sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Comandante Nacional da Proteção Civil demitiu-se

Proteção Civil


2.064
28
O comandante da Autoridade da Proteção Civil, Rui Esteves, demitiu-se esta quinta-feira. O cargo vai ser ocupado pelo atual Segundo Comandante Operacional Nacional, Tenente Coronel Albino Tavares.
ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Autores
  • Agência Lusa
Mais sobre
O comandante da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Rui Esteves demitiu-se esta quinta-feira. O pedido de demissão do cargo foi feito pelo próprio Rui Esteves.
O lugar será ocupado pelo atual Segundo Comandante Operacional Nacional, Tenente Coronel Albino Tavares, informou o Ministério da Administração Interna (MAI) num comunicado enviado às redações. O pedido de demissão foi apresentado ao Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e foi aceite pela Comissão de Serviço, informou o MAI no mesmo comunicado.
A demissão de Rui Esteves acontece na sequência do pedido feito esta quinta-feira pelo ministro do Ensino Superior e pelo presidente do Politécnico de Castelo Branco à Inspeção-Geral de Educação e Ciência para abrir um inquérito à licenciatura do comandante.

O agora ex-comandante Rui Esteves licenciou-se em Proteção Civil pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Em 36 unidades curriculares que constituem a licenciatura, Rui Esteves teve equivalência em 32 delas, atribuídas com base em experiência profissional e cursos de formação.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, tomou hoje [quinta-feira] conhecimento deste assunto pelo presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que informou o ministro que tinha enviado o assunto para a Inspeção Geral da Educação e Ciência“, refere um esclarecimento enviado à Lusa pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Esta não era a única polémica na qual Rui Esteves estava envolvido. Na semana passada, a ministra da Administração Interna ordenou à Inspeção-Geral da Administração Interna a abertura de um processo disciplinar sobre a eventual acumulação de funções públicas pelo atual comandante.

Comandante “não tinha condições para continuar”, diz Associação de Bombeiros

A Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais considerou que o comandante nacional da Proteção Civil não tinha condições para continuar no cargo devido ao avolumar de situações, mas defendeu que devia permanecer em funções até ao apuramento das responsabilidades.
O presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, disse à agência Lusa que, desde o incêndio de Pedrógão Grande até hoje, surgiu uma série de situações relacionadas com a indefinição operacional, organização no teatro de operações, “alguma ausência de intervenção por parte do comandante e alguma estratégica mal gerida” e agora o processo disciplinar e a indefinição da licenciatura.
Com o avolumar de todas as situações não havia muitas condições para o comandante Rui Esteves continuar no cargo”, sustentou Fernando Curto, avançando que “perante todos estes factos e toda a contestação que se gerou em torno do comandante” era “muito difícil” permanecer como comandante da Proteção Civil.
O presidente da ANBP defendeu que Rui Esteves devia manter-se no cargo “até que fossem avaliadas e calculadas” todas as situações que estão a ser objeto de análise por várias entidades. Fernando Curto destacou “a avaliação técnica” e a “mais-valia” de Rui Esteves, enquanto comandante distrital de operações de socorro de Castelo Branco, comandante nacional e “homem ligado aos bombeiros e à operacionalidade em Portugal”.
O presidente da Associação dos Bombeiros Profissionais sugeriu ainda que os próximos comandantes nacionais e distritais da Proteção Civil passem a estar no cargo como técnicos e não nomeados politicamente, como tem acontecido até aqui.Ze Europa
SÒ O Rui Esteves é que vai á vida??? e quem o nomeou nao segue o mesmo caminho porque???????

Rui Esteves, Joaquim Leitao e Antonio Costa são directamente culpados pelos mortos de Pedrogao, todos tem sangue inocente nas mãos, que Estado Portugues é este em que vivemos???

È para isto que queremos a democracia??? Foi para isto que se fez o 25 de Abril??

Sr Presidente da Republica, o Sr ao contrario de ANTONIO COSTA foi eleito pelos portugueses, tome alguma atitude, defenda as pessoas, nao deixe o sangue dos 64 inocentes de Pedrogao fique impune
Carlos Madeira
11 h
https://www.publico.pt/2017/06/29/sociedade/noticia/governo-mudou-metade-do-comando-da-proteccao-civil-em-abril-1777307


A chave está aqui.
Rui Almeida
12 h
O grande problema não é ter-se demitido, é ter sido admitido. É tudo uma corja de canalhas e assim houve o descalabro que todos sabemos, mas neste País de treta, basta demitir-se e pronto.

Só uma pergunta: e a culpa de quem o nomeou, sem sequer ter competências para o cargo?
Ping PongYang
12 h
Neste momento o cargo foi ocupado por um Militar de carreira. Assim deve ser de futuro ! Neste e noutros cargos...
Fimdalinha PangeiaPing PongYang
2 h
Pois é melhor, sem guerras há 50 anos, sem S.O, começam a ver as suas "carreiras" esvaziadas... e há tantos por aí sem nada para fazer... também podiam dar uma ajudinha nas rondas... mas isso ainda lhes caiam as "patentes" na lama...
Ping PongYangFimdalinha Pangeia
30 m
Gostei bastante dessa da possibilidade de caírem as "patentes" na lama :)... Essa do SMO é outra... pelo menos 6 mesitos, pró menino e prá menina (SEM excepções nem "atestados")... Quer queiram quer não queiram, todos haviam de ser "bombeiros" voluntários... ;)
António Melo
12 h
O que teria acontecido em Pedrogão se no lugar do Sr Rui Esteves estivesse alguém honesto e competente? Já alguém, particularmente os familiares das vítimas, pensaram nisso?
Esganicada S
13 h
Já vai tragicamente tarde!
Dom Jagoz
14 h
E pronto não se fala mais em Pedrógão certo??? Será que estas antas xuxocomunoesterquista pensam que isto fica por aqui? NO WAY! Ainda há muito para demitir até ao porcoxinho.
Joaquim Moreira
14 h
Sejamos sérios. Este, como todos os lugares da Alta Administração Pública do Estado, não deveriam ser de nomeação política. Sendo-o, a responsabilidade é política e na circunstância, sem prejuízo da ministra da tutela que não é inimputável, o grande responsável é o que exerce as funções de PM, que ao que sei foi quem lhe garantiu o lugar. Esta demissão, antes das conclusões do Relatório da Comissão Independente, visa, mais uma vez, salvar o Derrotado, que anda muito Desanimado.
O Conjurado
14 h
Este acabou o curso no Domingo de manhã como o outro.
António Hermínio Quadros Silva
15 h
Bye Bye, vai vai que não vales um casso, Se alguém não souber o quer dizer um casso, eu posso dar uma pista, rima com alho
Ou cesto da gávea
António Hermínio Quadros SilvaCarlos Madeira
3 h
Já se pensou que fosse essa a origem da palavra mas parece que não se confirma
Jose Melo
15 h
Infelizmente Castelo Branco volta a ser notícia pelos piores motivos. Já não chegava o 44 e amigo, o sogro do Medina e amigo do 44, e agora este homem? Mais os do caso da Cova da Beira. E talvez outros. Vêm todos do mesmo distrito? Já é azar.
Alexandre Policarpo
15 h
Está encontrado o bode expiatório que o governo do Costa precisava para pagar as favas da balbúrdia deste verão. A partir de agora, tudo o que de mal aconteceu, vai ser atirado para cima das costas deste incompetente que era amigo do Costa até ontem, o dia que a central de (des)informação do Rato resolveu tirar-lhe o tapete. 
A Constança e o outro choramingas safaram os coirões, porque o Esteves vai levar com as culpas de tudo o que de mal aconteceu.
Red Baron
16 h
Quando é que a sopeira se demite?
Jorge Castro
16 h
Uma boa notícia. Contudo, esta demissão vai servir como resposta final para as dezenas de mortos, centenas de feridos e desalojados pelos incêndios? Convém não esquecer que a responsabilidade também é de Costa e Constança. São eles os responsáveis pela nomeação de Rui Esteves e restante equipa para a Protecção Civil!
carlos mendes
16 h
este "Relvas" do PS nunca enganou ninguém, o Sócrates também não... valha-lhe não ter feito cadeiras ao domingo, presume-se!
 E a esquerdalhada, calados que nem ratos, como bons cobardes!
Fernando Monteiro
16 h
E agora como é? com os serviços de Saúde em polvorosa devido ás greves,quem vai assistir o Carilado que está com um ataque de forte indisposição pelo grave acontecimento por que está a passar o seu velho companheiro de route.
Dr. Feelgood
16 h
Foi ele e quem o admitiu também se deveria demitir. Agora tem que reembolsar os cofres públicos sobre as quantias que recebeu sem estar capacitado para o cargo, bem como juros de mora e levar com um processo por fraude em cima daquela careca, o vigarista.....
Jorge Tomas
16 h
Nunca devia era lá ter posto os pés. Para além do rasto de destruição a este associado, e as mortes de muita gente fica ainda :
- Ilegalidades nas funções que desempenhava.
- CV a condizer com a sua "prestação".

Quem nomeou não sabia o que estava a nomear? Ou nomeou por favorecimento? É que ou é incompetente ou possui o mesmo perfil aqui do "el comandante". Se a ministra do MAI tivesse um pingo de decência ia atrás..
Agora vai arcar com as culpas do que fez e do que não fez...
Jose MeloJorge Tomas
16 h
Este individuo já há muito tempo que é protegido do xamussa.
victor guerra
17 h
Bem me parecia que a culpa daquelas 65 mortes não podia ser da lambisgóia,mas de um atrevido,que nem "inglês técnico por fax"possuía
Roger Vilar Russo
17 h
Ficava tão bem com aquelas estrelas de general comandante em Chefe... uma pena. Claro que a culpa é toda dele nunca a de quem o nomeou sem ter lido o curriculum do homem. Até porque os socialistas são isentos. Quem "nos" enganar está lixxxado. Este ex comandante em chefe agora vai tirar o brevet  de comandante de um helicóptero com o motor gripado mas ainda não sabe... 
Jose Melo
17 h
Já vai tarde. O mau é que, não sai pelas razões que devia ter saído há muito tempo. Embora não fique imune às responsabilidades, nomeadamente as criminais, se as houver. Como notoriamente nos últimos meses a ministra fez questão de usar todo o poder do Estado para criar problemas ao homem (se com razão, ou sem, logo se verá), pode ser também que o homem resolva por a boca no trombone. Já sei que é difícil pois corre o risco de passar a pária, mas por vezes há coragem. Se for por sucessão, toca a por a porta-voz a comandante.
José Oliveira
17 h
NUNCA POR  LÁ DEVIA TER PASSADO. LEMBRANDO-ME DOS MORTOS NOS INCÊNDIOS QUE AS FAMÍLIAS JAMAIS ESQUECERÃO. RELATIVAMENTE A LICENCIATURA FAZ -ME LEMBRAR AQUELAS QUE SÃO ATRIBUIDAS PELA NETE. POBRE PAÍS COM GENTE DESTA ESPECIE E DAQUELES QUE COM ELA PACTUAM.
Venâncio Oliveira
17 h
E agora?
Ficamos sem comandante! Como é que vamos poder morrer?
Se o embalassem no SIRESP.

Sem comentários: