quinta-feira, 20 de abril de 2017

FALTAM 10 DIAS PARA A APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL SOBRE AS DIVIDAS OCULTAS.

2 h · 


Depois de sucessivos adiamentos para a apresentação do relatório final por parte da Kroll, empresa britânica que se encontra na pátria de atum a desencadear uma auditória independente sobre crimes da frelimo, especificamente no caso das dívidas escondidas, o povo está ansioso para saber detalhadamente todos os labirintos usados pelo Guebuza e comparsas naquele crime de rombo financeiro. As verdades cruas e nuas devem ser reveladas. Essa empresa deve demostrar oque realmente vale. Não defraude as expectativas do empobrecido povo. Hoje o povo não vive, sobrevive. Os crimes das dívidas ocultas prejudicaram acentuadamente a vida dos moçambicanos. Tudo subiu de preço, até o próprio pão que é alimento de base, também subiu. Actualmente em Moçambique conta-se a dedo as famílias que conseguem comprar o pão diariamente. Os combustíveis líquidos subiram. O "chapa 100" daqui a poucos dias passará para " chapa 200" e o salário então, ele continua la parado, só a olhar. Não se deve sacrificar a vida de mais 25 milhões de pessoas para salvar a pele de apenas meia dúzia de cidadãos. É simplesmente incompressível. O povo quer ver aqueles larápios que hipotecaram a economia, tiraram o sorriso das crianças e colocaram toda uma nação num "mar" de sapos a responder pelos actos.


Nota: Quando forem presos os manos ai, eu me responsabilizarei todos dias passar por cada sela a deixar cigarros.

. Muzunhu Ndini, terras alheias.

Crispações agudizam-se na Frelimo?

do lado da evidência
Às portas do XI Congresso da Frelimo, que se irá realizar entre 26 de Setembro e 1 de Outubro de 2017, parece que se está pe­rante um ambiente de se cortar à faca no partido que dirige os destinos dos moçambicanos desde a independência, em 1975, tudo por conta de vaza­mentos de documentos classi­ficados do circuito judicial, para os jornais com destaque para as redes sociais.
Tudo começa com um docu­mento com o timbre da Pro­curadoria Geral da Repúbli­ca (PGR) que pede a quebra de sigilo bancário do antigo presidente Armando Emilio Guebuza (2005-2015) e de outras 21 pessoas próximas a ele, incluindo dois filhos seus, nomeadamente Ndam­bi Armando Guebuza e Mus­sumbuluko Armando Guebu­za.
Este vazamento terá sido o mote para que um outro va­zasse, dando conta de que Fi­lipe Jacinto Nyusi, enquanto ministro da Defesa do consu­lado de Guebuza, tinha assina­do pelo seu punho e letra do­cumentos enviados a Manuel Chang (ex-ministro das Finan­ças e actualmente deputado) sobre a criação da empresa Proíndicus.
Algumas hostes daquele parti­do dizem-nos que a revelação deste último documento revela crispações na histórica Frelimo.
Guebuza não deve andar nada satisfeito com exposi­ção aos níveis que chegou, perante um apático Nyusi, que ele próprio ajudou a en­tronizar no poder.
Primeiro, aquando da convoca­ção de Guebuza para audição para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que inves­tiga as dívidas ocultas origi­nadas com a criação da Ema­tum, Proidíndicus e MAM sem conhecimento da Assembleia da República e dos parceiros doadores, é de que a mesma poderia ter sido evitada pela maioria que a Frelimo detém no parlamento.

A Renamo boicota esta comis­são desde o início e o MDM tem lá apenas um membro, o deputado Venâncio Mon­dlane, contra 13 membros da Frelimo. Nessa audição à porta fechada, decorrida em Novembro, Guebuza teria afirmado que “faria tudo de novo” e que anuiu com a cria­ção das mesmas para a defesa da soberania.
Um cientista político local acredita que o Congresso que poderá legitimar, ou não, Nyusi a uma outra reeleição pode estar minado, uma vez que Guebuza, enquanto se­cretário-geral e presidente da Frelimo, estabeleceu fortes relações de clientelismo com militantes da base. Terão sido essas relações de clientelismo que nos momentos cruciais da reunião do Comité Central que indicaram Nyusi como su­cessor de Guebuza, fez com que os militantes não endos­sassem os seus votos a Luísa Diogo, uma reputada eco­nomista com passagem pelo Banco Mundial, pelo governo como vice e ministra das Fi­nanças até ocupar o posto de Primeira-Ministra.
Até ao Congresso, esperam-se dias difíceis para Filipe Nyusi, mesmo às portas da finalização da auditoria da Kroll, cujos re­sultados são esperados no final do mês e que poderão ditar se os parceiros doadores irão re­abrir os seus cordões à bolsa, perante uma economia onde os menos favorecidos andam de cintos apertados.
Com todos estes cenários e já que perguntar não ofende: Cris­pações agudizam-se na Freli­mo?
Luis Nachote
CM – 20.04.2017
Comentários

Virgilio Rodrigo Elila Gilio kkkkkkkkk a deixar cigarros!! te farei companhia nessa...podes crer

Gote Rafa Duvido nesse país isso acontecer porque é um país quem tem governo que protege ladrões. O povo é que está a pagar pecado que não cometeu.
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Minerio de Oliveira kkkkkk ta se mal

Ofece Deniasse Chania Beatriz Buchili nao consegue apontar mbava da LAM, acham que ela vai conseguir apontar seus chefes que lhe deram este cargo? Duvido peixinho matar o peixao.
Gosto · Responder · 2 · 2 h

Nelo Artur Leo KIKIKIKIKIKIKIKIKIKI
SINCERAMENTEVer Tradução
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Matias Caetano Será ouvi bem? Kkkkkkkkkkkk muzungu muzungu,sinto-me previlegiado com a informação até atenua-me.

Manecas Madriz kikiikikijijikiki.que a auditoria seja mesmo credivel

Alberto Lucas Miambo Acho não vai mudar nada nesse processo

Muzungu Ndini A Buchili so foi ao parlamento para fazer gracinhas.

Araújo João Muchare Serak o resultado vai se dvulgar akí em Moz ?ou 1o serão os donos do dinheiro(os doadores)a ouvir!

Nelo Dos Santos Os resultados não deviam ser divulgados cá em Moz mas sim com a comunidade Internacional

Tonny Maphosa A frelimo tem o seu destino nao se adimirem resistentes a renamo Xta trabalhar muito forte .nao hà pedra que vai xtar emsima do outro desavez
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Manecas Madriz kikikiikikikiki..voçe brinca cm frelimo?

Tonny Maphosa A frelimo vai ficar na historia nunca mas

Escreve uma resposta...




Gimo Mabjaia Adiando como não, não vai alterar em nada...pork até agora não existem indícios mas continuamos mergulhados na lama financeira.

Vicente Canona Manuel K venha ao público

Chalengue Strukel i'm waiting.....
A DECADÊNCIA DA ARROGÂNCIA DO REGIME DA FRELIMO! FOGO CRUZADO: 1 - DLHAKAMA FEROZ NO MATO, 2 - FMI, APERTA O CERCO À CORRUPÇÃO, ROUBOS E ABUSO DO PODER e, 3 - A OPOSIÇÃO CONSTRUTIVA DESPERTA À OPINIÃO PÚBLICA URBANA A DIZER NÃO À ESCRAVATURA DE GUEBUZA
1 - Frelimo, provocou uma guerra que não conseguiu ganhar num abrir e fechar de olhos - falhou o plano savimbinista! À Frelimo não vai ganhar a guerra contra a Renamo e terá que negociar duma forma humilhante!
2 - À opinião pública urbana, está a humilhar à arrogância dos governos da Frelimo, denunciando dívidas públicas secretas, cujo valores foram desviados para financiar às empresas privadas, desculpando em nome da Guerra que é contestado totalmente pelo povo moçambicano!
3 - Os parceiros internacionais estão a apertar e denunciar todos roubos que à Frelimo protagonizou em nome do Estado com intenção de má fé para responsabilizar os moçambicanos à pagarem dívidas que foram parar nos bolsos dos governantes!
A vaca leiteira já secou! A FMI, era tido como vaca leiteira para alimentar os governantes da Frelimo que durante os últimos 40 anos, nunca se preocuparam de desenvolver uma indústria, pelo menos agrícola para produzir receitas próprias afim sustentar o orçamento do Estado!
O Governo da Frelimo ainda vai continuar com o espírito de arrogância e desprezo das instituições do Estado de Direito e Democrático?
GostoMostrar mais reações
Comentar
44 comentários
Comentários
Alfredo Luís Cumbana
Alfredo Luís Cumbana Eu so quero Guebuza na cadeia. A entrada desse senhor na presidência eu ainda duvido muito o como ele entrou, não ganho asas em indagar mais porque ainda era crianca. Mas o que ele fez sinceramente merece uma prisão exacta. Levar dinheiro para comprar alma do partido? Que alma? E' desse dinheiro que usavam para festas do partido, compras de accoes nas empresas privadas estrangeiras e que posteriormente o dinheiro e' usado na totalidade para matar( começou de Cistac at all). Mas essa Frelimo mesmo já pensou no que e' um Moçambique de gente humilde? Ou se não querem levar Guebuza a cadeira então deve se convocar novas eleições para ja o povo escolher o amigo governo/ próximo do povo e tirar esse actual porque não quase não presta( e' inimigo do seu povo que elegeu).
Momade Braimo
Momade Braimo Não basta. Reverter a favor do estado o património deles para reduzir as dividas. Mana valentina deve estar me cagando.
Johnson Chibalo
Johnson Chibalo Eu o Quero morto feito um indigente.
Filipe Mahagaja
Filipe Mahagaja O problema é k kem vai condenar kem, todos esses são do mesmo saco k se covoque eleições e o próximo governo k fassa a justiça, so pra ver a procuradora foi nomeiado pelo guebuza kem sabe uma parte do salário passa pra ele, o próprio nhussi, agora kem terá coragem d prender o padrinho, nós é k devemos fazer justiça
Amélia Penga
Amélia Penga E por essa razão k o Samora dizia k um ambicioso e capaz d vender a pátria.....kando e k a Valentina trab p ter tanto dinheiro,p n falar dos conduminos,empresas,contas n exterior e mto mais.....Não vamos tampar o sol pela peneira...esse gajo tem d ser condenado e congelar todos os bens
Adremo Ali
Adremo Ali O Nyusi nao tem culpa muito menos a Frelimo mas em conjunto vamos condenar as pessoas infiltedos na frelimo e usaram o bom nome pra pra xtaguinar partido e os mocambicanos em geral. Nós perdemos valor fora do pais por culpa de 1pessoa,Guebas. Ele sujou o partido,o Presidente, o ministro das financas e os mocambicanos em geral, ele tava acima da lei por issok a Frelimo e o presidente Nyusi e seu Governo,nao tem culpas. Depositem a confianca pra sempre. Condenem kem cometeu favor.
Mailito Ismail
Mailito Ismail Não tem culpa ?não se esqueça mano q o Nyusi fazia parte da cúpula d guebas ocupando outrora um dos principais menisterio.ele e sim um dos cúmplice
Adremo Ali
Adremo Ali Pork o Guebas foi ditador e todos devia cumprir i desejo dele. Recorda k uma vez o Dhlakama falou k o Nyusi era um presidente exemplar por aceitar dar fim a guerra? Mais tarde guebas distruiu a ideia? Aki apenas vamos condenar kem cometeu ouviu?
Manuel Tivane
Manuel Tivane Eu só sinto pena dos meu filhos, que história vão ter que estudar no futuro....
Bruxaria Budha Cyclope
Bruxaria Budha Cyclope Sheik vc dispertou me para a vida. KHANIMAMBO. Replicarei a Linha de pensamento.
Enoque Livombo Livombo
Enoque Livombo Livombo Ninguém irá julgar O Quê guebuza.. Quem tentar fazer isso, vai sem avisar.. Afrelimo mata, mata e mata
Afzal Said Aly Muhammad
Afzal Said Aly Muhammad Se nós morremos,tudo também tem o seu fim, fim dos bandos ladrões,agora de coecas
Jonh Tivane
Jonh Tivane Pela minha hora do momento comento que entre os governantes se entendem e conhecem-se comem junto diariamente pois dia,Só que agora nós o povo moçambicano estamos a sofrer e dormir mal mesmo no nosso Centro do país,Só pra acabar com tudo isso existente no momento dividas não dividas,Guerra,corrupição,etc; É preciso nós o povo moçambicano em sofrimento unirmos e agir contra os dirrigentes,porquê temos muitos recursos em Mocambique mais estão sendo explorado em vão.Salário baixo,produtos de alimentos em elevação estipulada,etc ,' veija o que é isso.Ta se mal e ta me dar dores todos os dias por ser Moçambicano.Meu deus,o nosso país agora está na recta vermelha e na profundidade de 1000.000.00metros.
Luis Ribeiro
Luis Ribeiro Porque pagar uma dívida que não conhecemos e sabemos como foi contraído e para que fim....que pague a dívida quem contraiu e não o povo
Victor Sebas Guivala
Victor Sebas Guivala Parecia xtar louca qndo disse isto, mas agora dá para acreditar.
Ger Jaime Mario
Ger Jaime Mario Os objectivos de regime,acumulação de riquezas...
Isaias Nyamunda
Isaias Nyamunda Está de parabéns o autor deste post
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane tudo acaba
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Samuel Malegend Dembo
Samuel Malegend Dembo Guebuza deve ser julgado e condenado pelo tribunal internacional! Se eu conhecesse o caminho de lá chegar o faria sem êxito!
Avelino Namarrocolo
Avelino Namarrocolo Eh o principio do fim, eh preferivel sofrermos mais alguns anos mais nos livrarmos desssas carracas que sugam o nosso sangue a mais de 40 anos. Basta!
Rafael Miguel Macuacua
Rafael Miguel Macuacua Ns o pvo moçambicano temos k dizer xega ! Isso ja passou d normal xta n pior moçambique xta muito mal alias o povo, so por causa de um grupo d ladroes e assassinos d frelimo, ora vejamos meus irmaos os filhos deles ném estuda ak em moz estudam fora e esse é nosso dinhero , um dia vamos acordar ouvir k todos bancos xtao falidos e pouco k ns tems lá n vams ter e eles vao xtar bem e ns?
Xavier Joao
Xavier Joao ESCENCO De CORRUPICAO NA FRELIMO .CONSIDERACAO ENTRE CAMARADA ,ISTO TA MAL EM MOZ
Keyla Antonio
Keyla Antonio vamos tirar oculos de madeira ainda cedo nos vimos o antigo presidente a comprar açoes não o reprimimos assim que estamos a sentir nos nossos bolsos o que é pagar dividas do país estamos a falar. temos que mudar de mentalidade os preços subirar o que nos fazemos para manifestar insatisfação? nada. esse país é nosso vamos agir meu povo
Daude Giva
Daude Giva Sinto muito POR aqueles que deixaram de cuidar das suas vidas Para apoiarem esses ladroes.
Candido Cunbane
Candido Cunbane O Povo da pérola do índico, escondeu a cabeça e deixou a cauda fora deve ser puxado por ela.
Chachata Abiude
Chachata Abiude Ate ja tem a terceira divida clandestina pra pagarmos com magro salario dividA contraida na russia 550 milhoes d dolar oki foram faser na america afinal nao tem vergonha gastar tanto dinheiro do povo pra ir ser envergonhados por isso si diz ladrao e ladrao mesmo esteja na ponta vermelho si inicio por roubar vai continuar a roubar
Abilio A Antonio
Abilio A Antonio Ainda o mis engraçado o gajo abre site para informações de mentira do burro e ladrão de povo moçambicano.
Abilio A Antonio
Abilio A Antonio Sem julgamento, assim que se julgar. Terá mais chance de anulação do processo... Esse cobarde de guebuza ou seja gueburro.
Joäo Jone
Joäo Jone me dói ......frelimo a vandalizar um país interno, os Mocambicanos a passar mal com fome , pobreza sem fim .com dívida k os ladrões estão vivos ? deve ser responsabilizados.
Chaca Boss
Chaca Boss Frelimo esta a trabalhar. Renamo esta destruir e matar o Povo.
Ngonhamo Ngonhamo
Ngonhamo Ngonhamo Tudo tem o seu tempo.Fim da linha
Paulino Ruco
Paulino Ruco Ja amanheceu, Segundo as previsoes de Samora.
Teixeira Teté
Teixeira Teté Devem cair é urgente isso, doi me o coração quando oiço isso sabendo que é real.
Amélia Penga
Amélia Penga Mto triste esta situação k stamos a viver
Edgar Bettencourt
Edgar Bettencourt Vai continuar, isso está no seu DNA
Chaca Boss
Chaca Boss Renamo so sabe partir estrada e queimar viaturas do povo Humilde
Eljuca Mazingo
Eljuca Mazingo A justiça pelas próprias mãos já deveria tomar conta ao Sr. Guebuza...
Lay Negrinho Mujovo
Lay Negrinho Mujovo No dia o Guebuza estiver na Barra da justiça ai eis acreditar o Moz mudou ...Eu n acredito o guebuza será iterogado ou julgado pork isso é país da marramerda
Elvino Dias
Elvino Dias Parece um sonho
Ernesto Filipe Vasconcelos
Ernesto Filipe Vasconcelos Carrolhos d politicos até é pouco porq talvés nem têm testiculos no lugar.
Jamal Machane
Jamal Machane Cadea para ele estao amimar parece bébe rece nascido pork?
Leandro Lichucha
Leandro Lichucha Frelimo popei nos povo parei de nos robar
Geraldo Jaime Candze
Geraldo Jaime Candze Despertou a quem esse lambe bota..

Sem comentários: