo um escovinhas
GostoResponder116 h
Adelson Francis Vidro Pensei em responder esse comentário mas depois vi que varios compatriotas ja tinham reagido a essa toliçe, acrescentando sou planeador fisico e ambientalista, ja fui fazer um trabalho de campo no distrito de Boane, no bairro de mavocco proximo a mulotane, k faz fronteira com matola rio, aqui perto, meus olhos ficaram nublados quando vi crianças produzindo o conhecimento em salas feitas de pau e caniço pelos moradores, crianças sentadas ao chão e professores em cima do banco, crianças desistindo de estudar por falta de caderno, o mesmo papel que é feito na base de materia prima extraida em Moçambique mas que retorna em produto acabado muito ínfimo, portanto uma escola que se avisinha da cidade capital sem carteira o que sera das escolas que se encontram em zonas recondidas no centro e norte do pais....ja que o desenvolvimento esta centrado no sul?
Todos os dados citados nesse post estao completamente errados
GostoResponder115 h
Sempre Sempre Forbes Forbes , voxe xta em k canto do pais? 75% das salas d aulas sao de capim e sem portas. É ai ond xtao as carteiras? O senhor me ofendeu na kualidade dum moxambicano. Fale doutras coisas mas est assunt é visivel pr todos.
GostoResponder215 h
Neves Eng Neves Para Falar a verdade O silêncio consegue ser mais perceptivel que essas Baboseiras que o Lambe Lama do tal Forbes Nhaca xcreveu,,,aonde vives Tu,,,?
GostoResponder14 h
Ernesto Mateus Xtas em risco de ser nomeado senhor ministro da educação e desenvolvimento humano, xcovou bem mesmo. É c muito pena k só defendeu sem conhecimento de causa.
GostoResponder13 h
Armando Muila Forbes conheces o Moçambique real? Ou buscar informações nos relatórios? Sorry, estás na capital? Num gabinete, com Arcondicionados. Humm...Tens razão concordo consigo 80%.
GostoResponder11 h
Jose Antonio Mesa Esse sr Forbes Nhaca ultrapassou toda tolice do mundo, ele so pode ser qualquer coisa sem nome. Os seus pais devem xtar arrependidos por ter um desmiolado deste na familia,, filhos ( si tem ) deve
GostoResponder9 h
Fedinho Jose Cossa Forbes Nhaca, yiiiiii vou te dizer em off
GostoResponder5 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Tuy Cipriano Ainda continuamos colonizados indirectamente em moz, digo isso porque estava eu conversando com um amigo que foi fazer o mestrado na china e me disse que a china tinha sim capcidade de ser a potencia mundial, pois estava repleto de tudo que o mundo precisa mas; quando se trata de conhecimentos alias levar um mocambicano para estudar eles inibem a ceder os conhecimentos pois o novo currriculo tambem abrangiu para o ensino supeior ( ter conhecimentos como nao aprova de classe). Por isso que mesmo ainda enviando mocambicanos para estudares em outros paises ainda regressam com a cabeça vazia isto é para nao saber valorizar e aplicar oque é nosso. Tenho dito e muito obrigado
GostoResponder16Ontem às 7:57Editado
Mindo D Villa o que resta eh chamar os portugueses e pedir desculpas pra voltarem a terra pra nos governarem entre pretos isto nao esta funicionando e ja faz tempo.
GostoResponder1420 hEditado
Isac Moises Se queres ser escravo k os chame
GostoResponder23 h
Mindo D Villa Isac Moises escravidao esta acontecendo na mesma
GostoResponder223 h
Orliques Adelino Magul Somos escravos neste momento.
GostoResponder123 h
Leonelson James Sunday Chamar os portugueses e pedir desculpas kkkkkkk
GostoResponder20 h
Valdone Faquione Amone Amone axo k seria melhor os tugas sabem governar nao essa merda k temos melhor voltamos voltarmos eramos escravos mas o prato d cada dia
GostoResponder119 h
Adolfo Caetano Tas certo irmão , a malta ja è escravo na mesma , è so ver o que nos dão de salario , nem para um mata bicho deles chega , fodas ,se eu tivesse condiçoēs emigrava para nunca mais voltar
GostoResponder17 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Nilza Pinheiro Sinceramente isso chama-se politiquisse...ja deixou de ser politica;e olhem no sorriso dele como se fosse merecedor;triste a verdade ñ sabemos o que mais venderam no nosso Pais para ele ser merecedor deste premio..Isto é assim vaõ lhe enganado com migalhas que para o sr presidente deve ter sido uma boa bolada para o cofre dele induvidual e os Americanos vaõ continuar sempre no topo..em fim esta é a realidade ;Devia ao menos ter peso de consciencia se é que têm consciência..
GostoResponder23 h
Sylas Rey Miambo Acredito eu de que o relatório que possibilitou a tal premiação espelhou-se apenas nas actividades levadas a cabo nos parques e reservas nacionais, especialmente o Parque Nacional de Gorongosa e a Reserva Especial de Maputo pelos trabalhos quem vem sendo desencadeados ultimamente na manutenção da flora e fauna, e nao tomou em conta nas de mais áreas en que o abate ilegal e o tipo de corte realizado vêm desmatando as nossas florestas duma forma acelerada.
GostoResponder119 h
Omardine Omar Isto é uma autentica ofensa ao povo. Acho que estavam agradecer pelas florestas que estam devastadas e pelo sofrimento criado as crianças conforme uma das fotos...
GostoResponder121 h
Ahmade Nassone Sitoe Essas criancas sao de moz q ganharam bolsa d estud,mas estao a sofrerem.
GostoResponder121 h
Zacarias Tandique Ser político não passa mas k um burlador por isso não vale apena
GostoResponder16 h
Joao Paulo Da Gloria A culpa esta em nós os moçambicanos, não soubemos faser nada para mudar esta situação. Deveriamos usar o povo brazileiro como exemplo.onde em pouco tempo conceguiram derubar a Dilma.
O maior problema deste pais é q ninguem si preucupa com o bem estar da outra pessoa.
GostoResponder523 h
Bernabé Mateus Langa Jr. Caro #Nini_Satar Este prémio para mocambique pode ser uma prova do alto nível de corupção existente neste país. Quero acreditar que os americanos atribuíram este prémio a Moçambique pela disponibilidade deles em fornecer fundos atraves de varios programas (CEPF, IUCN entre outros)para a conservação da natureza. Estes fundos sempre chegam a tais entidades competentes, contudo não são alocados para tal. Mais sempre os deadlines, basilines, relatórios mostram detalhadamente que tais fundos foram aplicados para projectos relacionados com a natureza, o que na maioria não é verdade. Na África austral dizem que somos os que mais doações recebemos para a implementação de projetos para a conservação. Na prática somos os que menos protejemos a natureza. Portanto, eles têm razão eleger o líder do país para tal prémio tendo em conta a informação que chega até eles pelas nossos compatriotas diretamente ligados à estes fundos.
GostoResponder222 h
Cassam Ibraim Eu nao dou parabenx ao presidente porque ixto nao mudou nda so mudou d patrao...! Poque k o governo d moçambique vende tanta madeira ate exkcer o seu povo? Quando digo do seu povo nao digo para nóx fazermx exi negocio. Digo das escolas moçambicanas irmaos noxux filhox, irmaos, subrinhos estudao no xao, na area, na pedra poque? S tem tanta madeira pa fornexer o EUA ja forneceu tanta madeira a xina mas nóx ainda continuamx a lavar tdx ox dias uniforme dox noxux filhox pk xtao xentando no xao....! Keremx carteiras nas xcolas
GostoResponder223 h
Tony Zandamela Não precisa ser académico para entender que o prémio é imerecido, certamente existe uma intenção clara dos americanos de também como fazem os nossos irmãos de oriente explorar a menor custo a nossa madeira e estuprar nossas florestas a seu bel prazer, aliás no estágio actual que moçambique encontra se, o único prémio que merece é de reconhecimento internacional pelos altos níveis de corrupção e impunidade
GostoResponder120 h
Tomás Coana NINI, já falas das farsas destes politicos mas um dia eu gostaria que falasses da maior e grande farsa da politica em moz. 
Nós dissemos que existem bastidores no comando do presidente de Moz cujo esses nos bastidores são a cupula dos governos passados
 mas nós os moçambicanos ñ votamos esses bastidores e nem sabemos disso por isso devemos deixar de olhar que pr ñ é culpado. Devemos agir sobre ele por ele é o nosso voto, agora se deixa a cupla dele fazer oque fazem com ele, onde o povo entra nisso, nos queremos ele agir em merecimento do nosso voto. O resto são cantigas para distrair os distraidos.
Termino por aqui.
GostoResponder117 h
Salvador Mandlate Conservacao da biodiversidade acho que inclui o nao abate de especies como mangais, elefantes, rinocerontes, etc, porem Mocambique podera' ser penalizado pela caca furtiva e venda ilegal de marfim...sou pequeno mas fiquei assustado a premiacao do sr presidente...e esses americanos nao distinguem em vao ai tem coisa!
Ancha Amaral Grande e o meu admirador Nini. Palavras sábias de um grande homem. Triste realidade. Mas o k fazer vamos continuar batendo as palmas e eles dançam como querem.
GostoResponder123 h
Tuy Cipriano Mas tambem entre nos existe uma colonizacao quanto mais um chines que ate ha diferença racial. Oque dita mais como dizia o mano Cornelio Afonso Atxuaqueloui; que a experiencia do aprendizado sao um dos factores preliminares para a gestao de uma dada situacao.
Boaventura Alberto Massango Na minha opinião, o governo podia em gesto de produzir carteiras a baixo custo, mandar a madeira nas cadeias para os nossos irmãos carpinteiros que estão presos fazerem carteiras e outros bens e posteriormente serem vendidos e subsidiar os presos caso convenha. nas cadeias não ia se morrer de fome, as escolas teriam carteiras e secretárias de alta qualidade. nas cadeias está cheios de profissionias - carpinteiros , mecanicos, serralheiros inclusive técnicos ou engenheiros agrónomo, eu já ví alguns produto que saiam das cadeias ou das machambas dos reclusos e são de qualidade mais que os de outra qualquer machamba.
GostoResponder23 h
Narcy Chauque É sempre de louvar e digno de admiração quando uma pessoa recusa receber um prémio sem mérito! Isso espelha humildade, bom caracter, honestidade e um leque enorme de qualidades!
GostoResponder21 h
Anselmo Afito Podia valer a pena ser politico sim mas,saiba que,na maioria os politicos sao corruptos,crueis... E em Moz é o caminho pra uma vida opulenta. Aqui todos kerem ser deputados para terem as mega regalias e um salario bilionario.
GostoResponder19 h
Juma Mussagy Abdul Mutualibo Irmãos não se preocupem com o Forbes Nhaca. Foquem se no problema em si que além de real é legítimo de se discutir. Vamos respeitar as opiniões...
GostoResponder122 h
Jose Tomas Advertencia aos dirigentes da frelimo evitem fechar vossos negocios nas zonas abrangidas pela regioes autonomas se nao vamos anular na nossa zona nao previsamos de gentes corruptos
GostoResponder20 h
Mauro Silva Realmente o prêmio teve algo em troca ,os americanos ficaram cm o jazigo de prospeção das palmeiras ,nao kerem pagar impostos do gas de pemba etc.eles nao sao burros.aonde esta os 19 camioes de madeira ki desapareceram na zambezia ki o diretor provincial disse ki nao tinha conhecimento ki estivecem camioes presos.meus deus amioes cm touros nao e o mesmo de um rebuçado ki poes no bolso e ninguem vê. Esses engraxadores pelo menos dizerem ki sim o governo esta a fazer um esforco pra combater .
GostoResponder20 h
Mucalanga Chilaule Chilaule Sorry mas o mês passado discutiram muito, chefias na beira sobre esse caso , um navio que continha-a , outros dizer não sair os inocentes ,e outros dizer que sim vai sir
GostoResponder22 h
Tchaico Chico Por mi nao merecia o primo
Jurema Mineses Sinceramente não sei onde iremos parar neste país com este tipo de governantes
GostoResponder11 h
Olegàrio Samuel Muando ''Engorda-se o perú antes de o matar'' by Azagaia
GostoResponder15 h
Salvador Mandlate Quando a questao de que vale a pena ser politico?
Eu penso que hoje em dia, nao. Por isso prefiro nao progredir mas politica, No...
Navalha Agnaldo Navalha Faz de conta esta muito bom oque concerne a protecao da biodiversidade
Jose Tomas Eu iria concordar se fosse a china a dar o tal premio dignificava a boa recepcao da madeira k exportada ilegalmente pra asia chama se boa conservacao da fauna quando a corte descontrololada de madeira,boa conservacao quando os chinas conrrompe os nossos dirigentes a falsificar expediente no envio de madeira aos portos de Quelimane e Beira chama se boa conservacao quando fazem abates das arvores e nao ha reflorestamento os americanos ao dar o premio estao usar uma filozofia de tambem requisitar madeira de mocambique o premio e duvidoso
GostoResponder21 h
Fernando Lobo Camarada forbes nhaca qual mocambique voce vive onde ha 80% de escolas com carteiras se 90%dos alunos estuda debaixo da arvores
GostoResponder116 h
Máriu'ss Villa'ss Dougla'ss Voce e muito inteligente.
Vasco Lebre Malate Boa reflexão! Americano é Americano....vamos viver para ver.
Dinis Francisco Cossa Até quando o povo moçambicano vai aguentar isso. A colonização indirecta dos tais libertadores de Moçambique, isso é um inferno
GostoResponder23 h
Luwy Fernandes Cresci acreditando nos EUA sabendo que a sua ascencao foi no periodo da GUERRA , ja aonde ha recursos se fazen la pior quando existe GUERRA e fican ASSISTINDO . Será que so assisten ? Ja nao ACREDITO como acreditava , de SAMARITANO nao TEEN NADA . Iremos lutar pelo que é nosso mesmo assim
GostoResponder19 h
Luwy Fernandes Alguem ja viu uma CASA feita em MADEIRA em Moz ? Quantas casas teen PARQUETES montados depois do COLONO ? Moz é MACHAMBA da Frelimo e o mercado é o EXTRANGEIRO
GostoResponder22 h
Bandeira Matsimbe Grande Nini verdades sejam ditas doie em quem doer...quanto as crianças sentadas no chão?
Talvez estejam habituadas a sentar-se no chão kkkkk
Aquele Nini eu sou daqui
GostoResponder16 h
Leston Massingue Bom analise Dr #Momade, esses racistas nunca mereceram aquele prémio bastante concorrido pelas nações. Quero dizer que vamos fazer de conta que o Gomati mereceu o prémio
GostoResponder118 h
Benjamim Manuel Lemos E triste ver as crianças e sentar no chão...É quando vivem num país que é grande produtor mundial de madeira.
Majeed Abudo De mal a pior.
Esconder uma ladroagem pequenas, e entrar na ladroagem grande.
GostoResponder123 h
Dinho Jose Nhantumbo Na minha modesta opinião as escolas do país deviam ser equipadas com carteiras 100% tendo em conta a quantidade de madeira extraída no solo pátrio de forma ilegal, olhando para aquio que é o panorama é inconcebível que um país como nosso,as nossas crianças estudem sentadas no chão, daí a má formação aliado a fraca qualidade do ensino,
GostoResponder21 h
Atália Kimbre Timbane Triste cenário, ir a casa do vizinho deixar de tudo comida agua saude educação enquanto os seus filhos estão na me*da!
GostoResponder23 h
Pedro Chilundo Tou com minhas palavras atadas aos meus sonhos so por ser daqui. E essa historia de que o povo é que manda não funciona porque nós aceitarimos ser acorentados a muitas situações em que o país esta envolvido,por exemplo: falta de carteiras nas Escolas,falta de salas nas proprias escolas,dividas sem pé né cabeça( se não estamos presos na guerra estamos presos na fome) que educação este pais projeta pra nós? Parece que o maior plano da propria educação é so alfabetizar os alunos e nada mais...
GostoResponder113 hEditado
Joao Alexandre Papucides Nini, esse premio é sinal de k o destino da nossa madeira tomara novo rumo. As nossas creancas estao condenadas a aprender o abc sentadas no chao e xulos dos Pachecos a engordar. Sera k isto é para durar? Abr.
GostoResponder118 h
Zeze Wesley Cunah Pelo que percebi o Nhaca sò queria desviar as atençoes das pessoas e parece que está conseguir...ele não passa dum dos lambebotas das Frelimo...Nini o seu post está muito mais explicito e verídico, parabéns pela observação!!!
GostoResponder17 h
Júlio Massango Nas vésperas de uma das visitas do visionário a China foi despoletado um caso de mais de 500 contentores de madeira contrabandeada e apreendida. Alguém sabe dizer-me o destino desse tesouro?
GostoResponder22 h
Novais Jose Angolano Angolano Pelo que vejo este premio, tem um significado pouco claro, vejemos um dos postos admnist.de Quiterajo - Macomia- Cabo delgado, tem uma unica escola com carteiras.e as restantes nada. Diariamente os maderreiros Chineses e Tanzanianos tiram amadeira nesta zona. Pra obeneficio do governo e não do povo.
GostoResponder120 h
Assanito Cesar Assim e bom para dirgentis do nosso pais, eles falao que qui e namachanba nunca se vive bem
GostoResponder22 h
Gil Lino Lino E esse premio vai custar muita rikeza dos moxambicanos, americanos quando dao alguma coisa, sempre kere algo em troca, pais de pandza
GostoResponder23 h
Gil Francisco Cuinica Lembremos que a mulher se alegra so com um simples mucume. O nosso pais e da companhia ( omm )
GostoResponder11 h
Dorps Patrick Tas de parabéns Nini, concordo plenamente contigo mano este país está sendo vendido aos poucos.
GostoResponder21 h
Cassam Ibraim Ate quando ixto?
GostoResponder223 h
Luis Julio Morse Sr forbes nhaca se és um bom engraxador do governo do dia que continue assim creio eu que fazes parte dos que devastaom as nossas florestas
GostoResponder12 h
Domingos Jaime Gimo Gimo Kkkkkk, eu admiro sua visao! pena que nao tenho essa capacidade, mas agradeço por entender na medida que leio o que está escrito
GostoResponder15 h
Abdul Abdul Said Oh senhor satar aquele prêmio discente tudo isso mas outra coisa é questão política os EUA se fizeram aquilo é naquela área algo estão a explorar ou querem explorar então fizeram aquilo para tapar lhe avista
GostoResponder1 h
Nelson Jose A Bika Voce e febre nhaca mesmo vives aonde madeira cerreda aquela qe entra no navio eu vivo em tete e sou camionista
GostoResponder15 h
Adylson Patricio Certamente os negócios ilícitos. Continuam na realeza moçambicana! Que lástima.
GostoResponder20 h
Manuel Moises Q povo q xta goxtando dessas piadas?se vc Nelson Angelo Manhiça xta goxtar pk vc e lambe bota dele.
GostoResponder123 h
Lerry Good Gostei deste ponto vista. Grande reflexao!
Acacio Pedro Infelizmente, essa é a realidade do nosso governo.
Elias Valente Langa Pura vergonha do meu presidente da república.
António Sebastião Realmente isso é uma triste realidade...
Ferrao Reino Junior Junior Os chupa sangues de merda........idéias frelilixoooc
GostoResponder20 h
Ribeiro Mola Coisa de vergonha
GostoResponder21 h
Belarmino Chiruque Em que se basearam para atribuição do prémio?
GostoResponder23 h
Nelli Nelly MAIS QUE PIADA É ESTA... NAO ENTENDI NADA...
Gito Da Luisa Lihahe Floresta, espécie ameaçada!!!!
Bernardino Bila Nós só podemos aplaudir a esse teatro...
Falk Eugenio Lastimavel!
Jorge Adolfo Muita ironia aqui
Arcénio Isaías aí está!
GostoResponder23 h
Cuzafas D Chimoio Chimoio Nini você tem cabeça no lugar ,cabe a eu lutar
GostoResponder23 h
Ernesto Filipe Vasconcelos Essas Homenagens são Tendenciosas
GostoResponder19 h
Augusto Oliveira palhaçadas so se faz figuras
GostoResponder8 h
Hfuela Carlos Politicamente correcto
GostoResponder23 h
Fausto Alves Estas certo
GostoResponder16 h
Nelson Nhanala Ele deveria ter vergonha de receber esse prémio
Holden Macuapa FALAMOS MUITO!O PODER E NOSSO ,NOS OS ESCOLHEMOS PRA DIRIGIR ,PODEMOS TRACAR REGRAS PRA ESSES。。SOMOS O POVO
GostoResponder23 h
Nelson Angelo Manhiça Parabéns presidente da republica de Moz continua assim o povo esta gostado .. .

Sem comentários: