sábado, 17 de fevereiro de 2018

MUKANDA* A JOÃO LOURENÇO


Sr. Presidente da República,
Acompanhei o grande entusiasmo popular que as suas promessas eleitorais geraram. Logo após a sua tomada de posse como presidente, o senhor tornou-se a imagem da esperança em Angola. Sem dúvida, conseguiu recuperar a esperança que José Eduardo dos Santos, com o inquestionável apoio do MPLA, havia enterrado bem fundo, de modo que a corrupção, a desordem, a repressão, a impunidade, o abuso de autoridade e a falta de dignidade dos angolanos servissem de esteio à governação.
Em poucos dias, o senhor conseguiu transformar a falta de legitimidade política –enquanto presidente eleito sem apuramento de resultados em 15 das 18 províncias – em popularidade messiânica. O povo acreditou em si como nunca antes acreditara num líder.
Não falemos mais destas tristes eleições de 23 de Agosto de 2017. O povo, “sofredor e generoso”, adaptando o hino nacional à realidade, concedeu-lhe – por empréstimo temporário – toda a popularidade de que necessitava para ser o presidente de Angola, não só da parte do MPLA e dos oportunistas, mas da generalidade dos cidadãos. O mundo inteiro rendeu-se às suas promessas de combate à corrupção e de reforma do Estado.
Por isso lhe pergunto agora: o que se passa?
Quanto mais o presidente nomeia, mais a sociedade fica com a impressão de que o senhor é a continuação de José Eduardo dos Santos e de todo o mal que este infligiu aos angolanos. É isso que o actual Orçamento Geral do Estado denuncia. Trata-se de mais do mesmo: despreza a educação e a saúde – logo, despreza o povo.
Mas o senhor tem uma qualidade fundamental para ser bem-sucedido na sua missão como presidente. Não é indiferente ao sofrimento e à miséria do povo, como sempre o foi José Eduardo dos Santos.
Em sua defesa, corre a teoria de que o senhor presidente está a nomear tantos caducos, ineptos e corruptos do MPLA porque precisa do apoio deles para se tornar presidente do MPLA. Ora! Se João Lourenço já é presidente da República, porquê lutar para ser presidente do MPLA?
Segundo essa teoria (a única que de momento lhe é favorável em círculos críticos), o senhor enfrenta dificuldades para se afirmar dentro do MPLA, do qual é vice-presidente. E, segundo argumentos também a seu favor, precisa de controlar o partido para poder governar.
Eu, como muitos leitores, discordo. Passo a explicar porquê.
Primeiro, só um ditador precisa de controlar simultaneamente a República e o partido no poder para governar bem, até porque a Constituição angolana garante poderes imperiais ao presidente.
Segundo, o modelo de partido único do MPLA nunca funcionou para o bem dos angolanos, apenas beneficiou a estrutura dirigente. Os esforços cosméticos de adaptação do modelo de partido único à democracia e à economia de mercado levaram à privatização do Estado pelos mesmos dirigentes e seus agentes. O MPLA levou Angola ao estado actual de falência.
Será inteligente da sua parte, camarada João Lourenço, cometer os mesmos erros do passado?
O MPLA é para si mais importante do que todo o apoio popular nunca antes concedido, sem guerra nem repressão, a um presidente? O camarada João Lourenço não quer fazer história?
Quem tem o povo e o exército do seu lado pode temer o quê? Um ex-presidente José Eduardo dos Santos, doente, decrépito e totalmente desacreditado? Ou será que o senhor presidente não percebe que tem tudo nas suas mãos?
Diz-se que o presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, tem o poder de bloquear as suas iniciativas na Assembleia Nacional, através do grupo parlamentar. Pura falácia.
A Assembleia Nacional é pouco mais do que um autódromo, um lugar para distribuir viaturas de luxo entre políticos inchados de vaidade, como Vicente Pinto de Andrade. Segundo este representante do MPLA, é indigno, é uma “chacota” que um deputado vá ao parlamento numa viatura Hyundai Accent, mas já quanto aos que morrem à fome por causa da má governação nada há a dizer. No parlamento promove-se a dignidade dos “Lexus”, as viaturas de luxo atribuídas aos senhores deputados.
Imaginemos que o MPLA tente impedir ou boicotar publicamente, através da Assembleia Nacional, iniciativas e medidas suas tomadas para o bem do povo e da nação? Como enfrentaria o presidente e o povo unidos?
Portanto, pergunto-lhe: terá o senhor medo ou vergonha de ser um bom presidente? Será que lhe falta coragem política ou astúcia para lidar com as forças destrutivas dentro do seu próprio partido?
Também lhe posso dizer que não deve temer pela informação eventualmente comprometedora que José Eduardo dos Santos ou outros detenham sobre si. As pessoas não querem um presidente santo, querem um líder que as retire do buraco em que se encontram, desesperadas.
Será contraproducente, senão mesmo impossível, privilegiar a acomodação dos seus pares no MPLA e tratar o povo com meras promessas e discursos cheios de nada.
Acredito que o senhor presidente saberá encontrar, no fundo da sua consciência, a bondade necessária para buscar os conselhos relevantes no sentido de fazer uma escolha clara e inadiável: primeiro os angolanos, depois o MPLA.
Também acredito que o senhor queira inscrever o seu nome nos murais da posteridade como um cidadão de bom senso, que aproveitou o extraordinário apoio do seu povo para promover o desenvolvimento humano e o progresso da sua nação. Não é pedir muito.
Continuo a acreditar em si e na sua coragem. Mas, nas ruas, a impaciência é cada vez maior, e o senhor não tem muito tempo para escolher entre governar com os angolanos ou afundar-se sob a bandeira do MPLA.
*Mukanda é uma carta na língua kimbundu.
Se ser crédulo é uma virtude, deixem-me aplaudir mais uma faculdade de Rafael Marques, e juntá-la às muitas que lhe reconheço publicamente (ele sim, devia ser PR ).
Mas como não sou perfeito, permitam-me que fique na minha, pois não acredito nem um pouco nas boas intenções de João Lourenço.
GostoResponder32 dia(s)Editado
Man-Joao captaste? E teu momento , tens inergia , o povo , a faca e o bolo. Agora reparte nao fica ambí .. trabalha e nao da confiança . Separa os poderes . Executivo e político. Destribui riquezas fazendo casas , criando impregos. Angola xta por ser reconstruida e tem a juventude e o povo parados..desperta moove Up.começa reconstruir os seneamento básico dos bairros de Angola. Criaria miles de impregos.
GostoResponder11 dia(s)
Junto-me ao coro cota Rafa, o é mais importante que o Mpla. A voz do povo é voz de Deus,quando este grita O Deus reponha a justiça e Deus nunca perdeu uma única contenda.Mais de ninguém JLO sabe como ganhou as eleições. Para além de ser meu chará já esfreguei as mãos de alegria, mas actualmente estou murchando pelas práticas continuadas de governação e excessíva partdarização da função púbica.
GostoResponder15 h
Muito obrigados pela as vossas partipacoes atraves as intervencoes para um angola mais prospero mais um lado negativo e aquilo que posso chamar porque nos angolanos quere so separar joao lourenco com jose eduardo sinceramente a gestao do jose eduardo nao foi mau este homen dignido o nosso povo e o nosso pais temos muitos insfracturas que na africa muitos pais nao tem o jose eduardo sacrificou a vida dele para um pais prospero seja mesmo como humano posso ver os lados negativos isso e normal nos devemos respeitar esse o nosso monumento que nos temos e o presidente joao lourenco conheco bem a sua missao era para guardar todo quem bom e corrigir aquilo que esta mal mais tambem como humano ele nao tem uma baton magica para cuidar todo ele esta a fazer um bom trabalho que o resultado nao e so agora ele tem um processo que nos agradece mais um resultado nao e so hoje quando voces vem com as vossas ideas de elogiar um e insultat outro e para destruisir um pais e quando tera confrontacao entre eles so o povo que vai soffrer nos devemos ficar maduro as experiencas dos outros pais devem nos assinar sabemos que a familia de jose eduardo tem dinheiro mais e uma das unica familia dos presidentes africanos que investiu no pais e um lado positivo que cada um vai agradecer nao sei porque nos estamos se comportar assim porque nos queremos so destruisir o nosso pais o processus de mudanca devem ser sempre moderado para atingir um resultado positivo nao e para forca se nao com a precipitacao vamos perder todo presidente joao lourenco o mesmo povo que esta falar bem de voces amanha sera o mesmo povo que vai descer na rua para te insultar e sonhar no tempo de jose eduardo fica colado com o teu mais velho jose eduardo na minha coracao penso que jose eduardo te ama muito e o desejo dele e para um futuro melhor do nosso pais nao segue as ideas da separacao se nao de insultar um mais velho o mais velho e o nosso monumento todo mundo pode ficar doente isso e normal talvez ele vai ficar no mundo muito dias que esses pessoais que pensa sao de bom saude nos queremos um angola melhorar sem separacao e unico maneira de avancar estamos a elaborar um plano de diversificao da economia com um plano das formacoes sobre a diversificao da economia que devemos apresentar como a nossa participacao vive angola vive o presidente joao lourenco vive o vice presidente bornito da sousa vive o camarade jose eduardo santos
Rap Kalupeteka Kalupeteka · 
Trabalha na Empresa Facebook
Vc e um psicopata e doente.Va só papa kitokoko para fazer magia.Vc acha q José e quem?Afundou o país viu.Deu a banca na sua estante o povo e do miséria...
GostoResponder1 dia(s)
Este conselho é coisa mais sensata que li, neste novo ano é caso para dizer contra factos não a argumento, concordo com articulista que nos últimos dias uma tendencial por parte do novo chefe de estado de querer acomodar o mesmo agradar gente que num pais serio deveriam estar todos nas malhas da justiça, pela falência total de um Estado promissor no qual juraram dirigir e proteger.
GostoResponder11 dia(s)Editado
Desde q Deus criou o mundo Angola nunca foi país... 500 anos de colonização finalizados com uma taxa elevadíssima de analfabetos, pés descalços... Enfim, zé dú pegou o comando do país com dirigentes pouco esclarecidos e fez um bom trabalho amados concidadãos. Quanto aos ricos ou ricaços do momento, não mexam muito neles , se forem angolanos... Isto é para não enfraquecer o país. Como se fizeram ricos, não importa... Apenas peçam a eles para criarem riqueza na nossa Angola. Alavanquem a produção nacional, criem empresas e surjam mais milionários, desta vez sem roubar do povo. Deixem Angola andar não a façam parar, parem de agitar os políticos que estes não vão para a guerra. Viva Angola confio em si camarada presidente JLO que Deus o capacite na sua nobre função.
GostoResponder9 h
Mano João, esteja um pouco atento com os que te rodeiam. Parece ja esta infiltrado um ou mais ganster (bandidos) a querer sabotar os seus planos. Cuidado. Começaste bem e agora como é? O povo ainda esta contigo nao tenha medo de meia duzia de malfeitores.
Um pequeno problema JLO nao passa de um fantoche de JES , faz parte do plano maqueavelico do JES. Mudanca em Angola so' quando JES bater a bota e o resto 'e conversa.
Eu logo vi que era farinha do mesmo saco que o JES quando pôs em causa as relações entre Angola e Portugal para defender um dos maiores gatunos, o MV.
GostoResponder11 dia(s)
Eu sou de opinião que o presidente JLo tem tudo para transformar Angola num país melhor. Quando digo "tudo" refiro-me ao apoio popular, que é o factor que determinará a sua permanência se conseguir trazer as mudanças positivas que o país precisa.
GostoResponder11 dia(s)
Isidro Pereira · 
Trabalha na Empresa Minfin
Ai está senhor Presidente mais um conselho util, de um cidadão que num passado muito recente, estava agastado com a Governação de JES. Neste contexto, o senhor Presidente tem tudo para prosperar, e levar a bom porto o futuro de Angola e de seu Povo. Leia bem estas contribuições e não tenha medo de José Eduardo dos Santos. Dé dignidade a este Povo que com todo respeito sedeu-lhe o mandato. Val um na mão duque dois a voarem, é um ditado para seguir, usa a estrategias e os seus doutos conhecimentos e pode recrutar para o seu lado, Rafael Marques, é um homem cheio de visão, para além de jornalista, poderá servir para os serviços de Investigação Criminal ou Direitos Humanos. Aposte no homem para o lugar certo. Não disfaça a vontade de seu povo, responda positivamente senhor Presidente. Conselhos não faltam para que tudo dé certo.
Há muita gente que perde a fé e as esperanças muito facilmente, aconselho a ficarem calmos e esperarem pelo tempo certo de vê-lo a comandar o partido.
O tabuleiro é o mesmo so mudaram a cor das peças e os jogadores...

Sem comentários: