quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

ELEMENTOS OBSTRUTORES DO NOSSO ESPIRITO INQUISITIVO


Noutros tempos o Egidio Vaz estaria a estas alturas a rebentar pelas costuras, comentando aqui e acola sobre os últimos episódios. Tenho ultimamente evitado este tipo de comportamento esporádico. Preocupa-me mais agora estudar a minha própria audiência enquanto também tento perceber a racionalidade dos actos que são tomados aqui e acolá. Isso, obviamente, leva tempo e consome muitas energias. Ontem e hoje aconteceram episódios de vulto, dignos de comentários. Mas a avaliar pelo que se escreveu, a percepção geral é de que a nomeação de José Pacheco era de longe, a menos esperada. Mas “gato é gato” como sói dizer-se; por mais que lhe atire do primeiro, segundo ou sétimo andar, o gato cairá sempre com os pés assentes no chão. Mas não é de gato que vamos falar hoje.
Ultimamente tenho escrito extensivamente sobre o que de forma genérica denomino por EFEITOS DA MÍDIA; ou seja, os efeitos psicológicos e ou cognitivos que a exposição à mídia provoca sobre o conhecimento, atitude ou prática das pessoas. Sugeri há dias que os moçambicanos estavam a gravitar inexoravelmente de uma sociedade de baixa informação para uma sociedade mal informada. E isso não é de todo novo. Na América também são isso mesmo. Mas a sorte deles é que há competição de ideias e só é analista quem está credenciado.
Voltemos à vaca fria: porque é que o Ministro José Pacheco é a figura aparentemente mais contestada das nomeações do dia de hoje? A resposta à esta pergunta é tripla.
Primeiro: por causa do preconceito de ancoragem e ajustamento. O preconceito influencia a forma como as pessoas avaliam intuitivamente as probabilidades. O vicio faz com que as pessoas comecem por um ponto de referência implicitamente sugerido (a "âncora") e fazem ajustes para alcançar sua estimativa. Nessa ordem de ideias, Pacheco não fez nada na Agricultura; chamou as pessoas de vândalos ou eventualmente é duro demais para a diplomacia moçambicana (avaliability bias ou seja, viés de disponibilidade).
Segundo: Má informação e esquemas avaliativos: partindo das expectativas e experiências recentes nomeadamente, o facto de Pacheco ter disputado a candidatura com o Presidente Nyusi; o facto de ele estar aparentemente ligado ao anterior Presidente da República e dentro do contexto social, político e económico marcado por dívidas, fracasso do processo negocial de cem rondas negociais com a Renamo sem sucesso (enquanto o Presidente Nyusi precisou do celular Samsung para negociar a Paz), esses todos episódios negativos estão agora pesando na avaliação da a fúria momentânea das pessoas. Mas isso tudo não passa de um equivoco avaliativo. As pessoas não devem determinar a probabilidade de um passado para facilmente concluir que ele acontecerá de novo no presente ou futuro.
Terceiro: em terceiro lugar estão os dez elementos que Gaston Bachelard filósofo e poeta francês (27 de junho de 1884 — Paris, 16 de outubro de 1962) apontou como sendo obstáculos ao espirito cientifico. Aqui, a ideia não é transformar todos moçambicanos em cientistas mas apenas partilhar alguns aspectos que acautelados, podem ajudar a refrear a onda alarmista. Para começar, importa frisar que quem dirige a política externa é o Presidente da República pelo que há muito pouca margem para um Pacheco inventar lá. De seguida, importa ter tantos outros elementos ponderadores antes que a situação actual nos vede a lucidez.
Então, vamos aos dez elementos obstrutores do nosso espirito inquisitivo
1) Superar a primeira experiência: essa dificuldade leva a pessoa a ficar imersa neste mar de ignorância tomando estes conhecimentos primários como verdadeiros e rejeitando as novidades que vão contra eles. O espírito científico deve ser reformado constantemente.
2) O obstáculo generalista: consiste em tomar as características ou particularidades de conhecimento da substância como realidade e verdade, que não tem discussão (se em mais de 100 rondas negociais com a Renamo não chegou a nenhum resultado, que diplomata é esse que vai conseguir gerir os múltiplos interesses do país com seus parceiros?). Esta errado. Não é estático. As pessoas mudam.
3) O obstáculo verbal: localizado em hábitos orais que as pessoas usam diariamente, tornando este obstáculo num dos mais difíceis e com maior poder explicativo.
4) Obstáculo unitário e pragmático: O conceito de unidade para simplificar o estudo de qualquer realidade, para explicar tudo de forma satisfatória. As partes são explicadas e sua unificação explica toda a realidade. O conceito de unidade em conjunto com o utilitário se torna perigoso porque dá imediatamente explicação para o que é de algum modo útil.
5) Obstáculo substancialista: Esta coligação é feita da substância e as suas qualidades. Bachelard distingue uma realidade oculta do substancialismo que é algo fechado, coberto pelo material, que deve abrir para expor seu conteúdo. E há substancialismo da íntima qualidade, profundo, que é fechado não superficialmente. Devemos cavar fundo para encontrá-lo.
6) Obstáculo Realista: A mente está deslumbrada com a presença do real. Ela ainda considerou que não deve ser estudado ou ensinado. O argumento realista tem mais peso contra o que não é.
7) Obstáculo animista: Os seres humanos prestam mais atenção e maior valorização do conceito do que pode levar para a vida.
8) OBSTÁCULO E O MITO DA DIGESTÃO: QUALQUER EVENTO OU FENÔMENO QUE TEM A VER COM O ESTÔMAGO PASSA A TER MAIOR VALOR EXPLICATIVO.
9) Obstáculo da libido: é interpretado a partir da perspectiva do poder e a vontade de dominar os outros seres humanos. Outra referência deste obstáculo é a referência constante a pensamentos sexuais que estão presentes em todos os espíritos científicos na formação integral para enfrentar novos factos ou fenômenos.
10) O último obstáculo epistemológico: o conhecimento quantitativo é aquele que se considera livre de erro, saltando do quantitativo ao objetivo, através de todo este conhecimento tem maior validade.

EM RESUMO
Todos comentários são validos (para mim), porem, maioritariamente inúteis para a compreensão do que esta a acontecer. Deveria ser responsabilidade de cada um conhecer melhor a mecânica da actual governação, suas limitantes e mais importante ainda, a visão politica da governação.
Subiu? Caiu? Está muito tempo no poder? Tem grande curandeiro? Deve deixar para outros também comerem? Não fez nada? Ou o que fez para ser exonerado? Etc., etc…isso tudo explica pouco sobre o as reais intenções das mexidas governamentais.

Mas também convenhamos. Existem mudanças e mudanças. Nomeações e nomeações. Quando se corrigem os erros de nomeação, aí batemos palmas.
Se me perguntarem se as nomeações fazem sentido ou não ou se trarão resultados: a minha resposta é sim, elas fazem sentido considerando o que, na visão do Presidente e deste governo é útil (alguém as conhece?). Ora, se não resultarem, deverá ele ser encorajado a procurar outras soluções. É o trabalho do PR: procurar soluções aos problemas do país e isso inclui também seleccionar a sua equipa de trabalho. As nossas expectativas, para serem consequentes, devem estar concentradas sobre o que deve ser feito para se alcançar tal desiderato e não necessariamente sobre as pessoas senão no próprio PR.
Por enquanto, fiquemos por aqui.

PS: se for a partilhar este conteúdo cite a fonte original.
Show more reactions
Comments
Vaz de Sousa Seja o que DEUS...QUISER.
Show more reactions
22
10 hrs
Manage
Estevao Junior Mauelele A muitos comentários em torno deste assunto é difícil, decifrar a verdade, mesmo os que estão dentro do esquema político aliás mais próximos dos que tomam decisões neste país, por vezes contradizem-se ao dar suas opiniões correlação a este tipo de assuntos.

No meu entender Mano Egídio Vaz... o que tem acontecido neste país, é resultado das falhas antiquermas, que precisaríamos de um fórum específico só para analisar, eu não vejo mudança na nova governação, mas sim cópia concreta do que os Moçambicanos já viram, consumiram, cansaram ...e sempre andou( Espírito de deixa Andar, nunca deixou de existir)......

Um país sem historial de dirigentes a demitir-se quando estão desalinhados com o que povo quer .....????
Um país que vêem sendo lapidados em nossa frente ?????
Um país que o crime reina e nunca são trazidos os chefões ...seja qual for o crime político ou não ?????
Um país que os mais ricos são os que servem o povo??????
Um país sem liberdade de expressão???
Corrupção acima que 3000%????? 1000km/h?????

Mais vamos vivendo ..Porque de mártires nestas décadas jamais existirão em Moz...
Show more reactions
72110
10 hrsEdited
Manage
Juvaldo Feliciano O oitavo dos elementos obstrutores do nosso espirito inquisitivo parece o que cobra mais no ser humano.
Show more reactions9 hrs
Manage
Juvaldo Feliciano pode parecer monstruosa mas devo admitir que essa tirada do Mano Egidio Vaz e' mais racionalista e adequada para justificar todas estas mexidas. 100 pontos
Show more reactions9 hrs
Manage
Kuyengany Produções Na Frelimo sempre existiu um Departamento de Segurança que Deu no ex-Sanasp....Dentro Desses tem os pròprios «Bufus»..... e Chefe dos Bufus é Guebuza adjunto sempre foi Pacheco......são os Dois que Sempre foram Polìcias na Frelimo.....Pacheco é nùmero dois na Herâquia da Secreta da Frelimo...aqui nem tou a falar do SISE
Show more reactions
11
9 hrs
Manage
Kingkinho Acha Chissano foi o chefe desde a luta Armada
Show more reactions
11
1 hr
Manage
Show more reactions1 hr
Manage
Óskar Ndzucula Escreveu tanto sem necessidade, pois não foi ao fundo da questão oh Egídio Vaz(a verdade explícita)....a verdade é que Moçambique sendo um país rico, porém empobrecido precisa de de quadros que trabalham a sério, e não um bando que anda a ser experimentado de ministério em ministério sem produzir absolutamente nada...Pacheco ném como negociador interno serviu, irá servir como negociador da nação internacionalmente? Pacheco chumbou com a nota mais baixa em todas pastas que até agora assumira....é esse mesmo indivíduo que merece a confiança do presidente para nos representar? Ou há algum interesse obscuro por detrás da continuidade de Pacheco nos governos mocambicanos...porque devido a incompetência que mostrou até agora ném para ser cobrador de chapa merece confiança do dono do chapa e muito menos do passageiro, sob risco de não saber fazer os trocos....fica mais lúcido meu caro EV
Show more reactions
77
9 hrsEdited
Manage
Jaime Maté Júnior Ponta de lança ineficaz. Doeu Egidio Vaz mas choveu no molhado.
Show more reactions8 hrs
Manage
Jaime Maté Júnior Ou há interesses obscuros no post.
Show more reactions
11
7 hrs
Manage
Óskar Ndzucula Tbem acho que há interesses obscuros
Show more reactions6 hrs
Manage
Ivan Stelio Cuamba ESTA MAS A PARECER 1 LAMBE LAMBE.
Show more reactions1 hr
Manage
Sergio Sawale Mas a confiança do dono do chapa recaiu nele Óskcar Ndzucula. Bem disseste a palavra CONFIANÇA. Parabéns E.V pelo post.
Show more reactions37 mins
Manage
Inácio Chongo Falou muito e pouco disse...
Show more reactions
11
9 hrs
Manage
Manuel Mageta Taque Sempre disse que qualquer resultado de pesquisa, se o cientista não é coerente, os seus "output" vão tender para onde lhe for favorável defender nem que levante as melhores hipóteses. Para mim esse senhor deveria reformar, já fixou salário. E prontos.
Show more reactions
22
9 hrs
Manage
Francisco Jose Resumidamente vamos ter fe nele
Show more reactions
314
9 hrs
Manage
Francisco Jose Pacheco proximo presidente da republica
Show more reactions
11
9 hrs
Manage
Valdano Tchaka Os elementos que elencaste não são suficiente e bastante para não apostar em uma figura que somou experiências desastrosas como ministro ,ou seja,o seu antecedente condena-o. É legítima o pessimismo e ceticismo da sociedade face as nomeações do presidente.Se a insistência no Pacheco como ministro reveste-se de uma visão politica ou estratégiaca ,ele terá mais uma oportunidade para provar/responder que têm competência e meritocracia necessária para merecer essa nomeação. Esse post deixa transparecer uma demagogia e populismo "solitário"com o intuito de assumir o protagonismo diferencial.Existe matéria bastante para a sociedade ficar preocupada e desolada com as nomeações.
Show more reactions
22
9 hrs
Manage
Sergio Sawale Mas levantou elementos para DEBATE
Show more reactions36 mins
Manage
Osvaldo Jocitala Duas perguntas apenas: 1) O que quererias sugerir com o teu "NOITE DE LONGAS FACAS" de ontem? 2) Entre o que provavelmente seria o conteúdo do "escrito" à volta do "NOITE DE LONGAS FACAS" e o conteúdo deste texto, haverá alinhamento ou não? Mbuya, você pha!!! Deixa-me-la eu aqui apanhar sono à vontade. Num sistema de Governação séria, tu sabes quem deveria cair neste País! A chuva é tão torrencial que não vale nos vender guarda-chuvinhas chinesas aqui...
Show more reactions
527
8 hrs
Manage
Egidio Vaz a experiencia como obstaculo ao espitiro cientifico. voce nao esta a deixar a razao a falar. nao falei de longa noite de faca muito menos de noite de facas longas. apenas sugeri
Show more reactions
22
8 hrs
Manage
Gervasio Silverio Aisse Dinho, noite de facas longas seria o fim da era Pacheco apesar de muito empenho no nazismo frelimiano
Show more reactions8 hrs
Manage
Osvaldo Jocitala Depois do despacho indicando exonerações, o querias sugerir? Procede brindar sangue alheio para depois de a "vítima" recuperar dos golpes tocar a endeusa-la? Pelo menos eu vejo uma contradição... O cachorro é muito pequeno para o tamanho da cobra que vejo - esta cobra é anaconda! Poupemos as suas inocência e vida!
Show more reactions8 hrs
Manage
Gervasio Silverio Asiye. Quanto mais dzibwana fazem, mais obstáculos levantam. Ninguém está tão doente a ponto de não perceber que há um cancro social na governo de Nyusi
Show more reactions8 hrs
Manage
Che Chiweteka Ja n ha mais diplomacia aqui...
Show more reactions8 hrs
Manage
Aparicio Marques Mas meu amigo: falou bem explicou bem,tudo queria dizer ou fazer nos entender k pacheco mudou,tdo bem, como bem disse as pessoas mudam,mas qual eh a sua expectativa no ministro pacheco em tudo k ele ja fez e usando da sua opiniao " as pessoas mudam".
Show more reactions8 hrs
Manage
Gervasio Silverio Egidio Vaz, grande Egídio. Trouxe um debate. Pintou o debate num academismo sério capaz de convencer o santo padre a abandonar a basílica de são Pedro no Vaticano. Vamos falar do assunto de forma resumida e por forma a ser perceptível. Madala, Pacheco athetha. Ayende enango kweko tiwaonembo.
Show more reactions8 hrs
Manage
Egidio Vaz Porquê?
Show more reactions8 hrs
Manage
Show more reactions8 hrs
Manage
Gulumba D. Mutemba Peixe seco é um caso falhado,porque temos que depositar ainda confiança nele?porque as pessoas mudam?
Este país será que tem falta de pessoas para fazer parte do governo?
Porque peixe seco tem que morrer a viver dos meus impostos?
Desde o tempo do Chissano até data hoje ,basta,se temos que dar confiança as pessoas então temos que parar de fazer mexidas,já que as pessoas mudam.
O peixe seco como governador mergulhou no sangue dos membros da Renamo,quando ministro do interior a polícia andava a matar a queima roupa pessoas acusadas de criminosas,que até chegou a testemunhar matanças nas bombas da Matola rio de polícia que estavam a escoltar um empresário que levava com ele dinheiro para Swazilandia ,no ministério da agricultura pilhou nossas florestas,nao conseguiu reduzir a fome do povo.
Desculpa lá meu mano,peixe seco não ,aliás,todos da Frelimo incluindo o próprio Nyusi. Até tinha que ser ele a colocar a disposição o cargo dele,porque não podemos pensar nos erro dos jogadores sem pensar no erro do selecionador.
Show more reactions7 hrsEdited
Manage
Jorge Fernandes Notei que, muito cuidadosamente, EV se esquece do envolvimento de Pacheco com a exportacao ilicita de madeira preciosa para a China (com o seu mano Chines).
Show more reactions6 hrs
Manage
Jorge Fernandes E as mortes de elementos simpatizantes da Renamo, quando ele era Governador de Pemba, na cadeia, tambem foi esquecido por EV. Anda comendo muito queijo.
Show more reactions6 hrs
Manage
Sergio Sawale Jorge Fernandes me desculpe mas José Pacheco nunca foi Governador de Pemba e não conheço alguma Província moçambicana com o nome de Pemba.
Show more reactions43 mins
Manage
Joaquim António Zandamela Kkk entenda-se Cabo Delgado
Show more reactions11 mins
Manage
Helton Mutchena Texto longo, recheado de referências... tudo isso com a intenção de nos fazer sentir mais imbecis do que já somos, como pareceu... No final fiquei com a sensação que somos todos acéfalos excepto o autor do texto. A marca gráfica desse texto tem um nome, só um nome *fnord* (acho k ha na Wikipédia). Mas no geral usa-se pra aqueles textos cheios que no ffinal não dizem nada, não formam nem informam, muito menos reflectem opinião ou argumento algum... só palavras e mais palavras pra preencher paginas. Devo estudar mais pra entender textos assim... Renato Zeca Mauricio Bernardo Cigarros concordam?
Show more reactions6 hrsEdited
Manage
Renato Zeca O ilustre Egidio Vaz ja teve momentos de gloria, periodo em que seus textos espelhavam a realidade dos factos e tinham um tom de critica aprazível, mas de uns dias para cá, tem me parecido que passou por uma lavagem cerebral de critico de merito passou para uma persona nom grata a prova disto é esse texto longo que na realidade é curto somente cheio de palavras para ocupar as paginas e distrair os preguiçosos na leitura. Mas enfim creio eu que ele sabe o que faz e tem um objectivo a curto, médio ou longo prazo...
Show more reactions10 minsEdited
Manage
Chacate Thinker Jonh Maxwell disse, numa das suas obras, intitulada "As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança": " As pessoas aceitam primeiro a si e depois as suas ideias". Um outro aspecto que parece importante chamar à colação tem a ver com o facto de que sempre que lança-se um concurso publico para uma vaga do emprego, exige-se o cadastro criminal dos candidatos. Caso o candidato tenha antecedentes criminais é automaticamente reprovado. E porque nao se dá oportunidade ao candidato para provar que pode ter mudado a sua conduta?

Pacheco tem antecedentes criminais e num pais serio, não num ensaio de Estado como nosso, Pacheco já devia ter sido recolhido às celas há muito tempo, pelos crimes ambientais por ele cometido com os seus irmãos chineses.

Portanto, o julgamento popular tem muitos fundamentos, incluindo antecedentes criminais deste ilustre que a partir do dia 13 de Dezembro de 2017 passa a ser a cara da Politica Externa de Moçambique.
Show more reactions6 hrs
Manage
Wa Gaya Um dia, PACHECO será ministro da SAÚDE. nhanisse
Show more reactions5 hrs
Manage
Caetano Jeronimo Nota zero para Egídio Vaz desta vez. Ha um obscurantismo por ai
Show more reactions2 hrs
Manage
Sergio Sawale Meu amigo dizia para alguem vender sua soruma também. ....."quando ver seus amigos fazendo corda, faz também a sua pois é possível que estejam para prender a sua mãe"..... (Provérbio sena citado por E.V)
Show more reactions18 mins

1 comentário:

Anónimo disse...


Caro Egídio, reflita neste texto que segue abaixo, extraído do livro Mein Kampf

…” Conheço indivíduos que lêem muitíssimo, livro por livro letra por letra, e que, no entanto, não podem ser apontados como "lidos". Eles possuem uma multidão de "conhecimentos", mas o seu cérebro não consegue executar uma distribuição e um registro do material adquirido. Falta-lhes a arte de separar, no livro, o que lhes é de valor e o que é inútil, conservar para sempre de memória o que lhes interessa e, se possível, passar por cima, desprezar o que não lhes traz vantagens, em qualquer hipótese não conservar consigo esse peso sem finalidade. A leitura não deve ser vista como finalidade, mas sim como meio para alcançar uma finalidade. Em primeiro lugar, a leitura deve auxiliar a formação do espírito, a despertar as disposições intelectuais e inclinações de cada um. Em seguida, deve fornecer o instrumento, o material de que cada um tem necessidade na sua profissão, tanto para o simples ganha-pão como para a satisfação de mais elevados desígnios. Em segundo lugar, deve proporcionar uma idéia de conjunto do mundo. Em ambos os casos, é, porem, necessário que o conteúdo de qualquer leitura não seja confiado à guarda da memória na ordem de sucessão dos livros, mas como pequenos mosaicos que, no quadro de conjunto, tomem o seu lugar na posição que lhes é destinada, assim auxiliando a formar este quadro no cérebro do leitor. De outra maneira, resulta um bric-á-brac de matérias aprendidas de cor, inteiramente inúteis, que transformam o seu infeliz possuidor em um presunçoso, seriamente convencido de ser um homem instruído, de entender alguma coisa da vida, de possuir cultura, ao passo que a verdade é que, a cada acréscimo dessa sorte de conhecimentos, mais se afasta do mundo, até que acaba em um sanatório ou, como "político", em um parlamento.

Nunca um cérebro assim formado conseguirá, da confusão de sua "ciência", retirar o que é apropriado às exigências de determinado momento, pois seu lastro espiritual está arranjado não na ordem natural da vida mas na ordem de sucessão dos livros, como os leu e pela maneira por que amontoou os assuntos no cérebro. Quando as exigências da vida diária dele reclamam o justo emprego do que outrora aprendeu então precisará mencionar os livros e o número das páginas e, pobre infeliz, nunca encontrará exatamente o que procura.

Nas horas críticas, esses "sábios", quando se vêem na dolorosa contingência de
Pesquisar casos análogos para aplicar às circunstâncias, só descobrem receitas falsas.”