terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Os acólitos de plantão

Os acólitos de plantão
As vezes Moçambique parece uma religião, onde os deuses e seus profetas têm sempre razão. Onde a culpa (o pecado) está inequivoca e permanentemente com os puros mortais que não entenderam bem o sermão ou evangelho. Os imaculados não precisam de defender ou explicar a sua santidade. Para isso existem os acólitos em cada conversa de esquina prontos para advogarem a seu favor e esfregarem a culpa em alguém... de preferência um zé-ninguém que não entendeu patavina na catequese.
Aqui também é assim. Infelizmente! Há sempre alguém em prontidão combativa para defender asneiras e macaquices de quem quer que seja do topo da tabela e lançar as culpas às costas do primeiro zé-povão que passar por ali.
Ontem, 17 pessoas ficaram soterradas de lixo quando dormiam nas suas casas. Imediatamente, e do nada, surgiram os acólitos oferecendo culpa aos humildes falecidos. Alegam eles que a lixeira de Hulene foi a primeira coisa que chegou àquele local e que os falecidos invadiram o lugar do lixo. Ora essa!!!
Ignoram eles que as pessoas foram ali parar porque o Município de Maputo não tem plano de urbanização e por causa disso a cidade vai se alastrando como um câncro. A edilidade nunca arranjou terrenos condignos para as pessoas viverem. Quando isso acontece são para os "amigos dos deuses" para construírem as suas casas de porcelana.
Ignoram eles que aquelas pessoas pagam impostos e taxas cobradas pelo Município, incluindo a taxa de lixo. Não se perguntam como é que um indivíduo que paga taxa de lixo morre afogado no lixo?
Ignoram eles que aquele acidente podia ser evitado e, se não foi, é porque o Município é lerdo. O deixa andar.
Agora que o Umbeluzi secou, a culpa também é do povo que bebe muita água... devia usar a água da torneira só para tomar comprimidos. Foi assim com as dívidas ilegais. Alguém entendeu encher os bolsos da sua balalaika com dinheiro alheio e a culpa recaiu sobre o povo, por estar a falar dessa dívida, e sobre o dono, por estar a cobrar a dívida. O pior é que existem analistas de escolta para defender essa ladainha.
Assim não dá, irmãos!
Em 2007, um amigo meu perdeu o pára-brisa (vidro frontal) do carro quando os trabalhadores do Município estavam a podar acácias da sua rua. Foi-lhe dito que a edilidade não se responsabilizaria pelos danos porque ele, como munícipe de Maputo, devia ter-se apercebido que os galhos das árvores tinham crescido demais e que, por isso, devia ter desconfiado que a qualquer momento podia chegar alguém para cortar. E, em conversa de bar, alguém defendia essa macaquice.
Adoraria viver num país onde cada um é responsável pelos seus actos. Onde não há sentinelas de ocasião. Pois, o que eles não entendem é que estão a ser advogados da sua própria desgraça. Hoje foi a lixeira de Hulene que galgou o bairro, amanhã será o seu prédio que vai ruir porque foi construída uma outra cidade no seu terraço sob olhar sereno e cúmplice do vereador.
Isto parece uma seita religiosa do quinto século. Aqui os acólitos cantam o refrão antes de ensaiarem a cantiga.
- Co'licença!™
43 Comments
Comments
Helder Waka Moiane Um indivíduo que paga taxa de lixo morre afogado de lixo....kkkkkkkkkkkkkkkk
Manage
Reply9h
Rafael Omar Continencia, Juma!
Manage
Rafael Omar Nao, Juma. Estou a "bater continencia" em respeito ao texto. Nada demais.
Manage
Reply9h
Juma Aiuba Sim, entendi. Obrigado, mais velho!
Manage
Reply9h
Manuel Maleve Pagando taxa de lixo e morre por causa do mesmo lixo.
Advogados da desgraça que defendem uma desgraça.
Gostei Juma Aiuba
Manage
Reply9h
Sic Spirou Nem mais. Pior esses acólitos vivem também em situação precária como todos nós mas defendem os seus bispos das sommerschields desta vida. Somos um caso estudo.
Manage
Reply9h
Elson Guila Lenon Arnaldo, convite para leitura
Manage
Reply9h
Hortencio Lopes Aqui ha defensores para tudo meoirmao, ate se um dia vier um desses bispos e dizer que a agua do mar eh "doce" acredita que os acólitos irao defender
Manage
Reply9h
Manuel Maleve Kkkk.
Essa também rendi
Manage
Reply9h
Raúl Salomão Jamisse Os defensores acham que são coerentes em tudo e é injustiça não entendê-los....conheço-os com olhos de ver.
Manage
Reply9h
Calvino Cumbe Eish você Juma pá, parece um profeta, hoje mesmo discuti com o velho dos seus 60 e poucos anos que defendia que os soterrados foram transferidos para Xihango, venderam os terrenos e regressaram à lixeira, há sempre um cada esquina, eish nakonadajuro.
Manage
Reply9h
Carlos Edvandro Assis Nas vezes em que isso aconteceu o governo garantiu condicoes basicas (agua, energia, estradas, esgotos, escolas, hospitais, equadras e etc etc) neste novo local em Chiango? Tenho a certeza que varias vezes assistimos a reportagens na televisao de pessoas que foram transferidas dos varios bairros e etc etc para dar espaco a construcao da circular, que passam a vida clamando por condicoes basicas. A mesma esta acontecendo com familias tiradas do farjado para dar espaco a construcao da ponte que clamam por estas condicoes basicas que estao universalmente harmonizados como sendo a unica e exclusiva responsabilidade do estado. Se o estado so corre para tirar as pessoas o que é bom mas em contra partida nada faz para prove-los de condicoes basicas, neste sentido nao temos outra opcao se nao voltar para as zonas de origem onde existem condicoes. Neste caso nao temos a apontar dedo a outra figura se nao ao proprio estado que tem este dever de prover estas condicoes. Repito eh unica e exclusiva responsabilidade do estado prover condicoes basicas (agua, energia, escolas, hopitais,estradas, professores, carteiras, livros e etc etc) aos seus cidadaos. E nos fomos amamentando (breast feeding) os nossos governos a vários níveis, desde 1975 a pensarem que so bastava nos atribuir terrenos eles ja fizeram tudo. Esta cultura prevalesce até os dias fe hoje. O estado exime-se das suas responsabilidades porque nós nunca conseguimos exigir deste estado o certo. Nós pensamos muito pequeno e é dai onde o estado tira partidas para nos ludubriar na clara eminência da nossa própria ignorância. E porfavor não aceitemos nunca mais que alguem nos venha dizer que o estado já deu terreno e já resolveu o problema. Isto é pensar pequenissimo!!!...
Manage
Reply6h
Avelino Namarrocolo Eh isso, ontem um dos acólitos desses Bispos do diabo, dizia que o deslizamento do lixo na lixeira foi um acidente da natureza, sinceramente, depois gente formada.
Manage
Reply9h
Isac Manjate O que foi feito pela Edilidade quando essa população estava erguendo as suas residências naquele local?
Simango deve fazer renúncia ao cargo...
Manage
Reply9h
Sic Spirou Arnaldo Bande. Leia aqui. Depois falamos do que acabas de comentar no meu mural!!!!
Manage
Reply9hEdited
Arnaldo Bande Jr. Percebo o sentimento de Juma mas há que dividir as culpas
Manage
Reply9h
Sic Spirou Mais fácil neh
Manage
Reply8h
Juma Aiuba Aquilo é culpa 100% do Município, mano. O Município cobra taxa de lixo aquelas pessoas. Devia antes se perguntar onde é que aquelas pessoas que estão a pagar a taxa vivem. Devia dizer, então, senhor não iremos receber teu dinheiro porque você está a viver num lugar proibido. A EDM também devia dizer não iremos colocar energia na tua casa porque ai onde você construiu é no lixo. Nos não colocamos energia no lixo. Entendes?!?
Manage
Reply8h
Sic Spirou Tufa mesmo.
Manage
Reply8h
Arnaldo Bande Jr. Eish ya me arrasto a concordar mas eu pessoalmente prefiro preservar a minha vida e integridade física, principalmente conhecendo o Estado ou município que nos gere, ali por exemplo lhe garanto que não haverá responsabilização ao nível que se devia ou haverá oportunismo acima de tudo. Juma Aiuba preze a tua vida e deixe o município pra depois
Manage
Reply8h
Juma Aiuba Então, você acha que aquelas pessoas ali expostas não gostariam de viver num lugar melhor? Estão ali porque não prezam as suas vidas?
Manage
Reply5h
Theo Wa Thais Matsule E os seus filhos dormem em mansões a custa dos nossos impostos. Importam carros de luxo para uma cidade de lixo.

Mas o que eles vão fazer agora? Usar óculos escuros e assistir....See More
Manage
Reply9h
Guimaraes Rapazinho Eu não sei porque mano Juma Aiuba não vira conselheiro Nacional e geral. Admiro muito sua visão pelo facto de decifrar casos verídicos e não fantasmas, como os que ocupam a nossa TV em casa nos ditos espaços públicos da televisão! !! Parabéns mano!!
Manage
Reply9h
Juma Aiuba Obrigado, irmão!
Manage
Reply9h
Nazir Mugas estamos a nalisar processo dele, mas ishhh...desconfiamos nos pedir muita mola, porque esse "puto tem mania de falar maing".....
Manage
Reply8h
Juma Aiuba Hehehehehe...
Manage
Reply8h
Benício Da Cruz Baulo E o pessoal do CMCM que deu a cara só fala em dar um funeral condigno aos perecidos como se a morte fosse mais importante que a vida!
Manage
Reply9h
Carlos Junior assisti uma critica do secretario de um partido que faz contra a edildade da beira sobre o ésborracaménto das estradas da cidade da beira,ainda não sei o que dira qúando chegar a maputo sobre à lixeira,vou ficar aqui para assitir.
Manage
Reply9h
Luciano Mapanga Os vulgos bombeiros... Homens do SENSAP. Sempre prontos a debelar fogos causados pelos seus "patroes".
Manage
Reply9h
Juma Aiuba O pior é debelarem fogos que não existem, sem serem chamados. Um dia vão apagar cigarro do seu boss.
Manage
Reply9hEdited
Bartolomeu Alexandre Kkkkkkkkk. Lol. Assim vai Moçambique Real de acordo com a crônica de Juma Aiuba.kkkk
Manage
Reply9h
Carlitos Braz Grande texto. Parabéns.
Manage
Reply9h
Hassane Ossman Mahomed Já no processo de leitura
Manage
Reply7h
Jeronimo Gungulo ... Um idivíduo que paga taxa de lixo morre afogado no lixo..
Manage
Reply9h
Carlos Junior escutei tambem à se dizer o municipio se responsabilizar,oque não entendo é sera os homens do municipio vão gerar outra familia? Oqúe funeral com digno?Meu deus abensoe mocambique.
Manage
Reply9h
Dercio Nicolau Eish, profundo
Manage
Reply9h
Negro Africano Um dos edis do Simango, em entrevista à STV, dizia, a gaguejar, que era impossível evitar aquela tragédia. Quer dizer, estes senhores até para aceitarem que estão errados e que aquelas vidas perdidas podiam ter sido evitadas, não querem admitir. Tudo é objecto duma justificação inconsequente e estapafúrdia. Definitivamente estamos a ser governados por carpinteiros.....
Manage
Reply8h
Notiço D'Akeelaya Nem todos os carpinteiros são mafiosos e incompetentes!
Manage
Reply37m
Salomão Mambo "Agora que o Umbeluzi secou, a culpa também é do povo que bebe muita água..." Ai da cervejeira não cumprir com a produção por falta da agua.
Manage
Reply8h
Antonio A. S. Kawaria Da maneira que se desreponsabiliza os responsáveis de actos não apenas criminosos mas desumanos é irritante.
Manage
Reply7hEdited
Iyambo Issogorovy Se perguntar ao Município onde vai o dinheiro que nos cortam nas facturas de luz, de água e imposto autárquico? Aí dizem nas facturas que é para lixo, saneamento ora isso é aquilo. Porque não organizam as coisas como deviam ser. Então David Simango se tem alguma dignidade ou respeito por si próprio, o mínimo que devia fazer e demitir-se, o povo aceita e assina embaixo.
Manage
Reply8h
Armandinho Caula Uma ideia: que tal mano Juma Aiuba, começar a colecionar os seus posts para publicação! So uma ideia....
Manage
Reply8h
Herminio Assamo Mas assim mesmo como? Ya estamos na m.... Ontem mesmo vi um papagaio a dizer que as estradas de Moma estão transitáveis. Fogo
Manage
Reply7h
Hortencio Lopes Ruth Daude Aquilio foi o cumulo da burrice e de pouca vergonha, se escovar eh aquilo, entao prefiro ficar aqui no meu canto que andar a falar besteira.
Manage
Reply7h
Ruth Daude O pior é q ele n se apercebe q está a se expor ao ridículo: cúmulo da ignorância e arrogância...depois daquele cargo duvide q encontre outro de destaque aliás, encontrará pq parece q a quem goste da mediocridade
Manage
Reply7h
Herminio Assamo Hehehehe podes crer que vai ser promovido
Manage
Reply7h
Juma Aiuba Também rendi. Disse que as estradas estavam um mimo.
Manage
Reply6h
Arnaldo Paulo Duvas Obrigado pelo texto !!!
Manage
Reply7h
Raposo Andrade Verdadeiro filho do sofrido povo! Bem hajas
Manage
Reply7h
Reply7h
Dabila Bila Sem comentarios ilustre nota 1.000.000
Manage
Reply6h
Cristiano Vieira Sem comentários.

Óptima semana laboral, Juma Aiuba.
Manage
Reply6h
Noe Nhancale Isso cansa irmão. Depois dizem que Trump não tem razão....
Manage
Reply6h
Nzeru Ndibhassa Sem mais. Grande abordagem, grande crônica. Obrigado pelas tantas verdades juntas!
Manage
Reply6h
Gilder Anibal Os acolitos de plantao, sao tambem chamados de ANAListas sazonais. A maioria pertencem a lista dos "ANALFABETOS ACADEMICOS".
Manage
Reply4h
Dabila Bila Analfabetos Academicos essa me matou
Manage
Reply1h

Sem comentários: