quinta-feira, 20 de abril de 2017

João Fumane, Director do Hospital Central de Maputo, morreu, hoje, vítima de doença, na África do Sul.

Foto de Mablinga Shikhani.



Mablinga Shikhani a sentir-se triste.
52 min ·
"One by one only the goods die young."
Até sempre Mano camarada!!!
 ostoMostrar mais reações

Morreu Director do Hospital Central de Maputo

João Fumane morreu na África do Sul
João Fumane, Director do Hospital Central de Maputo, morreu, hoje, vítima de doença, na África do Sul.  
Uma fonte familiar confirmou, por telefone, que Fumane teve problemas de saúde nos últimos dias e foi a um hospital da África do Sul, afim de receber tratamentos.
Médico formado pela Universidade Eduardo Mondlane, entre 1983 a 1989, João Fumane foi, de 2001 a 2009, Director do Instituto Nacional de Saúde. Desde Abril de 2012, passou a Director do Hospital Central de Maputo, até hoje, data da sua morte.
  Spirou Maltese
32 min ·
Apesar de ter saído vivo e curado da anemia aguda do HCM no tempo dos soviéticos (onde cheguei a ficar 30 dias às vésperas do final do ano), daquela unidade sanitária não guardo boas recordações- tanto por mim e pelos já falecidos pais).
Não é querer ser mau num momento destes, mas é sintomático que o responsável máximo do mesmo tenha recorrido ao exterior pra o seu problema de saúde e infelizmente mesmo assim, não voltou com vida! Triste pelo povo nosso que só pode (quando querem os funcionários dali) recorrer ao sistema de saúde nosso, triste por uma vida de um profissional que empobrece a nata daquela medicina. DEP

Matin Sabin
Matin Sabin Nao é esse mesmo que disse que o hospital tinha tudo para todas as eventualidades? Que o país dispõe de maquinas e técnicos bons para qualquer eventualidade de saúde? E foi o primeiro a zarpar a fronteira. Cristo diz em Lucas 4:23 'Médico, cura-te a ti mesmo! Faze aqui em tua terra o que ouvimos que fizeste em Cafarnaum'. Que descanse em paz
Gosto · Responder · 3 min
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Então é director no Hospital Central e foi tratar-se na África do Sul? Isto só quer dizer que não confia nos seus médicos. Se o próprio director não confia, como vão os utentes confiar?
Não gosto · Responder · 17 · 54 min · Editado
Mazambane Said
Mazambane Said Ginoca Ramos, nao podemos confiar nesses senhores porque fazem tudo para castigar seus utentes
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos E como castigam. Se fosse eu a mandar, proibia todos os políticos de irem há África do Sul tratarem-se, que fossem para os hospitais públicos como todos nós vamos para saberem o que lá se passa, só assim eles iriam olhar mais pela saúde.
Gosto · Responder · 1 · 30 min
Cassimo Cussomanga
Cassimo Cussomanga muita atencao nos comentarios. a patologias que o pais nao tem condicoes para tratamento. como por exemplo patologias que envolvem transplante de figado ou rins. cada caso deve ser analisado separadamente e evitar generalizar as coisas.
Gosto · Responder · 1 · 28 min
Ivo Lazaro
Ivo Lazaro Cassimo esta a falar porque tem conhecimento ou não! No meu entender não tem sentido.
Gosto · Responder · 2 · 26 min
Varlido Jorge Mahoche
Varlido Jorge Mahoche Boa pergunta
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Cassimo Cussomanga era essa a sua doença? Um transplante? Ou era outra coisa que não querem falar?
Abdur Rahman Rassul
Abdur Rahman Rassul Essas condiçoes na Africa do Sul quem criou???
Os nossos governantes não têm vergonha nem tão pouco.
Gosto · Responder · 1 · 22 min
Cassimo Dos Sofianos
Cassimo Dos Sofianos Estou preocupado com os vossos comentários, alguém perde a vida e ficámos a mandar piadinhas. Já pensaram em como pode ficar um dos familiares que ler esses comentários?

Não respeitamos quando vivo, pelo menos respeitarmos o descanso do malogrado e da família que se encontra num momento de choque.
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Cassimo Dos Sofianos,A questão que está a deixar todos indignados, é o facto dele ser director de uma das maiores instituições do país e não ter tido confiança com os médicos que trabalham no hospital, como acha que cada um de nós se sente? Sim, porque todos nós precisamos de ir aos hospitais.
Gosto · Responder · 7 min · Editado
Cunhete Helder
Cunhete Helder Sem duvidas Cassimo. As vezes pessoas já perderam noção de sensibilidade, como se elas fossem imortais. Metem na cabeça que estamos todos de passagem para o alem uns mais cedo outros mais tarde, e não façam essas piadinhas porque estão vivos.
Gosto · Responder · 8 min
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Cunhete Helder quando tiver que ir a um hospital público, vai ver como todos são tratados com "muita sensibilidade". Espero que nunca precise.
Mavulanhane Thomas
Mavulanhane Thomas Muito feio isso, e se ele foi se tratar la o que tem, todos nós sabemos que o nosso país não tem capacidade pra responder todo tipo de doenças e é muito frequente propostas de se tratar fora.... Muito feio isso
Que ele descanse em paz
Gosto · Responder · 11 · 1 h
Humberto Filipe
Humberto Filipe Como por exemplo a Rádio Terapia...
Gosto · Responder · 1 · 47 min
Mavulanhane Thomas
Mavulanhane Thomas Para um homem que deu tanto de si, salvou vidas, é muito triste e vergonhoso comportamento de alguns compatriotas, triste mesmo, queria falar muito, mas melhor ficar por aqui
Gosto · Responder · 1 · 42 min
Thom RudeBoy Chicomba
Thom RudeBoy Chicomba Não se justifica nada! O que esta a acontecer é o dinheiro que podiam investir nessas areas andam a comer! Mas dizer que que não tem condições é uma justificação de alguem conformado por tudo que acontece aqui em MOZ!
Não gosto · Responder · 3 · 30 min
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Mavulanhane Thomas desculpe mas não concordo consigo, se temos hospitais porque ir tratar-se na A. Sul? A resposta certa é, porque não confia na Medicina em Moçambique. Já há muitas especialidades que se tratam em Moz, isso não é desculpa.
Mavulanhane Thomas
Mavulanhane Thomas Se temos que reclamar pelo fraco desenvolvimento deste país no Geral não é com esse Sr coitado, deixem o descansar em Paz...Não é porque a maioria não presta que temos que culpar a todos... Esse senhor foi um grande médico e temos que respeitar isso... Chegamos ao nível que você fazendo bem, trabalhando horas sem dormir pra salvar nossas famílias você e visto como um cão mesmo assim...
Lamentável
Mavulanhane Thomas
Mavulanhane Thomas Ginoca Ramos, procure se informar melhor por favor, eu falo isso porque vivi isso e tivemos que arranjar meios pra tratamento fora do País depois de anos sem sucesso cá.
Carlitos Santos Manuel
Carlitos Santos Manuel E pah. Morrer é morrer, na RSA ou em Moz. Alem fo mais cada um pode morrer onde quiser.
Gosto · Responder · 5 · 1 h
Stélio J. Si
Stélio J. Si sério?
eu quero morrer em Dubai,será possivél?
Gosto · Responder · 1 · 20 min
Abdur Rahman Rassul
Abdur Rahman Rassul Onde quiser não, mas sim suicidar-se onde quiser (também duvido).
Cicy Rosa Mucuho
Cicy Rosa Mucuho Heehehhj gramei Djo
Cada um morre onde kizer eishh yeah facebook
Carlitos Santos Manuel
Carlitos Santos Manuel Pois, isso mesmo. Cada um morre onfe quiser. Na verdade voce se realmente quiser morrer em Dubai isso vai sim ser possivel. Desde que tenhad dinheiro para lá chegar.
Carlitos Santos Manuel
Carlitos Santos Manuel E continuo dizendo. Cada um morre onde quer...
Última hora :
Luto de alívio no HCM, morreu o Director geral João Carvalho de Fumane
Foi, hoje que nos chegou informação, da morte do director geral do Hospital Central de Maputo, vítima de AVC na África do sul, o ataque tomou conta daquele salafrario quando tomou conhecimento da vinda de auditoria por desmandos por ele perpetrado, as denúncias que fizemos abriu um grande caminho para dar atenção ao governo.
Durante algumas perícias, congelou se uma das contas e penhoramento do edifício que está em curso no distrito de marracuene província de Maputo.
Estamos ainda atento em trazer facaltruas do seu comparsa, director clínico pelo sinal irmão da Luísa Diogo a ex ministra das finanças.
Publicado por general
Mangane algures Pretória
Gosto
Comentar
Comentários
Ndaipa Moçambique A sua alma descançe em PAZ.
Ben Ric Paz a sua alma.
Deolinda Gulele Opa ESE é único caminho onde si encontramos pobre e rico paz sua alma
Valdimiro Zeferino O interno dinscace em paz.
Amade Omar Momade Roubo chega então descanse em paz mu Cota
Mangane Mangane Bala Festa de trabalhadores fim de roubos e da ditadura que aquele senhor perpetrada.
Guebuza da Renamo A SUA ALMA VA PARA O INFERNO, SE DEUS E JUSTO!!!!
Mangane Mangane Bala Esse não mereçe paz, nenhuma trabalhadores reclamam atrasos de horas extras desde dezembro enquanto ele levanta edifícios a custa de trabalhadores...
GostoResponder141 min
Adelina Isaias Mateus A yi switsikeni vamakhezu, yi swinhiketa ka hosi
GostoResponder229 min
Guebuza da Renamo DESCULPE, PECO A TRADUCAO DESSE SEU COMENTARIO
GostoResponder123 min
Ben Ric Ela disse o seguinte: Vamos deixar Irmãos, entregarmos a Deus.
GostoResponder218 min
Mangane Mangane Bala Através do Inbox: vamos deixar desse papo que deixemos a justiça de Deus
GostoResponder218 min
Guebuza da Renamo Obrigado pela paciencia em traduzir
GostoResponder115 min
Ben Ric De nada, ninguêm sabe que o outro. So na riqueza............
GostoResponder113 min
Mangane Mangane Bala De nada a nossa tarefa é buscar possíveis, para clarear o qui não está nítido
GostoResponder213 min
Ben Ric Ixato General.
GostoResponder212 min
Adelina Isaias Mateus Ajustiça sempre tarda, mas nunca falha, so deus è k sabe
GostoResponder212 min
Nelo Artur Leo MANGAN RECORDA QUI EU AVIA FALADO NUM DOS POST QUI US PINHOROS,CONFISCOS I CONGELAMENTO FOI DEVIDO DA DISCONFIANCA DO SEU ESTADO DE SAUDE..VISTO QUI ESTA EPEDEMIA SO DA VIAJE AO INFERNO PRA ELE...ALHIAS NADA PODIAM FAZER ANTES DEL SI RECUPERAR...MAIS COMO QUI SABIAM SOB A AVC....VIRAM-SE OBRIGADO DE CONGELAR PRA TEREM GARANTIA...
................ TOMARA QUI APRECIE A MAE DE GATUNO CHISSANO NU PARAISO I DEPOIS CAI NU SEU LUGAR.U SEU MANUAL DE RIP TA CHEIO DE FACATRUAS....A
SUA ALMA INFERNADO EM TRISTE.
GostoResponder16 min
Mangane Mangane Bala Escrevi 95% não resistem a esse tipo de ataques, noutra abordagem os trabalhadores andam com flores nas pastas a espera desse Cabrão, isso tudo ja evidenciava que este a qualquer momento iria visitar o diabo.
GostoResponder1 min
Inocencio Marto
Inocencio Marto Como dizem: #O_NOSSO_MAIOR_VALOR_É_A_VIDA.

Porque não morrer no seu próprio país sendo ele como o superior do HCM? 

Afinal é essa máfia ki nos tratam? Ou valá não existem condições?
ESSA PERGUNTA VAI PRA MINISTRA DA SAÚDE #NAZIRA_ABDULA.
Gosto · Responder · 1 · 13 min
Lino Mosalino
Lino Mosalino Paz a sua alma n interexa o lugar onde ele morreu pk mesmo q ele tivesse morrido em paris n deixava de ser morte
Gosto · Responder · 1 · 41 min
Herminia Seitissa Cuambe
Herminia Seitissa Cuambe Ele estava como director!nem todos lhe viam com bons olhos!se teve condições pra ser tratado fora melhor!
Guido Rosario da Cbtmg
Guido Rosario da Cbtmg Se avançamos a nível da saúde porque esse senhor foi se tratar na África de sul.
Mentirosos é para ver k nem o dinheiro compra o maior bem k é a vida
Gosto · Responder · 3 · 1 h
Narcisio Moises
Narcisio Moises Madji,o que esta acontecer com a saude nossa. Eles julgam que prestam cuidados ao povo mocambicano ,mas morrem fora do sistema nacional da saude. Como o povo vai confiar nossos servicos
Gosto · Responder · 3 min
Danny Abu Man Moz
Danny Abu Man Moz Opah... logo esse q tanto trabalhou quando houve explosão de paiol... meus sentimentos
Vasco Augusto
Vasco Augusto Noxxo pAix Moçambique é uma grande comédia... Noxxo é um centro de teatro vergonhoso. Xentimental. O povo ta entregue...
Rip mas eu xinto muito A falta de exemplo. Referência e auxenciA de orgulho dexxe dirigente.
Elias Almeida Miambo
Elias Almeida Miambo Meus pêsames mas queria saber se é verdade que logo logo que soube de auditoria interna teve ataque cardíaco?
Gosto · Responder · 3 · 32 min
Jossias Ramos
Jossias Ramos Entretanto, 'O NOSSO MAIOR VALOR (continua) SENDO A VIDA'. RIP, DR. PAULO FUMANE!
Gosto · Responder · 2 · 33 min
Silvio Neves
Silvio Neves É isso... não morreu no seu próprio hospital. Espantoso, mas nada que surpreenda
Gosto · Responder · 1 · 23 min
Hermany Joao Zip
Hermany Joao Zip E os médicos ontem estavam em vez de ir Rsa os nossos estavam de férias?
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Agostinho Jozine
Agostinho Jozine o q me espanta por q nao morreu no hospital central.e nos pobrezinho havemos de ir para onde para termos melhores
Fernando Savanguane
Fernando Savanguane Paz a sua alma
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Elisa Mula
Elisa Mula Triste,paz sua alma
Gosto · Responder · 1 h
Leia Enos Muchanga
Leia Enos Muchanga Paz a sua alma
Vasco Banze
Vasco Banze Pêsames a família enlutada
Gosto · Responder · 2 min
Francina Salvador Nhantole
Francina Salvador Nhantole Que a alma do Director descanse em paz.
Gosto · Responder · 1 h
Varlido Jorge Mahoche
Varlido Jorge Mahoche Si calhar teria sido curado no HCM, paz a sua alma
Apesar de ter saído vivo e curado da anemia aguda do HCM no tempo dos soviéticos (onde cheguei a ficar 30 dias às vésperas do final do ano), daquela unidade sanitária não guardo boas recordações- tanto por mim e pelos já falecidos pais).
Não é querer ser mau num momento destes, mas é sintomático que o responsável máximo do mesmo tenha recorrido ao exterior pra o seu problema de saúde e infelizmente mesmo assim, não voltou com vida! Triste pelo povo nosso que só pode (quando querem os funcionários dali) recorrer ao sistema de saúde nosso, triste por uma vida de um profissional que empobrece a nata daquela medicina. DEP
Jossias Ramos Entretanto, 'O NOSSO MAIOR VALOR (continua) sendo A VIDA'. RIP, DR. PAULO FUMANE!
Gabriela Das Neves Santos
Gabriela Das Neves Santos
Gabriela Das Neves Santos Algumas mortes ee dificil de acreditar.
Spirou Maltese
Spirou Maltese Sim. No meu caso dos meus pais é me difícil. Porque foi ali no HCM
Amandio Faquira
Cristiana Cuamba
Cristiana Cuamba Pra mim o mais triste nisso é ele mesmo ter afirmado que o país dispõe de maquinas e técnicos ( médicos ) bons para qualquer problema de saúde.Não entendia porquê os Moçambicanos gostavam de ir a Índia ou África do Sul para cirurgias, etc.Ironia do destino! RIP
Nilza Eusébio
Nilza Eusébio E mais não digo , lembro me bem dessa entrevista ... que a terra lhe seja leve
Neidy Tinga
Neidy Tinga E nao entendi se o.pais tem.tudo isso porque foi ele a RSA e ainda por cima regressa a casa sem.vida...
Digamos que engoliu as suas proprias palavras...

Que Deus o.tenha
Spirou Maltese
Spirou Maltese So podemos olhar pra frente e pedir que os nossos dirigentes pensem em nós que não temos nem como ir a uma privada; estámos condenados a depender da saúde pública! :(
Neidy Tinga
Neidy Tinga Concordo ctg.... quantos como nos perdem.os seus em.mocambique...

De verdade queria tanto q ele voltasse vivo para que reestruturasse o HCM acredito q faria um bom trabalho...

Vamos orar e pedir q o.proximo faca algo em.grande
Diogo Teresa
Diogo Teresa Que Descanse em Paz acima de tudo.
Deus me perdoe mas quem fica no seu lugar talvez reflita e melhore alguma coisa

Spirou Maltese
Spirou Maltese Urge de verdade serem sérios na área da saúde neste país. Assim não dá.
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Rip cometeu gafanhotos o homem mas que fica em paz onde estiver alma dele
Sergio Baloi Sergio
Fernando Costa
Fernando Costa Sempre faltaram meios de diagnóstico atempado nos nossos hospitais incluindo os privados.. agora faltam também medicamentos de acção rápida que são os mais caros. Morrem muitas pessoas por doenças perfeitamente curáveis se diagnosticadas e combatidas em tempo útil. E a sensação que fica é que vai ser cada dia pior..Notícia em desenvolvimento
Delfina Jose Triste noticiaa
Joaquim Joao Correia
Joaquim Joao Correia K se passa com primo Fumane ?
LizBeth Sitoi
Nenê Da Conceiçao Machate
Rebeca Cipriano
Helder Saveca
Benjamim Tomas
Sergio Baloi Sergio
Amandio Borges
Amandio Borges Foi-se um dos grandes quadros do nosso país na area de medicina, tive inumeras oportunidades privar com ele. Sempre pronto para ajudar. Foi-se o homem. Que a sua alma descanse em paz. Até sempre Dr. Fumane.
Luisa Chirindza
Luisa Chirindza Que Deus o tenha na sua glória.Amem
Kota Ualla
Tw Bimbe
Tw Bimbe Speech less, RIP Dr.Ver Tradução
Jose Carlos F. Sitole
Mouzinho Zacarias
Mouzinho Zacarias meus pêsames
Irene Jamisse
Irene Jamisse Grande homem. Humilde e sempre pronto para ajudar. Descanse em paz Dr João Fumane
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Foi-se um quadro!
Celia Abreu
Celia Abreu Meu Deus .....Dr. Fumane descanse en paz

Sem comentários: