quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Prefiro a morte do que passar para a História como mentiroso



'Prefiro a morte do que passar para a História como mentiroso', diz Lula

Lula participou de ato no centro de Curitiba, após depoimento ao juiz Sergio Moro

POR 
O ex-presidente Lula discursa para simpatizantes em Curitiba - Geraldo Bubniak / Agência O Globo
CURITIBA — Depois de depor ao juiz Sergio Moro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou novamente a sua candidatura a presidente em 2018 ao discursar, em um ato político no centro de Curitiba, e disse que prefere a "morte a passar para história como mentiroso". (VÍDEOS: Assista ao depoimento de Lula)
— Eu jamais mentiria para vocês. Eu prefiro a morte do que passar para a História como mentiroso —disse Lula, com a voz bastante rouca, em um rápido discurso.
O ato reuniu menos militantes do que naquele realizado em maio, depois do primeiro depoimento de Lula a Moro. Os organizadores disseram que nesta quarta-feira 7 mil pessoas estiveram na Praça Generoso Marques para ouvir o petista. Já a Secretaria de Segurança Pública do Paraná informou que cerca de 60 ônibus de apoiadores do ex-presidente, com 2.440 pessoas, entraram em Curitiba desde terça-feira. Em maio, o ato de apoio ao ex-presidente teve a presença de 60 mil pessoas, de acordo com os organizadores. A PM falou, na época, em 5 mil presentes.
Depois de sair da Justiça Federal, Lula foi a um hotel de Curitiba para descansar, antes de seguir para a praça onde fez o discurso. Como tinha feito no ato de maio, fez questão de deixar claro que pretende disputar a Presidência da República no próximo ano:
— Se eles estão com medo de que eu possa voltar a me candidatar, é bom eles terem medo porque eu vou provar que a gente vai consertar este país.
Alvo de nove denúncias do Ministério Público Federal, o ex-presidente ainda afirmou que vai lutar "até os últimos dias de sua vida" e disse ter "com ele a verdade".
— Eu não sei quantos processos eu tenho. Porque Curitiba é muito perto, eu não sei se eles vão cansar, eu não vou cansar.
Novamente, desafiou os procuradores da Lava-Jato e os acusou de estarem mentido nas acusações.
— Eu agora só quero que a operação Lava-Jato aqui de Curitiba, o Ministério Público, que é uma instituição que eu respeito, tenham coragem de dizer: nós não temos provas contra o Lula, nós mentimos.
Em outro momento, cobrou dos investigadores um pedido de perdão:
— A única coisa que eu peço é que quem está me acusando tenha a dignidade de, se não provarem R$ 1 roubado na minha conta, vá para a mesma televisão, em que me acusam, pedir desculpa.
Como costuma fazer desde que passou a ser alvo de investigações, o petista atribuiu as acusações que enfrenta à "sanha e o ódio das elites" por ter governado para os pobres.
— Eu tenho a vergonha na cara que eles nunca tiveram. Neste momento em que todo mundo denuncia todo mundo, eu os desafios a ter coragem de ir para rua como eu tenho. No discurso, Lula não falou sobre como foi o seu depoimento ao juiz Sergio Moro. Depois de sair da Justiça Federal, Lula foi a um hotel de Curitiba para descansar, antes de seguir para a praça aonde fez o seu discurso. Depois do ato, seguiu de carro para São Bernardo do Campo.
Lula prestou depoimento nesta quarta-feira no processo em que é acusado de receber da Odebrecht a oferta de um terreno para a construção da sede de seu instituto e um apartamento vizinho ao seu em São Bernardo do Campo.
Um helicóptero com um letreiro com mensagem de apoio à Lava-Jato e com ataques aos corruptos sobrevoou o ato de apoio Lula. "Cadeia para todos os corruptos", era uma das frases exibidas. "Tirem as mãos do nosso país", dizia outra.

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.
Já recebe a newsletter diária? Veja mais opções.

    Sem comentários: