quinta-feira, 20 de abril de 2017

O salário minimo subiu mas não subiu. Atenção: é proibido protestar!

O salário minimo subiu mas não subiu. Atenção: é proibido protestar!
Todos os anos, depois da concertação social, o governo ajusta o salário mínimo e apresenta isso como sendo um aumento. Mas não é bem assim. Bom, até pode haver aumentos nominais mas em termos reais pode ser que os valores possam ter sofrido uma
drástica erosão. É o que acontece este ano, dada a desvalorização acentuada do Metical face ao dólar (por causa das crises, a da dívida ocultada e a dos choques externos).
O Joe Hanlon fez as contas. E apurou que o salário dos sectores não agrícolas caiu para abaixo dos 60 USD pela primeira vez em 10 anos. Em 2006 equivalia a 54 60 USD. Em 2014 havia subido para 98.65 mas em 2017 baqueiou para 59.91. Há 16 categorias de salários mínimos mas os únicos cujo aumento esteve acima da taxa de
inflação anual de 21.6 porcento foram a função pública e os sectores estatais da água e electricidade.
O governo tentando abafar reivindicações neste sectores sensíveis!. Comparando com 2014, o salário minimo caiu de 98 USD para 54 (agricultura), de 176 para 104 (minas) e de 149 para 89 (indústria).
Ontem em Gazia, PR Filipe Nyusi pediu aos moçambicanos para não protestarem e apelou para o aumento da produtividade. Mbora la apertar os cintos e arregaçar as mangas!
Comentários
Álvaro Xerinda Tem que se pensar bem nas modalidades de reajustes salariais.
GostoResponder15 h
Sergio Baloi Sergio Isto está mal MM precisa ser resgatado para voltar ser um país normal quem podes nos acudir?
GostoResponder14 h
Francisco Wilson Ha aumento de precos de produtos , transportes, etc..... E agora falam da novela de aumento de salarios ...apoiado...MM.
GostoResponder13 h
Albino Massembusse Júnior Esta subida de 21% é para todos da função pública ou para os que recebem o mínimo do estado? Tou confuso peço explicação.
GostoResponder12 h

Sem comentários: