segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Mondlane é arquitecto da Unidade Nacional


Comments

1
Francisco Moises said...
umBalane,
As tristes piadas mentirosas da Frelimo nao tem limites. Os mentirosos sao assim: terminam por acreditar nas suas proprias mentiras. E assim é a Frelimo. Mas as tais escolas, colégios e universidades em tais zonas libertadas vinham da pluma dos mestres mentirosos liderados por Sérgio Vieira -- ele proprio nunca ia a tais zonas. O que existe e domina é a hipocrisia daquela estorieta stalinista de "duas pernas mau, quatro penas bom" de George Orwell no "Jardim dos Animais (Animal Farm)."
Todos os animais deviam dormir no chao visto que as camas eram coisas retrogradas do homem, do senhor Jones, o dono do Jardim, que foi destronado pela revoluçao.
Este foi o idealismo que galvanisou a revoluçao no Jardim dos Animais. Mas depois da revoluçao, o camarada porco Napoleao depois de destronar Snowball, e os outros porcos dormem em camas com lençoes -- o que causou certos sussuros nos animais. Mas os caes, fiéis guardas vermelhos, grupos dinamisadores e snaspeiros, mantem disciplina, mordendo no quem exprima ideias criticas. A mostra dos dentes destes caes bastava para intimidar e fazer todos os animais cagar com medo e eram enviados aos campos de re-educaçao.
Mas a lei muda-se e le: "todos os animais sao iguais, mas alguns sao mais iguais do que outros" em vez da ideia principal da revoluçao de "todos os animais sao iguais."
E é assim os camaradas dirigentes da Frelimo criaram uma classe que era mais igual do que os outros.
Por causa da sua literatura, o nome Orwell é agora associado com stalinismo ou totalitarismo. Isto chama a noçao orwelleana.
NOTA: por engano coloquei este comentario num outro lugar, enquanto devia estar aqui.
2
umBhalane said...
E eu a "julgar" que tinham frequentado as escolas secundárias, as universidades das "áreas libertadas", as terras do "homem Novo"!!!!!!!!!!!!
Afinale????????????
3
Francisco Moises said...
Eis o Helder Martins que tentou nos dizer que Mondlane foi o arquitecto da uniao nacional. Obviamente esta é a linguagem que aqueles que estiveram no comité central ou ligados a Mondlane falam na sua historia da Frelimo. Os factos observados por outros que se revoltaram contra a liderança de Mondlane tem uma outra historia a contar.
Como é que Helder Martins nao pode mentir descaradamente aqui? Ele nao sofreu do barbarismo da ditadura mondlanista nem conheceu a dureza de ser refugiado e de ser combatente. Nunca viveu no interior -- Em Cabo Delgado ou em Tete. Na verdade, apoveitou-se e beneficiou-se da guerra. Como quase todos estes que se fizeram de herois que nunca conheciam a vida dura do interior, ele vivia bem numa boa casa em Dar-Es-Salaam, fazendo-se de doutor médico sem qualificaçoes exactas ou completas.
As suas crianças iam a escola francesa de Dar Es Salaam para aprenderem a falar e a ler na bela lingua de Molière. As crianças do Bobo, alias Eduado Mondlane, iam a escola americana para serem bons Yankees e as crianças de Uria Simango iam a uma escola Tanzaniana de grande calibre onde estudavam em ingleses. Eis o apartehid que aqueles saloios impunham nos moçambicanos.
Todos estes saloios da elite frelimista viviam bem com moleques e tudo e mandavam as suas crianças para as melhores escolas que havia em Dar. Nenhum deles se dignou enviar uma unica das suas crianças para as ditas escolas da Frelimo de Tunduru, onde o velho Solomon, um analfabeto ao cubo, de quem ja falei aqui, era director da escola no meio da mata de Tunduru, uma regiao infestada por grandes gatos ou leoes.
Nenhum destes macambuzios enviava as suas crianças para aquela outra piada da escola da Frelimo de Bagamoyo ou a miseravel escola da Frelimo no campo de refugiados de Rutamba. Nao em Rutamba, embora a Frelimo tivesse a sua escola, os alunos nao eram enviados para la pela Frelimo. A Frelimo nao tinha tutela do campo que era das Nacoes unidas. Certas crianças no campo iam a escola da Frelimo visto que a escola elementar das Naçoes Unidas no campo nao podia tomar muitas crianças.
Ter as suas crianças naquelas escolas custava caro, nao é? Donde é que Helder Martins, Uria Simango, Mondlane e outros grandes da Frelimo em Dar obtinham o dinheiro? Obviamente, o dinheiro da CIA obtido por Monlande, o dinheiro dado a Frelimo pela Organisaçao da Unidade Africana e outros doadores para ajudar a Frelimo e os militantes. Mas, ya, os pobres que se lixem -- a esmagadora maioria nao ia a escola e os miseraveis da Frelimo os enviava as suas piadas de escolas de Tunduru e Bagamoyo, onde os professores sao sabiame nem podiam falar portugues adequadamanete.
Pode-se ver porque Helder Martins mente e louva Eduardo Mondlane.
4
JJLABORET said...
Taí...pra não fugir à regra!
Conte-se quantos "libertadores" já insultaram a arte da escrita, cada qual aviltando a história e escrevendo suas mentiras a respeito de sí próprios. Ou alguém acha que tais crápulas escreveriam sobre os crimes que devam ter praticado ou mesmo concorrido para consumar-se?
Deus meu! É moda ao frelimista escrever livro. Banalizou mesmo! Cada qual o seu! Isso para safar-se do julgamento futuro?
João Batista, aquele que vestia pele de camelo e comia gafanhotos, já dizia, há pouco mais de dois mil anos atrás: Raça de víboras! Que fareis para salvar-se da ira futura?
5
Francisco Moises said...
Na verdade, a versao do latrineiro da Frelimo. Nao se pode aprender coisa ser de Helder Martins.
6
umBhalane said...
O mentor das latrinas...

Sem comentários: