sexta-feira, 21 de abril de 2017

+ quinhentos meticais no salário de alguém

Foto de Ser - Huo.
Sabe, moçambicanos têm muito tempo para inventar mentiras, e algumas até cabeçudas. Então, um homem de barbas feitas ou uma mulher de saia de verdade decide sentar para orquestrar e difundir uma mentira só e só com o objectivo de atentar contra a honra e bom nome do meu presidente, o famoso empregado confiado pelo povo e seu elenco.
É que só pode ser boato de muita má fé esse de que um conjunto de indivíduos altamente engravatados, chefiados pelo próprio homem que tem coração que cabem todos moçambicanos, poderiam perder dias e dias de troca de correspondência e um dia D para decidir aumentar 500Mt, sim quinhentos meticais no salário de alguém que o preza. 
Isso é maquinação, e acredito que na próxima terca-feira alguém vai desmentir e repor a verdade sobre isso.
Enfim, se isso tivesse um pingo de verdade (eu já disse que é boato, mentira, calúnia), até nem seria tão mau, pois feitas as contas, alguns amigos meus teriam um aumento de por aí 2%, algo como 1.3Mt/dia pelos próximos 365 dias. 
______
So para questões de cultura geral, repito, cultura geral, aquele artigo omisso de "greve na função publica" ja foi regulamentado?
O salário minimo subiu mas não subiu. Atenção: é proibido protestar!
Todos os anos, depois da concertação social, o governo ajusta o salário mínimo e apresenta isso como sendo um aumento. Mas não é bem assim. Bom, até pode haver aumentos nominais mas em termos reais pode ser que os valores possam ter sofrido uma
drástica erosão. É o que acontece este ano, dada a desvalorização acentuada do Metical face ao dólar (por causa das crises, a da dívida ocultada e a dos choques externos).
O Joe Hanlon fez as contas. E apurou que o salário dos sectores não agrícolas caiu para abaixo dos 60 USD pela primeira vez em 10 anos. Em 2006 equivalia a 54 60 USD. Em 2014 havia subido para 98.65 mas em 2017 baqueiou para 59.91. Há 16 categorias de salários mínimos mas os únicos cujo aumento esteve acima da taxa de
inflação anual de 21.6 porcento foram a função pública e os sectores estatais da água e electricidade.
O governo tentando abafar reivindicações neste sectores sensíveis!. Comparando com 2014, o salário minimo caiu de 98 USD para 54 (agricultura), de 176 para 104 (minas) e de 149 para 89 (indústria).
Ontem em Gazia, PR Filipe Nyusi pediu aos moçambicanos para não protestarem e apelou para o aumento da produtividade. Mbora la apertar os cintos e arregaçar as mangas!
Estou "maningui" zangado!

Que estória é essa de 21% (de aumento salarial) para uns e 500 MT para outros? Quem é esse "C-class student" armado em contabilista que aconselhou tal aumento de salário?
Que insulto à inteligência dos funcionários do Estado que fazem as coisas acontecerem! Só pode ser obra de "malandros" infiltrados na gestão do Estado...
O Presidente Filipe Nyusi que se livre desses "malandros", antes que enfrente uma greve silenciosa dos melhores quadros deste país.
Estou aqui!

GostoMostrar mais reações
Comentários
Bernardo Fumo
Bernardo Fumo Estou vendo
Gosto · 19 h
Ribeiro Mafavisse
Ribeiro Mafavisse Muito obrigado pela frontalidade. Tbm acredito que seja ideia de um "C-class student". Mas fico espantado ( igual a PGR) pela ideia ter tido continuidade e chegar aos "nossos" ouvidos.
Gosto · 6 · 19 h
Sphiwe Kotch
Sphiwe Kotch É verdade mesmo?
Gosto · 19 h
Sanito Maria Olga Jorge
Sanito Maria Olga Jorge Para mim, espanta me o facto de o tal " C-class student" ter aninciado uma coisa e, meia volta, ter recuado para os 500mzn. É um mafioso armado de "ecspertman". Esses sao os inimigos da patria. Nao valorizam os outros.
Gosto · 3 · 19 h
Helena Joana Hobjana
Helena Joana Hobjana Nem tiveram coragem de anunciar essa vergonha logo de antemão, foi necessário delegarem outro pra informar nos.
Gosto · 1 · 19 h
Negro Africano
Negro Africano "C-classe student" kakakakakakakakakaka
Gosto · 19 h
Cnmutemba Mutemba
Cnmutemba Mutemba Deus está ver...
Gosto · 1 · 19 h
Luís Loforte
Luís Loforte O conceito de "malandro" com extensões até ao Conselho de Ministros? A legião em crescendo!
Gosto · 5 · 18 h · Editado
Ivan Uamusse
Ivan Uamusse Esses infiltrado estão a manchar a governação
Gosto · 1 · 18 h
Tomo Valeriano
Tomo Valeriano Nos faltaram com respeito! Uma tremenda humilhação
Gosto · 4 · 18 h
Domingos Joaque Gimo
Domingos Joaque Gimo Gostei dessa Professor. kkkk
Gosto · 18 h
Antonio Gemuce
Antonio Gemuce Senhor professor nao acredito nessa ideia de infiltrado para manchar a governacao. Foram varias reunioes de concertacao analises e avaliacoes a varios niveis ate se chegar a essa decisao. Sera que todos no governo estavam distraido?
Gosto · 2 · 17 h
Efraimo Neves
Efraimo Neves Foi o mesmo que eu disse, isto é um insulto à inteligência humana. mas prontos!
Gosto · 17 h
Kota Baia
Kota Baia O Governo tem falta d respeito com seu povo.e aumento pra um chefe d familia..

Isto tam mal mesmo.
Gosto · 16 h
Alexandre Devissone
Alexandre Devissone Para não dizer muita coisa, nessa decisão Deus esteve ausente
Gosto · 1 · 15 h
Clementino Raice
Clementino Raice A FRELIMO é que fez, a FRELIMO é que faz. Cada um dança como escuta, o DJ FRELIMO soltou o som 21% para alguns 500 mt para os restantes, vams dançar!
Para tranquilizar os restantes funcionarios publicos: o governo nao é maluco, planificou e viu k nao havia necessidad d aumentar 21% para todos, pois, dak a algumas semanas passará a distribuir gratuitamente a todo o povo moçambicano o atum da EMATUM.
Nota: nao entendo porkê o meu ilustre prof está zangado, quando comentavams sobre os efeitos colaterais das dvidas ocultas, o prof nao zangou e dfendia k é por kestoes d soberania. 21% para uns 500 mt para os rstants, é por kestoes d soberania, nao zangue meu ilustre prof!
Não gosto · 6 · 14 h · Editado
Heleno Bombe
Heleno Bombe Estou maningui off
Gosto · 1 · 11 h
Amalia Manjate
Amalia Manjate Falta de reconhecimento do esforço que os funcionários
Gosto · 1 · 8 h
Juma Aiuba
Juma Aiuba Obra dos "C-class studants".
Gosto · 1 · 7 h
Anita Chichava
Anita Chichava Kkkkkkkkk,gosto de acordar rindo.Faz bem
Gosto · 1 · 7 h
Carlos Chivambo
Carlos Chivambo Não tenta nos tapar a vista indicando existência de malandros infiltrados prof, pra mim essa ideia foi do próprio Presidente FJN
Gosto · 7 h
Odete Gua
Odete Gua tamo malee....tamos rendidos mas não cansados....um dia...meu povo um dia....
Gosto · 1 · 5 h
Angelo Tivane
Angelo Tivane As vezes o Prof trás post interessantes.
Gosto · 3 h
Armistício Mulande
Armistício Mulande Meu amigo JJC, mais uma vez a querer "ilibar" o "grande presidente Nyusi". A culpa, de novo, é dos outros. Acha mesmo que uma medida destas (se for verdade, já que ainda não vi ninguém do governo a confirmar) ia ser tomada sem o conhecimento e consentimento do presidente? Se os conselheiros assim o disseram e ele aceitou, o problema continua sendo dele. Ele tem a última palavra. Afinal, ele é o chefe do governo...e do Estado.
Gosto · 1 · 1 h
Dias Tembe
Dias Tembe Vergonha total para a governação do Nyussi. Primeiro 5% e agora 500mts. O que falta ouvir mais dessa governação depois de batata-doce, mandioca, tséke,....
Comentários
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Tem que se pensar bem nas modalidades de reajustes salariais.
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Isto está mal MM precisa ser resgatado para voltar ser um país normal quem podes nos acudir?
Francisco Wilson
Francisco Wilson Ha aumento de precos de produtos , transportes, etc..... E agora falam da novela de aumento de salarios ...apoiado...MM.
Albino Massembusse Júnior
Albino Massembusse Júnior Esta subida de 21% é para todos da função pública ou para os que recebem o mínimo do estado? Tou confuso peço explicação.
David Jaime Mabota
David Jaime Mabota Somente para o vencimento mínimo, para os restantes, independente no nível e/ou grupo salarial o aumento será de 500,00mt!
Mangane Mangane Bala
Mangane Mangane Bala Na saúde, interior e educação não sei que produção em género de aumento devem arregaçar.
Nell Filipe
Nell Filipe O problema é que os cintos já estão a arrebentar
Adama Morganite
Adama Morganite Aumento d 100 MTS no salario n e nenhum aumento contra os precos de comida energia gas combustivel sejao cm os sul africanos k VCS moz gostao d tapar o Sol cm a peneira e calarem
Cofe Emanuel Vilanculos
Cofe Emanuel Vilanculos não tem sentido isso ai, nos em Moçambique usamos meticais, compramos as coisas em meticais
Josue Mucauro
Josue Mucauro Tem sentido sim... A couve que compras ele é produto nacional, mas os medicamentos agrários são importados pra o país e negócio lá no estrangeiro é feito em dólares, Euro, etc menos metical, e isso acontece com quase todos produtos agrários embora produzidos em Moçambique há partes da cadeia de produção é dependente do estrangeiro (dólar)
Gosto · Responder · 21 h · Editado
Fatima Cordeiro
Fatima Cordeiro Quando fiz contas no post aquando do aumento dos combustiveis etc fui tida como uma agitadora. E agora?
Gosto · Responder · 2 · 20 h
Affonso Guerreiro
Affonso Guerreiro Estados previdenciários são assim. Apresentam um oceano de medidas, regras, leis e políticas para obter fontes de receitas para financiarem a imensa musculatura do seu funcionalismo público a ponto de distorcerem e envenenarem, literalmente, todo a estrutura do mercado e funcionamento e no fim geram mais problemas do que soluções.
São a encarnação da Falácia da Janela Partida.
O resultado é esse aí, arranjar pseudo-soluções que geram crises cíclicas e ainda maiores.
Ainda não viram nada.
Gosto · Responder · 1 · 16 h
Comentários
Lurdes Chalamanda Chalamanda
Lurdes Chalamanda Chalamanda Eu também espero que se reponha a verdade! kkkk
Iris Huo
Iris Huo Kkkkkkkk
Dércio Moias
Dércio Moias Em Moz tudo é possível. Não duvido que essa informação faz parte da verdade.
Yolanda Popinsky
Yolanda Popinsky Nao chega para combustivel ate vila cachoeira? Kkkkkkkkkk.
Armistício Mulande
Armistício Mulande Ser - Huo: como gostaríamos que fosse mesmo boato. E, como tu, acredito que seja boato. Mas pensando bem, o governo está engasgado com pagamento de subsídios e horas extras aos médicos e professores. Onde é que iria arranjar dinheiro para aumentar 21% para todos? Mas 500,00 MT também não, não é?
Kamal Badrú
Kamal Badrú O artigo não foi revisto mas receio de uma greve silenciosa e perigosa
Hermenegilda Nunes
Hermenegilda Nunes Poe greve silenciosa nisso!
Ser - Huo
Ser - Huo Epahhhhhhh, já nem é greve silenciosa Kamal Badrú, greve é greve, e quando falta respeito, fingimento é fingimento. Tipo alguem finge que te paga, outro alguem finge que entende a situacao, outro alguem finge que trabalha, e um outro alguem finge que está tudo bem, e todos fingem ser um pais.
Vamos "se" matar.
Kamal Badrú
Kamal Badrú Triste cenário em que estamos envolvidos
Mira Elizabeth
Gosto · Responder · 23 h
Onelio da Mena
Onelio da Mena Camarada Ser - Huo!
Saiba que não há fumo sem fogo, como o velho ditado diz!
Eu não duvido dessa informação, pois aqui o anormal torna-se normal.
Num passado muito recente, o 13# salário foi pago à 50% e não me lembro de alguém ter aparecido, com antecedência, para dar informação/esclarecimento desse facto.
Então, não descarte a possibilidade de não ser calúnia...
Gosto · Responder · 3 · 23 h
Judite Abilio Zeca
Judite Abilio Zeca Ta mau isso.
Gosto · Responder · 23 h
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo kakakaka, para semana o conselho de 'maestros' vai rectificar e acrescentar só um 'zero'. O que não sei é se esse acréscimo será por extenso ou por algarismo, eu voto mais no extenso
Gosto · Responder · 1 · 23 h
Cheu Domingos
Cheu Domingos Mano, infelizmente é uma verdade, verdadeira, pura, nua e crua. É isso mesmo patrícios, o empregado aumentou o seu patrão em nada mais anda menos que quinhentos meticais, 500 mt (cinco, zero, zero).
Gosto · Responder · 2 · 22 h
Cheu Domingos
Cheu Domingos Aquele bla bla bla era vergonha, vergonha mesmo
Gosto · Responder · 22 h
Cheu Domingos
Cheu Domingos Este povo merece e bem feito.
Gosto · Responder · 1 · 22 h
Ser - Huo
Ser - Huo Embora eu nao seja tao apologista desse adagio "nao ha fumo sem fogo", tenho de admitir que "tamo futito" mano Onelio da Mena, muito mal, vamos "se" desmaiar aqui.

Mano Buene Boaventura, sabe, o problema nem sao quinhentos, nem zeros a extenso ou algarimos. O problema está no facto de esses que decidem esses zeros gozarem de algarismos bem graudos, e para malta "operarios" dizem nao ha capacidade de pagamento de salario condigno, isso é indigno e repugnante.
Gosto · Responder · 2 · 22 h
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Disso mermão já sabemos, os tipos têm problema de visão; só vêem o que se passa no seu bolso e manada... Eu vim ao teu post para neste de humor dizer que para semana espere zero, mas zero neste assunto
Gosto · Responder · 1 · 22 h
Ser - Huo
Ser - Huo Humor triste mano, soooooo 
Como aquele outro chama, poesia de guerra.
Gosto · Responder · 1 · 22 h
Salomão Mambo
Salomão Mambo Huo terá que corrigir o teu post caso se confrme isso ser verdade. 500mt de aumento.
Gosto · Responder · 22 h
Ser - Huo
Ser - Huo Pode ser verdade, mas eu não acredito, logo, é mentira. Sooooo
Gosto · Responder · 22 h
Salomão Mambo
Salomão Mambo Vi no roda pé da STV. Pode ser que seja verdade
Gosto · Responder · 22 h
Armindo Francisco Bema
Armindo Francisco Bema Kkkkkk, sem comentários
Gosto · Responder · 22 h
Cheu Domingos
Cheu Domingos Por essa razão, eu digo d viva voz: "bem.feito". Escolhemos e que aguentem os. Ontem quando ouvi essa palhaçada, me questionei: esses 500, juntado com o da senhora são 1000. Mas, o que: combustível está a desparar em todas as últimas terças feira do mês, o cimento não para d subir, na semana passada dizem q na escolinha a taxa vai subir, aquele meu puto q está n UNILURIO ligou-me so para me dizer q devo aumentar a mesada, por que as migalhas que lhe envio só acabam com o chapa, que também subiu e é legítimo, o a energia q é nossa também a EDM intendeu aumentar as suas taxas, aqui n Vila de Liupo para ter acesso à televisao tem que pagar ou a zap ou a dstv (não temos acesso a canais abertos) q tambem subiram com as taxas, na fontenaria ishiiii nao digo, nao vou entrar na questão de #comida ,porque a responsável disso aqui em casa não para de se lamentar.
Gosto · Responder · 22 h
Ronylda Marla Machungo
Ronylda Marla Machungo KKK GOSTEI DESSA. Tipo não estás acreditar e nem queres acreditar q seja verdade? Cai lá na real Serginho. Planifica esses 500
Gosto · Responder · 21 h · Editado
Ser - Huo
Ser - Huo Ronylda Marla essa cena ate corta tusa djoneeee. Nao ha como relaxar, Xiiiiiiiiiiii
Gosto · Responder · 1 · 21 h
Agostinho Agostinho Viagem
Agostinho Agostinho Viagem Boa tarde ilustres. Hoje fiquei bem atento ao jornal da tarde da stv. Sobre essa materia ficou claro que o jornalista ao publicar essa noticia agiu de ma' fe. Pois, nao entrevistou ninguem e nao exibiu nenhum documento formal que fundamente o que disse. Estou deveras decepcionado com a ala academica nest post pelo facto de ter escapado o seguinte raciocineo: sera' possivel o governo aumentar so 500 mt para o sector 9 e outros sectores manter calculo do aumento baseado em percentagens anunciadas? Meus caros, nao podemos ter mentes de facil manipulacao! O jovem jornalista da stv foi bastante infeliz e precipitado com essa campanha de desinformacao e desistabilizacao. No fim da reportagem disse ira' entrevistar alguma entidade que regressa ao pais na 2afr. Porque nao esperou 2afr para ser bem esclarecer e trazer noticia com clareza? Estejemos atentos a esses tipos de jornalistas.
Gosto · Responder · 1 · 20 h
Ser - Huo
Ser - Huo Agostinho Agostinho Viagem, vamos dar o.beneficio da duvida. A unica pessoa que nao falou ao jornalista por estar fora é supostamente a ministra, entretanto, rodos oitros contactados tanto no ministerio das Financas quanto no ministerio da A.E. Funcao Publica corroboram com esse dado de quinhentos meticais. Esperemos
Cidadão desabafa: 
*500 METICAIS*

Ummmmmm, ouvi bem mesmo? Aumento de 500 meticais? Esse é o tal maior aumento desde 2011? Mas você *NYUSI* está bem? Está bem bem mesmo?
Porquê você não sai e nos deixa em paz? Ainda cara de pau diz que *para ter melhor salário é preciso produzir mais!* Eu que trabalho na morgue do Hospital Central vou produzir mais como? Ou você Nyusi já sabe que com esses teus aumentos haverá mais pobres a morrer e aí terei mais job? Mas se haver mais corpos para tratar vou trabalhar mais e ganhar menos ainda!
Sorry lá bro: baza lá e nos deixa em paz.
Assim qual vai ser o aumento de Florindo? *Mais um Audi sem matrícula para nos insultar?*
Assim vais querer mais votos nossos e no próximo ano vais nos aumentar 200 paus?
Que tal diminuires os helicópteros, os Mercedes, as amantes, os filhos? *Se o país está em crise quem é você para viver melhor que os teus patrões?*

*Sorry lá, não queremos esses 500. Leva e compra leite para a filha da Liloca.*
Josias Maluleque
General Mangane
Dira Evaristo
Dira Evaristo Faltou a verdade or clareza na decisao no tal aumento dos 21% na funcao publica, ou seja, so criaram expectativas e no fim foi uma total frustracao para os que auferem acima do salario minimo.
Gosto · Responder · 3 h

Sem comentários: