quinta-feira, 22 de março de 2018

A teoria de Sócrates: "Portugal é hoje um país propositadamente atrasado"


José Sócrates, antigo primeiro-ministro 


O ex-primeiro-ministro foi a Coimbra dizer aos estudantes que a austeridade na Europa falhou em toda a linha. E que Portugal é hoje "um país propositadamente atrasado".
Primeiro louvou a coragem e o "desassombramento" do núcleo de estudantes de Economia da Associação Académica de Coimbra, que o convidou como palestrante. Depois olhou de frente para as centenas de alunos (e alguns professores) que lotaram o auditório da Faculdade de Economia, e desfiou toda a sua teoria sobre "O projeto Europeu depois da Crise Económica"- Esta tarde, em Coimbra, José Sócrates estava com peixe na água: uma plateia interessada para o ouvir, uma organização a criticar as opções da comunicação social - por ter dado mais destaque à presença do ex-primeiro ministro do que à manifestação anti-propinas que decorria no mesmo dia, naquela cidade - e um conjunto de certezas para defender.
O desafio era falar do tempo que se seguiu a 2008, quando rebentou a crise económica. Mas Sócrates viu-se obrigado a recuar até Paris - outra vez. Remeteu a plateia para o ano de 1938, para explicar a teoria da crise, que afinal só existiu em consequência do seu anúncio.
"Nesse ano reuniram-se aqueles que eram considerados os espíritos mais vibrantes do liberalismo europeu (a propósito do lançamento do livro de Walter Lippmann, o primeiro a introduzir o conceito de Guerra Fria), e as opiniões dividiam-se em duas correntes, na diferença sobre a responsabilidade do Estado. Para uns havia Estado a mais (que intervinha e protegia os trabalhadores, e apontavam essa como a causa da crise que se vivia), para outros a falta de intervenção do Estado é que conduzira àquela situação, um ano antes da segunda guerra mundial. Também em 2008 ficámos perante essa discussão. Os que achavam - como é o meu caso - que grande parte da responsabilidade se devia à ausência do Estado, à sua deficiente presença nos mercados financeiros" saíram derrotados pela fação que defendia a responsabilidade do excesso de protecionismo estatal na crise económica. "A diferença de 1938 para 2008 foi uma: a corrente que saiu vencedora foi a que no pós guerra fundou o projeto europeu, com base nos compromissos entre países e nas políticas sociais. Ora, em 2008, foi a outra que saiu vencedora". Sócrates acredita que essa corrente, dos anos 30, nunca se deu por vencida. A provar-se a sua teoria, estaremos perante uma atitude de revanche.
"Aqueles que perderam fizeram um ajuste de contas em 2008". E por isso mesmo defende que a receita encontrada para a crise foi "puramente ideológica, sem qualquer base científica, técnica ou económica". O ex-governante acredita que a "a Europa foi duplamente vítima - da crise e da resposta à crise. E a experiência portuguesa é bem a demonstração de como essa receita falhou em toda a linha", disse, ele que aponta igual falhanço ao Brexit, ou à guerra ao terrorismo desencadeada a partir dos Estados Unidos, que haveria de desencadear um dos maiores êxodos de deslocados da História, fazendo despertar a ideia "de que todos nós devemos abdicar da nossa liberdade individual para termos mais segurança. Não teremos nem uma coisa nem outra", disse Sócrates, socialista e europeísta confesso, a assistir a essa "lenta evolução que transforma os Estados democráticos em Estados policiais". Ou que faz crer a extrema direita por toda a parte.
"Cá chegará, também", acredita o engenheiro, que apesar de desgostoso com o projeto europeu que vai ruindo, resultado da desconfiança entre os países, continua esperançoso: "sempre fui (como todos os políticos são) um otimista. E o que hoje vos disse aqui serve para vos alertar para os perigos e vos incentivar a contestar esse modelo", disse aos estudantes, que no final tinham muitas perguntas para lhe fazer. Sobre o que disse, e sobre o que fez.
Um país atrasado, sem TGV
Olhando para o país que em tempos liderou, José Sócrates tem essa satisfação, que o atual Governo lhe deu, de acabar com a austeridade. "Eu costumava dizer que era como estar a afundar-se, num buraco, e ir escavando. Ora, quanto mais escavava mais se afundava. O que este Governo fez foi parar de escavar". Mas tem sobretudo lamentos: "a última vez que ouvimos falar de modernização e crescimento foi num Governo liderado por mim. Hoje somos um país propositadamente atrasado", afirmou, socorrendo-se dos projetos que foram engavetados, como o do TGV. E deixou para o final o exemplo prático: "quando eu tinha a vossa idade [dos estudantes] andava muito de comboio. Há 30 anos demorávamos três horas a ir de Lisboa ao Porto. Sabem quanto demoramos hoje? 2 horas e 50 minutos. E a ideia de que o país não tem aqui um trabalho a fazer para se erguer é das ideias mais reacionárias que tenho visto. É a ideia da resignação". Saudoso desses tempos em que era ele "o animal feroz", temido pela oposição, Sócrates contornou à sua maneira a questão mais incómoda que um aluno lhe colocou, remetendo-o para a sua governação, quando os estudantes perderam peso na Academia, quando entraram nas decisões outros agentes das comunidade. Já que o dia estava para viagens ao passado, recuou a 2010, "o ano que mais dinheiro transferimos para as universidades". Ou ainda ao período que começou em 2005, nesses cinco anos em que "fizemos a maior aposta de sempre no ensino superior, com esse grande político que foi Mariano Gago".

O convite a José Sócrates fora amplamente contestado nas redes sociais, mas a verdade é que os estudantes ocuparam até os corredores de passagem do auditório da Faculdade de Economia para o ouvir. O núcleo organizador aproveitou a sala cheia para manifestar o desejo de ver "o mesmo destaque e mediatismo" à manifestação que haveria de decorrer duas horas depois, no Largo D. Dinis, contra as "propinas camufladas" e outras contestações. "Propinas e Bolonha, é tudo uma vergonha", gritaram os estudantes de Coimbra, que ainda é uma lição.

Sócrates. Duas horas a culpar austeridade de Passos pela crise (e sem se ouvir falar de justiça)

3.808
Sócrates deu conferência em Coimbra sobre o projeto europeu depois da crise. Auto-elogiou-se e culpou a austeridade por ter "escavado" ainda mais no buraco da crise. Justiça, nem uma referência.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
Chegou sozinho, sem dar nas vistas, e quase 20 minutos antes da hora marcada. Ainda não eram 14h. Acompanhado do presidente do núcleo de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Simão de Carvalho, entrou discretamente e a tempo de beber café. A sala do auditório onde decorreu esta quarta-feira o ciclo de conferências “Economia hoje, futuro amanhã” ainda estava a meio gás, apesar de a conferência de José Sócrates estar marcada para as 14h15. O ex-primeiro-ministro só apareceria pouco depois das 14h30 e a primeira coisa que disse aos alunos que o esperavam foi gabar-lhes a “coragem” por o terem convidado. Seguiram-se quase duas horas de intervenção a culpar a austeridade implementada pelo anterior Governo por ter “escavado” ainda mais no buraco da crise: “A austeridade como resposta à crise falhou em toda a linha”, disse, invocando as diferenças face à forma como os EUA saíram da crise de 2008.
Do brexit à Catalunha, de Macron a Donald Trump, passando pelo Facebook e as restrições à liberdade em nome da segurança, pelo “desencantamento europeu”, e terminando em elogios “imodestos” ao seu próprio governo — o último governo com um “projeto de modernização” –, a palestra do ex-primeiro-ministro teve de tudo um pouco: só não teve nem uma palavra de justiça, de processos judiciais, Operação Marquês, crimes ou acusações de corrupção. Nem nas perguntas feitas pelos jovens estudantes, onde Simão de Carvalho, garantiu ao Observador que não havia qualquer restrição temática.
“Gabo-vos a coragem e o desassombro de não cederem ao politicamente correto e fazerem o que acham que melhor contribui para a perceção do projeto europeu”, disse quando tomou a palavra, depois de Simão de Carvalho ter reforçado que a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra é “inequivocamente um local de reflexão social sem doutrina política vinculada”. Prova disso era a escolha de José Sócrates como orador deste ciclo de conferências, que arrancou em fevereiro com Pedro Passos Coelho, e por onde já passaram nomes como Marques Mendes, Jorge Coelho ou Teodora Cardoso. “Primamos pelos pilares democráticos e pelas opiniões díspares”, disse ainda o presidente do núcleo de estudantes, lembrando que para as 17h00 estava marcada naquela mesma universidade uma manifestação de estudantes contra o aumento das propinas e o regime fundacional. “Só esperamos que seja dado à manifestação dos estudantes pelo futuro do ensino superior o mesmo eco que foi dado a esta conferência”, ironizou o jovem.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Uma “história mal contada”. Entre o “buraco da austeridade” e a falta de modernização

O tema era o projeto europeu depois da crise económica e foi nisso que José Sócrates se centrou. A ideia foi fazer um ajuste de contas com a história, apesar de admitir que ainda não há “distância suficiente”. “Esta história está mal contada”, disse, explicando que, quando a crise de 2008 rebentou, a Europa iniciou uma narrativa de que “a origem estava nos défices e não nos mercados, logo, que a crise era da responsabilidade dos Estados”.
“Criou-se a ideia de que tudo se resolveria com menos proteção social, com redução da despesa, com essas tretas todas, mas deu no que deu”, disse, apontando depois o dedo “àqueles que aplicaram uma receita desastrosa de acordo com uma ideologia dominante na Europa, e que agora vêm dizer que as coisas estão melhores porque essa ideologia da austeridade aconteceu — não, essa história está mal contada”, disse.
A imagem é clara e põe Pedro Passos Coelho e António Costa como protagonistas: “É como se alguém estivesse num buraco e, para sair do buraco, escava mais, afundando-se ainda mais. O que aconteceu foi que este Governo deixou de escavar, abandonou a austeridade, e só aí é que se começou a verificar recuperação”. Ou seja, “a recuperação económica portuguesa não está a acontecer porque houve austeridade, mas sim porque se abandonou a austeridade“, disse, defendendo depois que foi só quando o Banco Central Europeu decidiu implementar uma política de harmonização financeira quantitativa (quantitative easing) que a crise começou a ser superada. Um passo que foi dado muito antes pela reserva federal dos EUA, e que fez com que a resposta dos EUA à crise tivesse sido mais rápida e mais eficaz do que a resposta europeia.
Foi a crise que causou o défice e não o contrário. Foi o excesso de protecionismo social e não o inverso. Austeridade não foi capaz de resolver o problema do défice nem da dívida”, disse Sócrates.
Para José Sócrates, o segredo é claro: Portugal não precisa de austeridade, precisa de projetos de desenvolvimento. E foi aí que não se poupou em auto-elogios. “Quando é que foi a última vez que ouviram falar num verdadeiro projeto de modernização para o país?”, perguntou aos alunos, respondendo: “Foi no governo que eu liderei, quando apostámos na construção de escolas públicas, de barragens, de mais investimento na ciência, nas tecnologias de informação, na modernização das infraeestruturas”, disse, pedindo perdão pelo auto-elogio pouco modesto.
José Sócrates dá conferência em Coimbra sobre o projeto europeu depois da crise. "Gabo-vos a coragem", disse aos alunos. Antes, rejeitou estar a preparar candidatura presidencial: isso é "bruxaria".
Posted by Observador on Wednesday, March 21, 2018
caso TGV é disso exemplo, disse. Sócrates lutou pela construção de uma linha de alta velocidade, que caiu por terra com o governo de Passos Coelho. Um erro, segundo disse Sócrates esta quarta-feira. “Pôr a rede de alta velocidade a parar em Badajoz é uma decisão política que nos condena ao atraso, e é das ideias mais reacionárias que tenho ouvido no nosso país”, disse, explicando o uso da palavra reacionário: “reacionário porque é uma ideia de resignação, não tem ambição, e nós não devemos aceitar tudo isto sem querer mais, devemos ter uma visão para a modernização porque só assim é que se consegue crescimento económico”, defendeu.
Foram quase duas horas de palestra, com Sócrates sempre a defender as medidas “contra-cíclicas” da economia, e a constatar que a crise, e a forma como a Europa respondeu à crise, só começando a sair dela em 2015, deixou “mossa”. “Sou um profundo europeísta mas sou obrigado a constatar que, depois disto, instalou-se o germe da desconfiança entre Estados europeus”, disse, afirmando que, agora, a ideia que fica do Velho Continente é de que, ao primeiro obstáculo “é cada um por si”.

“Vim para me rir”. O que os estudantes esperavam de Sócrates

A sala do auditório da Faculdade de Economia encheu plenamente, com jovens estudantes a terem de se sentar ao longo das escadas por não haver lugares sentados para todos. Na verdade, não foram só estudantes de economia que quiseram ir assistir à palestra. O Observador encontrou mais estudantes de Gestão, e até de Relações Internacionais, do que apenas de Economia. Gonçalo e Lara, por exemplo, estudam Gestão e até nem se tinham inscrito para assistir à conferência, mas como tiveram uma “aula que foi cancelada”, resolveram ir espreitar.
“Vim para me rir”, dizia Gonçalo à entrada, explicando que achava “irónico” o núcleo de estudantes ter convidado o ex-primeiro-ministro que está acusado de 31 crimes, de corrupção passiva a branqueamento de capitais passando por fraude fiscal qualificada. Mas ao seu lado, Lara não concordava com o amigo: “Ainda assim foi primeiro-ministro, terá sempre alguma coisa a dizer e contributos importantes para o debate”, dizia.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
O mesmo pensa Renato Correia, também estudante de Gestão, de 29 anos. “Não foi ainda julgado, por isso não achei mal esta conferência”, disse ao Observador o jovem estudante, que sabe muito bem o que gostaria de perguntar ao ex-primeiro-ministro no âmbito desta conferência sobre o projeto europeu depois da crise: “Tenho curiosidade de saber de que maneira as políticas dele influenciaram ou não o início da crise, porque dizem que a crise foi internacional, mas o impacto que teve nos vários países foi diferente, e isso dependeu das políticas que foram implementadas em cada um”, disse ao Observador. Ou seja, “o que poderia ter sido feito que [Sócrates] não fez”.
Hannah Braz e Lauren Bento, estudantes de Relações Internacionais de 21 e 19 anos, por sua vez, estavam mais curiosas em ver “a forma como ele se comporta”, e a “postura que os estudantes vão ter” perante a presença do ex-primeiro-ministro. “Esta é uma universidade muito crítica, por isso é importante ouvir o que estas personalidades de peso têm para dizer”, afirmava Hannah ao Observador, dizendo que “achou bem” o convite feito a José Sócrates para dar esta palestra: “É preciso ouvir para criticar”.
À entrada do auditório, quando foi questionado pelos jornalistas sobre se a sua presença naquela conferência era uma espécie de regresso à política ou, até, o início da preparação de uma candidatura presidencial, José Sócrates foi parco nas palavras, mas irónico no tom: “Não me parece que isto seja uma matéria de política, é mais uma matéria de bruxaria. Deixemos essa matéria entregue aos videntes, que fazem disso profissão”, disse, rejeitando comentar o que quer que fosse. À saída, repetiu-se o número: não quis comentar a atuação do atual Governo, não falou no nome de António Costa, nem tão pouco disse se esta conferência era o início de um ciclo de participação ativa.
Sócrates saiu da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra como tinha entrado: à boleia, num carro que o deixou à porta e o foi buscar à porta. Ainda foi convidado pelos estudantes para os acompanhar na manifestação das 17h, mas ficou-se pelo convite. “Boa sorte”, disse apenas, ainda sentado à mesa do auditório, depois de um aluno lhe ter feito uma “pequena provocação muito simpática” sobre a reforma do ensino superior implementada ainda no seu governo, que alterou a forma de representação dos professores e estudantes nas direções das universidades.
“Mas a vossa manifestação não é sobre isso pois não? É sobre menos propinas e mais bolsas de estudo, não é?”, perguntaria. “E pela representatividade!”, ouviu-se responder da plateia. “Ai é? Lamento, então, nisso discordamos mas acho que podemos viver com essa divergência. Boa sorte, então”. Ainda houve risos na plateia, mas a divergência ficou-se por ali. Não houve perguntas incómodas, e Sócrates terminou a palestra debaixo de aplausos. A manifestação prossegue fora de portas, e junta todos os núcleos de estudantes da Universidade de Coimbra. Mas a essa hora, já Sócrates estará a caminho de Lisboa.

Sócrates diz que "o crime foi querer construir o TGV"





Ex-primeiro-ministro publica vídeo em que se defende da acusação no capítulo do concurso para o TGV
José Sócrates publicou um vídeo no seu canal de youtube em que procura defender-se da acusação do Ministério Público no que se refere aos procedimentos no concurso do TGV. Conclui que o MP não tem provas de nenhuma ilegalidade e que se limita a julgar intenções políticas. "A decisão de construir o TGV foi em si própria um crime" para os procuradores, acusa o principal arguido do processo Marquês.
Com o objetivo de "desmontar a acusação", Sócrates anuncia que vai publicar mais vídeos e diz que "para já" começa com o TGV. No vídeo, Sócrates divide a sua defesa em cinco momentos. "A intenção é sempre esta. Há que descobrir um qualquer crime seja lá onde for. Finalmente encontraram onde pegar, o contrato de adjudicação que, diz o MP, continha uma cláusula para permitir aos concorrentes que ganharam poder reclamar no caso de recusa de visto do Tribunal de Contas uma indemnização superior aquela que a lei geral lhes conferia", afirma.
O Tribunal de Contas recusou mesmo o visto ao negócio e foi constituído um tribunal arbitral para decidir a indemnização ao consórcio "Felizmente os seus trabalhos e o seu acórdão demonstram a falsidade total desta história. A inclusão desta cláusula é da responsabilidade exclusiva do júri do concurso. Nunca esse júri recebeu qualquer orientação governamental ", clama o arguido que responde por 31 crimes, entre os quais corrupção.
"O tribunal arbitral explica que a cláusula em causa é absolutamente legítima, legal e justa. E conclui que foi negociada pelo júri de boa fé e em estrita defesa dos interesse do Estado. Nem a cláusula é ilegal nem foi incluída por sugestão de quem quer que fosse do governo", diz Sócrates, que classifica de fábula a acusação de "ter instrumentalizado os ministros e secretários de estado" e outros. "Nunca dei qualquer instrução a qualquer júri para aceitar esta ou qualquer outra disposição ."
No despacho de acusação, o MP diz que José Sócrates "interveio a favor dos interesses do Grupo Lena e seus parceiros de negócio no domínio de procedimentos concursais, nomeadamente no âmbito da rede de alta velocidade, através da antecipação de informação e da conformação contra a lei dos respetivos procedimentos e contratos adjudicados". Os pagamentos terão atingido 5,8 milhões de euros, acusa o MP.
Na faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Sócrates ia falar da sua experiência na resposta à crise e acabou a falar nos erros europeus e a elogiar o seu Governo. Por Rita Tavares.
José Sócrates deu uma palestra na Universidade de Coimbra.
OBSERVADOR.PT
Arménio França, Elsa Martinho, Paulo Medeiros e 33 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Jorge Simões
Jorge Simões A Academia de Coimbra está de luto. Os estudantes actuais são imaturos, semi-analfabetos e muito queques. Para além de quererem ouvir este crápula e de lhe terem dado voz para se defender e autopromover, acabaram com a tradicional garraiada da queima das fitas na Figueira da Foz, o que me leva a crer que têm medo das vaquinhas bravas.
Com esta juventude que futuro para Portugal ?
Gerir
Pedro Gouveia
Pedro Gouveia Até podem ser imaturos, analfabetos e queques, acima de tudo imbecis por darem uma conferência a este criminoso. Mas o futuro em Portugal será certamente muito mais humano se a próxima geração acabar com a tradição barbara de torturar animais. Esperemos mesmo que esta coisa de maltratarem animais para diversão de outros acabe com a sua geração. Será a última geração de imbecis.
Gerir
Maria Gaiteiro
Maria Gaiteiro Atenção que os queques são de direita... e depois há os outros que se vendem nas confeitarias.
Gerir
Manuel Marques
Manuel Marques Quem diz que a garraiada acabou está muito mal informado ou então pura e simplesmente gosta de mentir e de enganar os outros
Gerir
João Pedro Santos
João Pedro Santos Concordo Dr. Manuel Marques, as pessoas andam mal informadas e não lêem a comunicação social regional. Teriam já visto que a vontade do povo não foi respeitada e a festa brava permanecerá! 
Eu e o Dr. João Lemos contamos consigo para continuar a elucidar as massas, fazendo ver ao mundo o que vai acontecendo pela nossa humilde academia.
Gerir
Cidália Peterson
Cidália Peterson Sobre o Sócrates não tenho nada a dizer. Mas garraiadas são um abuso a animais inocentes, que não merecem ser gozados dessa forma, ainda bem que os estudantes, que são o futuro de Portugal tiveram o bom senso de votar contra a maus-tratos de animais. Parabéns a esses estudantes e ao futuro de Portugal.
Gerir
Jorge Simões
Jorge Simões João Pedro Santos Limitei me ao que li num jornal nacional e muito desejaria estar em erro
..
Gerir
Mariazinha Martins
Mariazinha Martins Pedro Gouveia a parte dos imbecis era desnecessaria, mas o conteudo esta certo
Gerir
Margarida Namora
Margarida Namora Pela abolição da garraiada estão de parabéns!!!
Gerir
Fernando Salvador
Fernando Salvador João Pedro Santos o respeito é muito bonito. Muito Bem. Amen!
Gerir
6 hEditado
Branco Ricardo
Branco Ricardo é, mais valia então tourearem-no a ele , sempre era um entertenimento saudável
Gerir
Branco Ricardo
Branco Ricardo Manuel Marques sim, fiquei com a ideia que aquilo (o referendo)será só um fait-divers, mais nada
Gerir
Cidália Peterson
Cidália Peterson Pedro Gouveia Muito bem dito. Eu que nasci com garraiadas e touradas e embolados e o diabo sabe mais o quê... estou a por a minha esperança na juventude universitária. A violência que implica quando se faz festas utilizando animais para gozo não tem lugar numa sociedade progressiva, empática e bem formada como os estudantes da universidade de Coimbra têm a obrigação de o ser. Vocês representam o futuro de Portugal, e espero bem que não seja um Portugal arcaico, sadico e degradante que seja o vosso objectivo. Animais não são para a diversão de alguns pobres de alma que infelizmente não encontram outra forma digna e saudável de se divertirem quando têm festas. Brinquem, divirtam-se, brindem e façam festas com amigos, entre amigos, com canções e mais aí, mas deixem os animais em paz no ambiente onde é natural para eles viverem. Eu confio que vocês são o futuro e que vão representar Portugal com dignidade.
Gerir
Cidália Peterson
Cidália Peterson João Pedro Santos Se vocês utilizarem animais como diversão a vossa academia não será humilde, mas sim sadica e arrogante, animais não são brinquedos.
Gerir
Cidália Peterson
Cidália Peterson Manuel Marques Sim, os maus-tratos aos animais acabou, não há lugar na nossa sociedade para isso.
Gerir
Cidália Peterson
Cidália Peterson João Pedro Santos “Estudantes, se vocês que tiveram o privilégio de estudar e são o futuro de Portugal admitem que a vossa vontade democrática não seja respeitada ponham-se a pau.”
Gerir
Gabriela Prisal
Gabriela Prisal Grande exemplo para os futuros economistas!!! Técnicas de vigarice...🙃🙃🙃
Gerir
Fernando Santos
Fernando Santos Aprendizagens de roubalheira......enfim os pais de alguns alunos que por ali estiveram a escutar este indivíduo, sofreram na pele a crise deixada por este, os filhos agradecem assim, simplesmente vergonhoso.
Gerir
João Eiras
João Eiras lol, like pela comédia  Os erros europeus, como as directivas comunitárias que obrigam os bancos a denunciar em caso de transferẽncias suspeitas, as quais levaram o 44 a ser descoberto como o maior corrupto da história da política portuguesa. Malditos erros.
Gerir
Alvaro Pinheiro
Alvaro Pinheiro Burro é quem ouve este senhor criminoso.
Mas, mais burro ainda é quem o convida.
Ponham também este catedrático a dar aulas!!!
Gerir
Herlander Gaio
Herlander Gaio já chega...esse gajo não merece tanto tempo de antena nos media
Gerir
Antonio Lopes
Antonio Lopes O mais grave que são os palhaços da RTP que o convidam que são pagos com o nosso dinheiro
Gerir
Maria Gaiteiro
Maria Gaiteiro Atenção que este é o Observador ...
Gerir
Vítor Neto
Vítor Neto Pessoal não é hora de rir... 
Nosso ex-primeiro ministro Sócrates está sofrendo por causa de uma bactéria!!! 
É hora de nos unirmos, rezarmos e torcer pelo seu fortalecimento!!!

#forçabactéria
#SomosTodosBactéria
Gerir
Manuel Oliveira e Barros
Manuel Oliveira e Barros rezarmos pelo seu falecimento?
Gerir
Paulo Solano
Paulo Solano Como é possível dar tempo de antena a estes charlatães, ora para dar palestras, ou até mesmo para darem Doutoramentos ou Mestrados sem terem Mestrado?
As faculdaded já não são o que eram.
Gerir
Fatima Marques
Fatima Marques Estou em crer que quem se quis promover foi quem o convidou.....pois de outra forma nunca tinha visto na Tv a cara dele ou tinha que ser concorrente num qualquer concurso das TVs nacionais.... e quem quer hoje em dia entrar na política de uma forma rápida tem que se mostra na Tv nem que seja por maus motivos..... não interessa se falam bem ou mal só interessa que falem... Cabe aos outros estudantes validar ou não está cartada.... pelo que vi na reportagem foi uma sala pequenina dada a dimensão da Uni de Coimbra....devem ter sido os aficcionados e seus convidados que encheram a salita.....
Gerir
Luis Carneiro
Luis Carneiro Alguém consciente dá crédito a este individuo??? Lamento que Instituições de renome chamem a discursar quem não tem credibilidade a nivel total.
Gerir
Maria Luz
Maria Luz Aos presentes nesta palestra que ainda estão em construção de CV, não esqueçam de referenciar a vossa presença neste memorável acontecimento, para vos dar mais credibilidade ahahah.
Gerir
Pedro Gouveia
Pedro Gouveia É o que sempre fez melhor, evitar uma perguntar e mudar o tema na resposta para a sua própria propaganda e auto elogio. Só não é o pior charlatão porque o pupilo António Costa já superou o mestre.
Gerir
Marques Fonseca
Marques Fonseca Disse em off " meus amigos se quiserem ter dinheiro no futuro têm de gamar, porque neste pais quem for honesto morre na miseria"
Gerir
Fernanda Neves
Fernanda Neves Completamente de acordo
Gerir
Catarina Bicho Vicente
Catarina Bicho Vicente Um Asno de um aluno decide convidar, e a Universidade de Coimbra permite??!!
Gerir
Maria João Rodrigues
Maria João Rodrigues Por alma de quem temos que levar com este traste um dia inteiro?
Gerir
Ana Margarida
Ana Margarida Esgotada esgotada de tanta pouca vergonha !!! Isto não vai pode ficar assim , porque amanhã será pior
Gerir
Antonio Gomes
Antonio Gomes Quem convida um gajo destes para este tipo de eventos é muito pior que ele
Gerir
Antonio Martins
Antonio Martins Não sejam maus e não critiquem o orador. Se o tema era vigarice, roubalheira e destruição do país, não podiam os estudantes ter escolhido melhor. Que nojo de país este.
Gerir
Fernando Santos
Fernando Santos Pois também é verdade ...
Gerir
Fábio Gonçalves
Fábio Gonçalves Se os estudantes tivessem colhoes davam lhe uma facada mas como são todos a mesma laia ta se bem
Gerir
Leonor Girão
Leonor Girão Mau de mais para ser verdade ..
Gerir
Maria Teresa Silva
Maria Teresa Silva É mesmo um exemplo a seguir estes estudantes Universitários vão bem encaminhados com o sr em questão dezejo-lhes sorte.
Gerir
Maria Teresa Silva
Maria Teresa Silva Armando Dias Ri-te Ri-te faz bem á alma.
Gerir
Albino Santos
Albino Santos
Francisco Jorge
Francisco Jorge Está o Rui Rio metido na estória das entrelinhas não tarda muito... Depois digam que é o Facebook...!
Gerir
Manuela Alexandre
Manuela Alexandre . não sei o que disse,mas concertesa pensou; Vamos lá ver,se estes nabos chamam me para me ouvir então se calhar devia candidatar me nas proximidas eleições.😠😠😵😵
Gerir
Manuel Araujo
Manuel Araujo Só em portugal este e o passos a dar palestras nas faculdades , viva portugal o campeão dos ignorantes
Gerir
Cláudia de Figueiredo
Cláudia de Figueiredo Isto é surreal! Ainda dão credibilidade a este pulha. É simplesmenre espantoso...
Gerir
Nelson Matos
Nelson Matos a seguir há mais uns quantos ligados a bancos preparados para dar umas palestras.O salgado é o próximo convidado.
Gerir
J Sousa Lopes
J Sousa Lopes Então não podia esquecer de elogiar o seu n 2 do saque ao país e que provocou a ajuda externa, afinal são os dois ladrões
Gerir
Fernando Botelho
Fernando Botelho Este mentecapto dos representantes dos estudantes o que quer é PROTAGONISMO. Mas o 44 vem ensinar o quê???!!!
Gerir
Madalena de Sousa
Madalena de Sousa O Observador também foi ouvir o J.S. ? Depois dizem que quer protagonismo. São vocês quem lhe dão espaço pùblico.
Gerir
Manuel Rodrigues
Manuel Rodrigues Eu para mim ele não está bom da cabeça diz coisas sem nexo acho que tem que ir para um psiquiatra
Gerir
Vitor Almeida
Vitor Almeida Os fanáticos do PS sempre a defender os corruptos Sócrates e Costa que puseram Portugal na bancarrota, chamaram a Troika e pediram 78 mil milhões € para tapar os buracos que criaram.
Gerir
João Oliveira
João Oliveira Pinto de Sousa no seu melhor. ALDRABÃO. É quem fomentou esta palestra? Quanto pagou? Se calhar o mesmo que pelos livros escritos por outro, vigas são assim, a culpa nunca é deles.
Gerir
Anthony Adamich Guerra
Anthony Adamich Guerra Pelo amor de Deus este cidadão falou no buraco e que a austeridade nada mais fez que o aprofundar, mas afinal quem foi o criador do buraco?...Quem levou a nossa cidadania/Povo e País à pré bancarrota e a dobrar a nossa dívida em função do PIB de sessenta e tal por cento para cerca de cento e trinta por cento, mas sinceramente o que ainda mais me chocou foi ver a juventude bater-lhe palmas, quando é e vai ser essa mesma juventude a grande vítima da má governação e decisões políticas deste cavalheiro, por isso eu era apologista que o ministro das finanças Teixeira dos Santos também lá fosse, esse sim é que deveria ter sido o convidado, o que se estará a passar com a mentalidade e pensamento de certa percentagem da nossa cidadania será doença, o que é certo e correcto é errado e o que é incerto e incorrecto é que está bem, será que ainda alguém algum dia poderia ou poderá perguntar ao palestrante como fazer um TGV quando já nem dinheiro havia para pagar aos funcionários do Estado salários e pensões e tivemos como Povo que passar pela vergonha e sacrifício duma intervenção estrangeira que ainda estamos a pagar sabe Deus com que mais sacrifícios ainda, não realmente nós portugueses não temos a boa vida deste senhor, não usufruimos do seu bom salário, não moramos onde ele mora, não frequentamos bons restaurantes como ele nem tiramos cursos em Paris, isto depois da pesada herança por ele nos deixada através do seu governo, será que este cavalheiro não tem ou terá consciência disso?..Eu no lugar dele preferia calar-me e cair no esquecimento foi mau de mais para ser verdade e sem lhe desejar mal (sou cristão) justiça lhe seja feita!!
Gerir
Arménio França
Arménio França A experiência dele de resposta à crise era andar a visitar países e dizer para comprarem dívida pública
Gerir
Graça Silva
Graça Silva Quem não os conhecer, que os compre! (Os socialistas) querem a todo o custo o TGV e mandam este, fazer esta figura!
Gerir
Gibraltar Maciel
Gibraltar Maciel E no Grupo Lena? Nada? Isto é coisa do passado. Já passou. Era só o que faltava. Era só o que faltava. A frase é dele.
Gerir
Carlos Pires
Carlos Pires Este bem dizer que os dele tem mérito. Óbito nem podia dizer outra coisa para não se afundar mais .
Gerir
Augusto Feteira
Augusto Feteira Que universidade, e que alunos ! a receber gatunos,como o Lula e Sócrates,hahhahhaha,mundo de parvos e puxa sacos.
Gerir
1 hEditado
Luis Rodrigues
Luis Rodrigues a vigarice em palestras havia de transmitir febre aftosa de forma a serem todos contaminados, para se proceder ao abate destes "rebanhos" e acabar-se com a ignorância de futuros "canudos"
Gerir
4 hEditado
João Farinhote
João Farinhote Portugal deixou de ser um Estado de Direito quando indivíduos destes e outros andam em liberdade.
Gerir
Leonel Costa Pires
Leonel Costa Pires Agora só falta vir o Fernando Mendes a dar uma palestra sobre dieta e nutrição. 😂
Gerir
Xanocas Zuina
Xanocas Zuina São mais imbecis, idiotas, e outros nomes Que lhes queiram chamar, ao Pessoal que o convidou a ir fazer a dita conferência do que esse criminoso do Sócrates! Ele é esperto e aproveitou! Obviamente!
Não entendo estas mentes iluminadas que temos neste país, de intelectuais e doutores da treta! Porra que é demais!
Gerir
Joana Palim
Joana Palim Devia era ter falado dos seus próprios erros (talvez por ele considerados virtudes) e sair de lá direto para onde nunca devia ter saído, mas para ser tratado não como num hotel 5 estrelas, mas como qualquer outro.
Gerir
Branco Ricardo
Branco Ricardo Ora, mandou alfinetadas no Costa e disse que só lhe falta andar sobre as águas. Só vai ser muito dificil a este troca tintas voltar a ser encarado como algo que vale menos que um penso higiénico usado
Gerir
5 hEditado
Amélia Silva
Amélia Silva E de lamentar que a nossa juventude não aprenda nada e continua a dar tempo de antena a esse tipo lamento
Gerir
Antonio Jorge Santos
Antonio Jorge Santos Se tinha um governo tao bom porque o abandonaste
Só mesmo para gente burra para perder tempo ouvir este anormal
Gerir
Rui Augusto da Cruz
Rui Augusto da Cruz A culpa não é dele, mas sim de quem o convida para estas secções e de quem ainda se prontifica a ouvir este corrupto. Como não há almoços gratos, este convite deve ter partido de alguém que directa ou indirectamente também saiu beneficiado com as trafulhices do Sócrates!
Gerir
Rogério Neiva
Rogério Neiva É preciso ser mesmo vigarista. A Universidade de Coimbra sai muito mal parada deste assunto. Por isso é que não está entre as melhores em economia. Se os professores acham que as contas do Sócras são para ter em conta, pobres alunos.
Gerir
Jose Manuel Costa
Jose Manuel Costa O futuro é dos jovens, e, na minha modesta opinião, têm todo o direito de dizer como os putos : cota, a vida é minha e eu é que sei.
Gerir
Carlos Marques
Carlos Marques
Braz Almeida
Braz Almeida Mas que tristeza. Onde é que ele quer chegar?
Gerir
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues
Alice Oliveira Miranda
Alice Oliveira Miranda Vergonha
Gerir
Eugenio Pereira
Eugenio Pereira Deveria de te falado diretamente de Caxias
Gerir
Nuno Magalhães
Nuno Magalhães PALHAÇO
Gerir
Ulisses Fernandes
Ulisses Fernandes Ke LATA o Gajo
Gerir
António Carou
António Carou pois... a culpa é sempre dos outros, o Sr "engenheiro" fez tudo bem feitinho, para encher os cofres dele...
Gerir
Elisabete Gomes
Elisabete Gomes Mas há ainda quem lhe dê tempo de antena?!?!Que país este...
Gerir
Miguel Lopes
Miguel Lopes O curso de Economia do UC deve ser para tótós.
Gerir
Teresa Aroso
Teresa Aroso Que tristeza?
Gerir
Ana Gonçalves
Ana Gonçalves Que nojo 
Continuasse a dar protagonismo a este corrupto arrogante
Gerir
José Maria
José Maria UMA VERGONHA...
Gerir
Fernando Braga
Fernando Braga O pinoquio outra vez
Gerir
Fernanda Martins
Fernanda Martins Quem não tem vergonha, todo o mundo é seu.
Gerir
Augusto Henriques
Augusto Henriques Mas que raio de patetas escuta este criminoso!?
Gerir
Raul Reis
Raul Reis
Mariazinha Martins
Mariazinha Martins Lololklololol claro entao mas o homenzinho tinha alguma coisa p dizer?????
Gerir
Francisco Vilaça
Francisco Vilaça Um monhon destes é que devia levar com o surto todo do sarampo....
Gerir
Carlos Martins
Carlos Martins Nojo!
Gerir
João Rhoza
João Rhoza
Carlos Prata Prata
Carlos Prata Prata Que triste figurinha
Gerir
Carlos Marques Pinto
Carlos Marques Pinto Intruja mor, ladrao, mafioso. Ainda dao ouvidos a esta gentalha.
Gerir
Ivo Ramos
Ivo Ramos Este tipo não estava preso?
Gerir
César Ac
César Ac
Amélia Lourenço
Amélia Lourenço Grande filho da putice
Gerir
Fernando Belchior
Fernando Belchior Vozes de burro não chegam ao céu, ficam no curral.
Gerir
Joao Nabais Pinto
Joao Nabais Pinto
Joao Nabais Pinto
Joao Nabais Pinto
Fernandoz Pereiras
Fernandoz Pereiras Palhaçada....
Gerir
Alexandre T. B. Pappamikail
Alexandre T. B. Pappamikail O número de uma conta nas ilhas Caimão?
Gerir
Maria Dina Ferreira
Maria Dina Ferreira
L Domingos Tomás
L Domingos Tomás Ladrão vigarista
Gerir
Arlindo Oliveira
Arlindo Oliveira
TóZé Brigolas
TóZé Brigolas Espero que lhes sirva de emenda. "Engenheiro"
Gerir
Miguel Lopes
Miguel Lopes Acho que vou bloquear o Observador, pois é só pornografia e lixo.
Gerir
Antonio Real Santos
Antonio Real Santos Nem na lixeira municipal.
Merece apreguar..
Gerir
Alberto Costa
Alberto Costa Rolando Lero 
Gerir
Joao Pedras
Joao Pedras Entrelinhas, entrelinhas ........ Quero é vê-lo entregrades.
Gerir
Fernando Fernandes
Fernando Fernandes O anormal ladrão xuxalista......
Gerir
Luis Antonio Santos
Luis Antonio Santos Este embusteiro ainda ta ca fora?
Gerir
Helena Pereira
Helena Pereira Este não desiste,uma Praga que veio para ficar!!!!
Gerir
Joaquim J. Mendes Santos
Joaquim J. Mendes Santos Queriam o quê ?
Gerir
João Carolo Silva
João Carolo Silva Isto não é normal...
Gerir
Xanocas Zuina
Xanocas Zuina
Jams Jose Sousa
Jams Jose Sousa
Maria De Lurdes Canteiro
Maria De Lurdes Canteiro Só tem conversa de xaxa esse aldrabão
Gerir
Camilaluz Freire
Camilaluz Freire Calado
Gerir
Teresa P Leite Silva
Teresa P Leite Silva Esta criatura é execrável!
Gerir
M Joao Tomas Costa
M Joao Tomas Costa Disse mentiras , nunca disse outra coisa...
Gerir
Onun Atiuqsem
Onun Atiuqsem
Jaime António Gomes
Jaime António Gomes "A culpa não é minha". Pronto está dito.
Gerir
Margarida Namora
Margarida Namora Não estou interessada e admiro-me de quem esteja.
Gerir
Nelo Leitao
Nelo Leitao Ladrão corrupto

Sem comentários: