domingo, 18 de fevereiro de 2018

MPLA defende Isabel dos Santos e critica obstruções à transição política em Angola



MPLA denunciou obstruções ao processo de transição política. E defende que a presença regular de Isabel dos Santos, filha do ex-chefe de Estado e presidente do partido, na sede nacional é normal.

MANUEL ARAÚJO/LUSA
Autor
  • Agência Lusa
O MPLA denunciou este domingo obstruções ao processo de transição política em Angola, defendendo que a presença regular de Isabel dos Santos, filha do ex-chefe de Estado e presidente do partido, José Eduardo dos Santos, na sede nacional é normal.
A posição surge numa nota divulgada pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), em resposta a notícias de órgãos locais dando conta de que, desde a saída do poder de José Eduardo dos Santos, a empresária é vista regularmente a trabalhar na sede do partido, no poder desde 1975. “Há gente que tenta, a todo custo, obstruir o processo de transição em curso”, critica o MPLA, na nota pública.
Colocada na presidência do conselho de administração da petrolífera Sonangol pelo pai, então Presidente da República, em junho de 2016, Isabel dos Santos foi exonerada das funções em novembro passado, pelo novo chefe de Estado, João Lourenço, que é vice-presidente do MPLA.
O partido refere que, desde que José Eduardo dos Santos “lançou as bases para que a transição política em Angola se desenvolvesse com a acuidade que se impõe”, têm surgido “uns tantos ‘advogados em causa própria’, ávidos para a obstrução do processo, especulando e espalhando muito intriga e difamação”.
“Questionar, por exemplo, a presença de um militante, no caso vertente a camarada Isabel dos Santos, militante do MPLA, que tem direitos e deveres como tal e como cidadã, à sede nacional do partido é a mais evidente deturpação dos factos. O MPLA não pode e não vai vergar-se a intrigas baratas e ao segregacionismo de quem quer que seja”, enfatiza a nota do partido, liderado por José Eduardo dos Santos.
Refere-se ainda que o MPLA “é um partido integrador, que não discrimina nem exclui ninguém”. “Se até mesmo aqueles que ontem pertenceram a outros partidos hoje convivem no seio do MPLA com todo o à vontade, porque não aqueles que nasceram dentro dele?”, questiona a nota do partido, sobre as críticas à presença assídua de Isabel dos Santos na sede, em Luanda.
Desde que deixou a Presidência da República em setembro, ao fim de 38 anos, José Eduardo dos Santos tem trabalhado regularmente na sede do MPLA, partido a que continua a presidir, tendo orientado várias reuniões, entre o bureau político e o comité central, só desde dezembro.
João Lourenço foi eleito Presidente da República nas eleições gerais de agosto, pelo MPLA, e tem traçado uma política de combate à corrupção e ao desvio de dinheiros públicos, criticando a impunidade do passado. Afastou ainda vários filhos e outros elementos próximos do anterior chefe de Estado da administração de várias empresas e instituições públicas, granjeando um forte apoio popular interno. Isabel dos Santos foi afastada da presidência da Sonangol com críticas à gestão da petrolífera estatal.
Com José Eduardo dos Santos na presidência do MPLA e João Lourenço na Presidência da República, a oposição angolana tem acusado a atual estrutura no poder de bicefalia, uma crítica que é oficialmente desmentida. O Presidente angolano disse, contudo, a 08 de janeiro, que não sente crispação com o ex-chefe de Estado José Eduardo dos Santos, mas aguarda que cumpra o compromisso anteriormente assumido, de deixar a vida política (e a liderança do partido) em 2018.
“Só a ele compete dizer se o fará, se vai cumprir com esse compromisso. Quando isso vai acontecer, só a ele compete dizer”, disse João Lourenço.



PONTO DE VISTA: Ninguém está impedido de ir à Sede Nacional do MPLA
Questionar sobre a presença da militante Isabel dos Santos é uma evidente deturpação dos factos
Desde que o Arquitecto da Paz, Camarada José Eduardo dos Santos, Presidente do MPLA, lançou as bases para que a transição política em Angola se desenvolvesse com a acuidade que se impõe, eis que surgem uns tantos, “advogados em causa própria”, ávidos para a obstrução do processo, especulando e espalhando muito intriga e difamação.
Os detractores da transição pacífica e exemplar em Angola, que, a par da paz, são passos que orgulham os verdadeiros angolanos e constituem-se como exemplos para outras latitudes, não fazem ideia do impacto inócuo das suas acções. Esses segregacionistas, recorrem a métodos pouco ortodoxos para o alcance dos seus objectivos.
O respeito à religião, à etnia, à raça e à opção partidária, consagrados pela Constituição angolana, começam agora, amiúde, a ser postos em causa por esses desarticuladores. Há gente que tenta, a todo custo, obstruir o processo de transição em curso.
O povo angolano e o MPLA, na qualidade de principais actores desta mudança, estão a ser alvos de intromissão, no mau sentido. O “eixo do mal”, silenciosamente, tem sido apologista de segregação de vária estirpe. Não se vislumbra mudança de comportamento, por mais que se mudem os cenários.
Questionar, por exemplo, a presença de um militante, no caso vertente a camarada Isabel dos Santos, militante do MPLA, que tem direitos e deveres como tal e como cidadã, à Sede Nacional do Partido é a mais evidente deturpação dos factos. O MPLA não pode e não vai vergar-se a intrigas baratas e ao segregacionismo de quem quer que seja.
Tentar questionar o acesso de qualquer militante às estruturas físicas do MPLA ou, especificamente, à sua Sede Nacional é uma clara falta de conhecimento sobre a forma de estar do Partido na sociedade angolana.
O MPLA é um partido integrador, que não discrimina nem exclui ninguém. Todos são bem-vindos no seu convívio.
Se até mesmo aqueles que ontem pertenceram a outros partidos hoje convivem no seio do MPLA com todo o à vontade, porque não aqueles que nasceram dentro dele?

GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Emília Ribeiro Ribeiro A Isabel um dia vai concorrer para presidência da República de Angola escreve isto porque neste momento é a empresária que emprega mais no mercado angolano então fiquei atento a estas fotos demonstrada ao público eu tambem só militante do M desde os meus 9 anos estava na OPA fui para fora do país estudei desenvolvimento social e só projectista para área de inovação visão para melhorar uma comunidade em uma cidade em diferentes áreas hoje como muitos estão por aí se agente monstrar nossas fotos onde tivemos e passamos vamos dizer precisamos de tudo e condições. Mais isto não pode acontecer nos ainda estamos apoiar o GV a desenvolver o ramo empresarial empregar jovens e outros mais nunca formos a frente da organização M dizer precisamos de servir e queremos muito mais ...somos todos um só povo e todos estão para ajudar o desenvolvimento do nosso lindo país.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Jose Manuel Dos Santos A nossa constituiçao penso que nao permite por ser filho de um angolano com uma estrangeira!
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)

GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Celso Nascimento Se eu li com os olhos de ler o texto publicado pelo articulista,devo dizer que em momento algum ele questionou a frequência da militante citada à sede nacional do nosso MPLA. Creio que ele terá referido a uma situação nova que é a de o presidente do nosso MPLA ter solicitado um gabinete especial na sede do nosso MPLA pra um militante especial. Para os mais entendidos em assuntos de decoração parece que os gostos ou as tendências nesse sector são mais feministas,o que faz pressupor ao articulista que o tal gabinete viesse a servir uma das filhas do presidente do nosso MPLA. Não me cabe fazer juizos de valor sobre o articulista e muito menos sobre a suposta intenção em publicitar tal assunto.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Salomao Figueiredo Camarada Isabel, o caminho faz-se caminhando, quando a caminhada fica dura, só os duros continuam caminhando. Faz o teu caminho, precisamos e esperamos por ti...sempre.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
José da Silva A expressão que mas se usa aqui e detratores. Será que não tem um outro termo em substituição da mesma, de forma a não cansar os olhos do bom leitor ?
Por outra, deve se ter uma capacidade de síntese para de uma forma resumida, se faça um texto curto a explicar o necessário. Os textos muito longo cansam rápido o leitor e poderá não chega ao fim da leitura. Conclusão, lê, mas entendi nada!

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Marcelo Sebastião Importa mesmo fazer chegar os cidadãos incautos ao esclarecimento
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Magda Pereira Pereira Desde então foi a prefirida do papai olha ela ai ja xtavão a lhe ensinar como ela futuramente seria a p.c.a do fundo soberano!!!!?
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
João Aguiar Julgo que a questão não é o acesso à sede do mpla mas sim especificamente quem é e porque vai ter um gabinete. Sendo assim é como militante também quero um gabinete
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Cassule Angelo A pratica é o critério da verdade cada um faz a sua parte, o tempo se encarrega do resto!?...
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)

GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Fernando Capio Albino Albino Força dona desta Angola.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder22 h
Alberto Praia Xavier Xavier Grande nacionalista !
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)

GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Carlos Faustino Lendo apenas.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder16 h

GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)

GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Florindo Paulo Laydy Kassay Mas aquém pertence o MPLA
OPINIÃO: MPLA, redes sociais, código de conduta e ética - Eduardo Magalhães
“O MPLA fortalece as suas bases através do convite à ética, à fidelidade e à disciplina”
A aprovação do “Código de Conduta dos Militantes do MPLA nas Redes Sociais” é uma prova incontestável de que o maior partido angolano está conectado com a realidade actual e com a evolução tecnológica que influencia directamente as novas formas de comunicar.
A livre expressão é algo que ninguém consegue mais impedir. Ciente disso, o MPLA fortalece as suas bases através do convite à ética, à fidelidade e à disciplina dos seus militantes, para que essas novas ferramentas de comunicação sejam utilizadas com a necessária seriedade e responsabilidade.
Destaque neste anunciado código de conduta é a garantia de que o conjunto de regras e recomendações surge sem a pretensão - que seria facilmente vencida - de excluir a criatividade dos quadros do Partido para a disseminação das mensagens e pensamentos. O código de conduta valoriza, sob a bandeira da prática consequente da comunicação, as iniciativas inovadoras.
O objectivo deste código de conduta será facilmente atingido, pois, para além de ser pioneiro no País, serve, antes de tudo, como um desafio sadio e um estímulo à prática de acções éticas, que serão sustentadas e mantidas pelos desejos de cada militante, de elevar o nome do MPLA e de conquistar novos simpatizantes.
A unidade do Partido também ganha estes novos elementos tecnológicos como ferramentas de sustentação. As redes sociais são, em grande parte, instrumentos para encurtar distâncias hierárquicas e que dão aos membros do Partido, em toda a sua estrutura, uma visão imediata do que está a ser feito e como cada acção é recebida.
Os órgãos de comunicação social tradicionais também serão beneficiados por este Código de Conduta dos Militantes do MPLA nas Redes Sociais, na medida em que terão acesso imediato às mensagens dos principais actores, sem a figura do intermediário.
Há que mencionar, também, o fim da autocensura entre os profissionais, sobretudo dos serviços públicos da comunicação social, pois, ao receberem informações directamente das fontes, estarão a cumprir o dever jornalístico de publicar a verdade factual.
Nada é estático e o MPLA dá mostras do seu compromisso de estar sempre na vanguarda da política angolana. O seu código de ética é um importante passo para que os militantes e os restantes cidadãos possam reflectir sobre as consequências dos seus actos e, com isso, possam aprimorar a qualidade da causa que une o Partido, que é a de construir um País cada vez melhor para todos os angolanos.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Nilton Carvalho Olá a todos! Por favor, confira a campanha de arrecadação de fundos para o primeiro projeto da Concrete Jungle Foundation . Junto com New Line Skateparks e @Angola Skateboarding Union - ASU para a construção de um skatepark comunitário muito necessário em Luanda, Angola. Doar, compartilhar & Voluntário  Obrigado!
https://www.generosity.com/.../luanda-skatepark/x/15616995
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
António Dos Santos Acho ser absolutamente necessária a implementação desse código de conduta . Tem havido alguns exageros nas atividades procedimentos de alguns militantes do Partido e isso só tem uma explicação: militantes hà que julgam ser mais militantes do que os ...Ver mais
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Marques Bage Obrigado pelo Conselho
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder19 h
Gamal Cunha MPLA com o povo rumo à vitoria👊🌍
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Kingenzi Mbimbi avoctoria eserta
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
LUANDA: MPLA exorta ao uso racional das redes sociais
O primeiro-secretário do Comité Provincial de Luanda do MPLA, camarada Adriano Mendes de Carvalho, exortou, quinta-feira (15), os militantes do Partido a usarem as redes sociais de forma racional, para a moralização da sociedade angolana.
Aquele dirigente, que orientava a 3ª Sessão Extraordinária dessa estrutura intermédia do Partido, na capital do País, que ajustou a sua Direcção, defendeu a publicação ou partilha de conteúdos que não firam a sensibilidade das pessoas, nem ofendam o próximo, tendo como principio o respeito da dignidade de outrem.
Mendes de Carvalho alertou para a necessidade de os militantes do MPLA terem cuidado na divulgação de algumas imagens, primando pelo respeito ao Partido e à moral de qualquer um membro seu, pois que – como disse – existem nas redes sociais publicações que não correspondem à verdade, denegrindo a imagem de Angola e dos seus dirigentes.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Aguinaldo Baptista Kabeca Panzo Agora que estão apertado estão a reclamar não é? Porque tanto medo se vocês trabalham melhor?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Joademar Filho da Josépha Desculpa o incomodo, mas temos que ser realistas, Estamos desapontado com o comandante municipal de cacuso (Malange) até carros parados no parque envia agentes nos identificar sendo todos os carros ele ter visto no dia a dia, manda os agentes trabalharem civis para agarrarem as motos dos municipis, já não tamos a entender se ele quer que sobrevivemos de que porque nós que procuramos o meio de sobrevivência no táxi nos prende sempre e pra tirar a viatura pagamos muito. Pesso desculpa pelo facto, mas por favor nos dão só um outro comandante.ainda hoje prenderam mas carros, posto no comando municipal cada um pagou 5000 mil kwanzas e entregaram as viaturas. Assim tamos a combater o pobre ou a pobreza?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Santana Branco Quando vi as primeiras parabólica disse sim senhora bonita prenda
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Nelcial Arsénio Arsénio Vivà glorioso partido.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Elizabete Abodo Oi boa tarde
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Comentários Principais está selecionado e, por isso, alguns comentários podem ter sido filtrados.
ARQUITECTO DA PAZ conselheiro da República de Angola
O Arquitecto da Paz, Camarada José Eduardo dos Santos, na foto à direita, foi indicado, quinta-feira (15), por decreto presidencial, como membro do Conselho da República de Angola, na sua condição de antigo Presidente da República não destituído do cargo, como estipula a Constituição angolana.
Conforme decreto exarado pelo Chefe de Estado, Camarada João Lourenço, a sua nomeação insere-se no contexto da organização e funcionamento do Conselho da República, conjuntamente com a de nove outras personalidades, indicadas por inerência de funções e de 10 cidadãos designados, pelo mais alto mandatário da Nação, pelo período correspondente à duração do seu mandato, de cinco anos.
No Conselho da República, órgão colegial de natureza consultiva do Chefe de Estado, por si presidido, o MPLA, partido que sustenta o Governo, é representado pelo seu secretário-geral, camarada Paulo Kassoma, na foto à esquerda.
De recordar que o Camarada José Eduardo dos Santos foi o Presidente da República de Angola, de 1979 a 2017, cargo que exerceu, cumulativamente, com o de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas. Desde 1979, igualmente, é o Presidente do MPLA.
O Arquitecto da Paz cumpriu a sua missão com brio invulgar, com dedicação e com um elevado espírito patriótico. Por essa razão, a sua figura simboliza a vitória da unidade nacional, da paz e da dignificação dos angolanos, no plano interno e internacional.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Pedro Quissingui Parabéns pela nomeação do nosso grande arquitecto da paz angolana sua excelência engenheiro José Eduardo dos Santos. Dizia bem o nosso presidente em comandante em chefe general João Lourenço que com a força do passado e do presente rumo ao crescimento e desenvolvimento do país. Melhorar o que está bem e corrigir o que está mal.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder22 h
António Dos Santos Não hà dúvidas que o presidente Eng José Eduardo dos Santos deixa marcas indeleves não só em Angola, em África como a nível do o mundo que luta pela paz e pela dignidade das nações e povos. Eu próprio penso até que não tarda, ele será convidado a assumir cargos importantes do fórum mais alto da política mundial _ nas Nações Unidas _ que está ainda a debater_se com problemas sérios da sua democratização. E, na verdade, o mundo não está ainda estável em termos da sua segurança. Veja se que hà pouco mais de quinze dias o actual presidente norte-americano americano fez, de improviso um discurso que durou cerca de uma hora e trinta minutos sem ter no entanto dispensado sequer um minuto para falar da paz mundial. No entanto consumiu ele cerca de dois minutos para chamar a atenção ao seu governo para a necessidade imperiosa e inadiável de se reestruturar e reforçar a máquina nuclear do seu país, alegando que a Rússia e a China estariam a querer ameaçar esse mesmo país. Será??..
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Edson Claudio Antonio O mais velho ze tem mesmesmo muita experiência no âmbito político, diplomático e na organização interna. Vamos ser realistas: Por enconquanto João Lourenço sem orientação do José Eduardo perde-se. Porque governar Angola como chefe d estado não é fácil, primeiro vai ser orientado e depois andar por si mesmo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Oscar Jorge Quero saber, quais são outros membros do conselho da República de Angola?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Dede M Muana Mbote Kkkkkkkkkk Os conselheros de um presidt nao podem pertencer um partido politico
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Mak Dimoma kkkkiakiakia quê CONSELHO vai dar, se o q Ele é INESQUECÍVEL para o Povo Angolano e assim só vai desviar o Outro no Bom Caminho não é!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Valentim Cafia Meu amigo Mak Dimoma você é analfabeto politico, nem sequer sabem o que significa Conselho da República e suas responsabilidades. Devem é ler muito sobre Constitucionalidade.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder18 h
Amilcar Nascimento Amilcar Respeitem o senhor, porque ele merese ok, quando ele asomiu osdistinos deste pais muitos de voces eram crianças ok.Si não me engano não eram naicidos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Naná Vuile Naná Se vocês lhe atribuemassim tantos substantivos próprio,
E dizem ter seus feitos reconhecidos internacionalmente,
Em 37 anos como presidente,

Quantos Nobel ou outro premio internacional recebeu?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder19 h
Horácio Branco Dos Anjos Kkkkkkk qui parabem do arquitecto da paz se nem esteve na nomeação do conselho da Republica e ainda vc dis parabem vc não tens vergunha na tua cara sabes.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Francisco Chico foi bem escolhido o facto de Liga experiência de 40 anos de governamentais e só Lamento da sua aosencia de não ter aparecido na tomada de posse acho p alguns motivo essa ausência nota positivo ao camarada P R JOÃO LOURENÇO
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Josias Chacussanga Bonitão Paulo só não vou falar nada porq não quero morrer agora.!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Cunha Antonio Este Sr.tem algum conselho digno?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Moniz Sembo Conselho do robo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Luis Gaspar Uma quadrilha bem organizada
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Africano Gil Florindo Ja papou a dama 😍
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Isaias Nangayomilo Assim diz a Constituição
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Bouba Dija L'eau Vidade manu
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Costa Alfredo Costa Costa O Arquiteto dá paz sempre com muitos seguranças. Kkkkkkkkkkk
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Costa Alfredo Costa Costa É mesmo nosso P.R.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Camilo Fernando Antonio ??????( )??????
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder23 h
Pedro Lopes Sr presidente você está gozar com a CARA do povo.?

Sem comentários: