quinta-feira, 25 de maio de 2017

Ataques ao Alberto Vaquina ou a liberdade de expressão



O problema é este: alguém foi bater a Porta do Canal de Moçambique para entrevistar o PR e o Canal recusou para, meia volta, dar boca a uma outra pessoa do glorioso.


Eusébio A. P. Gwembe
3 h ·



Alberto Vaquina, antigo governador de Sofala e de Tete, antigo Primeiro-ministro, antigo pré-candidato a PR e Membro da Comissão Politica da Frelimo, numa entrevista, afirmou que “a compra de votos e consciência é reprovável”. E está sendo atacado, por alguns analistas. Motivo? Dizem que está conspirar contra o Presidente Nyusi. Como se não bastasse, cometeu o erro de dar entrevista ao Jornal Canal de Moçambique que, segundo os seus detratores, é Jornal da “oposição”. Eu não sabia que há determinados órgãos de informação proibidos aos membros da Frelimo.


Os ataques ao Alberto Vaquina revelam o tipo de analistas que somos. De conveniência, desde que a nossa posição vá de encontro com o poder. Falamos em democracia e liberdade suprimindo-as e, em nome da liberdade, matamos os que vivem a sua liberdade. Começamos por condenar e diabolizar antes julgar. O pior em tudo isto, continuamos debatendo pessoas em vez de debater o mérito e demérito das suas falas. Alguém acha boa a compra de votos e de consciência?

Somos analistas que tendemos a evocar a palavra “coesão” para combater as liberdades democráticas e de pensamento. No lugar de criticar o Canal de Moçambique por ter dado o seu espaço aos “indesejados”, ser-nos-ia útil questionar até que ponto os Jornais oficiosos dão espaço as pessoas do antigo regime para exprimirem o seu posicionamento. Tenho impressão de que estamos regredindo, em matérias de liberdades. Só é livre quem defende a liberdade dos outros. Hoje é com Vaquina, e amanhã?


GostoComentarPartilhar
7676
1 partilha
Comentários

Mario Albano Camarada Eusébio é isto que nos falta eu ja estou frustado com este tipo de camaradas que querem unanimidade mesmo estando errados... Já não se debate ideia, nos tornamos uma caixa de ressonância do que vem de cima...

Gosto · Responder · 4 · 3 h

Alexandre Chivale Profundo!

Gosto · Responder · 34 min

Escreve uma resposta...


Luciano Mapanga ANAListas por encomenda são os que estão a atacar Vaquina. Que mal ele fez, nenhum. Debatam ideias e deixem o homem em paz.

Gosto · Responder · 7 · 2 h · Editado

Ce Henriques É querem transferir os seus maus hábitos para outros!

Gosto · Responder · 1 · 37 min

Luciano Mapanga Bota maus hábitos nisso. Só porque têm 5 mil a 7 mil seguidores nas redes sócias pensam que já são donos da verdade e da opinião. Só é valido o que eles pensam e dizem… triste!

Gosto · Responder · 1 · 34 min

Escreve uma resposta...


Huntelais Adelino Vinho Bem colocada a ideia. A ilação que tiro aqui é de que o Canal de Moçambique foi diabilizado por um conjunto de analistas da praça que detem um grande numero de seguidores/ grupo think. Vangloriam-se defensores da Liberdade de Expressão enquanto não passam de pessoas possuídas de um ego maior.

Gosto · Responder · 3 · 3 h

Lyndo A. Mondlane o que esta claro é que se tem realmente aspirações, o silencio e a discreçao é o melhor método..tendo em conta que o partidão, é mais parecido ao PCUS que aos típicos partidos occidentais, o funcionario que quer escalar postos, o faz na discreçao e silencio.., e isso que defendo que ele diga o que pensa.. mas a realidade é a que é... e o pragmatismo prima....que o diga Alexander Lebed...

Gosto · Responder · 4 · 2 h · Editado

Mario Albano Estas coisa de escreve direito só nos baralha... Lyndo A. Mondlane queria dizer o quê mesmo??? Estávamos a falar ataque ao camarada Vaquina so para lembrar.

Gosto · Responder · 2 h

Lyndo A. Mondlane Mario Albano, e o que eu disse?..leste?..estou a falar de quem????, estas no contexto??...é necessario por o nome dele para entenderes que estou a referir a mesma pessoa???

Gosto · Responder · 3 · 2 h · Editado

Homer Wolf Lyndo A. Mondlane, o Vaquina náo é propriamente um funcionário (ou um político) em busca de projecçáo... Portanto, acho que esse tipo de ponderaçáo já não se lhe coloca...

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Lyndo A. Mondlane é um politico que quer chegar no topo, e sim em partidos de tradiçao marxista ha que ter em conta isto, membro tem que ser gris e escuro, e trabalhando entre bambalinas e uma vez bem atadas as coisas la no quarto escuro, emerger (pode que ja tenha as coisas atadas no quarto escuro), mas o normal é lhe cortarem a cabeça (aspiraçoes) e razoes nao lhes faltariam, podem ser em forma de filtraçoes de algum passado turbio (nao digo que o tenha), ou directamente campanha de difamaçao... mz nao é russia, mas compara o ascenso de putin (incluso gorbachov) e as caidas de alexander lebed, serguey stepashin e outros que cairam em desgraça....

Gosto · Responder · 8 min · Editado

Lyndo A. Mondlane discreçao...

Gosto · Responder · 1 h

Mario Albano Agora está claro, Lyndo A. Mondlane são muitos Vaquinad uns com mais coragem que outro, no caso em aprecesso os detratores lhe vem com um potencial político. Por quê sé fosse Sérgio Vieira ou Óscar Monteiro não estariam precupados...

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Escreve uma resposta...




Angelo Francisco O que mais irrita é ouvir que os tais analistas são académicos.

Gosto · Responder · 2 · 2 h

Juma Mutualibo O debate de ideias é algo que falta aos moçambicanos. E era suposto que os acadêmicos promovessem esta consciência de debate de ideias e não de pessoas. E por via disso influenciar a maioria a esta prática. Logo é triste saber que os promotores do debate de pessoas e sua privacidade são pessoas com títulos acadêmicos.
É por essa razão que o nosso país não avança...Irmãos vamos respeitar a vida alheia e vamos debater ideias...

Gosto · Responder · 5 · 2 h · Editado

Mario Albano Ilustre apenas é a reafirmação de que que os tais acadêmico estão a procura do seu pão pela forma mais fácil 👅👅👅.

Gosto · Responder · 2 · 2 h

Escreve uma resposta...


Alfredo Muianga Eusébio A. P. Guambe meu ilustre admirável sabe porquê Vaquina se for verdade o que vejo aqui neste post deu a entrevista a esse jornal? Sabia e muito bem que os órgãos pro o partido dos camaradas não iam fazer este tipo de questionamentos e mesmo se ele dissesse em jeito de explosão ou desabafo para expressar os sentimentos não iriam publicar. És a razão. Espero que seja nova era de aceitar criticas construtivas e não olharmos a pessoa que emite como sendo um contra o desenvolvimento ou apóstolos da desgraça.

Gosto · Responder · 3 · 2 h · Editado

Danilo Tiago Bem visto e colocado Eusébio A. P. Gwembe.

Gosto · Responder · 2 · 2 h

Jossias Gimo Bela análise E.Guembe,tens mostrado ser um bom historiador,um dos poucos em Moçambique que aborda assuntos acompanhados de provas documentais,contudo, em certos casos não comsegues despir da camisola vermelha.
Sou admirador de seu trabalho investigativo e espero um dia ler uma obra sua se é que tens. So um pedido, agradecia que abordasses assuntos políticos com imparcialidade.

Gosto · Responder · 1 · 2 h · Editado

Yaqub Sibindy Meu caro compatriota Eusébio A. P. Gwembe!
A oposição está de parabens porque na medida em que a Frelimo sanciona os seus membros por pousarem as suas opiniões nos jornais classificados como os da oposição, a Frelimo está engrossando as fileiras da oposição com os seus próprios militantes rejeitados por exercerem o seu direito de emitir as suas opiniões!

Gosto · Responder · 6 · 2 h

Sidonio Pedro Quem é esse que foi regeitado na Frelimo?

Gosto · Responder · 18 min

Escreve uma resposta...


Joaquim Gove Forte e pertinente reflexão. Sempre com o dedo apontado antes de uma intro... Muitas vezes isto é propositado para polemizar e confundir...

Gosto · Responder · 2 · 2 h

Olympius J. Mondlane A FRELIMO já deixou de ser a FRELIMO, já voltou a ser um Clube que defende interesses da minoria. É preciso que surja um novo DR. EDUARDO MONDLANE, para os unir. Labebotismo

Gosto · Responder · 3 · 2 h · Editado

Júlio Mutisse Imaturidade, incoerência e uma consciência de cidadania problemática. Enquanto isso não mudar em alguns, democracia e seus valores será um recurso retórico apenas.

Gosto · Responder · 4 · 2 h

Alberto Kavandame Olha, tenho uma curiosidade quando ao meu ilustre Eusébio A. P. Gwembe, és único quê se identifica como camarada más com pensamento realístico jamais visto. A pergunta que faço é como se lida com outros camaradas sabendo que na FRELIMO o melhor filho é aquele que quando o pai "bufa" não pode sentir cheiro?
Está de parabéns Eusébio Gwembe!

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Joaquim Gove Justamente nesta reflexão não podia aparecer mais um género de comentários do mesmo género que Marcelo Mosse aborda...!!
Pessoas ou feitos, ó meu caro Alberto Kavandame, está em questão?

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Alberto Kavandame Concordo!

Gosto · Responder · 1 h

Escreve uma resposta...


Yaqub Sibindy A Frelimo original ficou dividido em duas partes:

1 - Frelinegócios, que defende a teoria oportunista de criar uma burguesia vermelha à custa de roubos para impor-se perante outros militantes e a oposição em geral. Criando um caminho muito perigoso para o regresso do sistema colonial, desta vez em que pretos colonizam outros pretos!

2 - FRELIPOVO, defende a transição do sistema da economia socialista para o presente sistema liberal de tendêmcia capitalista, planificando os recursos e riquezas que sempre pertenceram o povo partilhando com o povo, através das FAMÍLIAS, como parceiros do Estado, criando assim uma base para o lançamento de um capitalismo social, assente na economia Sociofamiliar que permite que os detentores dos órgãos de Soberania possam focar ricos juntamente com o povo!

Gosto · Responder · 4 · 1 h · Editado

Nelson Junior Bom Dia, que classiquem a Frelimo como querem ou quizerem, mas a realidade eh esta: a Frelimo, por ter libertado o Pais, sempre e sempre se julgou que so e so ela eh a solucao de Mocambique e acima de tudo, mentalizou-se tanto e tanto que pensa ( e pensa mal) que Mocambique e os Mocambicanos pertencem a Frelimo...Um grande grande erro de ingenuidade e de ignorancia.....

Gosto · Responder · 1 h

Escreve uma resposta...


Janfar Abdulai Muito triste acima de tudo!

Gosto · Responder · 1 h

Homer Wolf Vaquina falou e disse, ntsém!...
Essa de que náo ter falado para aquele "jornal reaccionário" é no mínino risível... A ver se o "Domingo" algum dia publicava aquilo... eh eh eh


Gosto · Responder · 8 · 1 h

El Patriota De facto, somos de uma pequenez repugnante. Quer dizer que a compra de votos é boa coisa??? Onde está a mentira no dizer/falar de Vaquina? Enfim, delírios...

Gosto · Responder · 4 · 1 h · Editado

Homer Wolf E como se náo bastasse terem de engolir essa verdade a seco, os "guardiões" ficaram à beira de um ataque de nervos pelo facto de a mesma vir publicada no jornal "reaccionário" - como lhe chamou o Paul Fauvet...😂😂😂

Gosto · Responder · 3 · 1 h · Editado

Homer Wolf Nalguns sectores centrais do aparelho de Estado, esses jornais "náo entram"... Institucionalmente recusam-se a ser assinantes dessas publicações (mas nos gabinetes, os dirigentes estáo a ler e a comentar as ditas "fofocas")

Gosto · Responder · 2 · 1 h · Editado

Eusébio A. P. Gwembe A estrategia passou por desacreditar o Jornal para atingir Vaquina. Eles so mostram serem assiduos leitores do tao por eles rejeitado Jornal. Estranho, muito estranho.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Escreve uma resposta...


Nelson Junior Bom Dia, nisto tem razao, caro Sr.Eusebio....ha um grupinho em Mocambique que directamente ou indirectamente, conscientemente ou inconscientemente quer criar problemas inexistentes na frelimo:...nao sou da frelimo, alias nunca o fui, mas, nao concordo quando, uns com "agendas" obscuras, inventam coisas...O Vaquina foi um mau primeiro ministro( bem ele o sabe) e nao tem nenhuma nenhuma e nenhuma ansia se ser presidente de Mocambique...

Gosto · Responder · 1 h

Maulana Domingos Maulana Tens razão, há muito que esta Pátria clama por tal liberdade. Vamos trabalhar...

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Candido Junior O que a Frelimo faz e sempre fez é não permitir que assuntos internos sejam debatdos na praça pública. Se um membro tiver que apresentar uma ideia ou crítica, então que o faça dentro dos orgãos e nos moldes pré-estabelecidos. Para um membro sénior do partido dar entrevista a um jornal declaradamente anti frelimo só pode significar, das duas uma: indisciplina ou está a bater com a porta.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Ce Henriques Há uns que são obrigados a falar nos órgãos e outros que a seu bel prazer vão insultando os outros em nome dos órgãos. Hilariante!

Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado

Eusébio A. P. Gwembe Quando e Sergio Vieira ou Graça Machel a dize-lo sao reservas morais. Mas porque e Vaquina ja esta de saida. Estranho pensamento, o seu Candido.

Gosto · Responder · 4 · 1 h

Escreve uma resposta...


Alberto Kavandame Kkkkkkkkkkkk!!! Yaaaa concordo consigo camarada Candido Junior o sr vaquina não é nosso!

Gosto · Responder · 1 h

Ce Henriques Hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe

Gosto · Responder · 1 h

Escreve uma resposta...


Osvaldo Jocitala “Tenho impressão de que estamos regredindo, em matérias de liberdades” (Cito. E OK!)

Mas também penso que de analistas, o país ja nao vai os tendo. Dá nojo lê-los! Entre ler-lhes e beber o meu pombe de Angónia, prefiro o meu pombe. Analistas cheios de fome como os que vou vendo nos últimos tempos aqui no meu país, eu nunca vi juro. O país não pode avançar com gajos tais.

Outros se declaram fanáticos de um partido, meia e volta, estão em outras águas. O EXTREMO DA MAIS ALTA PROMISCUIDADE!

O Vaquina antes de qualquer coisa, é pessoa e tem seu cérebro. E até é animador ver os membros da Frelimo, cada pensando tal qual pensa.

Gosto · Responder · 5 · 1 h

Wuana WA Mulungu Mandou bem...

Gosto · Responder · 1 h

Xavier Dimbane Nada pode condenar nem mudar o k foi dito,todo mundo sabe k voto são negociado mediante enteresse comum e depois?

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Azarias Chihitane Massingue É preciso dizer que a Frelimo como uma instituição não se pronunciou. Uma pessoa tal como o Dr Eusébio Gwembe, expressou a sua ideia. Não vejo porque frelimizar um pensamento que a partida é individual. A Frelimo tem porta-vozes. Mesmo que a crítica ao Dr. Vaquina tivesse vindo de alguém membro da Comissão Política não deixaria de ser individual. Da mesma maneira que defendemos o use do seu direito à liberdade de expressão ao Dr. Vaquina, o dono da crítica também o tem, tal como o Dr. Gwembe e eu também. Eu acredito que na Frelimo existem instrumentos partidários que regulam a conduta dos seus membros e, Dr. Vaquina que é membro da CP conhece mais que ninguém as suas balizas. Portanto, eu não ouvi a reacção da Frelimo a este respeito. Vamos debater ter como foco a crítica por alguém ao Dr Vaquina, deixando a Frelimo de lado que provavelmente não se revê na opinião do "criticador".

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Mario Albano Como falar de Vaticano sem se referir ao Papa ou Roma...

Gosto · Responder · 1 · 57 min

Azarias Chihitane Massingue Provavelmente se a Frelimo fosse uma pessoa individual, não daria entrevista ao CM, atendendo a forma como este jornal a trata, mas ela é uma instituição. De mesma maneira que podemos falar de padre ou bispo pedófilo sem confundir a Igreja Católica. Temos que saber que nos partidos nem sempre os meios convergem mas, os fins. Vejam que são dois membros do mesmo Partido a divergirem, mas de todos querem o bem para o seu partido.

Gosto · Responder · 33 min · Editado

Eusébio A. P. Gwembe Acha que nao daria, Azarias? Tem certeza?

Gosto · Responder · 42 min

Azarias Chihitane Massingue Não tenho certeza Dr. Por isso disse provavelmente. Mas o que realmente defendo é que devemos diferenciar o pensamento de uma pessoa de ideologia de um partido, ou pronunciamento pessoal do institucional.

Gosto · Responder · 28 min

Eusébio A. P. Gwembe Azarias leia o meu ultimo comentario e tire as suas conclusoes

Gosto · Responder · 27 min

Azarias Chihitane Massingue Não estou estou me a referir ao post principal, mas alguns comentários que atribuem a tal crítica a Frelimo. Até porque no seu post não existe esta confusão. Está claro à quem se refere.

Gosto · Responder · 1 · 22 min


Escreve uma resposta...




Cornelio Quivela Destas declaracoes,saiba senhor Dr Vaquina que se alistou no rol dos perseguidos pela Frelimo,segundo as tradicoes da Frelimo,perseguir todos cientistas politicos e verdadeiros filhos,contudo,o Pahumo estara em sua solidariedade,forca meu irmao,vai em diante,nao temas,enquanto fores justo,Deus velara por si.

Gosto · Responder · 2 · 57 min

Eusébio A. P. Gwembe Júlio Mutisse, de facto ha maturidade, incoerência e uma consciência de cidadania problemática no nosso seio. Sobretudo quando os promotores nao revelam a fonte da sua furia para atacar dois coelhos numa ünica cajadada. Eles nao querem dizer que alguém foi bater a Porta do Canal de Moçambique para entrevistar o PR e o Canal recusou para, meia volta, dar boca a uma outra pessoa do glorioso. O maquiavelismo no seu cume :)

Gosto · Responder · 5 · 30 min

Júlio Mutisse Sério?

Gosto · Responder · 1 · 30 min

Eusébio A. P. Gwembe heheheheh falei demais! Mas ha momentos em que é preciso falar.

Gosto · Responder · 29 min

Nelson Junior Caro Meu, nao esquecer de que na verdade, os donos do Canal de Mocambique tem ideologia politica da direita...e as vezes o Canal nao informa mas sim faz propaganda contra a frelimo...enfim!.,

Gosto · Responder · 1 · 27 min

Homer Wolf Agora estou curioso... Quem foi esse que o ~Canal de Moçambique minhou?... eh eh eh

Gosto · Responder · 4 min · Editado


Alexandre Chivale com Isalcio Mahanjane e 9 outras pessoas.
11 h ·



Quando falo da tentativa de renamização da Frelimo é um pouco disto: Paúnde fala das dívidas, é questionado se tem diploma de ensino superior; Eliseu Machava fala, está a desautorizar Nyusi; Luísa Diogo fala, está a conspirar para derrubar Nyusi; Balói é condecorado, está a preparar-se para substituir Nyusi; Vaquina dá entrevista, é líder da oposição...

Ou seja, querem adoptar o modelo "one man show" que Dhlakama domina? Se é para ser igual à Renamo então sugiro uma fusão por incorporação. Pronto, somos todos família e fechamos o negócio!


Com Mondlane, Samora, Chissano e Guebuza havia uma lista de membros com o direito exclusivo de escrever, falar e dar entrevistas a seu bel talante? Será que havia outra, daqueles impedidos de emitir opiniões?

Afinal inclusão e aceitar opiniões contrárias o que é? Querem me dizer que o Presidente Filipe Nyusi está equivocado , quando falou da necessidade de aceitar o oposto?

Não me digam que estão à favor da compra de votos, que Vaquina critica! My God...

Esta fantasmagorização das análises é perigosa.

Citando Makuta Nkondo: "parece que vocês que estudaram são complicados..."

Frelimo sempre!


GostoPartilhar
66Tu e 65 outras pessoas
Comentários

David Mahoche Kkkkkkkkk....Yah meu Cda. Me ganhou com esta análise! ...

Gosto · 3 · 10 h

Benedito Macaua

Gosto · 9 h

Lucas Arnaldo Mazive Kkkkkk

Gosto · 1 · 6 h

Wilson Profirio Nicaquela Experimente Pacheco tossir ou mugir... Lá na China Aires Ali... Já que Molempue e Luisa Diogo foram assovalhados. Só depois do Presidente renovar. "Essas coisas quando estao nas nossas mãos nao conseguimos ver" (Créditos à Mário Viegas). He he he he.

Gosto · 1 · 5 h · Editado

Jaime Langa Ademais, ha "legitimos" analistas politicos que servem de paredes de betao e decidem quem e quando na frelimo pode falar e ser ouvido. Porque nao discutir o conteudo da entrevista do vaquina? Sera que o facto de ter sido no jornal canal de moçambique tambem é informaçao? Tem razao Alexandre Chivale estudar muito ser Doutor faz mal.

Gosto · 1 · 5 h

Latino Mc Latino O país está cheio de improdutivos mas que no final do dia, escondem-se por detrás dos ANDROIDS pra mal dizer dos mesmos que lhes garantem megabytes pra alimentar o vício de Sociólogos de intervenção rápida. A missão é desinformação e fazer a opinião dos leigos. NB estamos na boca das eleições.

Gosto · 3 · 4 h

Rui Jose de Carvalho Bem dito caro Alexandre Chivale. A frelimo esta infiltrada e se assim continuar vai ficar na oposicao. Tenho maxima certeza. Cresci na frelimo, e hoje nao consigo perceber o caminho que se pretende. Ver vamos

Gosto · 2 · 4 h

Delio Ernesto Massingue "Se é para ser igual à Renamo então sugiro uma fusão por incorporação. Pronto, somos todos família e fechamos o negócio!" Muito profundo.

Gosto · 1 · 4 h

Dalila Tembe Tembe Kkkkkkkk! Mortei

Gosto · 3 h

Jeck Alcolete Eishhhh

Gosto · 1 · 2 h

Ita Pereira Que lindo mama Irani Oppelt.

Gosto · 1 h

Solomone Manyike Uma opniao ousada! Coisas da seno! Sim sr!


Egidio Vaz
19 h ·



Estará Alberto Vaquina na vanguarda da oposição interna a liderança de Nyusi?

Aqui vai o exemplo de uma encomenda editada pelo próprio ou seus assessores. Nesta “entrevista”, Vaquina avisa que vai concorrer aos órgãos do Partido Frelimo, nomeadamente Comissão Política e Comitê Central. E, entre outras coisa, ele afirma que “não está em condições de proibir que os seus fãs e seguidores deixarem de pensar nele como a alternativa à liderança do país”. Com essas palavras Vaquina está claramente a dizer que (1) não está satisfeito com a derrota averbada na última corrida à candidato da Frelimo às eleições gerais passadas e (2) será o advedrsário (de novo) do Presidente Nyusi logo que for possível. Inter-alia, faz rasgados elogios ao Presidente Guebuza, mima o Presidente Chissano e por fim, apenas reconhece que o Presdiente Nyusi é “por enquanto seu Presidente”.


PS 1-Vaquina foi recentemente “homenageado” pelo Forum das Rádios Comunitárias alegadamente “pelo seu apoio as Radios Comunitárias enquanto membro do Governo”. Foi esse o pretexto para a grande entrevista ao Semanário Canal de Moçambique, dirigida por Bernardo Álvaro.

a) Uau. A Rádio do Distrito de onde é natural (Erati, Nampula) é das Radios mais insolventes e pobres de todas comunitárias que conheço.
b) A lei da Radiodifusão e a migração digital contempla entre ourtos, assuntos que têm a ver com as rádios comunitárias. Não vi nem dedo, nem nariz do então Primeiro-ministro nisso.
c) O tempo em que Vaquina foi Primeiro-ministro e até governador de Tete foi o tempo que as Rádios Comunitárias mais sofreram: Rádio Furancungo (Tete); Rádio Jécua (Manica) e Rádio Catandica-fechadas e jornalistas alguns detidos.
d) Que Rádios Comunitárias beneficiaram do apoio do Senhor Vaquina?

PS 2 – Nos últimos três anos, o Canal de Moçambique NUNCA trouxe uma entrevista de dirigentes da Frelimo para exprimirem o seu pensamento. Está aqui uma demonstração da aliança estratégica, bem estabelecida.



GostoMostrar mais reaçõesPartilhar
120120
2 partilhas
Comentários

Edy Tsakane Nem mais, eté acho que Vaquina passou despercebido durante o tempo em que esteve como Governador e como PM. Devia exercer Medicina, aí sim, pode se dar bem.

GostoMostrar mais reações · 17 · 19 h

Egidio Vaz Exactamente. Kkkk

GostoMostrar mais reações · 1 · 19 h

Helder Hugo Também penso.

GostoMostrar mais reações · 19 h

Nairinho Mabote O PS2 é interessante 🤔

GostoMostrar mais reações · 19 h

Armistício Mulande Eu não vou ler essa "entrevista" (estou a repetir as aspas do post), porque está no Canal de Moçambique. Há muito que deixei de ler esse jornal.
Mas, do teu "post", Egidio Vaz, sobressaem duas coisas que eu gosto em democracia:
1. Todos os líderes podem e devem ser contestados de forma democrática;
2. Quem se preza deve assumir que quer ser líder, e deixar essa coisa sempre obscura de que "quando o partido o quiser vou concorrer". Saúdo o Camarada Vaquina por exercer tudo o que julgo benéfico para o processo democrático num partido político. Espero que surjam mais Vaquinas.
"Líderes incontestáveis", messias, filhos mais queridos, etc...é coisa retrógrada.
PS: você acha que há quem fica satisfeito com uma derrota? Isso só pode acontecer a alguém que entra numa competição para se divertir, ou ganhar experiência...e, portanto, não está a competir de verdade.

GostoMostrar mais reações · 22 · 19 h
Ocultar 17 respostas

Egidio Vaz Entendi perfeitamente. Mesmo assim, a oposição interna deve ser diferente da oposição externa. Ou seja, se é oposição interna deve ser com a noção de preservar a instituição e não estragá-la. Por outras palavras, a oposição interna não deve ter na sabotagem, no maldizer e na distorção de factos suas armas de arremeço pois vitória nessas situações, vai saber a derrota. A oposição interna deve encorajar a coesão e não dissuadí-la. Portanto, há muito que se fala à boca pequena que há sabotadores internos...vamos ver onde vão chegar. A ser saudável, essa afronta ao actual líder precisa ser clara. Que políticas com as quais não concorda? Quais as linhas que o partido deve tomar, etc...E, sendo Vaquina, o chefe da turma das dívidas ocultas, a responsabilidade é ainda maior.

Gosto · 4 · 19 h

Armistício Mulande Concordo. Como não li a entrevista, e não vou ler, baseei-me no teu post. Entretanto, uma disputa política é sempre uma disputa política, tal não seja pela liderança de uma instituição como a Frelimo. Claramente que deve haver fair play e a salvaguarda do nome e objectivos da instituição. O resto é caminho fértil para o exercício da democracia.
Uns vão chamar a isso "sabotagem interna", outros vão encontrar outras denominações até mais veementes...

Gosto · 5 · 19 h

Dinis Tivane Bem discutido meu caro Armistício Mulande...

Vaz, melhor do que ninguém você sabe que noutras "Ligas" a concorrência interna é tão feroz quanto a externa. Dois exemplos:
1. Obama vs Hillary Clinton (Democratas - USA)
2. Ferreira Leite vs Santana Lopes (PSD - Portugal)
3. António José Seguro vs António Costa (PS - Portugal)
Já viu? Prometi dois e apareceram três exemplos. É que lá fora é comum vermos uma democracia saudável que exemplos não faltam. Ser saudável é entender que quando concorres a um cargo político, teu adversário na corrida não é teu inimigo. Assim que terminar a corrida, amigos ou colegas ou outra coisa de novo, mas ninguém roubou nada a ninguém, apenas houve "players" que respeitaram as regras do jogo e concorreram.

Eu sei que não estou a ensinar-te nada Egidio Vaz. Na verdade, até estou a achar ESTRANHO estares primitivo demais num assunto em que és guru...

Gosto · 8 · 18 h · Editado

Zeiss Lacerda Armistício Mulande, excelente perspectiva a tua. Se Vaquina não concorreu so para legitimar o processo, e sendo Moçambique um país democrático, ele goza do direito similar ao do Egidio Vaz de criticar a quem quer que seja e quando bem entender e de se tornar tão candidato a Presidente da República quanto o Vaz se vai tornando numa figura de destaque como historiador e quiçá analista político. A pior coisa que podemos dizer a outra pessoa é para parar de sonhar. Só se pode chegar a outro planeta hoje porque ontem houve um homem que acreditou em seu sonho e lutou por ele.

Gosto · 2 · 18 h

Egidio Vaz Zeiss e Dinis Tivane, eu não estou lá tentando coartar o direto das pessoas em exercerem-no. So que não façam à socapa. Venham ao terreiro e de forma saudável ajudem a fortalecer a democracia interna. Só isso.

Gosto · 2 · 18 h · Editado

Zeiss Lacerda gostei muito do "Venham". Só diz venha quem já está dentro e convida a quem está fora a entrar.

Gosto · 18 h

Egidio Vaz Neste debate, venham a terreiro forçar a disciplina interna. E se ele e outros quiserem, que venham nos órgãos fortalecer a democracia interna. Pare de especular.

Gosto · 2 · 18 h · Editado

Zeiss Lacerda claro claro 😂😂😂

Gosto · 18 h

Manuel Chipeja As tantas nenhum outro órgão ou jornal aceitou a "entrevista'....e só o canal aceitou. Já pensaram nisso?

Gosto · 1 · 17 h

Egidio Vaz O jornal procurou-lhe e ele deu o exclusivo. Um exclusivo sem foto atualizada, um "exclusivo" onde algumas palavras entram as "aspas". Felizmente o mesmo jornal nos oferece uma entrevista, com Dhlakama. Quem quer ver uma entrevista que é conversa pode comparar os dois documentos. Estou cansado de fabricações!

Gosto · 1 · 17 h · Editado

Manuel Chipeja Logo .... (não vale dizer tire você a conclusão. ...)...hehehehehe

Gosto · 17 h

Zeiss Lacerda Há então aqui uma possibilidade de a fabricação ser do Jornal e não do Visado ora atacado no Post. Pelo que se percebe, Validaste a informação do Jornal por isso achas que o "suposto" entrevistado posicionou-se mal ou será que o entrevistado está em conluio com o jornal? Não da pra perceber bem tua inquietação

Gosto · 1 · 17 h · Editado

Egidio Vaz Zeiss Lacerda, o jornal só pode fabricar com consentimento. Já se fabricaram várias entrevistas de Dhlakama. Conheço a técnica

Gosto · 3 · 17 h

Zeiss Lacerda hummmm okay. É uma suposição ou um facto?

Gosto · 1 · 17 h

Egidio Vaz São factos. Eu posso te apontar entrevistas fabricadas e outras reais. Kkkkkk

Gosto · 1 · 17 h

Zeiss Lacerda Tá certo. Se é um facto que é fabricada eu te apoio mas não repudio o direito do Visado a ser candidato nem a criticar. Repudio o método assumindo o FACTO que apresentas

Gosto · 1 · 17 h

Mahomed-bay Noormahomed Camaleão ja aumentou os passos pra xegar a bom bordo...

Gosto · 16 h

Juma Aiuba Para mim, esse cidadão é um aborto político.

GostoMostrar mais reações · 8 · 19 h

Egidio Vaz O aborto está vivinho...quer viver.

GostoMostrar mais reações · 1 · 19 h

Armando Gild Política é Política, não passará disso, nunca e ninguém vai entender os políticos, hoje dizem isto, amanhã dizem aquilo, a única coisa que sabemos e que ficará em nossas memórias é que os POLITICOS são os melhores, maiores criminosos que o MUNDO acolhe,.......

GostoMostrar mais reações · 2 · 19 h

Dinis Tivane Juma Aiuba... (não chegaste a referir nesse teu comentário que isso é apenas sua opinião. Mas, é apenas isso) Eu não iria ser tão catedrático em afirmações. Porquê? Veja o exemplo de Trump. Contra tudo e todos GANHOU... Veja cá internamente: as pessoas falam mas o MDM e o Daviz vão e vão... (calmas aí Aiuba)...

GostoMostrar mais reações · 1 · 19 h

Juma Aiuba Ele não será político de verdade se ganhar. Ser político é muito mais do que vencer brigas de comadres.

GostoMostrar mais reações · 6 h

Dinis Tivane Elucidaste-me muito... eh eh eh...

GostoMostrar mais reações · 1 · 1 h

Ricardino Jorge Ricardo Chamaríamos tudo isso de PRINCÍPIO das dores?

GostoMostrar mais reações · 19 h

Aparicio Marques Esse vaquina tem sangue de Guebuza ,ambicioso e ....

GostoMostrar mais reações · 1 · 19 h

Da Teca Isso so interessa #EgídioVaz que ultimamente é acessor de informaçao do Presidente Nyusi. Entao que concorra a esse maldito cargo.

GostoMostrar mais reações · 7 · 19 h

Mahomed-bay Noormahomed mas o miúdo k goza desse trunfo não precisou de usar a língua pra fazer brilhar as botas do xefe,adquiriu escova no mercado informal i la fez o seu job...

GostoMostrar mais reações · 16 h

Elias Langa Verdade Da Teca

GostoMostrar mais reações · 14 h

Marilucia Rodrigues Francisco

GostoMostrar mais reações · 18 h

Marilucia Rodrigues Francisco

GostoMostrar mais reações · 1 · 18 h

Manuel Chipeja As tantas o canal foi o único jornal que aceitou a "entrevista"....hehehehehe

GostoMostrar mais reações · 2 · 17 h

Jose de Alberto Depois chamam de Democracia, onde o outro nao consegue ouvir, ver e respeitar a opiniao do outro por mais desenquadrada que seja....como se pode evocar a Democracia, quando na verdade nao se faz o uso pleno dela...???

GostoMostrar mais reações · 1 · 17 h

José Luís O PS-2 é extremamente rico, e merece um post particular. Welldone

GostoMostrar mais reações · 1 · 16 h

Michael Belarmino Terá algum fio de tribalismo na sua exposição Dr. Egídio Vaz? Apenas faz menção das rádios comunitárias de onde ele nasceu e de lá onde Dr nasceu.? Ainda bem que depois de Governador passou à primeiro ministro. Que tal se tivesse buscado rádios comunitárias de outras províncias diferentes da sua e dele, já que enquanto primeiro ministro mandou em todo país. Ou o tal apoio às rádios não existiu enquanto governador de Tete e natural de erati e quando primeiro ministro melhorou e daí mereceu a tal homenagem?

GostoMostrar mais reações · 2 · 16 h

Egidio Vaz Michael, enquanto ele era governante eu era um dos especialistas pagos para fazer a monitoria dos abusos do poder contra a imprensa. Registei e fiz relatórios. Portanto, mencionei rádios comunitárias de três províncias. Manica, Nampula e Tete. Tendo feito o post de memória, aposto que existam outras rádios de outras províncias.

GostoMostrar mais reações · 3 · 16 h

Michael Belarmino Ok.

GostoMostrar mais reações · 1 · 15 h

Benilde Nhalivilo Nhalivilo És uma figura muito controversa Egídio...Não consigo perceber se ao te referires as Radios Comunitárias estás a falar do FORCOM ou de todo o universo das Rádios Comunitárias...não consigo perceber...primeiro porque parte das Rádios que referes. nem sao membros do FORCOM, segundo porque o FORCOM não representa todas as rádios e terceiro porque o FORCOM nunca se assumiu como membro de algum partido seja ela do poder ou da posição... também me parece que, para ti, ser da Sociedade Civil é ser da oposição e apenas criticar ... ...fazes umas ligações muito estranhas...só tu mesmo podes perceber...nós conhecemos as nossas lutas, os nossos desafios e as nossas conquistas...apropósito refereste ao período do fecho das radios, mas não te referes ao periodo de abertura...sabemos ver o bom e o mau, independentemente de quem o faça...não discutimos pessoas, mas sim causas e ideais...por isso, não irei me debater sobre isso aqui contigo e muito menos de forma pública...

GostoMostrar mais reações · 9 · 15 h · Editado

Egidio Vaz Benilde Nhalivilo Nhalivilo, o FORCOM homenageou um político da FRELIMO pelo papel que teve enquanto dirigente. Assim diz a estória. O resto são tuas interpretações. Corrija o jornal e não a mim. O texto não refere a rádios filiadas a FORCOM. Fala de rádios comunitárias. A senhora é que está a tentar confundir-me. Escrevi muito bem porque citei o documento. Está no jornal isso.

GostoMostrar mais reações · 16 h

Egidio Vaz E poderia ir muito mais longe adornando que o FORCOM emulou um político sem obra feita em prol das rádios comunitárias. É possível que tenha feito para o FORCOM. Eu não vi nada Benilde Nhalivilo Nhalivilo. Meteram água.

Gosto · 16 h

Benilde Nhalivilo Nhalivilo Para mim Egídio não importa se alguém é da FRELIMO, da RENAMO, do MDM, se é do Governo ou da Sociedade Civil... etc..,etc..para mim a discussão não é essa...a minha discussão é para as causas e os ideais...quando olho para esse tipo de observações penso que temos muitas diferenças...tenho grandes companheiros da siciedade civil de outros países e por ai alem que militam em partidos, para mim esse não é o problema, desde que isso não comprometa suas lutas e posições...já houve outras organizações da Sociedade Civil moçambicanos que premiaram figuras do Governo e da oposição e vice versa... por isso não vou aqui me debelar contigo...temos premissas diferentes para ir a um debate produtivo...nunca chegaremos a lado nenhum....mas, respeito a tua opinião e término por aqui as minhas ilações contigo...

Gosto · 5 · 15 h · Editado

Egidio Vaz OK. Obrigado Benilde Nhalivilo Nhalivilo

Gosto · 1 · 15 h

Gabriel Muthisse Alberto Vaquina tem direito à palavra. Ele e outros militantes da FRELIMO. Não saiu ainda uma lista dos membros da FRELIMO que não podem dar entrevistas. Hoje foi Vaquina. Amanhã posso ser eu. E depois outro. Ninguém aqui tem direito de calar os outros. Sobretudo se os que pretendem que outros não falem fazem, todos os dias, posts de vários paragrafos. Se eu, Egidio Vaz e outros podemos escrever e dar entrevistas sobre os mais diversos assuntos, porque Vaquina não o pode fazer? Quem nos teria dado o poder para calar os outros? Isto por um lado.

Por outro lado, Vaquina fez declarações nessa entrevista. Assumiu posições. Essas declarações e essas posições podem ser debatidas. Pelo seu próprio mérito. Julgar intenções de quem dá entrevistas é contrariar a democracia interna da FRELIMO, onde todos temos direito de opinião.

Mesmo a intenção de Vaquina, de pretender concorrer para reeleição aos cargos partidários que hoje desempenha não me parece problemática. Isso é coberto pelos estatutos e directivas da FRELIMO.

De resto, a entrevista de Vaquina é responsável, própria de uma pessoa cordata e ecuanime. Não desrespeitou responsáveis hierárquicos. Não maldisse dos seus pares e mostrou adesão aos órgãos. Nem sequer pronunciou palavras divisionistas.

GostoMostrar mais reações · 21 · 16 h · Editado

Egidio Vaz "Encore" Mr. Gabriel Muthisse

GostoMostrar mais reações · 16 h

Abdul Francisco Baptista 👏👏👏

Gosto · 15 h

Paul Fauvet E' uma coisa dar uma entrevista a um jornal serio, mas e' outra dar entrevista a um pasquim miseravel, nojento, e 100 por cento anti-Frelimo!

Gosto · 13 h

Egidio Vaz

Gosto · 13 h

Gabriel Muthisse Paul Fauvet, discuta as afirmações de Vaquina. Há conteúdo no que ele disse, que pode ser debatido. Agora, sugerir que está a ser candidato, só porque deu uma entrevista no Canal de Moçambique, e projectar daí a ideia de que estará a sabotar o Presidente, só por isso... Já agora, Alberto Vaquina é o primeiro a dar entrevista em jornais conotados com a "direita" em Moçambique? Mais ninguém já apareceu a dar entrevistas ou a ser apoiado por esse tipo de jornais?

Vaquina não está a ser o primeiro. Já houve um forte ataque a Luisa Diogo. Já houve um feroz ataque (recente) a Baloi. Hoje é Vaquina. As pessoas vão acabar tendo medo de falar. Isso será mau para a própria FRELIMO.

Gosto · 10 · 12 h

El Patriota Excelente Gabriel.

Gosto · 1 h

Mulopwana Murrom'pwe Gabriel Muthisse desta vez brilhaste😂😂😂
Bela abordagem....
Me senti orgulhoso pela enciclopedia

Gosto · 20 min

Egidio Vaz Boa sorte a segunda busca à Presidência da República. Mas acho que poderiam ser mais claros e menos secretos. Dizer claramente que as alternativas estão aí. Assim o país beneficiava. E não na forma como fazem.

GostoMostrar mais reações · 1 · 16 h

Gabriel Muthisse Há aqui umas duas pessoas que só vêm conspiração em tudo! Primeiro foi Luisa Diogo. Depois foi Baloi. Hoje é Vaquina. Amanhã não sabemos quem será...

Eu ainda não vi candidatura de ninguém, nem implícita, nem explícita. Por isso, não estou dentro de nenhum programa de procura de candidatos.

Mas as pessoas não podem ser silenciadas, com a perspectiva de serem acusadas de quererem der presidentes, só porque emitiram uma opinião.

Um Partido em que os seus militantes não falam, porque há duas pessoas que sempre lhes lançam acusações descabidas, é um Partido morto. Um Partido mostra vitalidade quando os seus militantes se expressam sem censores

GostoMostrar mais reações · 6 · 15 h

Egidio Vaz Pois é Mr Mutisse

GostoMostrar mais reações · 1 · 15 h

Eunice Rosatella Chichava Ya😏bem visto

GostoMostrar mais reações · 15 h

Benilde Nhalivilo Nhalivilo Para mim Egídio não importa se alguém é da FRELIMO, da RENAMO, do MDM, se é do Governo ou da Sociedade Civil... etc..,etc..para mim a discussão não é essa...a minha discussão é para as causas e os ideais...quando olho para esse tipo de observações penso que temos muitas diferenças...tenho grandes companheiros da Sociedade civil de outros países e por ai além que militam em partidos...o Egídio como é viajado certamente que já viu isso...para mim esse não é o problema, desde que isso não comprometa suas lutas e posições...já houve outras organizações da Sociedade Civil moçambicanos que premiaram figuras do Governo e da oposição e vice versa... por isso não vou aqui me debelar contigo...temos premissas diferentes para ir a um debate produtivo...nunca chegaremos a lado nenhum....mas, respeito a tua opinião e término por aqui as minhas ilações contigo...

GostoMostrar mais reações · 13 h · Editado

De King Massikine Egídio, a muita infelicidade no seu texto assim como nas tuas respostas, o facto pertencer o partido não se pode opinar ou até mostrar a sua maneira de pensar?? Se fosse no Ocidente diríamos que isso é que é democracia dentro do partido. Assim dizemos que estamos a desenvolver democraticamente.

GostoMostrar mais reações · 2 · 15 h

Berlaves Nhanombe Nhanombe A minha Radioarco Homoine beneficiou se do apoio do Vaquina aquando das amecas sofridas pelo regime face publicacoes que faziamos 31 8 de Janeiro 2014. O gabinete dele ligou me pRa perceber do assunto e levou o Agostinho Trinta a sair mal nafotografia. Percebo que Egidio tambem tem seus intereces. Fui...

GostoMostrar mais reações · 5 · 15 h

Egidio Vaz Que apoio? Não deixe passar aqui. Que apoio?

GostoMostrar mais reações · 15 h

Berlaves Nhanombe Nhanombe Podes encontrar o resto da historinha numa pesquisa atravez do google _ homoine. O seu gabinete desempenhou um papel importante face as ameacas k passamos em conjunto com o Forcom. A nha RC foi uma das mais ameacadas ca no sul mas ele fez perceber o governo dele sobre o nosso papel.

Gosto · 3 · 15 h

Egidio Vaz Kkkkkk. Episódios folclóricos. Triste isso

Gosto · 1 · 15 h

Berlaves Nhanombe Nhanombe Procurando dicionario....

Gosto · 2 · 15 h

Jemusse Abel Esta dança poderá agradar...

GostoMostrar mais reações · 15 h

Egidio Vaz Agradar?

GostoMostrar mais reações · 15 h

Jemusse Abel Sim..... Para nós os assistentes... Payere payere fisi anadya nkazake...kkk

Gosto · 1 · 14 h

Egidio Vaz Jemusse pá. Kkkkkk

Gosto · 1 · 14 h

Magide Momade

GostoMostrar mais reações · 1 · 15 h

Magide Momade

GostoMostrar mais reações · 15 h

Antonio Romao Cossa Ele tem todo direito de exprimir seu sentimento. Avante vaquina

GostoMostrar mais reações · 15 h

Egidio Vaz Kkkkkk

GostoMostrar mais reações · 15 h

Bernardo Álvaro Rabucane Como é que se esfola o porco espinho?

GostoMostrar mais reações · 14 h

Egidio Vaz Kkkkkk. Queimando-o antes

GostoMostrar mais reações · 14 h

Manuelinho Albino Soares kkkkk...como é que se queima um porco espinho...?

GostoMostrar mais reações · 10 h

Eduardo Jombo

GostoMostrar mais reações · 14 h

Rui Jose de Carvalho Kkkkkkkkkkkkk. Como e que se esfola o porco espinho. Boa pergunta...

GostoMostrar mais reações · 14 h

Francisco Wilson O congresso vai animar

GostoMostrar mais reações · 14 h

Olegàrio Samuel Muando Só vim ler os comentàrios..... Fui

GostoMostrar mais reações · 1 · 14 h

Giuly Elias Saide Eu tambem.kkkkkkkkkk

GostoMostrar mais reações · 1 h

Sonia Jose

GostoMostrar mais reações · 13 h

Spirou Maltese O Canal de Moçambique foi comprado ?!

GostoMostrar mais reações · 11 h

Egidio Vaz 😀🤣😜

GostoMostrar mais reações · 6 h

Spirou Maltese O Canal de Moçambique foi comprado ?!

GostoMostrar mais reações · 11 h

Ismenia Afonso De Marrule

GostoMostrar mais reações · 8 h

Jose Alexandre Faia ME ENGANEM QUE EU GOSTO , ESTOU FARTO DA MESMA MERDA !!!!

GostoMostrar mais reações · 1 · 6 h

Alfredo D. Baltazar Si a Dra Isaura Nyusi não fosse de onde é, o Presidente Filipe Jacinto Nyusi não teria o merecido descanso e meu vizinho Egidio Vaz já não teria teclados visíveis no celular e noutros aparelhos que usa.

Opss, não pedi ser bloqueado...

GostoMostrar mais reações · 1 · 6 h · Editado

Manuel Moises Americo Alberto Vaquina apenas está fazendo o uso do seu direito: liberdade de expressao.

GostoMostrar mais reações · 1 · 5 h

Jaime Langa Eu sinceramente gostaria de entender uma coisa: A capacidade que o meu amigo Egidio tem de ser preto e branco ao mesmo tempo tipo o whisk black & white embora castanho.

GostoMostrar mais reações · 2 · 3 h
Ocultar 11 respostas

Egidio Vaz Este comentário está na linha daquilo que já sei e estou preparado a suster. Se leu a entrevista porque não responde a minha pergunta? A minha pergunta é essa mesma. Estará Vaquina na vanguarda da oposição interna a liderança de Nyusi? A pergunta é essa mesma. Responde em vez de entender ou procurar entender se sou preto ou castanho. Isso eu já sei que vai sempre querer me ver na periferia e vai sempre achar estranho. Esquece isso por enquanto e responde a minha pergunta que é clara, senhor dono da FRELIMO, guardião dos bons costumes!

Gosto · 2 · 3 h · Editado

Jaime Langa Egidio Vaz o seu post nao apresenta um argumento, baseado no conteudo da entrevista, que possa servir de analise para chegar-se a conclusão que contitui a sua pergunta suspeita. A nao ser que comungas com o comentario do Paul Fauvet que se baseia no meio usado pelo Vaquina para exprimir a sua opiniao.

Gosto · 3 h · Editado

Egidio Vaz Jaime Langa Não percebeu o meu argumento e respeito. O meu texto contém muitas linhas de análise a começar pela OPORTUNIDADE dessa entrevista, a vacuidade das perguntas e respostas, as declarações de carinho e escárnio, o seu comentário em relação ao sonho de alguns o verem Presidente é a sua resposta até a adultera homenagem de uma organização da sociedade civil por motivos questionáveis. Não há absolutamente nada de noticiavel e o texto contém muitas lacunas. O que me irritou, sim, irritou, é o facto de o texto ter sido uma simulacro, só para dizer, ESTOU AQUI. Não vi entrevista aí. Vi um conjunto de mensagens e indirectas. E logo no Canal. Quando a oferta é grande o pobre desconfia.

Gosto · 2 · 3 h · Editado

Rui Jose de Carvalho Vaquina sempre ambicionou o lugar. Perdeu nas primeira e agora quer fazer segunda tentativa. A minha pergunta: havera alguma orientacao para entrevista sendo ele membro da cp?

Gosto · 2 h

Jaime Langa Tudo bem Egidio Vaz posso nao ter percebido o teu argumento o que é normal. Porem, e de novo, levantas questões de forma. A oportunidade e vacuidade das questoes são da responsabilidade editorial do jornalista não do Vaquina. Sobre a homenagem a senhora que me pareceu da FORCOM deu-lhe a devida explicação e sobre as declaracoes de carinho ai encontras um Vaquina, homem integro e leal as pessoas que no passado confiaram-lhe tarefas de muita resposabilidade e respeito ao PR em exercicio. Agora sobre o Canal de Mocambique optar por entrevistar ao Vaquina e em que momento tu, por experiência, sabes melhor explicar a mim como é que alguem se reposiciona de acordo com os interesses. Porque o canal nao pode fazer?

Gosto · 2 h · Editado

Egidio Vaz Jaime Langa, encerrou o debate.

Gosto · 1 · 2 h

Egidio Vaz Encerrou bem. Há uma palavra-chave aí que é pedra angular

Gosto · 2 h

Jaime Langa Que palavra é essa? lealdade?

Gosto · 2 h

Egidio Vaz

Gosto · 2 h

Jaime Langa Um abraço Egidio Vaz. A proxima tu é que pagas. Prefiro imperiais da heiniken no mundus. Assim me explicas como se bebe back & white. Kkkkkkkk

Gosto · 2 h

Egidio Vaz Ok

Gosto · 2 h

Valdemiro Miguel Concordo plenamente com o Dr. Gabriel Muthisse.

GostoMostrar mais reações · 2 h

Hilario Zitha Kkkkkkkk este assunto aí vai levantar muitos debates aqui

GostoMostrar mais reações · 1 h


Julião João Cumbane com Julião João Cumbane.
18 h ·



Sinais de crise de coesão e unidade...?


Quando um órgão de propaganda, qual "Canalha de Moçambique", corre a entrevistar Alberto Vaquina, membro da Comissão Política da Frelimo, para ouvir dos seus planos políticos, o que isso sugere?



Minha resposta é que isso sugere uma só coisa, a saber:

Que o dito jornal está a fazer um bom "negócio" com as disputas internas pela liderança no seio da FRELIMO. Ou seja, presumo que há-de haver quem pagou pela referida entrevista, se não tiver sido o próprio entrevistado.

Sou levado a pensar assim porque para mim é MUITO ESTRANHO um jornal que conspira contra a FRELIMO e seu Governo entrevistar um quadro sénior deste Partido.

Que aliança tem Alberto Vaquina com o jornal "Canalha de Moçambique", ao qual ele concede uma entrevista na qual subalterniza ardilosamente o Presidente Filipe Nyusi, ao mesmo tempo que faz rasgos elogios aos aposentados Armando Guebuza e Joaquim Chissano?!...

Enfim, são estas atitudes que são percebidas como sinais de falta de unidade e coesão internas no seio da FRELIMO, o que faz com que o eleitorado atento perca confiança neste Partido histórico.


Agora pergunto aos meus correlegionários, frelimistas de gema:

1. Queremos continuar a mandar estes sinais de falta de unidade e coesão no nosso ao povo moçambicano, que dissemos ser nosso ponto de partida e de chegada?

2. Se no nosso próprio seio estão a emergir sinais de falta de unidade e coesão, com que autoridade moral e política vamos fazer a aquela nossa tradicional exortação para a unidade nacional?

Não estou a perguntar só por perguntar (...)!

GostoPartilhar
2626
Comentários

Eduardo Sigaúque Não julgo estranho não. Acho que mesmo dentro do partido não importa qual seja, existem linhas e visões diferentes de como construir o desenvolvimento do país. Quando fala-se de coesão não significa que todas vozes tenham mesma forma de pensar. Tanto na academia e na política o diferente é um elemento construtivo. Seria uma morte de um partido ter pessoas que pensam e vê o país de uma forma una. Então acho que não devia existir esse sacrifício moralista de questionar o porque de um membro escolher um órgão para comunicar. Já pensou que as ideias de um membro por mais sênior que seja, possam representem um pensamento de uma parte significativa desse partido? Enfim, abraços

Gosto · 5 · 18 h · Editado

Julião João Cumbane Eduardo Sigaúque, estás a negar que há sinais de falta de unidade e coesão no seio da FFRELIMO? Ou estás a reconhecer que há tais sinais, e achas que isso é bom?... Preciso de entender melhor o teu ponto de vista...!

Gosto · 1 · 17 h · Editado

Eduardo Sigaúque O que tento dizer é que temos que aceitar a pluralidade no seio do partido, não importa qual seja. E tambem no caso concreto trata-se de um partido da esquerda que ao longo dos anos vem se ajustando a dinâmica do tempo. Torna-se claro que existam pessoas (membros) conservadoras e outras liberais. Aceitar essa pluralidade ajuda no final a definir a melhor forma de enfrentar os desafios do presente e futuro. Não quero olhar a questão dentro duma prespetiva singular do partido X ou Y.! Mas o fato de levantares esse debate mostra que estas de modo geral incitando a existência de pluralidade ideológica dentro do partido em questão!

Gosto · 2 · 17 h · Editado

Idrisse Mário Há alguns descontentes que só tem como missão, manchar o nosso glorioso partido!

Gosto · 2 · 18 h

Paul Fauvet Nao estou sempre de acordo com JJC - mas eu acho extremamente estranho que um antigo PM, membro da CP da Frelimo, aceitar ser entrrevistado por um jornal tao reaccionario, tao direitista, tao anti-Frelimo, tao indecente como "Canal de Mocambique".

Gosto · 17 h

Egidio Vaz Estranhissimo ou clarissimo? Muito claro para mim. Ele é o cabecilha da instabilidade. Tantos outros, inimigos da FRELIMO e este Grupo aliaram-se para derrotar a FRELIMO. Que grande frente!

Gosto · 3 · 17 h

Clementino Raice Se num grupo de pessoas, todos pensam da mesma maneira, eu penso que ninguem està a pensar.

Gosto · 5 · 17 h

Julião João Cumbane Ó Clementino Raice! Dá a tua versão sobre o que pensas deste caso (descrito no texto). Quando só rejeitas as opiniões dos outros, sem dar a tua própria alternativa, então não estás a participar no debate...estás a tentar matar o debate!

Gosto · 17 h · Editado

Clementino Raice Alberto Vaquina foi candidato a sucessao AE. Pod ter certza meu ilustre prof k nenhum dos candidatos derrotados nakela corrida esta' satsfeito com presidnte. Pod crer k nao falta o "se fosse eu". Alberto Vaquina teve coragem d expressar o seu posicionamento.

Gosto · 1 · 16 h

Homer Wolf Tenho uma ténue suspeita que há aqui alguma intenção subtil de avacalhar Vaquina...🐂🐂

Gosto · 3 · 15 h · Editado

Raúl Salomão Jamisse O jornal conspira contra a Frelimo e seu governo, estou a pensar no Notícias, Domingo e outros...a linha editorial deles deve ser aplaudida...não sabia que um membro sénior devia se abster de declarar qualquer coisa nesse órgão de comunicação social.

Gosto · 6 · 15 h

Homer Wolf Ntsém!...

Gosto · 1 · 15 h

Sharon Johnson Ter pensamentos diferentes n significa ser inimigo, pelo contrário,pelo menos esse tem ideias próprias,n k ele esteja certo,portanto temos k respeitar as diferenças...fuiiiii....

Gosto · 2 · 14 h

Homer Wolf Mas também, convemhamos, isto parece atacar só... por atacar.
Acaso o Vaquina está a mentir? Comprar votos - ainda por cima no CC -
náo é efectivamente um acto deplorável?


Gosto · 14 h · Editado

Egidio Vaz Contrair dívidas ilegais é que é apreciável. Por o país de joelhos é apreciável. Kkkkkk. Lesa-patria

Gosto · 13 h

Homer Wolf Afinal foi ele???

Gosto · 13 h

Egidio Vaz Aha. Homer.

Gosto · 13 h

Homer Wolf Juro que não entendi (esse link entre as declaraçóes do Vaquina e as dívidas ilegais)...
Enquanto espero pelo relatorio da Kroll, há muita coisa que ainda não entendo

Gosto · 1 · 2 h · Editado

Sergio Serpa Salvador No tempo da revolução, a frelimo apelidaria de: "acção do inimigo interno". Será o caso? Quererá a Frelimo combater este "inimigo interno?"

Gosto · 12 h

Sharon Johnson Egídio Vaz spr fui o seu admirador incondicional,pois spr defendeste o pluralismo de ideias agora n sei kuando e prk deixaste de defender esse principio,sera k estas a preparar o teu lugar nas elites da F.......

Gosto · 4 h

Sem comentários: