segunda-feira, 24 de abril de 2017

“Savana”: Jornalistas de meia-tigela!


SAPATARIA SAVANA
“Savana”: Jornalistas de meia-tigela!
Sei que pessoas há que, às vezes, não estão de acordo com o meu posicionamento quando chamo determinados jornalistas de nomes. Eu não o faço só por mim. Não é pela dor de perda pessoal. Faço-o por todos nós que queremos e gostamos de ser bem informados. Isto é para quem, efectivamente, exige ser informado com qualidade.
Vejamos, o “Savana”, na sua última edição de sexta-feira, 21, traz na capa o seguinte: “O terceiro arguido!”, em referência ao antigo ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula. Até trás a sua foto na capa.
Já no interior do jornal, isto na página 2, o “Savana” escreve que “No relatório sobre as actividades da PGR de 2016, que apresentou à Assembleia da República, Beatriz Buchili declarou que a instituição instaurou um processo a 05 de Julho do ano passado, que se encontra em instrução preparatória, com três arguidos em liberdade”.
Esta procuradoria leva um ano para deduzir acusação será que tem medo de acusar?!!


Antes de ir ao cerne da questão, vos vou refrescar a memória. O processo a que o “Savana” se refere, é o caso LAM-embraer, uma alegada corrupção na compra de duas aeronaves à fabricante brasileira Embraer, em que os indiciados, além de Paulo Zucula, são Mateus Zimba, antigo director da Sasol e da General Electric Oil & Gás em Moçambique, e José Viegas, antigo PCA da LAM.

Compulsando os factos, porque, creio eu, isto deve ter passado despercebido em muitos leitores, o “Savana”, como disse antes, faz a manchete do seu jornal com o título “O terceiro arguido!”. Meus amigos, fãs e seguidores daqui do Facebook, este jornal vos está a aldrabar. Não há arguido nenhum.
Neste processo ninguém foi ouvido.
O próprio jornal diz que o processo está em instrução preparatória. 
Portanto, até aqui não se chamam os envolvidos de arguidos. Ainda não existe nenhuma acusação Temos, diz se indiciados ou suspeitos que são: Mateus Zimba, José Veigas . Aliás, o título do jornal devia ter sido este: “O terceiro indiciado!”.

Mesmo que Paulo Zucula haja sido ouvido, ainda não é considerado arguido. É indiciado. O processo está em instrução preparatória.
Garanto eu Que neste processo ninguém foi ouvido.

O processo está em segredo. E nós ainda não temos nenhum dado ele até pode vir a ser ouvido em Autos de perguntas.
Mais no fim não houver matéria contra ele.
Mais a SAPATARIA SAVANA já pintou com a lama a imagem do EX Ministro.

Sinceramente, com a idade que o “Savana” tem, assuntos como este já deviam ser do seu domínio. Aliás, é obrigação deste jornal informar com qualidade. Tenho dito várias vezes que jornalismo não é para sapateiros. Será que o “Savana” não tem nenhum departamento jurídico? Se não, não custa ligar para alguém esclarecido para lhe orientar. Ou preferem ficar eternamente na sua sapataria?
Imaginemos que a partir disto, Paulo Zucula intente um processo contra o “Savana”? De facto, ele foi difamado. Não é arguido em processo nenhum. É apenas foi indiciado. Não sei se o título era para vender o jornal. Mas sinceramente, a qualidade do jornalismo que se faz em Moçambique é muito baixa. Baixíssima. Temos sapateiros que vestem a pele de jornalistas. É muito triste!
Por exemplo, eu, Nini Satar, por via destas incongruências do “Savana”, já lhe processei. Difamou-me. Creio eu que até esta altura o jornal já foi notificado. Não vou falar deste processo agora.
Mas creiam, o “Savana” terá que me indemnizar. Já imaginaram se todos os que são difamados por este jornal o processassem? Fechava as portas e mandava ao desemprego os sapateiros que lá estão.

Jornalismo faz-se com responsabilidade. Não é uma profissão para qualquer um. Abaixo sapateiros que querem ser jornalistas sem conhecer a ética.
Ainda por cúmulo como sempre os jornalistas dizem que" tentamos ouvir a verção do Zucula mais sem sucesso 
As minhas fontes dizem 
Tudo mentira ninguém tentou contactar o Ex ministro.

Nini Satar
Mostrar mais reações
20 comentários
Comentários
O senhor gosta de acreditar nas mentiras.
Assim alimentas o seu ego.
GostoResponder37 h
Edson Vilanculos Kikkkk nini.è que insulta muito a jornalistas.nao faz isso
GostoResponder4 h
Das minhas fontes
Neste processo ninguém foi ouvido até hoje dia 24/4
GostoResponder311 h
Forbes Nhaca Meu caro Nini esses jornalistas de meia tigela não só são burros ao quadrado, também são uns analfabetos, e pensam que todos somos iguais a eles que aceitamos todas as barbárie que eles escrevem. Outra coisa até roça a malcriadisse desses jornalistas de meia tigela o que andam a escrever nos seus jornalecos sensacionalistas.
GostoResponder413 h
Jr Chauque Se perguntar não ofende

Porque razão os burros na informação Para si Momade Assife Abdul Satar, é o jornal Savana e CanalMoz?
Que até troca-os ,está semana é savana próxima é CanalMoz assim sucessivamente.

O jornal Notícias por exemplo é o mais mais com sábios na informação? 
Essa pergunta é que do Notícias nem falas nada de nada como se fosse perfeito
GostoResponder12 hEditado
Daniel Mulima Hamide Força ai nini alguém tem de dizer isso,sapareiro é sapateiro.
GostoResponder10 h
Jr Chauque E se não fosse o sapateiro andarias descalço....que haja respeito com o sapateiro
GostoResponder2 h
Ars Goya Chambal Infelizmente no nosso país parece que tais sapateiros são formatados como o o claro objectivo de des-informar a população. Títulos opostos ao conteúdo real apenas para a venda do papel. Cansados estamos nós dessas manobras
GostoResponder10 h
Hilario Rafael Sitole Kkkkk rendi com o titulo Sapataria Savana
GostoResponder8 h
Aloysious Tmt Muito bem Nini, apenas um reparo no finalzinho do texto, escreve-se versão e não "...verção". Abraço!
GostoResponder15 h
Edson Vilanculos Nini cansei de ouvir lhe insultando jornalistas renomados como canalmoz e savana.sempre ataca jornais crediveis. Penoso è ver irmaos moçambicanos a aceitar cegamente tudo quanto colocas como posts. Està dizer segundo suas fontes. Eu e outros nao conhecemos tuas fontes muito menos sabemos da credibilidade delas. Se o seu amigo zucula acha que foi julgado entao intente processo. Sapataria savana?voce falhou. Savana mesmo?
GostoResponder17 h
Forbes Nhaca Canal Moz ja foi jornal renovado? Você pah vive de mentiras nojentas que esse jornaleco pública. Triste
GostoResponder6 h
Edson Vilanculos Jornais mentem e voces que dizem a verdade?repensem nisso
GostoResponder4 h
Roberto Lamba Atenção, arguido não se constituí só com a acusação do ministério público, constituição de arguido opera-se através da comunicação, oral ou por escrito, feita ao visado por uma autoridade judiciária ou um órgão de polícia criminal, de que a partir desse momento aquele deve considerar-se arguido num processo penal e da indicação e, se necessário, explicação dos direitos e deveres processuais que por essa razão passam a caber-lhe. Com acusação forma-se a culpa, o que se deveria dizer é o seguinte não havia necessidade de se publicar um facto deste sabendo que o mesmo é um presumível inocente e o processo encontra-se na fase secreta que é a instrução preparatória
GostoResponder211 h
Rodrigues Tato Luis Gostei da aula de sapiência ilustre Roberto Lamba
GostoResponder7 h
Nabil Alkheir Ali Não devemos menosprezar sapateiros..
GostoResponder110 h
Vasco Pedro Francisco Grande nini ninguem gosta de uma informacao falsa.por isso digo isto merecem sentar mais na carteira para trazer uma informacao fidedigna.esses palhaços so sao puxa saco.mancham o nome dos outros para o seu jornal ter saida.vc e meu grande idolo.pork sempre me actualiza o k tem passando nesse meu pais
GostoResponder6 h
Américo Lampião É sapataria sim
Vasco Pedro Francisco NINI DEVIA DAR AULAS A ESSES SAPATEIROS PARA SEREM JORNALISTAS
GostoResponder7 h
Frista Massunga SAO JORNALISTA DE HOJE NEM DIFERENCIAR ARGUIDO E INDICIADO NAO SABEM,KKKKKK FORÇA NINI NAO SE CANSE DE NOS INFORMAR
Meu PR anda a se vulgarizar muito. Meu PR anda a falar por falar, e nunca aprende com o 'rider'. Não é segredo para ninguém que ele não é bom da palavra (no inicio tinha porta-voz), e que o que está a fazer hoje é resultado de muito ensaio mais uma dose de auto-estima do planalto (eu sou o chefe), mas está a faltar agenda séria no discurso do homem.
Eu acho que há coisas que ele não precisa andar a falar por aí, aliás, há coisas que acho que nem o chefe de posto pode falar porque acabam virando chacota para ele. Andar a dizer as pessoas para comer verdura, mandioca, quando ele bebe daquele 'binho' de facturas altas; ou sair da grande casa para andar a ensinar a população a deixar carros em casa para poupar combustível, quando ele próprio sabe do problema de transportar público, e pior, ele leva um comboio de carros de gastos só para ir ver uma machamba.
Sim, isso devia prender a língua de uma pessoa que é instituição de soberania, porque não tem sentido.
Mostrar mais reações
Comentários
Marilu Lopes Agibo Boa coloca meu Ser - Huo, é muita hipocrisia viralizando no e desde o topo.... Infelizmente esse é o modus discursus do teu glorioso....Dizer comam tseke enquanto eles se inebriam daqueles "binos" da Scotland.
. Purtroppo!!!
Jemusse Abel Tem sentido sim....o chefe está reconhecer o sofrimento do povo....tem que ajudar o povo a poupar.
Marilu Lopes Agibo Aceito sua colocação como ironia, rsrsrsrs
Jemusse Abel Mana estou a estagiar quero ser G40.
Marilu Lopes Agibo Ah, tá! Entendi!
Jemusse Abel Mana este país precisa de criatividade pra sobreviver. Isto começa aqui mesmo. Imwe pa??
Ser - Huo Jemusse Abel, podes tentar ser Gquarenta noutra casa, mas nao venha aqui ser meu concorrente directo.Isso é falta de tacto. 

Mana Marilu Lopes Agibo, epahhhh, mesmo a propria ironia devia ter algum sentimento de 'vregonha'. É tipo aquela estoria de "este é o salario que ppdemos aguentar, vamos trabalhar mais", mas voce sabe que o mesmo governo paga salarios maiores que os pagos na Microsoft. Arrrriiii
Marilu Lopes Agibo Ariiiii porra!!!!
Edwin Hounnou Eu acho bom que o PR fale com o povo porque só podemos ver para onde quer levar o país. Ele não insulta nem ofende as pessoas até pediu para não o elogiaram e isso é extremamente bom.
Jemusse Abel Suca Ser - Huo liga pra o presidente e informa isso...
Kamal Badrú Estou decepcionado com ele
Paulo Araujo Edwin Hounnou o PR esta a desconfiar dos elogios dos seus camaradas. Acha que querem lhe anestesiar para depois lhe operarem kikiki
Jemusse Abel Hermengilda o povo tem que confiar no seu presidente. Tudo o que diz tem que ser acatado pelo povo.... Vamos poupar sim... Vamos comer tseke decisao do governo.... Ser - Huo sabe disso.
Momade Ali Agitador...
Edwin Hounnou Se desconfiasse dos seus camaradas há muito teria mandado para a prisão o grupo chefiado por Armando Guebuza por ter enterrado o país com a roubalheira. O que não gosto no Nyusi é não tomar medidas adequadas no momento para servir de exemplo aos outros malandros. Apelou, por exemplo para que os devedores dos "sete milhões" devolvesse o dinheiro...Isso é muito mau. Deveria lançar centralmente um plano de devolução e quem não cumprisse vai responder em juízo.
Momade Ali Façam o que eu digo, e não o que faço... Só pra os fortes!
Edwin Hounnou Isso de mandar o povo comer tseke em série foi uma verdadeira desgraça, falta de ideias.
Milagres Zacarias Cupula As tais sementes de Tseke já estão disponíveis ?
Edwin Hounnou O povo sempre comeu tseke sem precisar do apelo do Governo, por isso, ficou ridicularizado.
Ser - Huo Momade Ali, veja bem, agotador aqui é o meu amigo Edwin Hounnou, quer ele nos convencer que corrobora com esses recados dissonantes de Nyusi. Nao pode a figura do alto magistrado da nacao andar a se meter em assuntos de pratos e calcinhas. Ha assuntos mais prementes e candentes, e nao essas baboseiras. Eu so digo ainda bem que ele parou aquela outra palhacada de andar a mandar recados em comicios para o 'rider'. Ele tem um furo grande na assessoria de comunicacao. (outro agitador é Jemusse Abel, esses querem ver onPR na maior piada. grgegerrrrr)
Milagres Zacarias Cupula A história de Tseke é igual à governo vir numa dessas terça-feiras e dizer: O governo aprovou o decreto que insentiva as pessoas a beberem água.
Ser - Huo hahahahahahhh tipo não sabem que a malta vive de tseke e água ... vezes não potável.  
Antonio A. S. Kawaria Voltamos à questão de emocões, mano Ser - Huo. Tenho visto até os próprios gestos.
Momade Ali 3a. via.....
Edwin Hounnou Todos os grandes líderes se comunicam com o povo. Aqui poderíamos discutir o mérito dos assuntos e como os coloca. Eu gostei do que andou a fazer em Mocuba mas dei nota ZERO à intenção da construção de um aeroporto em Xai-Xai.
Ser - Huo Edwin Hounnou, no fundo acho que uma das duas deve estar a acontecer: ou o PR nao confia mesmo no seu pessoal, esses que ele acha que querem lhe anestesiar e depois lhe operarem como anota o Paulo Araujo (a questao é porque ele desconfia disso e se está com medo como parece!?!?), ou o PR simplesmente ignora suas atribuicoes e importancia de sua figura. Nunca estivemos tao expostos, alias, so nao estamos piores que os Trumpados.
Momade Ali Ser - Huo, atenção, não se meta com Trump.... Se quiseres paz, democracia e desenvolvimento social.... E o nosso PR está longe de se assemelhar daquele tipo que só não fui aperta-lo a mão porque anda a oferecer armas e as mães das bombas....kkkk
Edwin Hounnou Como se pode entender que o PR faça apologia da construção de um aeroporto quando temos o de Maputo (200km) e de Inhambane há cerca de 450km?!...é a megalomania que caracteriza os que nos governam. Se perguntassem aos habitantes de Gaza o que gostaria, em primeiro lugar, entre aeroporto, boas escolas, boas vias de comunicação, uma boa universidade, haviam de sair de lá com as calças pelo joelho porque o aeroporto não constitui nenhuma prioridade para a gente de Gaza. Os gazenses precisam de aeroporto para irem para onde? Vai ser um cavalo branco como o aeroporto de Nacala ou mesmo de Chimoio, minha terra.
GostoResponder19 hEditado
Ser - Huo Tens razão a 100%, mas nosso sistema de governação e gestão de desenvolvimento de nação ainda não está preparado para se fundar na vontade e anseios das populacoes locais.
Edwin Hounnou É por isso aberrações como a construção do aeroporto em Xai-Xai não devem ter o apoio de nenhum sector lúcido porque em nada vai ajudar para o desenvolvimento do país nem das populações locais. Esse projecto deve ser reprovado e contestado por todos os moçambicanos.
GostoResponder17 h
Armistício Mulande A questão do aeroporto de Xai-Xai é muito bicuda. Nunca entendi qual é a necessidade. Por ironia, todos os governadores que por lá passam abraçam este projecto. Espero que não seja construído. E se for, que seja com fundos privados, e não públicos. Já expliquei às pessoas que, para quem está em Maputo e quer ir a Xai-Xai, chega primeiro usando o carro, já que deve chegar ao aeroporto 2 horas antes para o check-in. A não ser que seja dirigente, já que esse pode chegar na hora que o avião está para partir. E mais, será que haverá voos Lichinga-Xai-Xai, Nampula-Xai-Xai, Pemba-Xai-Xai, etc? Ou esses continuarão a ir a Maputo para pegar outro voo para Xai-Xai? 
Qual é a pertinência deste investimento? Alguém já tentou explicar a nós, que somos talvez um pouco retardados mentalmente?
GostoResponder13 hEditado
Ser - Huo Estás a ver nem? Estamos com falta generalizada de foco no país
GostoResponder3 h
Edwin Hounnou Ser-Huo, não estamos pior que os trumpados porque se o fossemos estaríamos abençoados.
Edwin Hounnou O Governo ( da Frelimo) não tem visão de nada, não tem prioridade nem sabe o que deve fazer para fazer o país andar. Não aprendeu das asneiras de Armando Guebuza que mandou construir o aeroporto de Nacala para nada, endividado o país em 216 milhões de dólares, para não falar da ponte sobre a baía da Catembe, que é uma outra grande besteira.
GostoResponder17 hEditado
Joao Sales FAZER OQUE PREGA KKKK
Maria Feliciana Velemo Dambo Meu prato preferido é bacalhau. Se bem que um camarão na pedra é sempre bom degustar. De quando em vez uma lagosta ou lagostim também gosto. Claro que uma jardineira a saborear com o Binho ali do taverna ajuda a digerir melhor. Mas claro é o que gosto. Enquanto isso coma aí o tseque e nas horas vagas plante getropha. Se a distância for Grande vá com os amigos de mylove. Vamos que vamos.
GostoResponder122 hEditado
Ser - Huo Mas você Maria Feliciana Velemo, tambem nao podes fazer um gajo comecar a maxer alguns pauzinhos para pescar teu contacto para 'maneirar' um desses pratos de lagostim contigo, e no fim descubro que nao passas de uma tsekeira como eu. ishhhhh
GostoResponder222 h
Isidro Nhanombe Daqui a pouco ele vai perguntar quem é o Ser - Huo, tal como fez com unay... kkkkk. Tiwoneli cunhado! Mas cá entre nós, concordo contigo! 🙊
GostoResponder120 h
Ser - Huo Heheheheh cunhado, eu levo um atenuante grande para equilibrar as minhas baboseiras: sempre declarei que meu voto é dele(s), e que sempre vao precisar. Kkkkk
GostoResponder17 h
Hermenegildo Nicolau kikikikik, parece aquele tipo d aluno que mesmo sem ter algo a dizer, quer falar só para ter pontos com o professor.
GostoResponder18 h
Ser - Huo Ishhhhh, pegaste pasado... embora tenhas acertado a mais de 21%  
GostoResponder7 h
Armistício Mulande Tenho uma guerra lá em casa com a senhora: sempre ando a queixar-me da falta de agenda e de visão do nosso empregado. Fala mal, não tem ideias claras e precisas, parece não entender ainda qual é o papel dele nisto tudo. Desde o primeiro dia desta governação que minha companheira diz para ter calma, que ele vai me surpreender. Mas êpa, a espera está a ser longa, longa demais. 
Mas ainda espero que me surpreenda, a esperança é a ultima coisa a morrer. E nos últimos tempos, para além de tudo isso, o nosso empregado achou que devia enveredar pelo populismo. E parece que lá na presidência não há historiadores: deviam mostrar a ele que a história tem exemplos cheios de populistas que levaram seus países ao descalabro. Não precisamos disso.
GostoResponder13 h
Hera de Jesus "Bebam cerveja nacional, que a importada é mais cara" palavras do nosso presidente. Hehehehe
GostoResponder12 h

Sem comentários: