domingo, 13 de agosto de 2017

Polícia do Quénia mata onze pessoas por motim pós-eleição


PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - África
Escrito por Agências  em 13 Agosto 2017
Share/Save/Bookmark
A polícia do Quénia matou pelo menos 11 pessoas em repressão aos protestos enquanto a ira contra a reeleição do presidente Uhuru Kenyatta irrompe?u na cidade de Kisumu e em bairros de lata próximas à capital, disseram autoridades e testemunhas neste sábado.
Os corpos de nove jovens mortos durante a noite na favela de Mathare, em Nairobi, foram levados ao necrotério da cidade, disse uma autoridade de segurança à Reuters.
Os homens foram mortos durante operações anti saques da polícia, acrescentou a autoridade. Separadamente, uma menina foi morta em Mathare por "tiros esporádicos" da polícia, segundo uma testemunha. O bairro é leal ao líder da oposição Raila Odinga, de 72 anos, cujo partido rejeitou a votação de terça-feira".
Um repórter da Reuters em Kisumu, centro da violência étnica pós-eleição uma década atrás, quando 1.200 pessoas morreram em todo o país, disse que gás lacrimogéneo e tiros foram disparados. Um homem foi morto, disse uma autoridade do governo.
Os distúrbios começaram momentos depois de a comissão eleitoral do Quénia anunciar, na noite de sexta-feira que Kenyatta, 55, havia garantido um segundo mandato de 5 anos no cargo, apesar de alegações da oposição de que a conta de votos era uma fraude.
O Ministro do Interior, Fred Matiang'i, afirmou que o conflito era localizado e culpou "elementos criminosos" ao invés de um protesto político legítimo.

Sem comentários: