quarta-feira, 24 de maio de 2017

A HISTÓRIA DE UM INOCENTE QUE FICOU 13 ANOS NA CADEIA


Momade Assife Abdul Satar adicionou 2 fotos novas.
1 h ·



 QUE FOI CONDENADO
POR JUIZ PAULINO.

E AINDA A
PGR DIZ QUE NINI SATAR TEM DE CALAR!

Tenho, sistematicamente, recebido telefonemas da Procuradoria-Geral da República (PGR)-tenho amigos lá- e de outras pessoas que me são próximas a reclamarem sobre assuntos do mesmo teor: os meus posts sobre justiça putrefacta tiram sono à Procuradoria. Ou seja, em cada ocasião que posto uma matéria similar, na PGR não se trabalha. Há convulsão. O nome de Nini é pronunciado em todos os gabinetes e corredores, até na copa!

Como posso me calar? Eu fui preso e condenado injustamente. Meus senhores: fiquei 13 anos e meio preso porque alguém assim o quis. Todos os que acompanharam aquele julgamento, via rádio, televisão ou jornais, puderam perceber que se tratava de um teatro gratuito. Era para entreter o povo moçambicano porque a decisão já havia sido tomada muito antes da realização do julgamento: condenar inocentes e acobertar os verdadeiros culpados. A política venceu naquele julgamento para safar os seus.

Trago-vos mais uma prova de que a nossa justiça é putrefacta

No dia 25 de Abril de 2001, foi detido André Ernesto Timana, conforme o mandado de captura aqui anexado. Era acusado de estar envolvido no então badalado “caso Plasmex”, fábrica desmantelada em 2000 pela Polícia por alegadamente estar a fabricar Mandrax. Em 2003, Timana foi julgado e condenado a 22 anos de prisão maior, pela 10ª Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, num julgamento dirigido por Augusto Raul Paulino.

André Timana (após ser desgraçado completamente pelo Juiz Paulino) fez um recurso ao Tribunal Supremo, por não concordar com a sentença. O recurso ficou engavetado durante nove anos. Luís Mondlane, Norberto Carrilho e João Trindade eram juízes-conselheiros do Tribunal Supremo. Pegaram o processo e viram que Paulino estava completamente errado em condenar Timana. Mas porque estavam mancomunados e porque tudo não passava de um jogo político não fizeram nada. Só quando se criou o Tribunal Superior de Recurso é que os três juízes desembargadores deram atenção ao recurso de Timana.

Os três juízes desembargadores decidiram por unanimidade que André Timana era INOCENTE. Podem ler o anexo 2 sobre o acórdão do Tribunal Superior de Recurso, assinado pelo juiz relator Dr. Manuel Guidione Bucuane.

O acórdão diz: " Por haver sido, por acórdão de 27 de Março de 2014, ordenada a soltura imediata por insuficiência de provas, nos autos de .....O resto podem ler no anexo aqui postado.

O certo é que André Timana ficou 12 anos, 11 meses e dois dias preso na BO injustamente por decisão do juiz Augusto Paulino.

Meus amigos, fãs e cerca de 116 mil seguidores: sabem o que é ficar quase 13 anos preso por decisão de um juiz e volvido esse tempo aparecer um outro juiz e dizer que a sua condenação foi injusta, por isso, pode ir para casa?

Alguém imagina o que Timana terá sentido no dia que recebeu a soltura? Julgo que não. Só eu sei porque estive com ele nesse dia. Vi o homem banhado em lágrimas. Não parava de chorar e gritava em plenos pulmões: “Eu disse que era inocente. Só Deus fará justiça ao Paulino. Este homem desgraçou-me a vida”. Evidentemente, a soltura tinha um sabor agridoce.

A comunidade prisional naquele dia, não se cansava de bater palmas ao ver Timana sair de cabeça erguida depois de quase 13 anos de injustiças. Palmas porque comprovava-se o que Timana sempre disse: era inocente. Mas não foram palmas de alegria, no semblante de alguns prisioneiros até se podia adivinhar a inquietação: o que há-de ser daquele homem fora da cadeia depois dos 13 anos?

Que dizer do Timana que ficou quase 13 anos longe da sua família por conta de uma decisão injusta?

Que dizer da esposa de Timana, filhos, sobrinhos, netos, pais, amigos e demais familiares que não tiveram a sua companhia por quase 13 anos, quando aquele não era culpado pelo que o imputavam?

Alguém acredita que os perdidos 13 anos da vida de alguém são recuperáveis? Que emprego há-de ter essa pessoa? Se é que tinha filhos menores, que dor carrega por os não ter visto crescer?

Que estragos causaram os 13 anos de uma cadeia injusta na vida daquele homem? Será que André Timana é a mesma pessoa que foi detida em 2001? Meus senhores: alguém já fez as contas disso?

E pergunto: será que Augusto Raul Paulino dorme o sono dos justos? Consegue colocar a cabeça no travesseiro e dormir em paz? Caminha nas ruas de cabeça erguida? Qual é a sensação de ter destruído a vida de um semelhante por causa de mordomias?

São estas e outras inquietações que deviam preencher o quotidiano da PGR e não se preocupar com Nini Satar. Aliás, o que o Nini tem feito é dizer a eles que cometem erros de difícil reparo. Fossem pessoas de boa-fé, deviam agradecer a Nini Satar por este trabalho.

Este post, meus amigos, escrevi-o em lágrimas. Revi na história de André Timana a minha própria dolorosa condenação. A única diferença é que nem o Supremo a mim me absolveu e todos sabem porquê. O meu julgamento teve cunho político. Havia que condenar, em todas as instâncias, o Nini Satar. E é este Nini, só porque algumas pessoas têm regalias, que o pedem para calar. Imaginam o meu sofrimento?

O acórdão do Tribunal Superior do Recurso é uma prova inequívoca de que Paulino cometeu uma grosseira ilegalidade. Não é Nini Satar que está a dizer: é o documento. Leiam-no. E reflictam!

Nini Satar



GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Comentários Principais
224 Momade Assife Abdul Satar, Avestino Augusto Fundai e 222 outras pessoas
15 partilhas
64 comentários
Comentários

Navalha Agnaldo Navalha Momade Assife Abdul Satar responda apenas as perguntas k te faco

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 44 min

Momade Assife Abdul Satar Navalha Agnaldo Navalha
Que perguntas?

Gosto · Responder · 40 min

Navalha Agnaldo Navalha Lembrei meu irmao que o Juis Paulino no Julgamento Carlos Cardoso as pessoas nao podiam argumentar tentar provar deviam responder apenas oque ele perguntava e assim limitava os reus nas respostas a dar. Ficou a celebre frase dele responda apenas a questao que lhe coloco

Gosto · Responder · 2 · 35 min

Momade Assife Abdul Satar Navalha Agnaldo Navalha
Ainda Bem que lembras...

Gosto · Responder · 2 · 32 min

Zito Joao Gusmao Oi grande Nini ajuda o povo asair desta vida agente não aguenta mas apoia um partido da oposição para poder vencer as eleições.

Gosto · Responder · 19 min

Navalha Agnaldo Navalha Gostei do Juis Paulino nos dois primeiros dias me parecia um homem com aquelas coisas ali no lugar mas no terceiro dia meu Deus foi um desastre autentico

Gosto · Responder · 3 min

Camal Ernesto Chuquela Nini satar Porque não cria um partido e vê a Moçambique lutar pela justiça e ajudar esse teu sofrido povo.
com a tua popularidade e as injustiças que ti fora cometido, Não duvido muito que serias um libertador desta patria, "em vez de nos abrir os olhos vê lutar pela justiça o povo precisa de um lider destemido que nem o senhor"
Porque "a justiça não si pedi mais sim luta si por ela".
Tu eis um exemplo por seguir muitos foram injustiçados e quando saíram da cadeia nao fugiram si esconder como corvardes
Ex: Nelson Mandela,Dilma Rousseff, etc
Mal que provaram o sabor da injustiça lutaram pra mudar o senario
Obrigado.

Asfaq Patel


GostoMostrar mais reações · Responder · 38 min

Avestino Augusto Fundai Muito triste isso

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Joao Alexandre Papucides Assim vai a nossa justica. Ate quando cotinuaremos a pagar para sermos injusticados?

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 58 min

Mussagy Ramuchande Ate o dia que o povo saber fazer a diferença

Suzana DE Jesus Momade Assife Abdul Satar tanta injustiça neste país, os inocentes é k ficam condenados ,em Moçambique não ha pena de morte pork andam fuselar nossos irmãos? Será essa igualdade de direitos?pork não prendem os das dividas ocultas? Das valas comuns?13anos é uma vida k se foi, kem paga PR isso?o estado tinha k responsabilizar _se...Nyandayeyo ...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 56 min

Zacarias Joao Garrine Eu estava atentamente a ver o teu poste meu caro amigo se realimente o senhor es inocente como dizes é triste e complicado para qualquer um e o que é feito as essas altura da juíz que ti condenou? São 13 anos é uma vida. Agora uma so questão meu caro Nini, o que teria motivado o Juíz a ti condenar sem algo ter feito ou sem ter conseguido reunir as provas suficiente para a sua dentição? E agora que estás fora, qual é a justificação do PGR? Muita força meu caro Nini, procura se consolar em Deus.

GostoMostrar mais reações · Responder · 53 min

Erasmo Manuel Só temos que louvar a Deus para que com muita urgência venha a Terra em particular Moçambique simplesmente para nos salvar,porque estamos a ser escravisado por um punhado de pessoas

GostoMostrar mais reações · Responder · 40 min

Joao Williamo Tivane Nao precisa morrer pra conhecer o verdadeiro infierno , basta viver aqui em Mocambique .

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 min

Aly Ahmad Aly Sabemos tdx cidadaos q este pais nao ha Justica, so existe p pobre , e para os q nao sao menbros d partido Ladroagem.

GostoMostrar mais reações · Responder · 12 min

Isidio Saraiva Nunca calar meu caro Nini, seja de que ponto do mundo siga em frete escrevendo.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Nayra Herminya Patia Esses assuntos me deixam triste....meu país, não está bom.força Momade Assife Abdul Satar

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Matope Muchina Muhombe Eu acho que você já é outra ameaça no governo do dia.
Estou lendo tudo o que publica não vejo diferença entre Nini, Unay Cambuma e o Dr Afonso Dhlakama.
Vocês já são pedras no sapato de todo o sistema frelimista,. Sei que antes de vocês fazer o que estão a fazer, primeiro se prepararam para precaver todos risco.

No nosso país precisamos de uma justiça que é do estado não dá FRELIMO.

Dhlakama disse vamos despartidarizar tudo que é do estado porque a FRELIMO hoje é tudo, é escola, estrada, barraca, cigarro, lixo,até a terra.

Por isso eu rezo que apareça mais outro com essa coragem que vocês os três ten para destruir esse sistema frelimista.

Por outro lado aconselho todos que passam por aqui, vamos todos votar outro partido FRELIMO chega.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 29 min

Olegàrio Samuel Muando Não é de estranhar, depois daquela brusca promoção.... So sad.....

GostoMostrar mais reações · Responder · 57 min

Suzana DE Jesus

GostoMostrar mais reações · Responder · 56 min

Pascoal Fernando Mazivila São historias super tristes. Deus é justo.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Nayra Herminya Patia

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Edmilson Dengo Sem palavras...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 1 h

Stella Langa A justiça divina tarda mas chega

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 28 min

Nelton Artur Triste isso...13 anos e kuase uma vida inteira

GostoMostrar mais reações · Responder · 22 min

Camal Ernesto Chuquela Nini satar Porque não cria um partido e vê a Moçambique lutar pela justiça e ajudar esse teu sofrido povo.
com a tua popularidade e as injustiças que ti fora cometido, Não duvido muito que serias um libertador desta patria, "em vez de nos abrir os olhos vê lutar pela justiça o povo precisa de um lider destemido que nem o senhor"
Porque "a justiça não si pedi mais sim luta si por ela".
Tu eis um exemplo por seguir muitos foram injustiçados e quando saíram da cadeia nao fugiram si esconder como corvardes
Ex: Nelson Mandela,Dilma Rousseff, etc
Mal que provaram o sabor da injustiça lutaram pra mudar o senario
Obrigado.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 min

Erasmo Ernesto Macoo Poxah esse Paulino é mas que estúpido... Creio que a muita gente que esta na cadeia injustamente e isso leva me a crer que até esses que são assassinados com a nossa polícia outros nem são sequestradores...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 26 min

Sbhuku Mugwena Macuvele Realmente Nini Moz está entregue nas mãos do diabo pessoas que só pensam nas necessidades, desejos e não no bem estar do povo moçambicano.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 1 h

Eugenio Justo Vitorino Com todo respeito Nini Satar, sem rodeios pode me ilucidar quem foi o verdadeiro culpado que ao invés d o prenderem foram sacrificar a você?Aguardando resposta

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 27 min

Junior Boque Nhimpine

Gosto · Responder · 1 · 10 min

Aleksa Cecilia Se não estou em erro ele disse algumas vezes que o culpado era ou é Nyimpine, não sei se é assim que se escreve, filho do Chissano.

Nacer Rungo Rungo Nini para esta nação cair mesmo de verdade investiga o caso da valentina Guebuza e traz a tona para o povo e trazer as fotos aqui o país vais cair está e grande bomba favor

GostoMostrar mais reações · Responder · 11 min

Nacer Rungo Rungo Nini pedia para trazermos a verdade acerca da valentina é seu esposo ainda o tal dito ainda está preso na cadeia do porto ou ainda está na 3 esquadra ou já foi julgado ou saiu do país esses são os promotores da dívida favor traz está verdade do Rofino favor agradeceria

GostoMostrar mais reações · Responder · 24 min

Nacer Rungo Rungo O importante estais livre se ke dificil e recuperar o passado o importante é viver o presente bom dia

GostoMostrar mais reações · Responder · 34 min
1 resposta

Aghast Mandu Abre-nos mais à vista meu caro Nini. Ainda aguardamos pelo relatório da Kroll conforme o prometido.

GostoMostrar mais reações · Responder · 22 min

Litos Ti Dinheiro Litos Obrigado pelo matabicho bay.Tomei conhecimento,defacto é lamentável.

GostoMostrar mais reações · Responder · 59 min

Lindo Joao Rapieque Lindo Aula dada ao Augusto paulino pr este post voce acabou de condenar o ex PGR de verdade esse sr.colocou muitos inocentes nas celas na era que ocupava o cargo. mais tarde ou cedo isso chegara no fim

GostoMostrar mais reações · Responder · 39 min · Editado

Carlos Vasco Domingos Enquanto o Paìs continuar nas maos da Frelimo a injustiça serà incessante... cabe a nòs como povo tomarmos decisao e deixarmos de ser Lambebotas

GostoMostrar mais reações · Responder · 24 min

Aldino Afonso Guambe Se pudesse fazer uma campanha contra a pessoa que tornou a sua vida num inferno conta comigo, a dor da injustiça é uma ferida que nunca sara.

GostoMostrar mais reações · Responder · 36 min

Julieta Jemissene Em Moçambique nada me surpreende, aliás ficarei surpreendido no dia em k a justiça funcionar de verdade.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 29 min

Marshal Vasconcelos Existe o julgamento pesado para aqueles que injustamente condena os inocentes
Digo a justica de Deus ....Deus ve tudo .

GostoMostrar mais reações · Responder · 41 min

Don Max Filius Dei . Eddy Fox Fox

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Hilario Finiche Junior Eu digo sinceramente graças ao NINI. A cegueira tomava conta de mim

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 58 min

Helder Jacare Quem promete deve, e quem deve cumpre, assim tal como Nini

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 55 min

Salvador Mandlate

GostoMostrar mais reações · Responder · 48 min

Vadinho Waka Khossa Khossa Mas "hedjooo" sobre a KROLL ainda n tens aquele doc com os names daqueles alí?

GostoMostrar mais reações · Responder · 11 min

Sheila Crishei Shecrian Arrepiou-me estar preso 4745dias sendo inocente! 😥

GostoMostrar mais reações · Responder · 14 min

Munadzandifuna Alberto Cambuma Shiiiiiii!!!!!............. Triste assunto!

GostoMostrar mais reações · Responder · 31 min

Vadinho Waka Khossa Khossa Ha sempre um juiz final😔

GostoMostrar mais reações · Responder · 14 min

Roberto Lamba Submeta um recurso extraordinário de revisão

GostoMostrar mais reações · Responder · 21 min

Kidy Entret

GostoMostrar mais reações · Responder · 57 min

Lloyd Da Ancha Inacio Para estar no inferno basta viver em Moçambique.

GostoMostrar mais reações · Responder · 46 min

Belarmino Ricardo Cumbana

GostoMostrar mais reações · Responder · 40 min

Aly Junior força nini

GostoMostrar mais reações · Responder · 49 min

Mac Nicolau Russoca Triste

GostoMostrar mais reações · Responder · 54 min

Jeremias Custodio Milice Lamento. Deus e pai e nao padrasto.

GostoMostrar mais reações · Responder · 49 min

Lucio Brujane Prometeste

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Rosario Benédorosario Iisshhh muitos anos perdidos.

GostoMostrar mais reações · Responder · 21 min
50 de 64
Ver mais comentários

Sem comentários: