domingo, 21 de janeiro de 2018

Jornalistas negam apoio ao candidato da FRELIMO em Nampula

Moçambique


A polémica estalou com uma notícia sobre o alegado apoio de jornalistas ao candidato da FRELIMO às intercalares em Nampula, norte de Moçambique. Os profissionais refutam as acusações e o Sindicato distancia-se do caso.
default
Amisse Culolo é o candidato da FRELIMO à presidência do município de Nampula
Tem dado que falar um encontro que Amisse Culolo, candidato da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) à presidência do município de Nampula, teve esta quarta-feira (17.01) com várias figuras de Nampula, incluindo jornalistas. A polémica surgiu depois de um artigo publicado pelo jornal Notícias, o mais antigo do país, segundo o qual Amisse Cololo "manteve contactos com diferentes grupos profissionais na tentativa de conquistar o voto" nas intercalares de 24 de janeiro, "tendo estado com médicos, empresários e jornalistas que, no entanto, garantiram apoiar a sua candidatura".
Mas jornalistas que estiveram presentes no lanche oferecido pelo candidato da FRELIMO disseram à DW África que não prometeram votos a Amisse Cololo.
"Não sei de onde [o jornalista] tirou essa informação", afirma Ortigo Marcos, jornalista da Rádio Haq. "A única coisa que o candidato disse, depois de chegar à sala em que estivemos, é que agradecia muito pelo que a imprensa tem feito na divulgação da sua campanha eleitoral e do seu manifesto. Sobre a questão de pedir votos, não me lembro que o candidato tenha dito isso", esclarece.
Mosambik Nampula - FRELIMO - Wahlkampf in Nampula
Campanha eleitoral da FRELIMO em Nampula
O jornalista Aunício da Silva, diretor editorial do Jornal Ikweli, também condena a atitude do autor do artigo, que acusa de ter manchado o "bom nome" de todos os profissionais da comunicação social e de "ferir" a própria lei de imprensa.
"Esqueceu-se de colocar que são os jornalistas do jornal Notícias que estão a apoiar o candidato, porque isso fere os dez princípios de cobertura eleitoral que foram aprovados pelo MISA-Moçambique [Instituto de Comunicação Social da África Austral em Moçambique] e pelo Sindicato Nacional de Jornalistas na Beira", em 2009, sublinha.
Aunício da Silva fala em "interesses ocultos" por detrás do polémico artigo. "Esta peça surge apenas para distrair-nos das estratégias que os partidos estão a usar para controlar o poder da cidade de Nampula. Se calhar há algum interesse de despistar a opinião pública", sugere.
Sindicato distancia-se
O Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) em Nampula distancia-se do caso. "Não estivemos envolvidos na preparação ou convocação de jornalistas para o encontro que houve para pedido de votos", esclareceu a secretária provincial do SNJ, Hermínia Francisco.

Jornalistas negam apoio ao candidato da FRELIMO em Nampula

"Os jornalistas, para além de profissionais, são cidadãos e gozam de direito de voto", lembra Hermínia Francisco. "Não tendo sido exercida essa atividade em pleno espaço laboral, na cobertura eleitoral é legítimo que esses jornalistas individualmente tenham acedido a tal encontro".
A legislação moçambicana proíbe jornalistas no ativo de fazerem campanha eleitoral por partidos políticos, mas abre espaço para que, caso seja do seu interesse fazê-lo, suspendam formalmente as atividades jornalísticas.
Código de Cobertura Eleitoral
Em comunicado, o MISA-Moçambique defendeu que "os jornalistas não podem apoiar nenhuma candidatura ou partido político". Para a organização de defesa da liberdade de imprensa, essa tomada de posição viola o Código de Conduta de Cobertura Eleitoral, um documento produzido na África do Sul, em 2012, e que foi assinado por vários órgãos de informação moçambicanos.
O porta-voz da FRELIMO, Caifadine Manasse, diz que o candidato Amisse Cololo não pretendia influenciar os jornalistas presentes no encontro. "O candidato da FRELIMO apenas pediu apoio, tendo em conta o facto de que eles também vão votar nas eleições. Também defendemos a liberdade de imprensa e os princípios de independência e imparcialidade no exercício da atividade", disse à agência Lusa o porta-voz do partido no poder em Moçambique desde a independência.  
As eleições intercalares de Nampula estão marcadas para a próxima quarta-feira (24.01) e realizam-se na sequência do assassinato do presidente do município, Mahamudo Amurane, a 4 de outubro de 2017, que continua por esclarecer.

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados


.
  1. Vale a pena recordar que, no nosso ordenamento jurídico eleitoral - artigo 53 da Lei número 10/2014, de 23 de Abril, que altera e republica a Lei número 7/2013, de 22 de Fevereiro, que estabelece o quadro jurídico para a eleição do Presidente do Conselho Municipal e dos Membros da Assembleia Municipal -, os jornais Notícias e Domingo são “órgãos de informação escrita pertencentes ao sector público”.
    Os interessados que sintam ou concluam que os sobreditos órgãos de informação estão a incumprir os seus deveres legais de “absoluta isenção e rigor” tem a prerrogativa de, querendo, recorrer a relevantes instituições do nosso Estado!!!
  2. Comments
    Jessemusse Cacinda Sim. Continuo a dizer. Tanto o jornal: "Notícias" e o SNJ deve vir a publico e esclarecer, senão, iremos concluir que o sindicato não existe.
    Manage
    3d
  3. SNJ em Nampula apoia candidato da Frelimo? Que isso significa? Onde se foram buscar competências tais? Algum esclarecimento por parte do Secretariado do SNJ em Maputo? E depois andamos a dizer que não nos respeitam...
    Comments
    Lawrence Francis Lambe botismo dos escribas. Lamentável caro Dr
    Manage
    4dEdited
    Policarpo Tamele Talvez jornalista free lancer, privado.....não sei. Pt
    Manage
    4d
    David Nhassengo O sindicato simplesmente oficializou aquilo que escondia...até de si. Não estou surpreso
    Manage
    4d
    Tomas Mario Se calhar este parágrafo corresponde apenas ao entendimento individual do repórter que escreveu a noticia! Eu acho que sim...
    Manage
    4d
    Ericino de Salema Esperemos pelo relevante esclarecimento, sendo esse o caso. Enquanto isso não ocorrer, prevalece o princípio da presunção de veracidade do que o Notícias escreveu...
    Manage
    4d
    Estevão Waka Mabjaia O mais provável, Ericino, há de ser pentear-se a verdade e vir-se a terreiro dizer “não é bem assim...”. Se o que vem escrito no Notícias estivesse noutro jornal qualquer ainda poderíamos esperar pelo tal de princípio de presunção de veracidade. Estando escrito num jornal como o Notícias, por um jornalista e tendo passado o crivo do editor não sei se o pior seria que tal não passasse de equívoco ou que tal fosse efectivamente verídico.
    Manage
    4dEdited
    Noa Inacio Inacio Vimaro, nao se trata de entendimento do reporter, mas sim do pensamento institucional da classe. Verdade que se diga ha alguns jornalistas que nao deixam o estomago lamnçar a area. Veja que gostaria que o COLOLO ganha-se
    Manage
    4d
    Tomas Mario Caro Noa, eu (salvo melhor entendimento) pertenço a essa classe; porém nunca fui consultado por ninguém a respeito! Ademais, posições "institucionais" de qualquer organização devem ser anunciadas oficialmente, e não na sequência de um contacto ocasional com o alvo de tal apoio! Numa palavra: seria um acto apenas para quem assim se pronunciou!
    Manage
    4d
    4d
    Kingkinho Acha Jornalistas de Shithole? Talvez
    Manage
    4d
    Gito Katawala Hehehehe!!!!
    Manage
    4d
    Jessemusse Cacinda Secretaria Provincial do SNJ em Nampula é a Dra. Herminiafrancisco Herminiafrancisco.
    Manage
    4d
    Jessemusse Cacinda Maria Idalina Patia sim. A identifiquei aqui para pronunciar-se. Ele dirá algo assim que estiver on-line
    Manage
    4d
    Maria Idalina Patia Muito triste o que acontece ultimamente , não somos proibidos pertencermosou sermos simpatizantes. Mas não é nesses moldes.
    Manage
    4d
    Edmundo Galiza Matos Jessemusse Cacinda este encontro foi o mesmo do que fazes referência noutro post?
    Manage
    4d
    Jessemusse Cacinda Edmundo Galiza Matos sim. É o mesmo. Vi a historia na TVM e STV, nao se falou de jornalistas. O jornal Noticias foi ao detalhe
    Manage
    4d
    Edmundo Galiza Matos Mas afinal onde entra o SNJ nesta história caro Ericino de Salema? Não li o Notícias - aliás há bons anos que não o leio - mas pelo teu "frame" do jornal não vejo "SNJ". Podes esclarecer caro Ercino?
    Manage
    4d
    Ciscaferrao Ferrao Dr.Salema hoje em dia a falta de caracter faz endoidecer as pessoas....nao espere muito delas para nao se magoar....faca sua luta
    Manage
    4d
    Didixo Taju Estaria surpreso se o SNJ apoiasse a mamã Filomena Mutoropa. ...mas Cololo haaaaaaaaaaa até à mamã Amurane consiguiu convencer. ..!
    Manage
    4d
    Rudolfo Cossa Uma autentica poca de vergonha, onde estamos mesmo?
    Manage
    4d
    Esaúú Cossa Que coisa.....
    Manage
    4d
    Tomo Junior Ericino de Salema alguém que devia fiscalizar...Lamentável!!!
    Manage
    4d
    Maria Idalina Patia O silêncio ou ausência nesse encontro seria a melhor forma de se mostrarem imparciais.
    Manage
    4d
    Helio Macanga E parece que a moda de uma Pessoa aparecer a falar em nome de todos veio para ficar. Por coincidência ou não, todos estes singulares apoiam o mesmo partido em nome de todos outros
    Manage
    4d
    Faissone Massulane Massulane Medo d perder poderes uma vez k pagaram. ate onde regros grita com viva voz so porcausa dos 500mt, falem por ci nao em nome das instituicoes paaa lamber der ven si k e d fome
    Manage
    4d
    Felisberto Luis Machava MESMO EU FIQUEI SURPRESO AO VER ESTA REPORTAGEM D K AGENTES ECONOMICOS.ENFERMEIROS E QUADRO DO ESTADO NESTA FALCATRUA DO PARTIDO NO PUDER UMA PENA
    Manage
    4d
    Ernesto Nhanale Ericino de Salema, ademais, só o facto de um candidato fazer um evento público de champanha em que solicita e manifesta o apoio público das classes profissionais (que deveriam ser independentes), incluindo o jornalismo, não deixamos de estar mal
    Manage
    4d
    Luis Nhachote Mano Icen, A,K,A Ericino, o SNJ ainda existe ou apenas tem edificios?
    Manage
    4d
    Antonio Zefanias Coisas de Jornalistas de Nampula...cá no Bons Sinais isso não iria acontecer. Corríamos logo com este sindicalista.
    Manage
    4d
    Rafael Omar Bem...eu nao estava no encontro, que se chamou de confraternizacao, mas sei que o Partido Frelimo nao convidou o SNJ para este evento. Convidou, sim, jornalistas que cobrem a campanha do candidato da Frelimo. E por aquilo que ouvi das pessoas que la estavam, ninguem se comprometeu a nada. Nao li a noticia completa, mas...Ish!
    Manage
    4d
    Jessemusse Cacinda Entao o SNJ deve emitir um comunicado a distanciar-se e reiterar que nao apoia nenhum candidato.
    Manage
    4d
    Sarmento Abel Sande Para reposição da verdade.
    Manage
    3d
    Morais Correia Cacinda, terá estofo para tal?
    Manage
    3d
    Jessemusse Cacinda Morais Correia já reagiu a secretaria neste mesmo post. E hoje haverá uma conferencia de imprensa
    Manage
    3d
    Domingos Roldão Da Conceição Vergonha a ser verdade
    Manage
    4d
    Bernardino Conselho Antes do juizo final!!! Rafael Omar, Alberto Francisco, Sandra Eugenio, e demais colegas baseados naquela autarqui como é que reagiram a notícia,
    Manage
    4d
    Sandra Eugenio Não sei ilustre e caro colega Bernardino Conselho porque não fiz parte do encontro.
    Manage
    3d
    Rafael Omar Eu presumo que a frase nao foi bem construida. Tenho a certeza, e ouvi isso, que os empresarios e medicos garantiram...sim. Mas de jornalistas, duvido. O jornalista que escreveu isso devia ter a tecnica de separar. "Que, no entanto, os dois primeiros grupos garantiram...".
    Manage
    4dEdited
    Bernardino Conselho Entendido, qual a versão correcta Victorino Pedro Cumbucane?
    Manage
    4d
    Rafael Omar "Que, no entanto, os dois primeiros grupos garantiram...".
    Manage
    3d
    Amos Fernando Caro, colega e mais velho Rafael Omar quer com isso dizer que a notícia na foto publicada pelo ilustre Ercinio de Salema escamutia a verdade? Mais uma obra de bajulação e ... dos nossos colegas? Uma coisa me chama atenção, é que lida a matéria, o artic...See More
    Manage
    4d
    Horacio Tito Namame Triste para o jornalismo muito parcializado ate levam imagens do passado para campanha no dia em que o proprio candidato nao saiu para as ruas apenas instituições apartidarias
    Manage
    4d
    Horacio Tito Namame Triste para o jornalismo muito parcializado ate levam imagens do passado para campanha no dia em que o proprio candidato nao saiu para as ruas apenas instituições apartidarias
    Manage
    4d
    Sebastiao Paulino Por mim nao acompanhei nenhum encontro marcado pelo candidato Cololo com os jornalistas da cidade de Nampula. Restame saber onde esse articulista trouxe essa informacao porque para mim nao garante voto a nenhum candidato. Senhora secretaria do SNJ-Nampula aguardo a sua reaccao sobre essa informacao.
    Manage
    4d
    Nobre Paulo Pedro Canhanga Ate parece qui algumas figuras de alto calibre si assim podemos considerar refirome do Tomas salomão podia evitar essa vergonha pelo partido.
    Manage
    4d
    Juma Aiuba Quando você pensa que já viu tudo!
    Manage
    4d
    Eduardo Marques Muchanga Temos de perceber bem as notícias dos jornais sub o risco de mancharmos a imagem de uma toda instituição ou pessoas. Não quero com isso criticar a pessoa que escreveu o comentário acima mas é uma chamada de atenção amigável. Temos de ter a capacidade de perceber o que o homem do jornal quis dizer mesmo sem o ter dito. Obrigado pela compreensão
    Manage
    4d
    Edmundo Galiza Matos "Médicos, empresários e jornalistas, que no entanto garantiram apoiar a sua candidatura." - A pergunta é: Onde entra aqui o SNJ?
    Manage
    4dEdited
    Ericino de Salema “Grupos profissionais garantem voto a Cololo” - título do artigo do Notícias. Qual é a organização que “auspicia” os jornalistas enquanto classe profissional?
    Manage
    4d
    Edmundo Galiza Matos Bolas Ericino de Salema - demoraste assim tanto a esclarecer um coisa tão simples. Como disse, não li nem vi a matéria, pelo que os meus comentários se basearam na imagem que tu postaste. Uma imagem que não diz nada sobre esse hipotético apoio do SNJ. Tivesses posto a imagem com este título escusar-me-ia de tecer qualquer comentário pois está claro. De qualquer forma, e a crer no que escreveu o meu colega Rafael Omar, não é verdade que o SNJ tenha endossado tal apoio a Cololo.
    Manage
    4d
    Ericino de Salema Edmundo Galiza Matos, a busca do “pão e manteiga” nem sempre nos dá espaço para estarmos aqui. Bem, enquanto não houver “esclarecimento” por parte do SNJ, a presunção de veracidade prevalecerá...
    Manage
    4dEdited
    Edmundo Galiza Matos "Presunção de veracidade prevalecerá". Que seja. Só que para mim certos jornais perderam toda a credibilidade. Não lhes concedo esse direito. Entendes?
    Manage
    4d
    Emidio Beula Edmundo Galiza Matos Um grupo de jornalistas não é necessariamente representativo da classe dos jornalistas. Estando em Nampula, eu não me sentiria vinculado a esse grupo de jornalistas que garantiu voto em nome dos profissionais. A razão é simples: ainda não me filiei ao sindicado. De modo que as posições do sindicato não me vinculam. E mais: ao contrário de uma ordem profissional, a filiação a um sindicato é voluntária, isto é, nenhum jornalista será demandado por exercer a profissão sem o crachá do SNJ.
    Manage
    4dEdited
    Jessemusse Cacinda O SNJ é a organização que fala em nome dos jornalistas como um grupo profisdionais. Outras organização são de defesa dos direitos. Enquanto o SNJ não se distanciar deste pronunciamento é porque o que foi escrito aqui é verdade. E pior. Vergonhoso. Isso ofende a inteligencia dos escribas
    Manage
    4d
    Edmundo Galiza Matos Leste o que escreveu aqui mesmo o nosso Rafael Omar?
    Manage
    4d
    Jessemusse Cacinda Vi. Mas o SNJ ainda nao circulou um comunicado. É isso que vai validar o distanciamento oficial do sindicato
    Manage
    4d
    Edmundo Galiza Matos Aguardemos. Confio no meu Sindicato.
    Manage
    4d
    Emidio Beula O SNJ fala em nome dos associados e não em nome dos jornalistas... Isso tem de ficar claro!
    Manage
    4d
    Jessemusse Cacinda Mas não é uma associação, mas sim um sindicato, Beúla
    Manage
    3d
    Belizario Macamo Seja lá como for, o SNJ deve, sim, pronunciar-se. Será muito importante.
    Manage
    3d
    Pedro Santa Maria Não é suposto as classes/associações profissoonais serem apartidarias e estarem acima dos interesses politico-partidários? Ou ao Partido-Estado havemos de voltar?
    Manage
    4d
    Ismael C. Gocaldas A ser verdade muito triste, isto esta de pernas para o ar.
    Manage
    4d
    Herminiafrancisco Herminiafrancisco E com indignacao que vejo este post aonde o Dr. Ericino de Salema lanca rajadas de perguntas sobre um suposto apoio do SNJ Nampula ao candidato da Frelimo as eleicoes intercalares. Lamento o facto de se dar o trabalho de republicar um artigo explicito em rede social quando podia ficar esclarecido bastasse falar com as fontes autorizadas. Sera que pretendia algum protagonismo? Qual? Ou e o gosto de falar passar a imagem de que os outros nada fazem, so eu? Em relacao ao assunto tenho a dizer o seguinte:
    1. O SNJ nao tem nada a ver com o encontro havido entre os jornslistas e o candidato
    2. Nao esteve envolvido na convocacao dos jornalistas e muito menos foi solicitado para fazer parte do referido encontro.
    Deve ficar claro que o SNJ e um organizacao apartidaria,
    Envolve jornalistas e quadros de producao que podem ter interesses partidarios
    Conforme escreve o Noticias, que em nenhum momento cita o SNJ, os jornslistas foram convidados como profissionais e como cidadaos que gozam de direitos, um dos quais,o de votar.
    Para dizer que cada um dos jornalistas presente no tal encontro, fi-lo a titulo individual e nao em nome de uma intituicao.
    Manage
    3d
    Ericino de Salema Prezada Hermínia,
    Sugiro que cuide sempre de distinguir a mensagem do mensageiro. O Notícias escreveu, o cito, quem [formalmente] representa a classe é o SNJ, e...!
    Melhor fazer um esclarecimento e o endereçar ao Notícias, que diz claramente quais as ...See More
    Manage
    3d
    Rafael Omar Ai esta a reaccao do SNJ. mas esta tarde ha confeencia de imprensa conjunta MISA/SNJ. Vamos ter mais informacoes a volta deste polemico texto do Noticias.
    Manage
    3d
    Ericino de Salema Bem visto, Rafael Omar. O assunto aqui é “polêmico texto” do Notícias e não o Ericino. Citei, sem margem para dúvidas, a fonte da minha indignação!!!
    Manage
    3d
    Bernardino Conselho Aguardando a reação oficial do MISA / SNJ. E mais esclarecimentos, pois o tal texto, agora apelidado de "polemico", e bem apelidado, encomoda a mim e acredito que a classe no geral.
    Manage
    3d
    Parpinto Filipe Nhampimbe Sinceramente não sei o que é pior: Que Herminiafrancisco acredite nos argumentos que apresenta ou ela mesma estar consciente de que o problema não está nesta publicação mas no notícias, pretendendo apenas que todos nós acreditemos no contrário.
    Manage
    3d
    Joel Araújo Bofana Mano Salema, continue a nos brindar com as réplicas mal paradas. Só assim que este nosso belo Moçambique, vai rumar ao progresso.
    Manage
    3d
    Joel Araújo Bofana Esta na cara que a Hermínia está contra o progresso do nosso País, e quer distrair os nossos compatriotas. Mas aconselho-a a não perder o seu rico tempo, pois o pacato cidadão está de olho!

Sem comentários: