terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Dhlakama nunca aprende!


Unay Cambuma

BREAKING
03/01/17
BF TENTA RESUMIR O TEOR DA TELECONFERENCIA COM O PRESIDENTE A. DHLAKAMA
DHL: achamos prorrogar a tregua porque o povo atraves da RM pediu me o nr de contacato a implorar para que continua assim. ( Nota. Dhl nao sabe que TVM e RM compram e selecionam menbros da firlimo para propagandear e falarem nesses canais do tipo um povo serio). Ja pedi ao presidente nhusi para ver o assunto de sequestros e mortes de menbros da renamo pelos seus esquadroes de mortes porque nos distritos e cidades muitos delegados da renamo estao fugitivos para as matas. Vamos continuar se nao haver incidentes para o bem do dialogo. etc, etc.
Um jornalista talves o unico que lancou em resumo 3 questoes aplausiveis ( em nossa optica)1.- sobre quais sao os incidentes. 2.-qui tipo de conversas secretas que tem tido com nyusi. 3.-e oqui leva ao Dhlakama acreditar e confiar nos argumentos de nyusi achando que desta vez as coisas irao correr bem!?
DHL: sr jornalista nao ou advogado nem analista. Mas quero acreditar que o dialogo esta ai a correr e estamos fazendo a pedido do povo como eu disse. Se nao der certo nao deu, e se dar certo deu. Para mim nao e novidade porque ja assinei 2 acordos de paz e das hostiliades mas todos foram escangalhado por Chisaano e outros culminou em ataques nas emboscadas, nao proposito de Deus passarmos a vida vivendo pelas matas, etc.
Sobre conversas, e claro que nem tudo que eu falo com nyusi deve vir a imprensa. Admirei quando ele dizia ontem que temos falado longamente.
De facto que houve tres incidentes dentro da primeira tregua. As quais onde as FDS invadiram um mercado local ( arredores da serra) e roubaram cabritos, galinhas, batatas, cebolas e tudo da populacao e para apagar os vestigios queimaram as palhotas/tudo e voltaram carregados a correr para seu quartel em Musoza. O outro aconteceu quando invadiram na casa de um menbro da renamo tendo roubado tudo na casa de e fugiram para seus quarteis depois de queimarem a casa. Tudo acontecwu aqui em gorongosa. Mais outros foi nas colunas onde a fir insidtia que queria continuar a se meter nos camioes com o povo a negar. Mas tudo isso falei com nhusi para ordenar seus soldadoa a parar co desmandos.
Perg JORNALISTA: Um outro jornalista perguntou sobre a questao de dialogo e se os mediadiadores estao descartados?
DHL: o dialogo esta ainda esta em pe. Disse Dhlakama. Se percebeu que os mediadores ficam de fora entao ou voce ou o presidente nyusi foram mal entendidos. Ha um grupo pequeno de 4 especielistas em materia da descentralizacao dois da renamo e dois do governo entao estes tratarao o dossier principal que e o pacote legislativo da descentralizacao Outros continuarao para assuntos como nomeacao de governadores, integracao dos homens da renamo na policia, fadem, sise, etc
Perg JORNALISTA:
Este quis saber do sr presidente DHL sobre o documento da sociedade civil sobre o processo do dialogo/paz.
DHL: ouvi dizer mas nao tive acesso ao documento por isso nada posso argumentar de momento. Mas embora eles nao seja politicos mas suas ideias estao bem vindas.
NOTA: Em meio deste teatro todo a BF nao para de receber alertas de admiracao dos proprios frelos com seguintes eacritos:
> Dhlakama nunca aprende!
>Dhlakama nao pode mimar frelimo.
>Dhlakama esquece se muito rapido!
>Sera que Dhlakama nao conhece frelimistas que gostam de paassar tempo!
Entre outras previsoes.
Bem... O tempo sera o juiz final
Be Focus


Escoltas militares em estradas do centro de Moçambique desativadas - polícia
As escoltas militares obrigatórias nas principais estradas do centro de Moçambique foram desativadas na sequência da trégua declarada pelo líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Afonso Dhlakama, confirmou hoje a Polícia.
As escoltas, segundo o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Inácio Dina, foram levantadas no dia 28 de dezembro, um dia após Afonso Dhlakama ter declarado uma trégua de uma semana e que foi hoje prorrogada por dois meses.
Relatos chegados à Lusa dão conta, porém, de que as escoltas prosseguiram além daquela data e que só foram desativadas nos últimos dias.
No anúncio da extensão da cessação das hostilidades na manhã de hoje, em conferência de imprensa por telefone, o líder da Renamo considerou que a manutenção das escoltas era "uma provocação", referindo que falou com o chefe de Estado, Filipe Nyusi, para parar aquelas medidas de segurança, uma vez que "já não há ataques".
Após a intensificação de emboscadas da Renamo nas principais estradas do centro de Moçambique, no início do ano passado, as Forças de Defesa e Segurança montaram escoltas militares obrigatórias na Nacional 1, entre Save e Muxúnguè e entre Nhamapadza e Caia, na província de Sofala, e também na Nacional 7 entre Vanduzi (Manica) e Changara (Tete).
No balanço semanal das atividades policiais, o porta-voz da PRM considerou hoje que o prolongamento da trégua "é uma iniciativa que vem acrescer aquilo que é a segurança das pessoas", uma semana depois de ter dito que as escoltas iriam prosseguir.
"Este processo faz parte do nosso trabalho. Continuaremos a fazer o que vinha sendo feito", afirmou o porta-voz da PRM no dia do anúncio da primeira trégua declarada pelo líder da Renamo, a 27 de dezembro.
Um dos incidentes que marcou a primeira semana de trégua foi o assassínio a tiro, na quinta-feira, de um membro da comissão política provincial e chefe da secção de relações exteriores da Renamo em Nampula, que o porta-voz do partido de oposição relacionou, na altura, com motivações políticas.
Durante a conferência de hoje, o porta-voz da PRM disse que o caso está ainda a ser investigado e é precipitado associar a morte do membro da Renamo aos confrontos resultantes da crise política.
"Quando acontecem estes tipos de crime, naturalmente, as vítimas têm uma qualidade ou profissão. Isto é matéria de investigação, não podemos correr para fazer a associação à questão política", declarou Inácio Dina, que não fez referência a nenhum incidente durante a primeira semana de trégua.
Além das escoltas, Afonso Dhlakama descreveu, por sua vez, algumas "provocações" ao longo da última semana no distrito da Gorongosa, onde afirma que se encontra, de forças governamentais que saquearam e queimaram um mercado e de um membro do seu partido atacado e roubado na sua residência, mas não mencionou o homicídio de Nampula.
O anúncio da prorrogação do acordo surge um dia após o líder da Renamo ter mantido uma conversa por telefone com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, para fazer o balanço da trégua de uma semana.
O centro e norte de Moçambique estão a ser assolados há mais de um ano pela violência militar, na sequência da recusa da Renamo em aceitar os resultados das eleições gerais de 2014, exigindo governar em seis províncias onde reivindica vitória no escrutínio.
EYAC/HB (AYAC) // EL
Lusa – 03.01.2017


Thokozani Innocent muito obrigado general unay CAMBUMA pela sua boa noticias que da nos termos aforça
Gosto · 1 · 2 h


Alves Selemane Selemane Ya ta se mal
Gosto · 1 · 2 h


Castigo Miguel Fernando Nao a como Dlacama xta amimar o frelomo sab dizer nem mano unay CAMBUMA
Gosto · 2 h


Mushandi Ndimambo Tambem dhlakama pisca esquerda Vira direita ,abandonou ideia de governar a forca ou ele quer frelimo acabar com seus membro so ficar ele com seus homens armado ?
Gosto · 2 · 2 h


Angandimasso Alface Luís Boa pergunta ilustre, se ele consegue ler os nossos comentários seria melhor.
Gosto · 2 h


Neves Nhavene Não sejais agitadores e inimigos da paz !
Gosto · 1 · 2 h


Martins Sulvai É verdade agitadores e inimigos da paz.
Gosto · 15 min


Thokozani Innocent eu pedia moçambique ser um pais de paz entre os dois senhores DHLAKAMA E NYUSI ser presidentes de verdade ter pena com os moçambicanos opovo ja abandonaram nos países vizinhos malawi no zimbabwe n'a Tanzania n'a à Africa do sul oque isso sao vergonhados
Gosto · 2 h


Jose Ofece Deniasse Ofece Palhaçada esse os esquadroes da morte nao para d matar membro d renamo
Gosto · 1 · 2 h


Luis Madjadire kkkkk isso chama se brincadeira.me lembro d um texto "papa chupa cinza enquanto era mel.as crianças sofriam cantar com tanta fome,mas ele com estomago full.
cuidado!!!
Gosto · 1 · 2 h


Angandimasso Alface Luís Para dizer que Dhlakama ta comer bem, enquanto os membros deles tão morrendo em nome Sá renamo e Dhlakama, embora que ele ta sofrendo no mato, mas nos últimos dias o HOMEM ta sendo comprado, isto porque ta guardando segredo daquilo que eles combinam, ta nos trair não dá confiar nos planos feitos, vamos contar MARÇOS sem Victória....!

Buene Boaventura Paulo O Dhlakama conhece bem a Frelimo e é por isso que faz o jogo que convém a Frelimo, pois só assim é que o país vai conhecer a paz (precária), mas isso abre possibilidade para outras formas de luta, que não seja de armas. O Dhlakama é um grande político... vamos serenar. O risco está em ele vir a perder a vida é tudo voltará a estaca zero.
Gosto · 3 · 2 h


Thokozani Innocent paz paz nao queremos vergonhas moçambique nossa terra. nos temos responsabilidadede de falar tudo oque nos queremos temos directo moçambique é povo nae dhlakama nae nyusi
Gosto · 2 h


Kungu FU Kungu FU Eu ja disse k tudo isso è uma Fantochada pork a Renamo nunca vai governar mais, aguardamos em 2019
Gosto · 2 h


Pauleque Joao Koshukhuru
Gosto · 2 h


Nelson Tapenha Nelson meus irmaos e amigos resistentes e com triste agrado que recebo esta informacao.estamos a meio um pai que ve o filho a levar porrada e nada faz....a unica coisa que vejo irmaos sao as eleicoeis de 2019,...
Gosto · 2 h


Amusi Nivekele Ultimamente xte ano temos k nos afastar das guerra
Gosto · 2 h


Eusebio Paulo Luane Ainda temx a esperança deq as nossas provincias serao entregues ainda este ano.
Gosto · 2 h


Angandimasso Alface Luís Desconfio tanto ......!
Gosto · 1 h


Nando Mais Dlakama e politico sabe o que faz esperemos o desonrolar do jogo
Gosto · 1 h


Auilo Alique Alique Dexemos o velho descansar. agora e momento dos jovens lutar sem presisar armas. o inportante e termos paz. o não incluir os outros tambe na matéria de descentralização, pode ser para único pedaso de atum.
Gosto · 1 · 2 h


Angandimasso Alface Luís Exato afrelimo ta planejando formas de como conseguir apanhar o homem. Quem foi meu inimigo nunca deixa de ser,mesmo rindo comigo mas o programa continua no coração....... é o mesmo que acontece para os dirigentes de Renamo e Felimo.
Gosto · 1 · 2 h


Isaias Nyamunda Oxalá que 2017 seja um ano risonho.
Gosto · 2 h


Unay Cambuma Bom, a trégua e de 60 dias e os rangers ainda estao armados e se a frelimo tentar canganhicar no diálogo e lancar novas ofensiva s militares ai sim.
Gosto · 2 h


Unay Cambuma Com ou sem trégua era mesma coisa porque a frelimo já perdeu a guerra e os rangers já estao posicionados em Cabo Delgado.
Gosto · 1 · 2 h


Angandimasso Alface Luís Percebido, mas continuamos confusos porque tamos a somar MARÇOS e JANEIROS esperando a nossa governação que nunca acontece, somente perder nossos colega.....! Será que a FRELIMO vai entregar as PROVÍNCIAS livremente?
Gosto · 1 h


Reginaldo Januario Fico triste com algumas decisoes do lider e nem sei kual mesmo seu fio d pensamento , como confiar um inimigo ? So por pequena tregua duma semana ela trai ao outro perdendo seus membros e quanto mais 60 dias uki sera ? E as vezes fico com esperanças pork frelixo perdeu militarment so preocupo atravez dos seus membros k tao acabar.
Gosto · 1 h


Mushandi Ndimambo A verdade doi a RENAMO sta perder os seus membro dia a dia por rapto pelo esquadroes de morte mas a propria RENAMO nunca pensou ocupar um so provincia para refugiar se os membro k pena é
Gosto · 14 min


Nunes Viola Dhlakama nos enganou!!!! Nós sobresaimos com a imagem dele perante a sociedade, perdemos muitos direitos por estarmos ao lado dele... afinal Dhlakama és assim não é? Estas a deixar o seu povo a morrer você assistindo.a ira de Deus te castigue Dhlakama... nem a ti, nem ao Nhusy e nem ao simango... prefiro meu Deus Jeová. DHLAKAMA MENTIROSO. ENGANA O POVO. Perdeste a confiança!!!!!!
Gosto · 1 · 2 h


Ivanildo Mucavel Fique atento ao link que vou colocar aqui amanhã, queira por favor seguí-lo para ter a minha opinião acerca deste assunto.
Gosto · 1 · 2 h


Unay Cambuma A frelimo nao tem nenhuma hipótese para derrotar a Renamo ou matar Dhlakama.
Gosto · 2 · 1 h


Navalha Agnaldo Navalha Bandidos Bem
Gosto · 1 h


Angandimasso Alface Luís Queremos a governação das 6 províncias, não 5 porque já votamos, fora disto as coisas podem vir mudar em 2019 ,os familiares de (PONDECA e OUTROS )que perderam suas vidas em nome da renamo vão perder confiança. )
Gosto · 1 h


Àfrica Campo de Guerras Parece me que lider esquece das perdas de vidas dos que sacrificaram e continuam a sacrificar por ele e pela renamo em geral.
Gosto · 39 min


Zulficar Mahomed Sinto-me traído.
Gosto · 1 h


Àfrica Campo de Guerras Com toda razao ilustre.
Gosto · 35 min


Simon Joaquim mas em guerra n s da chance inimigo.e dhlakama sabem isso.
Gosto · 1 h


Simon Joaquim dhlakama ta ser enganado com esses congoamakos
Gosto · 1 h


O Renascimento Negro sinto-me desmascrado e nao sei ond é q hei d lançar a minha face pk ja é feia mais k um javalim
Gosto · 1 h


O Renascimento Negro afinal d contas pres.dhlakama recebeu o dinheiro k entrou na conta duma "x"?
Gosto · 1 h


Lamerci Aurelio Assane Eu sabia k essa merda de tenção política não passa de um projecto. Aí já começaram com histórias e depois vão calar. O povo moçambicano está a ser uma matéria de experiência para qualquer eventualidade, trégua de merda. To farto da vossa palhaçada
Gosto · 1 h · Editado


Joao Segredo Dias Dias Viver fora do convivio familiar e cansativo ele e humano temos que compreender,importante e termos a paz duradoura

Angandimasso Alface Luís Agora os que foram mortos, que benefícios os familiares terão? Devem serem indenimizados as viúvas e órfãos que perderam seus esposos, pais e...., por esquadrões da morte....! Mas tamos ainda atentos para acompanharmos os factos posteriores.
Gosto · 45 min


Àfrica Campo de Guerras Indemnizacao nuca ira satisfazer as vitimas mas sim lutar ate a vitoria certa.
Gosto · 23 min


Carlitos Mario O tempo e juiz final mesmo.
Gosto · 1 · 44 min


Filipe Augusto Natal Papa dhlakama istu naoe so precidnte com fio ati mas esta disgracar o seu povo desde quandu a esperal a paz mas nao a paz quatas mebro prederam mas so precidente continua com plorongasao so dhlakama esta disgracar o povo .
Gosto · 25 min


Filipe Augusto Natal Ate eu ja nao tem morar com papa dhlakama todo mometo esta ser embruliado com a frelimo haaa nao pode fazer a ssim afosso dhlaka perderam muito membro mas continua aser trapalhado com ftelimo mad para quem pha.

Massaua Sagual Unay admiro ti muito mas o lider esta mi decepcionando
Gosto · 15 min


Filipe Augusto Natal Quandu ja esta cancado onosso precidente etrega outro nos ja sabemos que odinheiro da frelimo serve conplar para papa dhlakama nao reagir issu a contece por exeplo raul domingo foi mesma estoria .ser coplado com frelimo issu naoe novidade ser conplado pata plorongar atregua.
Gosto · 13 min


Filipe Augusto Natal Atecao queridos irmao a ftelimo esta preparar grande ofeciva para rasterar a fosso dhlakama pelomenos oupar dois plovincia para a mostrar a frelimo sabe os velhota esta a sofrel no mato mas afosso dhlakama cotinua a plolongar a tregua .
Gosto · 4 min


Mushandi Ndimambo Unay Cambuma deve dizer dhlakama de k o povo sta cansado com promesa falsa muitas pessoa morreram por defender regiao autonomo ,farinha do mesmo saco.

DE QUE SERVIU A LUTA DO LÍDER ?
Depois das reflexões que publiquei hoje de manhã e no inicio desta tarde término com a seguinte pergunta:
De que serviu a luta do líder se todas as suas exigências não foram atendidas na mesa negocial? E mais, mais de 200 membros influentes do seu partido mortos pelos esquadrões.
Será que valeu a pena lutar? Porque não se conformou com os resultados eleitorais, ainda que fraudulentos?
Comentários
Domingos Gundana
Domingos Gundana Os resultados da sua luta e dos que tombam vira brevemente. Questionar os ganhos e perdas antes do fim do jogo é forçar demais a razão. Será que é possível estar sereno e olhar para o que foi anunciado? A trégua não é uma rendição e muito menos o fim da picada, mais sim o início daquilo que poderá trazer os resultados palpáveis.
Gosto · Responder · 4 · 2 h
Humberto Pinto da Cruz
Humberto Pinto da Cruz "Porque não se conformou com os resultados eleitorais, ainda que fraudulentos?"
Sincera(mente), eu achava o senhor mais inteligente e com um pouco de sensatez em suas análises.

Se o senhor conforma-se com o Conformismo forçado, tudo bem. Mas que não force os outros a conformar-se, pois isso é um sentimento individual.
Ver mais
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Evas Lopez
Evas Lopez Há vezes que insistimos no modo de convivência no lar exigimos com medidas drásticas para ver se a parceira muda de uma conduta que talvez com ela não coaduna em nosso lar mas este lar começa virar de pés ao ar,ficam reféns as crianças da educação etc e por fim para não por em jogo temos de aceitar a esposa como ela é, não significa que não valeu apenas tentar mas sim a consciência moral do homen em lembrar que pode levar os filhos ao abismo pela insistência egoísta. Esta de parabéns o líder da RENAMO e o presidente Nhussy, não valeria mas continuar com escaramuças, o Dlakhama mostrou oque sabe fazer e a gora esta mostrando senso de humor.valeu sr Director Dlakhama nós Moçambicanos agradecemos talvez assim tenhas mas confiança do povo.
Gosto · Responder · 1 · 2 h · Editado
Francey Zeúte
Francey Zeúte Mais de 200 membros? De onde são esses dados?
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Luis Papora
Luis Papora Talvez porque eu não ti perceba mas o sr elvino parece um adpto sem uma equipa favorita ou de confiança....
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Fernando Sande
Fernando Sande Azagaia tem razao
Gosto · Responder · 1 h
Andre Gandi
Andre Gandi Efeitos da crise, todo licenciado mesmo com média 10 tenta ser analista político para ganhar alguns dólares .
Gosto · Responder · 3 · 1 h
Jose Majasse Dombe
Jose Majasse Dombe Partilhado.
Gosto · Responder · 1 · 41 min
Zicas Moronha
Zicas Moronha Está claro que a Paz em Moçambique tem o formato de um bolo e esse bolo anda no bolso de alguém. Esse alguém, quando entende, oferece 2 fatias. Já que ao Cavalo oferecido não se olham os dentes e quem não se contenta com o pouco, nem com o muito se contenta, melhor assumirmos a nossa humildade e celebrarmos essas 2 fatias da Paz. Por isso, ao Rockista e Jurista Elvino Dias, para evitar que as suas palavras se transformem em algemas e a boca em esquadra, celebre os 2 meses de trégua e reze para que Deus dê eterno descanso aos que pereceram. Em chuabo há uma expressão: "mangwana rutxa".
Gote Rafa
Gote Rafa Nada meu caro fantasia do interesse, depois de comprometer muita gente, estava claro a revendicar interesse dele. O povo é que está no inferno. Esperemos os dias pior para o povo.
Sarmento Mauricio Namigila Namigila
Sarmento Mauricio Namigila Namigila Sem palavra ao tal d Elvino.será Moçambicano?

Sem comentários: