sexta-feira, 23 de março de 2018

Acidentes de viação voltam a matar e ferir nas estradas moçambicanas



PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Vida e Lazer - Motores
Escrito por Emildo Sambo  em 23 Março 2018
Share/Save/Bookmark
Vinte e sete pessoas morreram e outras 68 contraíram ferimentos, das quais 19 graves, em resultado de 36 acidentes de viação ocorridos na semana finda, em algumas rodovias de Moçambique.
Dos 36 sinistros rodoviários em alusão, 20 foram do tipo atropelamento carro/peão, seis despistes e capotamento, quatro choques ente carros, três choques entre carros e motorizadas.
Inácio Dina, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse a jornalistas que as causas desta desgraça são as mesmas de costume: o excesso de velocidade, o corte de prioridade, a ultrapassagem irregular, as deficiências mecânicas e a condução em contra-mão.
Relativamente à fiscalização, com o intuito de aferir a legalidade das viaturas e prevenir os acidentes de viação, por exemplo, o trabalho da Polícia de Trânsito (PT) abrangeu 42.897carros. Destes, 3.042 condutores foram multados.
Na mesma operação, a corporação deteve seis indivíduos detido por tentativa de subornos aos para o efeito, disse Inácio Dina.
Paulo Vahanle vence eleição intercalar em Nampula e só espera proclamação do CC para ser confirmado substituto de Mahamudo Amurane
Escrito por Emildo Sambo  em 23 Março 2018
Share/Save/Bookmark
O candidato da Renamo, Paulo Vahanle, venceu a segunda volta da eleição intercalar autárquica da cidade de Nampula, com 58,60% de votos, e deixou para atrás o candidato da Frelimo, Amisse Cololo, que amealhou 41,40% de votos, segundo os dados divulgados na quinta-feira (22) pela Comissão Nacional de Eleições (CNE). Os resultados deverão ser ainda proclamados pelo Conselho Constitucional.
Paulo Vahanle e Amisse Cololo disputaram a segunda volta em consequência de não terem obtido votos suficientes para um deles ser declarado vencedor do escrutínio realizado a 24 de Janeiro passado.
Na segunda volta, que teve lugar a 14 do mês corrente, Vahanle conseguiu 55.732, contra 39.376 votos de Cololo. Assim, o candidato da Ranamo é declarado eleito e substituto de Mahamudo Amurane. Este foi assassinado a 04 de Outubro de 2017, na sua residência.
Mais uma vez, o povo voltou a mostrar a sua indiferença em relação ao processo. Dos 296.500 inscritos, absolutamente 67% não se fizeram às urnas. Todavia, comparativamente à primeira volta, em que só votaram 24,90%, houve melhorias.
Segundo Abdul Carimo, presidente da CNE, durante a votação, os agentes do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) encontravam-se em todas as mesas de voto com vista a auxiliarem os cidadãos sem cartão de eleitor ou que estivessem com dificuldades de identificar suas mesas de voto.

Sem comentários: