quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Esquema de roubo de combustível no porto da Beira


Há dois anos um depósito clandestino incendiou-se

O roubo de combustíveis e assalto a camiões contendo mercadoria diversa, no porto da Beira, em Sofala, continuam a preocupar as autoridades.
Os actos são protagonizados por grupos de jovens, mesmo à saída do porto da Beira, principalmente nos bairros da Munhava, na Rua Kruss Gomes, entre o acesso norte do porto e a praça André Matsangaissa.
Os assaltantes residem nos arredores do porto da Beira e o esquema é organizado de tal forma que já existem depósitos informais de “combustíveis” nas suas residências. A mercadoria é comercializada em diversos pontos da cidade da Beira e outras zonas do país.
Há cerca de dois anos, refira-se, um dos depósitos informais de combustível ardeu em circunstâncias, até aqui, desconhecidas, tendo resultado na morte de três pessoas.
As autoridades policiais, em coordenação com os operadores do porto da Beira, transportadores e a empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), iniciaram, imediatamente ao acidente, várias acções, com vista a estancar o roubo de combustíveis e outros bens, mas sem efeito.
Deste modo, recentemente, os CFM organizaram mais um encontro envolvendo operadores do porto da Beira, transportadores e a Polícia da República de Moçambique, com vista a encontrar soluções para travar o avanço dos malfeitores. A reunião foi orientada pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita.
Na ocasião, um dos participantes, Pedro Duarte, por sinal transportador, “gelou” a sala ao afirmar que o roubo de combustíveis, que já culminou com mais de uma centena de mortos nos últimos dois anos e desaparecimento de bens diversos, resultam de uma organização criminosa que envolve agentes económicos de má-fé. Esses agentes económicos investem meios humanos e materiais para lograr os seus intentos.
É que diariamente circulam, numa das principais estradas de acesso ao porto da Beira, centenas de camiões alvos dos grupos de assaltantes. De acordo com relatos, os malfeitores socorrem-se de todos os meios, principalmente quando os transportadores recusam-se a parar.
 “Senhor ministro, esta é a verdade. Estou disposto a colaborar com as entidades competentes para desmascararmos estes indivíduos. A prova disso é o caso de Caphiridzange. O camião que depois ardeu, foi desviado para uma mata e ali estava um outro camião para onde o combustível estava a ser drenado. Portanto, estamos a lidar com indivíduos com capacidade financeira até para comprar camiões e tanques, apenas para movimentar combustíveis roubados”, disse um dos intervenientes da reunião.
Caso de Polícia!
O título que encima este texto suscita algum debate e/ou reflexão. Há dias, quando circulou nas redes sociais a imagem de um Polícia de Trânsito (PT), ainda mais chefe da brigada, extorquindo turistas aparentemente sul-africanos, eu, Nini Satar, fiquei estarrecido. Amo demais este país para vê-lo afundar cada dia que passa. Parece que não há nenhum sector em que somos exemplos…
Reparem que os operadores turísticos andam amiúde aborrecidos porque as suas instâncias andam às moscas. Ora é a tensão político-militar (guerra), ora é o custo de vida que afugenta os turistas. Quer dizer, isto, que já é uma ferida que começa a gangrenar, não nos basta? Ainda temos que ter a PT a afugentar os turistas?
Que estrangeiro virá a Moçambique sabendo, de antemão, que pela estrada afora, vai encontrar um PT para lhe extorquir só porque a sua viatura está suja? Pode parecer uma anedota, mas a nossa Polícia complica por tudo e por nada só para conseguir enfraquecer a vítima (automobilista) e esvaziar-lhe os bolsos. Isto é ridículo!!!!
E cá temos esta imagem hoje. É a mesma PT a fazer das suas. Desta vez não é na estrada. É no seu posto de trabalho. Estão a beber, provavelmente fruto da extorsão. Depois disso o mais provável é voltarem à estrada. Berrar por tudo e por nada. Mandar parar qualquer viatura para encherem os bolsos de suor alheio. Que país é este?
Se a disciplina começa a faltar no seio da própria Polícia, onde é que vamos parar? Isto parece mais uma selva. Não há leis. Cada um pode fazer o que lhe der na gana. Será que assim sairemos do subdesenvolvimento? Duvido. Ao que tudo indica, até não nos incomoda que nos chamem de nomes. Estamos numa wella a abandalhar o país.
Normalizamos o anormal!!!!
E onde é que estão as chefias destes extorquidores e bêbados? Não vêem que a farda está a ser envergada por pessoas que não merecem? Pelo menos conheço o ministro do Interior, ele é um indivíduo recto e tomou decisões dignas de aplausos quando era vice comandante- geral da PRM.
Basílio Monteiro precisa de demonstrar acções enérgicas. Tem que haver uma vassourada sem dó nem piedade para os que mancham o fardamento policial. Não são dignos de serem agentes de lei e ordem. Basílio Monteiro tem que mostrar porquê está ali. Não deve deixar estes senhores impunes. Tem que discipliná-los. A casa que ele habita está a cair aos poucos. Antes que todo o edifício vá abaixo, tem que expurgar os que a não dignificam. Ser polícia, em Moçambique, nos anos 1980, era outra história. Que orgulho dava!!!!
Eu, Nini Satar, sinceramente, questões como estas me escandalizam. Moem-me até aos miolos. Dão me a volta ao estômago. Polícia bêbado no seu posto? Polícia a extorquir? Que país estamos a construir? Os alicerces deste país são débeis, são podres, roem-nos indivíduos como estes que estão na foto aqui postada. Cáspite!!!!
Nini Satar

ÓDIO POR ÓDIO, TORNA-NOS CEGOS E RETARDA, A PAZ E ALEGRIA, QUE SÃO OS MOTORES DUMA SOCIEDADE, LIVRE E PRÓSPERA.
O PÃO PARA A BOCA DOS MOÇAMBICANOS, PASSA PELA EXTREMA NE-CESSIDADE DUM ACORDO, ENTRE OS LÍDERES DESAVINDOS.
A RENAMO SABE PERDOAR, SABE ESQUECER OS MALES, A RENAMO DISTRIBUI AMOR E, AGUARDA SEM PRESSAS, QUE A RAZÃO DESPERTE TAMBÉM NOS QUE A IGNORAM.
NUM SÓ POVO, SE OS MALTRATADOS FOREM OS 1ºs A ESTENDEREM A MÃO, A DESCONFIANÇA ACABA E, OS QUE CHICOTEAVAM, DEIXARÃO CAIR A CHIBATA, PARA APERTAREM A MÃO ESTICADA.
FOI POR ISSO QUE AFONSO DHLAKAMA, DECRETOU TRÉGUAS UNILATE-RALMENTE, SUPERANDO O RANCOR, PARA O «BEM DA NAÇÃO».
11 01 2017
PARECE QUE ELIAS TENESSE FOI EXPULSO DO SIM (SERVIÇO DE INFORMAÇÃO MILITAR)!
Bom dia compatriotas revolucionários,
A passos de camaleão chegaremos ao desejado compatriotas vamos avante com a luta.
Os assassinos do partido frelimo ainda não perceberam que a frelimo usa e quando se cansam te tiram dos seus caminhos.
Parece que o Elias Tenesse o homem assassino da Frelimo, foi expulso do S.I.M ( serviço de informação militar) consequentemente afastado da gangue de esquadrões da morte.
De acordo com as nossas fontes, dizem que ele se expunha demais, não tinha segredo, agora ele vive em Tica e tem estado em Monte-Xiluvo, apesar dele estar fora mas continuam ser perigoso, as nossas fontes disseram nos que ele tem cumprimentado membros da renamo, saúda e mostra se arrependido.
Irmãos! Sejamos vigilantes e atentos, cuidado com o Jossias Gondachaco, residente na Munhava, ex membro da liga da juventude agora motorista dos esquadrões da morte.
AINDA ONTEM UM MEMBRO DA PRM BALEOU UM MENOR NA MUNHAVA!!
O Baleamento aconteceu no décimo bairro Managa ao lado da farmácia mundial da Munhava.
Um policial sacou um revolver de marca pistola e baleou mortalmente um miúdo dos seus 14 anos na testa.
Mas parece que o miudo acabou perdendo a vida mais detalhes nas próximas horas.
Por: Afonso Chicuare 
.
GostoMostrar mais reações
Comentários
Rosa Alane Molesse Molesse
Rosa Alane Molesse Molesse Mais! Cm k motivo? AI ñ Sao Sulence? A nortence tbem? Ta sempre, amatar passoas sempre?? Sempre?? Isso, signific o kem?? Afnal ao vosso ver?? Ao vsso pensar? Haverá paz assim?? Sendo k posso dzer k, estamos n mundo! Cmo biblia falou? É assim??
Gosto · 2 · 4 h
David Jorge Mulembwe
David Jorge Mulembwe Frelimo perdeo puk.
Gosto · 3 · 4 h
Silvestre Agostinho Thomo
Silvestre Agostinho Thomo Nao sei onde vamos c estas matancas,,afinal d conta onde foi a moral,,sera isto fim do mundo?,,sera k satanas ta a procura d acompanhant a infrno
Gosto · 2 h
Adelino Barros
Adelino Barros kakakakakakaka " REVOLVER DE MARCA PISTOLA' nao existe, so existe PISTOLA DE MARCA REVOLVER.
Gosto · 1 · 2 h
Lucas Julio Guenzi
Lucas Julio Guenzi irmao nao existe paz nenhum arenamo ta brincar com seu tempo fazer trequas vai arepender esse tempo um dia, esses nao querem nada anao matar jakama sou
Gosto · 1 h
James Chiseko
James Chiseko Resistir, resistir e resistir ate a queda dos colonos pretos: pais da anarquia africana. Ate la e la xtaremos
Comentários
Sant Samuel Samuel
Sant Samuel Samuel COM CERTEZA
Gosto · Responder · 4 h
Paulo Taimo Paulo
Paulo Taimo Paulo NAO PRECISA DE COMENTARIO.
Gosto · Responder · 2 h
MUITOS PARABÉNS À FRELIMO.
UM PARTIDO INDEPENDENTISTA, COM 41 ANOS DE GOVERNAÇÃO OPACA E CARNAVALESCA, SÓ FAZ FIGURA DESTAS, PORQUE PERMITE AOS FUNCIONÁRIOS O «ABUSO DO PODER», DEVIDO AS INABILIDADES.
A AUTORIDADE DEVIA SER UMA MÁQUINA, COM PRINCÍPIO, MEIO E FIM.
VÊ-SE QUE O PODER, ESTÁ A NECESSITAR, DE MUDANÇA DE RODAS CA-LIBRADAS, PARA TRANSITARMOS PARA A ERA DA "TRANSPARÊNCIA"...
Quem são os Polícias e quem são os bandidos?
Onda de assassinatos e contradições destapam a velha podridão
A Polícia da República de Moçambique na cida­de de Maputo nega que Ramiro Chilaúle, o cidadão baleado na passada sexta-feira, 6 de Janeiro, na zona do Chiango na cidade de Maputo, fosse agente da Polícia. Primeiro, foi Pau­lo Nazaré, porta-voz da Polícia na cidade de Maputo, a negar. Depois foi o comandante da Polícia na ci­dade de Maputo, Bernardino Rafael. Falando ontem a jornalistas, Bernar­dino Rafael disse que Ramiro Chilaúle não fazia parte da corporação.
"Ele não é agente da Polí­cia. Para nós, que temos a base de dados, não temos nenhum Ramiro na cidade de Maputo", declarou Bernardino Rafael. Mas esta é uma informação dife­rente da que é dada pela família e pela Associação Moçambicana de Polícias.
Os familiares de Ramiro Chilaúle dizem que este fazia parte da corporação, pelo menos há 10 anos. A versão da família é confir­mada pela Associação Moçambica­na de Polícias: "Nós confirmamos que ele pertencia à Polícia, porque conhecemo-lo. O que não podemos confirmar é o tipo de curso que ele fez, porque na Polícia há vários tipos de formações.
Outrossim, há agen­tes que vêm do SISE e do Ministé­rio da Defesa. O que nós sabemos é que ele exercia algumas actividades dentro da Polícia. Ele tinha acesso ao Comando da cidade, entrava nas esquadras, andava com agentes da Polícia de Investigação Criminal".
A celeuma toda criou-se quando, na semana passada, houve assas­sinatos, supondo-se que esteja en­volvido o bando habitual da Polícia que coopera com o crime organiza­do. Quatro indivíduos foram mortos em circunstâncias não devidamente esclarecidas, e a Polícia apresentou--os como bandidos. Na mesma se­mana, um agente da PIC foi assassi­nado a tiro na Av. 24 de Julho, por desconhecidos, levantando o antigo debate sobre quem são os Polícias e quem são os bandidos.
CANALMOZ – 10.01.2017 (COM A DEVIDA VÉNIA E GRATO)

GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Jose Manuel
Jose Manuel Um dia voces e voca prol seram humilhados como cães com sarna ja se não forem queimados no tradicional peneo com gasolina seus cães imundos
Gosto · Responder · 1 · 7 h · Editado
Valeriano Saide
Valeriano Saide Filho da mae desse chefe pah,assim ta gostar ne?
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Paulo Taimo Paulo
Paulo Taimo Paulo NAO ENTENDO COMO E POSSIVEL UMA INSTITUIÇAO COMO MINISTERIO DO INTERIOR SEJA VULNERAVEL A ISSO HORA COMO E QUE ELE ANDAVA ARMADO E NAO ERA MEMBRO DA CORPORAÇAO, A DEMAIS ELE ENTRAVA NAS ESQUADRAS ARMADO NAO SENDO POLICIA, SISE OU DA DEFESA MESMO ASSIM OS COMANDANTE VIAM A ELE SE ESTIVESSE A LIDAR COM QUEM? QUAL E O PAPEL DA POLICIA NESTE CASO? É ANDAR ATRAS DOS HOMENS DOS PARTIDOS POLITICOS A MATAR, ASSASSINA,SEQUESTRAR DEIXANDO NO SEU SEIO LADROES ENCOBERTOS PELO CHEFES USANDO-OS DEPOIS DE MORTO NAO SAO NINGUEM EXIGIMOS EXPLICAÇAO ACERCA DESSE ASSUNTO, MAIS NAO DISSE
Gosto · Responder · 2 h
Alexandre Moiane
Alexandre Moiane conhecem muito bem agora k ele moreu ja disconhecido .. esses bandidos uniformizado pa.. ficava com armas .. e foi baleiado com colegos policial .. assim ja nao conhecem kkkk ... covardes ..este pais .. kem kere faz oq kere .. isto e uma favela ...
Gosto · Responder · 1 h
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Estes agentes não estavam a beber coisa nenhuma!

O agente em pé ( escrevendo) apreendeu essas garrafas na viatura de um jovem e levou-os á esquadra para a abertura do devido processo contra o referido jovem!
...Ver mais
Gosto · Responder · 14 · 4 h
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Wilson Rui Hobjana
comenta um pouco sobre
um vídeo que circulou nas redes sociais onde um transito estava estorquir uma familia
Gosto · Responder · 2 · 4 h
Elias Macicame
Elias Macicame Wilson Rui Hobjana, concordo plenamente com tua observação acerca da imagem. Tenho acompanhado todos posts do Momade Assife Abdul Satar, pois boa parte deles são interessantes mas desta vez penso que foi infeliz acerca da conclusão que teve acerca da imagem.
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Francisco Mulhanga Frank
Francisco Mulhanga Frank Irmão Momade o vídeo não deicha nenhuma dúvida com relação aos avós de extinção k o polícia estava a cometer mas está a imagem por favor olhe muito bem, volto a frisar o mano dessa vez meteu água .
Gosto · Responder · 3 h
Antonio Salomao Mpfumo
Antonio Salomao Mpfumo Afinal o policia prende a bebida, ou por outra teria dispejado , mas nos sabemos onde foi abeer eles tomaram ,bem mesmo
Gosto · Responder · 3 h
Humberto Manoca
Humberto Manoca Quem não "bate umas duas" com os amigos teria dificuldades de perceber que as garrafas estão organizadas para um registo e não consumo, desta vez não, os agentes não estão a consumir álcool.mas também podia comentar a imagem de um agente da PT que apareceu trabalhando em plena chuva.nem tudo vai mal, eu não ofenderia uma classe ou um país por causa de certos comportamentos. SabeMomade Assife Abdul Satar temos que continuar firmes a tentar andar mesmo vivendo num país dos mais corruptos do mundo, há pessoas neste país que nem são dirigentes que são ricos me desculpe o exemplo mais claro é você, mas mesmo num país com os seus problemas conseguiram sobressair e ter vida digna. Nos próximos post sinceramente espero que nos inspire em como contornar as barreiras para ter sucesso mesmo em meio a problemas que mencionou no post. Mano faz isso o seu país precisa de você, mas nesse sentido.
Gosto · Responder · 3 · 3 h
Abdul Enca
Abdul Enca Nini não fala do passado Wilson Rui hobjana está a referir o presente a sua publicação atual a foto. Assume k ele uk disse tem lógica
Gosto · Responder · 2 h
Chong Wayne Homin
Chong Wayne Homin Nini Momade Assife Abdul Satar gosto muito dos teus posts, leio quase todos, mas desta vez falhaste se dizes que amas tanto este país não tente denegrir a imagem da PRM que conheces tanto e la fizeste vários amigos e inimigos, tente primeiro perceber o que faz um policia extorquir, beber ao meio do serviço, mas antes de mais saiba que eles também são pessoas, nesta imagem essas garrafas foram apreendidas e ai os polícias estão a levantar o auto.
Chong Wayne Homin
Chong Wayne Homin Será que que tu mesmo Momade Assife Abdul Satar não subornou nenhum Polícia no tempo em que ti encontravas preso? Ou mesmo antes, ou ate mesmo agora tens ligações com as forças de Defesa é Segurança para os teus fins? Imagine se esses mesmos polícias não aceitassem teu dinheiro ou outro bem qualquer que ofereces a eles, como seria a tua vida. A nossa policia está trabalhar, mas nunca vão deixar de ser pessoas.
Chiquinho Ilustre
Chiquinho Ilustre Nini sabes a dias eu fui mandado parar o carro....e policia perguntou me prefere soprar o balao ou dar me logo boas festas.....!! Bem como estava limpo alcool soprei o balao e deu 0%....fiquei indignado com a tamanha frieza
Hermenegildo Evan Sitoe
Hermenegildo Evan Sitoe Estes alicerces são débeis e podres e etc..tambêm porque nós nos precipitamos a julgar, você próprio (dono do post) foi condenado, viveu 12 anos encarcerado e se diz inocente, mais do que ninguém devia ter cautela ao julgar os outros
Gosto · Responder · 9 · 4 h · Editado
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Estes agentes não estavam a beber coisa nenhuma!

O agente em pé ( escrevendo) apreendeu essas garrafas na viatura de um jovem e levou-os á esquadra para a abertura do devido processo contra o referido jovem!


Eu conheço o tal jovem mas por razões óbvias não posso citar seu nome e nem endereço.

Nini mais uma vez meteu água...
Gosto · Responder · 5 · 4 h
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Wilson Rui Hobjana
conhece bem a nossa policia
Gosto · Responder · 2 · 4 h
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Sim, meu caro Nini Momade Assife Abdul Satar...
Conheço e tem muitos podres!


Mas eu estou falando dessa imagem no teu post.

Só isso!
Gosto · Responder · 5 · 4 h · Editado
Jaime Muchanga
Jaime Muchanga Não não esses PT Estava sim a tomar essas cervejas
Gosto · Responder · 4 h
Ahmejed Komar Khan
Ahmejed Komar Khan Podem estar sim estar a tomar cervejas, mas quem tem essas provas de terem bebido a custa de extorsões? Será que que os da pt não tem salários? E aonde estão as vítimas dessa extorsão?
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Antonio Salomao Mpfumo
Antonio Salomao Mpfumo So por ter colocado a cerveja no seu gabinente ,mostra que eles nao tem etica e detiologia proficional para zelar pela populacao ,
Gosto · Responder · 3 h
Jorge Alvaro
Jorge Alvaro Atenção, não obstante ao pontos levantados pelo Ahmejed Komar Khan e Hermenegildo através dessa imagem não podemos ter a certeza das circunstâncias que levaram as garrafas a essa mesa. Concordo com a necessidade de cautela no julgamento da imagem em particular.
Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado
Namburete Massuanganhe
Namburete Massuanganhe #Satar vive assim metendo agua
Gosto · Responder · 2 · 3 h
Adelson Francis Vidro
Adelson Francis Vidro Garafas de cerveja apreendidas e colocadas em cima da mesa em um gabinete?? Policiais de Moçambique??....la n tem aparadores??
Gosto · Responder · 2 h
Cremildo Massingue
Cremildo Massingue Esclarecido Wilson
Gosto · Responder · 2 h
Djtelmomoz Telmo
Djtelmomoz Telmo Nós não prendemos bebidas..esses estavam a beber sim
Gosto · Responder · 2 h
Carla Ollyel
Carla Ollyel Sinceramente custa me crer que eles estivessem a beber,não acredito nisso,eles nao seriam tão obvios deixar garrafas vazias e bem arrumadinhas por cima da secretária. Algo nao bate bem nesta imagem
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana ... tens boa capacidade de análise!

Aliás, qualquer distraído consegue notar isso.
Gosto · Responder · 4 h
Saimito Francisco
Saimito Francisco forxa ai nini satar continua a bombardear pra k xte nosso mozambike mude d comportament
Gosto · Responder · 3 · 5 h
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Desta vez bombardeou errado
Gosto · Responder · 4 h
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Wilson Rui Hobjana
comenta um pouco sobre o video que andou nas redes sociais onde um transito estava 
estorquir turistas.
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Wilson Rui Hobjana
Wilson Rui Hobjana Irmão Nini Momade Assife Abdul Satar, na altura do referido post, comentei e repudiei tal comportamento!

Mas desta vez, as tuas fontes te enganaram.


Podes crer!
Gosto · Responder · 4 · 4 h
Abdul Enca
Abdul Enca Nini assume o erro, assim iremos em frente
Gosto · Responder · 2 h
Devane Boss
Devane Boss Zef quando tens ai garrafa vazia e outras cheias o que te parece???
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Zef MaCamo
Zef MaCamo Costuma se dizer k xtar perto d cemitério ñ morreu!
Gosto · Responder · 5 h
Devane Boss
Devane Boss Estes agentes estão perto da barraca ai e alguém esteve a beber estas garrafas vazias???? 

OUTRAS MENTES ME ASSUSTAM!!!
Gosto · Responder · 4 h
Zef MaCamo
Zef MaCamo Xtá a ver barraca aí dentro d posto policial?? Sr o agente em pé xtá a fazer o registo dakilo k aconteceu e o sentado pod ser o autoante, o próprio Nini faz-se sempre d inocente mas já cumpriu uma pena máxima, por isso, temos k deixar d crucificar pessoas.
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Xavier Antonio
Xavier Antonio Não sei se essa imagem reflecte realidade ou é uma montagem. Tudo é possível, a polícia beber em pleno serviço ou montar uma imagem para denegrir a política. Seja como for, concordo com o teor do post no sentido que o mal nunca pode ser encorajado. Polícia extorquir cidadão não é coisa para olharmos indiferentes. Alivia me saber que quando isso chega as autoridades, aos chefes hierárquicos os que praticam esses actos são responsabilidades. Isto é de louval.
Quero acreditar que em todas sociedades há prevaricadores, o importante é que não fiquem impune, que sejam punidos para desencorajar a pratica de actos que contrariam os principios e regras de boa conduta.
Gosto · Responder · 5 · 4 h · Editado
Naltaf Altaf
Naltaf Altaf Excelênte comentário
Custódio Joaquim Manjate
Custódio Joaquim Manjate Pela imagem ilustrada fica claro que se trata de um auto a ser lavrado, só o que me deixa um pouco escandalizado é por que me parece que na maioria dos leitores tiram a culpa a automobilista, parecendo que só quem conduz é que pode ser incriminado em assuntos de cervejas.
Gosto · Responder · 2 · 3 h
Ivo Biono da Silva
Ivo Biono da Silva Senhor Momade Assife Abdul Satar, essas garrafas foram apreendidas.. TODAS elas (as garrafas ) estavam na viatura na qual um jovem se fez a estrada sob efeito altíssimo de alcool..
Gosto · Responder · 1 h · Editado
Osman Mozfashion
Osman Mozfashion Meu caro Nini, eu acho que devemos ter mais cautela ao julgar, cuidado julgar as pessoas inocentemente como fizeram contigo, "como dizes ser inocente" pra mim essas garrafas me parecem ser duma recolha de um indivíduo ou grupo que estava conduzir bebendo.

E como ilustra a imagem eles estão a todos a fazer uma ocorrência, não tem nenhum polícia pondo bebida na boca aí.
Concordo com algumas partes do post que dizes que a polícia vive extorquindo os automobilistas e turistas.

Vamos evitar julgar os outros sem provas concretas, tens que ter em conta que sua opinião pública tem muita influência em Moçambique por tanto meu caro Evita escrever de qualquer só porque tens que postar qualquer coisa, essa sua opinião pública pode fazer com que trabalhadores quadros e honestos caiam inocentemente.
Gosto · Responder · 8 · 4 h
Elianda Cumbi
Elianda Cumbi Concordo
Gosto · Responder · 3 h
Lolito Lolas Matsinhe
Lolito Lolas Matsinhe Concordo osman ele nini passou dessa dizendo se inocente
Elton Cassambai
Elton Cassambai Nao estao nada a beber, o pt tava a abrir um processo, isso sim e certo, ate que ponto eles podem pensar que teem atonomia de beberem no escritorio, desculpem-la.... Nao denigrem os nossos pt's ate esse ponto.
Roberto Ricardo
Roberto Ricardo Bom dia senhor Nino Satar, respeito o teu ponto de vista; Mas poderias dar algumas solucoes para que o nosso Belo pais nao entre em colapso absoluto
Gosto · Responder · 4 h
Beto Costa Beto
Beto Costa Beto wilson obrigado pela sua intervençao nem sempre os comentários e acusaçoes a nssa polícia constituem a verdade esa foto qualquer um aponta que nao se trata de consumo mas uma ocorência, valorizemos os nossos agentes apesar de tudo que tem acontecido.
Ivan Stelio Cuamba
Ivan Stelio Cuamba Olha Momade Assife Abdul Satar pra o caso da foto em questão tas equívocado e facto q o país todo está doente e urge a necessidade de inverter a situação.
Gosto · Responder · 4 h
Elton J. Langa
Elton J. Langa Com todo respeito a todos e as suas opiniões, mas por incrível que pareça concordo com o #Sr_Marques_Jose_Marques: Na minha humilde opinião, penso que a imagem ilustra isso mesmo...visto que estão todas garrafas juntas as vazias e as cheias, se eles estivesse a consumir o lógico seria uma garrafa ao lado de cada um deles.
Gosto · Responder · 1 · 4 h · Editado
Luis Junior Libombo
Luis Junior Libombo Provavelmente seja fruto do trabalho que fizeram e teram encontrado um condutor a dirigir sub efeito de álcool e apreenderam as bebidas com prova de crime, e também me leva a crer que foi o(a) próprio (a) a fazer essa foto so para denegrir o trabalho dos outros no momento que estava a ser lavrado o auto
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Assunta De Jesus Feliz
Assunta De Jesus Feliz Tudo e possivel, eles poderiam estar a beber como nao. Se nao qual seria a intensao de quem tirou a imagem e lancou nas redes? Prejudicar seus comparsas?
Se eles estivessem a beber no sector tambem tem logica que colocassem as garafas daquele jeito assim nao deixariam nenhuma suspeita. Enfim, e de lamentar o que acontece no meu Pais.
Gosto · Responder · 4 h
João Pedro Da Cuaira
João Pedro Da Cuaira Sinceramente, nesta nação se engana quem diz que já viu de tudo de anormal que quadro do estado faz. Pois tem peripécias que nem um demente faria. Afinal, a que ainda exitwm normais. Que o digam " que Estamos numa Wells"
Gosto · Responder · 4 h
Alexandre Samuel Nhazilo
Alexandre Samuel Nhazilo Observando bem esta imagem, me parece k estas bebidas foram apreendidas de um condutor k estava dirigir embriagado, até k o agente k está de pé está fazer registo no livro de ocorrências.
Gosto · Responder · 2 h
Francisco Mulhanga Frank
Francisco Mulhanga Frank Eu acho k e preciso olhar bem pra imagem e depois julgar, porque ai não é na barraca, podem ser provas de um crime de um condutor k foi encontrado embriagado, nessa possibilidade não se está a pensar
Gosto · Responder · 2 · 4 h
Milton Gatoma
Milton Gatoma Se nao bebe nao trabalha, se trabalha bebe...
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Achok este ano ano tudo vai ser em metado no nosso pais. Decimo terceiro vem em metade, agua vem em metade, energia vem em metade, quase tudo esta em metade, so rezo pra o ano tambm nao terminar em junho.
Tonny Stélvio Uamusse
Tonny Stélvio Uamusse Que vergonha
Gosto · Responder · 5 h
Amisse Abdula Cassamo
Amisse Abdula Cassamo País da desordem
Gosto · Responder · 5 h
Sameer Mohamed
Sameer Mohamed esta beber com nosso dhinhero
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Tony Jovana
Tony Jovana Pessoal Lee com atentamente todos os comentários, conclui que muitos finge que não gosta de Nini e dos seus post, temos que comentar post de Nini e não a pessoa de Nini, há um comentário que vai longe que diz que "quem proíbe roubar é aquele que sabe roubar", O que queria dizer mesmo? Não somos obrigados a comentar o que não dá, repúdio atitudes de alguns concidadãos nosso que os seus comentários monstra que nosso país está muito longe de atingir patamares dos outros países, mais uma vez alguns comentários só atacam a pessoa de Nini, vamos comentar os post e não o Nini, se tens a capacidade traga o post e publique para nós também comentar, porquê não o faz, mostra que essas pessoas não tem a capacidade de o fazê-lo. Essa imagem meus irmãos é óbvio que a Polícia é que consumiu. "A mulher do César não basta ser séria, mais sim deve parecer" a Polícia apreende bebidas para servir de prova, que prova? Vocês não são condutores? Mais uma vez foram infelizes nos vossos comentários contra Nini, a Polícia de trânsito não recolhe bebidas nos carros, a pessoa podem transportar quantidades de bebidas que quiser mais que seja bebidas legal e não contrabandiada, O que a Polícia de trânsito deve fazer ao suspeitar de um automobilista a conduzir sobre efeito de álcool é medir a quantidade de álcool (em percentagens), utilizando bafômetro, se acusar a existência de álcool, a Polícia apreende a carta e outros documentários, ja tem a prova através de bafômetro e ponto final, é nada de retirar bebidas nos carros, imagine se naquela noite ou turno que os policiais estiveram em serviço, interpelar 50 viaturas,e cuja no interior encontrasse acima de 5 garrafas de bebidas em cada carro, pergunto: aquela mesa onde estão sentado os policiais ia caber?, para finalizar, existe policiais honestos e muitos desonestos. Obrigado.
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Manucho Cesar Bryanthy
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Sara Samira da Costa
Sara Samira da Costa 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Gosto · Responder · 1 h
Ronil Pilatos Pilatos
Ronil Pilatos Pilatos Man tony gostei d seu cmtrio, iss m da intnder k vce e um academico
Gosto · Responder · 1 h
Jose Chirruco
Jose Chirruco Convido-vos a refletir sobre o que a polícia malawiana faz connosco nas estradas.
Gosto · Responder · 2 · 5 h
Ronil Pilatos Pilatos
Ronil Pilatos Pilatos Concordo com tigo man, la parec k foi legelado a estorcao
Gosto · Responder · 1 h
Lisia De Lurdes Zamba
Lisia De Lurdes Zamba Isso não é verdade . Isso foi apreensão Xavier Antonio. Esse Nini devia falar de coisas com aperitivos mentais e moralicos. Ora vejamos o estado do país que chega a fazer dívida com o próprio funcionário. Se o Polícia começa a estruquir o turista desse jeito é forma de pedir socorro que estamos a morrer de fome. Você sabe quanto é que um PT recebe? Depois de queimar tanto com sol?
Namburete Massuanganhe
Namburete Massuanganhe O que tens a dizer acerca deste policia em plena chuva e tempestada ficou na estrada a garantir a circulação na via publica?
Gosto · Responder · 3 h
Francisco Mutola
Francisco Mutola É normal para nossa policia, bebem e depois entra na estrada começam a fazer das suas.
Carlos Machava
Carlos Machava Concordo c Wilson Hobjana, mas tambem a nossa Policia se faz a via publica c as suas Maquinas e que o consumo das mesmas e quatro vezes maior que o carro d Estado, e dai que ele não como, tendo em conta que ele e o 1 Juiz, so pode esturquir p ficar rico
Gosto · Responder · 1 h
Fidelio Gustavo
Fidelio Gustavo Não me parece que estivessem a beber nestas imagens apesar de que os polícias deixam muito a desejar
Gosto · Responder · 1 · 3 h
José António
José António Quem proíbe roubar é quele que sabe roubar
Gosto · Responder · 2 · 5 h
Filipe Primeiro
Filipe Primeiro Onde e isso Nini Satar me parece uma montagem explique se melhor a ser uma invenćao nao estamos a construir o pais tamos sim a disenformar e destruir a pàtria amada com calunias
Gosto · Responder · 4 h
Dj-midoze Eddyllson
Dj-midoze Eddyllson e se essas garrafas estiveram em algum carro que teve acidente e estao ali komo prova????
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Heuricio Rui Zandamela
Heuricio Rui Zandamela Lamento porque os problemas deste belo mocambique ja nao dao espaco para as tuas publicacoes de luxuria sinjindo mais atencao a critica social. Mas é de louvar as suas colocacoes criticas sociais. Forca
Gosto · Responder · 2 h
July Mondlane
July Mondlane Caro Momade Assife Abdul Satar(nini), tenho respeitado teus posters e comentários mas neste n há nenhuma prova k estes agentes estejam a consumir álcool assim como mostra estas imagens, acredito k foram prendidos numa viatura dum condutor em seguida abertura de processo e as mesmas servirem de provas.... mas ninguém sabe n vamos julgar algo kn presenciamos. Abraços
Nemane Selemane
Nemane Selemane Querem criticar o Nini porque publicou isto e so por verem a foto ja concluem. Sabem quem tirou? E porque publicou? Acaso foi o Nini a tirar a foto? Nao defendamos o indefensavel, vamos condenar o comportamento, mancha nos a todos.
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Esse pais alguem tem k por ordem, um pais dsgovernado, sem cumprimento das leis, onde cada um faz e dsfaz, num pais onde ate temos crise de agua, comida, energia sem qualdade, ok temos de exesso nesse pais e corrupxao so.
Gosto · Responder · 2 h
Justino Alberto Tembe
Justino Alberto Tembe O nini satar tem razão em criticar essa gente pois ele bem conhece o quanto são corruptos esses caras por experiência própria
Gosto · Responder · 2 h
Carlos Luis Cossa
Carlos Luis Cossa Sr. Nini, nao to do lado da nossa PT (dos seus erros) mas em termos de complicacao a nossa quase q n e nada comparando com as outras. Nao falo nada...nao falo nada
Gosto · Responder · 2 h
Juma Paulino
Juma Paulino Sr Nini,isto nao constitui vrdade dzer q estes e em pleno w estivessem a beber com garrafas desse jeito,mas sim podem ser garrafas retiradas da viatura dum automobilista encontrado embrigado.
Crisna Natalia Simbine
Crisna Natalia Simbine mas k policial e esse k iria beber no gabinete sabendo k a kualker momento pode entrar alguém ? até exibir a bebida?quero acreditar eu que isto e mas um caso de condutor embriagado.encontraram o condutor embriagado e com as garrafas no carro.só e só.acho k a qui estavam abrir o processo .não vejo nenhum mal nessa foto.
Gosto · Responder · 3 h · Editado
Antonio Arlindo
Antonio Arlindo eu nao acho que estejam a beber, primeiro e preciso saber do que se trata para depois julgar...
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Aderito Sadiga Sadiga
Aderito Sadiga Sadiga Foi infeliz Nini
Gosto · Responder · 4 h
Wallas Wallas
Wallas Wallas Um abraço pra omeo amigo momade assife Abdul satar gosto muito das tuas publicações acima de tudo não valapena negar estamos juntos muito obrigado um abraço do fundo do coração
Gosto · Responder · 1 · 5 h · Editado
Augusto Stefan Júnior
Augusto Stefan Júnior em moz tdo é normal
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Crimildo Mandlhaty
Crimildo Mandlhaty Heineken beer nao é 2M uta cuma yini cama PT...tawas
Gosto · Responder · 4 h
Claive Elviira Macome First
Claive Elviira Macome First O país está entregue aos loucos
Zaira Adamo
Zaira Adamo eish, Moz esta mal, ate agua ja eh abastecimento.!!!!
Gosto · Responder · 4 h
Crimildo Mandlhaty
Crimildo Mandlhaty Satar yah vc tambem ta preparado

Sem comentários: