sábado, 17 de fevereiro de 2018

25 anos? "Justiça terrena" não é suficiente para Pedro Dias


Advogado de casal defende que pena de 25 anos não é suficiente para Pedro Dias
O advogado dos familiares do casal baleado em Aguiar da Beira pediu hoje a pena máxima de 25 anos de prisão para Pedro Dias, apesar de considerar que a "justiça terrena" não será suficiente para o punir.
Durante as alegações finais, o advogado João Paulo Matias afirmou não ter dúvidas de que as mortes de Liliane e de Luís Pinto aconteceram depois de Pedro Dias ter baleado os militares da GNR Carlos Caetano (que morreu) e António Ferreira (que sobreviveu).
Este é um dos casos em que o ordenamento jurídico português "devia repensar a pena máxima de prisão", afirma o advogado
Nesse âmbito, o advogado disse esperar que "a justiça divina também faça a sua parte do trabalho, além da justiça terrena".
Segundo João Paulo Matias, o casal saiu de Palhais, no concelho de Trancoso, entre as 05:20 e as 05:30 de 11 de outubro de 2016 com destino a Coimbra, para uma consulta.
Atendendo às horas a que as viaturas do casal e da GNR foram filmadas pela câmara do posto de combustível da Quinta da Lameiras a passar na Estrada Nacional 229 e à distância de 1,4 quilómetros até à zona onde Luís e Liliane foram encontrados, o advogado considerou que os disparos terão ocorrido entre as 06:25 e as 06:40.
Estes crimes terão acontecido depois de já ter matado Carlos Caetano junto ao hotel em construção nas Caldas da Cavaca, onde a patrulha da GNR o abordou, e de ter disparado contra António Ferreira na Serra da Lapa, acrescentou.
Na sua opinião, "foi para lançar confusão na investigação, para desviar a atenção de si próprio, que [Pedro Dias] criou este novo cenário de crime", fazendo crer que se tratava de "uma operação Stop que terá corrido mal".
Isto porque, acrescentou, o arguido sabia que estava referenciado no posto da GNR de Aguiar da Beira e que, depois de Carlos Caetano e António Ferreira serem encontrados, "iria ser um dos suspeitos".
Tal demonstra "a frieza, o espírito calculista, a crueldade e a indiferença perante a vida humana" que o arguido tem, frisou, acrescentando que "as mentiras e o comportamento" que teve depois reforçam a convicção de que é culpado.
João Paulo Matias mostrou-se convencido de que todos estes crimes aconteceram apenas porque Pedro Dias não queria correr o risco "de poder perder a guarda da filha, que tinha a muito custo conseguido, a escassos dias dos acontecimentos".
Também o advogado da companheira de Carlos Caetano, Miranda Carvalho, pediu a pena máxima para Pedro Dias, considerando que, na versão que o arguido contou na quinta-feira ao tribunal, arranjou "lógicas quase absurdas para justificar o injustificável".
Dirigindo-se ao coletivo de juízes, o advogado afirmou: "Ninguém perdoará se vossas excelências, com a prova que existe nos autos, a fundamentação e os depoimentos das testemunhas, não aplicarem ao arguido a pena de 25 anos".
Miranda Carvalho realçou estarem em causa execuções, tendo Pedro Dias, nos quatro casos, apontado as armas para as cabeças das vítimas, o que não aconteceu por acaso.
Tiago Gonçalves, que representa Lídia da Conceição, disse não ter dúvidas de que a mulher foi sequestrada e violentamente agredida por Pedro Dias numa casa de Moldes, no concelho de Arouca.
As lesões resultaram de uma violência desmedida, procurando calar a assistente para não ver posto em causa o seu plano de fuga
No entanto, como o relatório médico-legal refere não haver relação direta entre as lesões e o AVC que Lídia da Conceição sofreu 44 dias depois, o advogado disse que Pedro Dias deve ser condenado pelo crime de ofensa à integridade física qualificada e não pelo de homicídio qualificado sob a forma tentada (o que já tinha sido também defendido pelo Ministério Público).
Pedro Dias está acusado de três crimes de homicídio qualificado sob a forma consumada, três crimes de homicídio qualificado sob a forma tentada, três crimes de sequestro, crimes de roubo de automóveis, de armas da GNR e de quantias em dinheiro, bem como de detenção, uso e porte de armas proibidas.
O julgamento prossegue durante a tarde, com as alegações finais da defesa de Pedro Dias.
Ordenamento jurídico português "devia repensar a pena máxima de prisão"?
Advogado de casal defende que pena de 25 anos não é suficiente para Pedro Dias
DN.PT
Comentários
Maria Teresa Franco Sim! Para não retrocedermos na civilização, já que fomos os primeiros a extinguir a Pena de Morte, ao menos Prisão Perpétua em trabalhos forçados.
Gerir
Responder20 h
André Pais Prisão perpétua é estar a criar um parasita, alguém que seja preso aos 30 fica, pelo menos, 40 anos preso
E depois pago eu e o resto
Trabalhos forçados nunca vai passar na europa, aqui ainda existem direitos humanos
Gerir
Responder18 h
Lito Sousa André Pais, se formos pelo argumento "nós é que pagamos", então quanto menos tempo melhor, para não nos sair muito do bolso.
Gerir
Responder18 h
Teresa Costa Prisão perpétua a pão e água
Gerir
Responder12 h
Alberto Pereira Nem com a pena de morte, se acaba com os criminosos, veja-se nos EUA e em alguns estados, em que a mesma é aplicada, como o crime prolifera na mesma. É o instinto de malvadez do ser humano....!!!
Gerir
Responder19 h
Lito Sousa Por não acabar o crime deixamos de o castigar?O exemplo americano está longe de ser igual ao nosso,a começar pelo tema armas...
Gerir
Responder18 h
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Cristina Santos Não concordo com a pena de morte mas concordo com a prisão perpétua. Existem "pessoas" que devido à natureza dos crimes cometidos, nunca mais deveriam sair da prisão. E também acho que deveriam arranjar uma forma de essas pessoas terem que trabalhar para " pagar" os custos associados à sua sobrevivência na prisão. É a minha opinião
Gerir
Responder16 h
Marco António de Nobrega Toda esta historia está muito mal contada . A começar pelos GNR´s.
Somos parvos , mas nem tanto . E escrevo por mim , obviamente , que também posso asneirar por aqui , como outro cidadão qualquer .
Gerir
Responder13 h
Cláudio Margarido Mal contada... mesmo...
Gerir
Responder11 h
Gilberto A. Oliveira Nada justifica crimes!Crimes de morte(a não ser em legítima defesa tem que ser punidos com morte!!É vergonhoso ver assassinos serem condenados a 4,7,10,17 de cadeia como acontece em França,Inglaterra e em outro países!!E a vítima que nem sabe o motivo pelo qual foi morta,acaso vai ressuscitar após 3,4 ou10 anos de"morte?!Acaso alguém assassinado por um doido desses vem passar um final de semana com a família?Um feriado?Não!!!A morte é eterna,pena de quem foi morto por bandidos,radicais,drogados!!Estados democráticos de direito as vezes dão mais direitos aos bandidos que ao cidadão!!Pior na maioria dos casos a punição maior é sempre para a vítima,que tem sua vida ceifada,sonhos e projetos interrompidos!Vejam o caso da menina Maelys,onde o assassino é tratado com reverência pela polícia francesa!
Gerir
Responder14 h
João Fernandes Também acho. Para este caso é muito pouco. Mas para quem vive em fantasia fazendo dos outros tolos e até os advogados dele vão pedir à absolvição, já hão sei o que esperar. Mas neste caso, ia pedia um julgamento mas nos EUA.
Gerir
Responder3 h
Isolina Santos Para casos assim era pena de morte ,não vão discutir na assembleia a Eutanásia???? Estes casos são mais importantes e para outros casos menores 40 anos sem direito a sair
Gerir
Responder17 h
Paulo Magalhães Claro que devia ser repensado todo o sistema jurídico, mas nós somos muito mais inteligentes e experts do que por exemplo os USA. Eles lá não brincam, aqui é que gostam de brincar com quem fica a sofrer por causa de idiotas que não fazem falta nenhuma na sociedade.
Gerir
Responder13 hEditado
Carlos Vasconcelos 25 anos, muito pouco. Deveria ser prisao perpectua, ou mesmo, cadeira electrica, tal como o fazem na America em alguns estados e mesmo em outros paises....!!!
Gerir
Responder18 h
Luiz Raul D Almeida Sem a mínima dúvida - pelos menos a Prisão Perpétua, para certos monstros e criminosos. Mas, aqui é impraticável - até se pede a absolvição para Pedro Dias !!!
Gerir
Responder18 h
Jose Olfredo Cantarelo Aqui,podiam até, instituir a pena de morte.Tal como a pena máxima de prisão 25 anos,...não funcionava. Continuavam todos os criminosos á rédea solta e com penas suspensas.
Gerir
Responder18 h
Ricardo P Jr. ..50 anos de pena máxima; com carácter especial no mínimo a duplicar para juízes, políticos, forças de segurança publica corruptos! .....infelizmente vivemos num país que juízes, politicos, forças de segurança publicas ficam sempre impunes a tudo, os assassinos apanham meia dúzia de anos de prisão e pedófilos e incendiários apanham penas suspensas.
Gerir
Responder19 h
André Pais Ou seja, numa pena a 50 anos uma pessoa fica presa até aos 70.. podendo pedir condicional após 40
Saindo da prisão com 60 anos.. nunca trabalhou porque foi preso cedo, que vai ele fazer ou contribuir? Quem contrata um ex-presidiário de 60 anos?
Gerir
Responder18 h
Maria de Lurdes Concordo e subscrevo Ricardo Jr. é uma vergonha a legislação Portuguesa 
Gerir
Responder18 h
Fernando Lopes Concordo plenamente prisão perpétua neste país tanto é condenado por matar um como 50 isto é a vergonha da justiça portuguesa
Gerir
Responder16 h
José Carlos Figueira Já que não pode ser a pena de morte, o que neste caso era pouco, ao menos prisão perpétua
Gerir
Responder20 h
Kenguela Pacheco 25 anos para ele e mais 25 anos para a advogada e mais 25 anos para o advogado assistente, somente com15 minutos de sol por dia o resto tempo metifos nas jaulas
Gerir
Responder20 h
André Pais Então e as penas para os advogados são dados a que instância?
Gerir
Responder18 h
Manuel Santos Certissimo
Gerir
Responder18 h
Milu Ponte As penas em Portugal são demasiado brandas. Devia ser como França em que há prisão perpétua. Estes crimes mereciam a perpétua.
Gerir
Responder18 h
Ilberto Pereira Uma pessoa morta=25 anos, duas mortas=25 anos, três mortas=25 anos....compensa é matar em quantidade!!!!
Gerir
Responder17 h
Mário Aljustrel Em certos casos....era a pena de morte.Façam um referendo.
Gerir
Responder20 h
Alberto Gil Codenado á pena de morte como ele condenou a quem tirou a vida
Os vinte cinco anos devem ser aplicados a advogada que anda a gosar com os familiares das vítimas
Gerir
Responder19 h
São Lopes Bastava acabar com o cumulo jurídico e permitir a acumulação de penas. Seria justo, a cada crime uma sentença, deixaria de existir o "para matar por um, mata-se 5 que é o mesmo preço"
Gerir
Responder19 h
Fernando Pereira Faneca E estava o problema resolvido!
Facílimo!
Mas tinham que trabalhar para ter direito á comida!
Gerir
Responder18 h
André Pais Ham, em Portugal existe a acumulação de penas
Se, por exemplo, violares três pessoas levas pena por cada crime que acumula até a um limite máximo de 25 anos
Matar uma pessoa não é o mesmo que matar duas ou três ou quatro ou dez, a questão é que se matas 10 e levas o mínimo de 8 anos por cada ficas com pena de 80 anos e o limite é 25

O problema não vem da falta, mas sim do limite baixo de pena máxima
Gerir
Responder18 h
São Lopes Prefiro pagar para os manter fechados.
Gerir
Responder18 h
André Pais Os presidiários trabalham dentro da prisão de forma a garantir que quando forem libertados tenham dinheiro para recomeçar a vida
Gerir
Responder18 h
Ana Bela Couteiro Absolutamente. Metam-no num buraco de 1 por 1 e deixem-no lá a apodrecer. A ele e a todos os bandidos e assassinos condenados.
Gerir
Responder19 h
Henrique Pereira Bute então pensar em pena de morte, tal como os polícias aplicam directamente a quem não pára numa operação stop.
Gerir
Responder20 h
Luís Rodrigues É mais a quem os tenta atropelar ou não?
Gerir
Responder20 h
Henrique Pereira Luís Rodrigues não.
Gerir
Responder19 h
Henrique Pereira Qualquer pessoa q pura e simplesmente se recuse a parar numa operação stop é perseguida e, se necessário, morta a tiro. Já aconteceu varias vezes. Os polícias são assim.
Gerir
Responder19 h
Sandra Rodrigues Nunca percebi porque se recusam a parar
Gerir
Responder19 h
Henrique Pereira Sandra Rodrigues não interessa o motivo. Seja qual for. Matam-se ?
Gerir
Responder19 h
Manuel Lopes Defensor de bandido... bandido é...
Gerir
Responder19 h
Henrique Pereira achas que sou defensor de bandidos. Com base em quê ? Ou serás tu o bandido ?
Gerir
Responder19 h
Luís Rodrigues Henrique Pereira, é morta a tiro se constituir uma ameaça. E olhe que, tendo sido estafeta de mota durante uma década, não fui sempre anjinho e nunca levei nenhum tiro dado pela polícia.
Gerir
Responder19 h
Henrique Pereira Luís Rodrigues pode explicar o que é "constituir uma ameaça" ? Note que estamos a falar em pena de morte.
Gerir
Responder19 h
Luís Rodrigues Se for um suspeito armado ou se estiver a avançar com a viatura contra terceiros, por exemplo. Qual seria a alternativa, diga-me? Deixá-los fugir e provocar danos a inocentes?
Gerir
Responder18 h
Henrique Pereira Luís Rodrigues, não, claro que não se deixam fugir. MATAM-SE.
Gerir
Responder18 h
André Pais A primeira alternativa no protocolo policial é disparar contra o pneu da viatura no caso de início de fuga em marcha lenta
Se for em marcha corrida deverá see emitido comunicado à central com matrícula, marca e características do carro em questão e pro
ceder à perseguição
Um polícia só pode disparar contra um civil que mostre uma real ameaça à integridade física ou manutenção de vida do agente ou terceiros
Matar uma pessoa ao volante pode fazer com que o corpo fique com o pé preso no acelerador, que torna o carro descontrolado e impossível de parar de forma convencional
Gerir
Responder18 h
Henrique Pereira André Pais completamente de acordo. Se forem três putos alcoolizados no carro, sem uma arma, sem um tiro, uma pedrada ou sequer uma careta, é de matá-los ?
Gerir
Responder18 h
Henrique Pereira É isso que toda a gente acha aqui ...
Gerir
Responder18 h
Luís Rodrigues André, e é exactamente assim que a maioria dos polícias reagem. O que o Henrique aqui faz é uma generalização injusta para quem veste uma farda e que tem que tomar decisões críticas em questões de segundos. Decisões essas que, felizmente, muitos de nós nunca teremos que tomar na vida. 
Deixa-se fugir alguém que constitua uma verdadeira ameaça e esse alguém na tentativa de fuga provoca um acidente com vítimas. E agora?
Gerir
Responder18 h
Henrique Pereira Luís Rodrigues já estão a arranjar histórias da carochinha (e se e se e se). Quem mata polícias leva, no maximo, 25 anos aplicados por um tribunal. Quem provoca um acidente é morto logo ali, pena aplicada por um polícia. O vosso conceito de justiça é muito diferente do meu. Não gosto da lei da selva. São feitios.
Gerir
Responder18 h
Kenguela Pacheco Mas ele nao tem culpa, o pai dele antes de comer a mai devia ir para o wc e esfregava o mangalho e o bicho ia pela sanita
Gerir
Responder19 h
Válter Ferreira Pena de morte é sempre uma hipótese. Ah, espera, para os europeus 'humanistas' parece que não...
Gerir
Responder12 h
Comentador Indiscreto quando ainda por cima se saber que ninguém condenado à pena máxima, cumpre efectivamente os 25 anos... ainda mais grave e vergonhoso se torna...
Gerir
Responder20 h
Dalila Soares Devia! É pena de morte. Se acham q podem tirar a vida... então tbm lhes podem fazer o mm
Gerir
Responder17 h
Isaura Maria Martins Era ser morto na prisão.como ele fez aos outros ..grande filho da put@@@ assassino.😈💩💣
Gerir
Responder16 h
Marina Batista Não é necessário a pena de morte. Mas pena perpétua sim. Mas a trabalhar ou internado com outros doidos
Gerir
Responder5 h
António Calado O mal também é aplicarem as máximas que existem! Preferem ter os bandidos soltos.
Gerir
Responder19 h
Lu Brás Para punir os criminosos nao havendo a pena de morte so a prisao perpetua
Gerir
Responder18 h
Adriano Martinho esse era andar o resto da vida com um peso de 50 quilos preso a cada uma das pernas e a comida era a que ele produzisse...
Gerir
Responder18 h
Kenguela Pacheco Qual é o nome que se chama a um bicho deste assassino....
Gerir
Responder19 h
Maria Carolina Vicente Neste caso nem sei o que dizer....infelizmente é uma tristeza enorme

Sem comentários: