sexta-feira, 21 de abril de 2017

Coreia do Sul. Julgamento da ex-presidente arranca a 2 de maio

COREIA DO SUL


A primeira sessão do julgamento por corrupção da Presidente destituída da Coreia do Sul vai realizar-se a 2 de maio, uma semana antes das presidenciais antecipadas, foi esta sexta-feira anunciado.
O Ministério Público oficializou, na passada segunda-feira, as acusações contra Park, que se encontra em prisão preventiva desde março.
YONHAP/EPA
Autor
  • Agência Lusa
A primeira sessão do julgamento por corrupção da Presidente destituída da Coreia do Sul vai realizar-se a 2 de maio, uma semana antes das presidenciais antecipadas, foi esta sexta-feira anunciado.
Fontes próximas do tribunal do distrito central de Seul, que vai julgar o caso, indicaram à agência noticiosa sul-coreana Yonhap que essa foi a data escolhida para uma audiência preparatória, à qual Park Geun-hye, de 65 anos, não é obrigada a assistir.
A defesa vai apresentar ao tribunal a posição de Park perante as acusações de que é alvo, que incluem abuso de poder, suborno, coação ou revelação de segredos de Estado. O Ministério Público oficializou, na passada segunda-feira, as acusações contra Park, que se encontra em prisão preventiva desde 31 de março.
Caso seja considerada culpada, a filha de Park Chung-hee, chefe do exército que governou o país entre 1961 e 1979, enfrenta uma pena que pode ir de dez anos a prisão perpétua. A acusação considerou provado que Park criou, com a amiga Choi Soon-sil, uma rede através da qual pediu e obteve subornos de pelo menos três empresas – Samsung, Lotte e SK – no valor de cerca de 59.200 milhões de wons (cerca de 48 milhões de euros). Park Geun-hye começou a ser investigada depois de perder a imunidade presidencial, no seguimento da destituição pelo Tribunal Constitucional, a 10 de março.
Esta foi a primeira vez que a Coreia do Sul destituiu um Presidente eleito democraticamente e a primeira vez que celebra eleições presidenciais antecipadas.

Sem comentários: