segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Morreu Artista plástico Victor Sousa

   


O mestre perdeu a vida na noite de ontem, vítima de doença
As artes moçambicanas sofreram mais um duro golpe ontem. Faleceu na noite deste domingo (17), por volta das 23h00, na sua residência em Maputo, vítima de doença, o renomado artista plástico, Victor Sousa. O mestre, como é tratado nas lides artísticas, deixa viúva e cinco filhos.
Uma das emblemáticas exposições do artista marcava os seus 60 anos de idade, em 2012, por isso intitulado "60", entre 27 de junho e 28 de julho 2012, no Centro Cultural Português, em Maputo.
Segundo Jorge Dias, curador da exposição, Sousa reuniu trabalhos realizados entre 2011 e 2012, de pintura, cerâmica e diferentes técnicas de impressão com diversos recursos de gravação a cores.
As narrativas da mulher e da família continuaram como destaque em diversas mostras.
Em 2015, por exemplo, Victor Sousa expôs “SINOPSE Mulher", no Museu Nacional de Arte, em Maputo. A mostra, criada para homenagear a mulher moçambicana, era composta por quadros e esculturas da autoria deste pintor, litógrafo e ceramista. 
Victor Sousa realizou a sua primeira exposição individual de gravura e pintura no Núcleo de Arte, em 1982, na cidade capital. Desde então realizou outras exposições individuais e colectivas no país, na Suécia, Angola, Portugal, Argélia e Zimbabwe, com as participações em mostras como “EXPO'92” em Sevilha, Espanha, e EXPO’98, em Lisboa, em Portugal. 
Em 2004 participou na Expo Arte Contemporânea Moçambique e na Feira de Arte Contemporânea de Lisboa, na Galeria do MUVART.
Foi vencedor, em 1991 do Prémio 1º de Maio de Desenho S.E.N.A.I, Brasil, foi Menção Honrosa da Semana da Natureza, Prémio Presença, ambos em Maputo e prémio de pintura no Museu Nacional de Arte.
A sua obra está representada em diversas colecções particulares, dentro e fora do país, com o destaque para as colecções do Museu Nacional de Arte, da TDM, no Instituto Camões, instituições bancárias, sedes de empresas de telefonia móvel, entre outras organizações.
Victor Sousa nasceu na então cidade de Lourenço Marques, actual Maputo, a 17 de Julho de 1952. Frequentou cursos de Desenho Analítico e Publicitário, Desenho Mecânico, Desenho e Pintura, Cerâmica e Gravura. Estagiou no atelier de António Inverno (Pintura e Serigrafia) e foi professor de Arte na Escola de Artes Visuais em Maputo.

Sem comentários: