sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Saiba porquê alguns homens não fazem filhos



 0
As principais causas de infertilidade no homem são varicocele, infecções no sistema reprodutor, alterações na produção de hormônios ou problemas genéticos.
 O tratamento da infertilidade no homem normalmente é feito de acordo com a causa do problema, podendo ser feito com o uso de medicamentos, de hormônios ou através de cirurgia.
A varicocele é a causa mais frequente de infertilidade no homem, e é caracterizada por um aumento nos vasos sanguíneos dos testículos, o que faz com que aumente a temperatura da região e prejudique o desenvolvimento dos espermatozoides.
Como tratar:
Esse problema é diagnosticado através de exame físico no consultório médico, e seu tratamento é feito através de cirurgia para retirar os vasos sanguíneos aumentados. A cirurgia é simples e o paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento, podendo retomar as atividades normais após cerca de 1 semana.
 Infecções no aparelho reprodutor
As infecções no aparelho reprodutor masculino afectam principalmente os testículos, prejudicando a produção de sêmen e a qualidade dos espermatozoides.
Como tratar:
As infecções normalmente são causadas por bactérias, sendo tratadas com o uso de antibióticos. É importante destacar que em alguns casos a parceira do homem também precisa fazer o tratamento, para evitar a recorrência do problema.
 Problemas na ejaculação
Problemas como ausência de ejaculação ou ejaculação retrógrada causam infertilidade porque o sêmen não consegue chegar ao corpo da mulher, impedindo a possibilidade de gravidez.
Como tratar:
O tratamento dessas doenças pode ser feito com o uso de medicamentos que favorecem a saída do sêmen, como efedrina ou fenilpropanolamina. No entanto, quando o tratamento medicamento não funciona, pode ser necessário fazer coleta de espermatozoides e inseminação artificial.
 Alterações hormonais
As principais alterações hormonais que causam infertilidade no homem são relacionadas a: Elevada produção do hormônio prolactina; Baixa produção de testosterona; Distúrbios da tireoide; Uso de anabolizantes; Radioterapia e; Tumores na hipófise.
Como tratar:
Nestes casos, o tratamento para a infertilidade consiste em tomar injeções de hormônios regularmente por pelo menos 3 meses, para equilibrar a quantidade de hormônios no organismo e favorecer a produção normal de espermatozoides.
 Problemas genéticos
Os problemas genéticos fazem com o que homem naturalmente não tenha espermatozoides no sêmen ou que produza espermatozoides em uma quantidade muito reduzida, fazendo com que não ocorre a fecundação do óvulo da mulher.
Como tratar:
O tratamento para os casos de baixa produção de espermatozoides é feito com técnicas de reprodução assistida, onde os espermatozoides são retirados diretamente dos testículos com a ajuda de uma agulha, e depois são colocados no útero da mulher, para que ocorra a fecundação.
Outra alternativa é fazer a chamada fertilização in vitro, em que os espermatozoides do homem são unidos ao óvulo da mulher em laboratório, formando um embrião que depois é colocado no útero da mulher.
O principal exame para avaliar a infertilidade no homem é o espermograma através do qual o médico avalia a quantidade e a qualidade dos espermatozoides produzidos.

Sem comentários: