terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

A BUSCA E CONCORRENCIA DESENFREADA AO TESOURO NO SUBSOLO A GORONGOSA

Reportagem
A BUSCA E CONCORRENCIA DESENFREADA AO TESOURO NO SUBSOLO A GORONGOSA
Por: Felisberto Naife - nosso correspondente.
Ouviamos rumores sobre a recem descoberta, existencia e ocorrencia de grandes quantidades de jazidas de Ouro, mas dicidimos ver in loco e tirar as provas materiais.
Sendo assim e atraves de carro privado, pelas 07.00 horas da manha partimos pela EN1 da cidade da Gorongosa. E devido os enormes buracos e cortes em crateras seguidas que caracteriza nossas estradas, marchamos lentamente em direcçao Norte, ou seja, Santungira Este.

Curiosamente, pelo caminho visualizamos varias carros de altas cilindradas ao ultrapassar em nos com muita pressa e emoçao de seus simples condutores. De principio nao sabiamos sobre qual era seus destinos.
Contudo, 36 Kms de nosso percurso e numa curva a esquerda compartilhada por uma pequena comuna, mercado e barracas, fomos acolhidos por um facto inedito:
Mais de 50 viaturas privadas de luxo e altas cilindradas no lado esquerdo da estrada nacional numero 1, estam parqueadas do nada em meios de quintais com casas de pau a pique e coberturas de palhas. Mais da metade dos carros ostentam as matriculas extrangeiras de 5 paises vizinhos na regiao.
Do outro lado direito, viam se quantidades incontaveis de motorizadas Taxi estacionados junto de um movimento humano admiravel.

Logo que passamos da primeira cena, 5 kms adiante junto a uma plantaçao de Eucaliptos, detectamos outro movimento que tambem nos chamou atençao, pois do nada haviam ali viaturas paradas em ambos lados das margens da N1, banquinhas moveis, grandes quantidades de mercadorias como aguas mineral, arroz, etc acabado de serem descarregados, pessoas agitadas e atravessando de um lado para outro, etc.
A principio imaginamos ser acidente de viaçao ou fim da tregua que talves culminaria com mais um ataque armado.

Porem, quando dois autocarros que acabavam de fazer ultrapassagem em nossa viatura pararam e de la desembarcaram muitos homens com ou sem bagagens e carregados em ombros e cabeças apressadamente seguiram os trilhos em direcçao a parte incerta, vimos que afinal aquilo seria a semi terminal ou ponto de escala da grande e lucrosa Mina de Ouro descoberta no dia 28/12/2017 segundo um comerciante local.
Depois que dispensamos nossa viatura de volta a vila, de seguida pegamos o taxi mota. Paga se 500Mt para percorrer mais ou menos 15 kms mata adentro ate a prospera area mineira.
O GARIMPO/BUSCA E O SUCESSO
A area é vasta. Nao ha associaçoes nem fiscais nem organizadores muito menos contralodores. O garimpo e feito de forma livre e individual ou grupos de amigos.
Ha muito Ouro com qualidade Internacionalmente apreciavel e aprovado -- oficialmente nao apuramos a valencia percentual mas um comprador da raça branca vindo da RSA garantiu nos ter 95%. Ou seja o Ouro sai em pepitas e lingotes (quilates) de ate 600 gramas ou menos. Aos que processam em bacias, visto na regiao esta chovendo e sem cessar, dizem eles que sao capazes de juntar quantidades consideraveis de 20 gramas por unico garimpeiro e em apenas 1 dia.
As profundidades maximas vao ate 2 metros, sendo que as pepitas maiores podem ser colectadas sem esforço e com simples remoçao de terras e pedras ate aos 10 cm do solo.
Aqui o rumor e noticia da existencia da mina de ouro explodiu tipo uma bomba milionaria de maneiras que esvaziou da gorongosa todos jovens activos afim de afluirem a area para se dedicarem a busca e exploraçao de seu recurso natural, a dádiva do Soberano Deus.
O preço local do Ouro varia da negociaçao entre o garimpeiro e o comprador ou nacional ou extrangeiro que tenha se estabelecido/instalar se a tempo integral ali junto as escavaçoes. Entretanto o grama talves se pegue 1.900Mt com tendencias inflacionaria de acordo com o tamanho da pepita.

CAÇADORES DE TESOURO OU COMPRADORES!!!
Tal como referimos acima sobre as marcas de viaturas parqueadas a uma distancia e a beira da EN1, ali vimos e deparamos com todo tipo de gente, pessoas e raças proveniente dos 4 cantos do planeta Terra. Todavia os Sul Africanos, Nigerianos, Zimbabweanos e Burundeses superam a quantidade de outros extrangeiros.
Sao quase todos compradores vivendo em tendas, palhotas, cabanas com coberturas de plasticos preto, caravanas, etc.
Pese embora circule e esteja aque varios Milhoes de Dollares, Rands e Meticais em bolsos, bolsas e pastas de caçadores de tesouros tal como de garimpeiros, mas, ainda nao foi registado um foco grave ou unico de furto ou assalto.
Alias, acho que os larápios estao cientes de que caso se aventurem ao roubo posetivamente morrerão porque muitos destes extrangeiros ( africanos) e para sua defesa, possuem consigo armas de fogo do tipo pistolas.

AMBIENTE SOCIAL NA AREA MINEIRA
Tal como mencinei, da fortuna enorme no subsolo, aqui a tudo e um pouco de todo entretenimento.
E se a mina ofercer mais ouro e durar ate todo Ano corrente, acredita se que havera gorongosa administrativa e cidade da gorongosa economoca, com perspectivas de construçoes nesta regiao de casas, pensoes, hoteis, restaurantes, etc tudo no regime oficial para receber e hospedar tanta gente vinda da regiao africana, norte e sul de Moz.
Ou por outra, o dinheiro e recursos natural que por aqui circula pode transformar a mata para uma grande cidade tal como Johannesburg, California, Sidney e outra intituladas cidades de Ouro.
Os preços de produtos alimentares sao muito altos - bem isto é normal em regioes de prospeçao mineira - que um prato medio do guisado custa mais de 300Mt, um cabrito medio a 6.000Mt, 1,5L de agua 70Mt, etc.
Numa dada altura vi uma coluna de 6 motorizadas carregadas de meninas entrando para um ponto do acampamento. Muitos homens que assistiram a chegada aplaudiram, assobiaram e pularam de emoçoes e alegria, uma forma de bem vindas das trabalhadoras de sexo para destrair os homens no tempo noturno.
Fala se que aqui, 1 só envolvimento sexual custa acima de 1.000Mt. As limpas e vaidosas chegam a cobrar 2.500Mt noite.
Ate entao nota se escasses de prostitutas pois a mina tem apenas 2 meses e elas ainda estao se mobilizando.
Enquanto nao chegam maioria das profissionais, as cozinheiras locais durante o periodo de seu descanso (as anoites que nem chegam a descansar), vao satisfazendo as necessidades sexuais de todo homem aque concorrente.

Notamos um problema de saneamento basico e higienes no trabalho. O problema esta onde e como urinar e o tipo limpeza em utencilios de cozinha visto que o rio Vunduzi esta a uma distancia dali.
Em termos de fecalismo muitos usam pás, pois isto esta em abundancia como instrumento de trabalho.
Ha discotecas, bebidas alcoolicas, videos ate madrigada, porque tem pessoal economico que ja instalou geradores para bares, lojas, carregamentos de celulares (25Mt por carga), etc.

A afluencia continua a subir pois no caminho de regresso a vila, deparavamos com muitos carros ligeiros de matriculas extrangeiras com destino a nova mina de ouro na Gorongosa.
Gorongosa uma regiao uma lenda. Ha um pouco de tudo na gorongosa, desde a guerra, milho, banana, mapira, cafe, gemas preciosas, ouro, areias pessadas, armas de fogo, curandeiros, magicos, batatas, tomates infinitos, florestas, madeiras, etc, etc.
Achamos que gorongosa é uma terra abençoada mas, sem aproveitamento sustentavel.
19/02/2018

Be Focus
LikeShow more reactions
22 Comments
Comments
Moniz Manuel Perpesse Jone AGRADEÇO, PEÇO QUE CLARIFIQUE COM AS IMAGENS, BOM TRABALHO
Manage
LikeShow more reactions
1d
Be Focus Nao somos reporteres oficiais. Para nossa segurança nao despertamos atençao sempre que estamos numa investigaçao. Mas o relato e os factos estao ai. Cade quem quiser deslocar se e ver in loco.
Lembre se que onde se tira foto ai tambem ha transfotos
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Wilsa Sofia Willy frelos são ladrões???
Manage
LikeShow more reactions
18h
Manito Nixon QUER DIZER:
Todo poderoso Deus encheu Mozambique de Jazigos de Gas,de Petroleo,de Ouro, de Mármoras,de Turmalinas,de Rubis....etc...etc..
Mas,os dirigentes sao ladroes ganaciosos../ o povo é o mais miserável do planeta...
escolas sem carteiras..hospitais sem medicamentos....//// Meu Deus.
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Horacio Mobana O governo deve negociar com a RENAMO. Compreende o que significa Rangers? Aquele tesouro é do povo. Nada de exploração desenfreada
Manage
LikeShow more reactions
1d
Ferrande Americo Mulavia Porra, boa bolada. Tenho que embarcar para lá. Aquele negócio dá muito dinheiro.
Manage
LikeShow more reactions
1d
Arlindo Bila Terra prometida,ainda é cedo irmãos este País tem muitas riquezas.do Rovuma à ponta D'Ouro do zumbo ao indico.
Manage
LikeShow more reactions
1d
Ilda Itelvina Vicana AQII EM CABO DELGADO-Namanhumbir o nosso tesouro foi engolido pelos tubarões sangue sugas e foi nos expropriado, !!?
Manage
LikeShow more reactions
22h
Elias Zeca Njazi Mortar Gorongosa a minha terra natal e la em vunduzi depois do mercado
Nòs somos ricos em tudo sò q aquele passado barulho tinha pintad muitas coisas boas em coisas sujas ,mas pronto me alegro por ouvir assim,pk um dia sozinho verei com meus olhos
Em seven six tambem foi um pouco assim em dois mil e dez la ao pe do rio nhaduhwe
Antes d cruzamento macossa,
Viva minha gorongosa
Berso d todo bem e quem esta contra se pica no olho
Manage
LikeShow more reactions
1d
Domingos Sande Lewane Dolesa As atraentes da noite teram os seus destinos (seram assassinadas a pós o actos sexuais )
Manage
LikeShow more reactions
1d
Ernisio Comandar Alguineiro Moçambicanos somos abençoado.
Manage
LikeShow more reactions
1d
Manito Nixon ABEÇOADOS.....O POVO A SOFRER??
e uns lacaios a engordarem.....!!!!
Manage
LikeShow more reactions
1d
LikeShow more reactions
8m
LikeShow more reactions
1d
LikeShow more reactions
1d
LikeShow more reactions
1d
LikeShow more reactions
1d
Gote Rafa A festa vai terminar daqui há nada por estar na beira da estrada.
Manage
LikeShow more reactions
1d
Claudio João Chichava Meu deus, quem me dera
Manage
LikeShow more reactions
1d
Ákila Jeremias Papasseco Papasseco Essa toda riqueza vai nos criar mais conflitos com esses nossos governantes
Manage
LikeShow more reactions
1d
Paulojoakim Paulo E' o poder d deus... Gratos
Manage
LikeShow more reactions
1d
John Wetela Hem? Ai está o perigo da morte.
Manage
LikeShow more reactions
1d
LikeShow more reactions
See Translation1d
David Jairosse Moçambique Terra Abençoada

Sem comentários: