sexta-feira, 23 de março de 2018

Dois poderes na rua: Luxo de Comité Central e "My Love"

Dois poderes na rua:
Luxo de Comité Central e "My Love"
É isso mesmo. O que se vê nessas viaturas não são sacos cobertos de guarda-chuvas. São cidadãos deste país no interior de "My Loves" à caminho dos seus locais de trabalho. Cada um assegurando o seu guarda-chuva, debaixo de uma intensa chuva, sem o mínimo de segurança, em estradas altamente esburacadas, ao longo da Avenida Joaquim Chissano. Qualquer contorno ao um buraco pode ser fatal.
Na faixa contrária, no sentido Cidade de Maputo-Cidade da Matola, os sirenes não param de tocar, obrigando os "outros" a libertarem a faixa. "Encostem, encostem", ouve-se mesmo de outro lado da faixa da mesma avenida, sentido Cidade de Matola-Cidade de Maputo.
A seguir uma frota de viaturas de luxo com ocupantes também de luxo, devidamente equipado a FRELIMO. É o poder na rua. É o paraíso. Não existe outro paraíso que aquele em que tens militares e polícias a abrir-te o caminho e todo o mundo a apreciar a viatura com que andas, só porque tens uma patente: FRELIMO.
Doutro lado da faixa, um outro poder, também na rua, mas não no interior de carro de luxo, nem é o poder de luxo. É um poder no interior de "My Love" com uma mão a assegurar guarda-chuva e a outra a abraçar o outro ocupante que teve acesso à ferro ou posição privilegiada que lhe garante o mínimo de segurança. Um poder que sempre pede ao seu motorista para não acelerar muito sob o risco da guarda-chuva voar. A viatura deste poder, além de não ser condigna e de não oferecer segurança, não evita que molhe. Uma particularidade é que este poder, no interior de My Love, não sabe que o tem. Não sabe que foi ele que colocou noutro poder aquele que hoje o afasta para poder passar.
Sei que um dia esse poder saberá que tem mais poder do que quem o exibe, o poder de punir a letargia, a inoperância, a negligência, a corrupção, o nepotismo, o exibicionismo e ostentação, o enriquecimento ilícito, a má governação.
Como dizia, o que vê nessas fotos são cidadãos moçambicanos no interior de My Love. Não o fazem por querer, mas porque eles têm filhos por alimentar, educar e cuidar. Também têm sonhos por concretizar: adquirir um terreno de 15x30 m, ainda que não seja em zona parcelada, construir uma casa tipo 1, adquirir uma motorizada. Mas não só: sujeitam-se a essas condições porque devem pagar renda de casa, água, luz, escolas, carrinhas escolares, entre outras despesas.
São empregados, na sua maioria, de quem se fazia de carro de luxo noutra faixa de Joaquim Chissano, em direcção à Escola Central do Partido. Eles sabem que qualquer falta é severamente penalizada, desde descontos até à rescisão de contrato. Por isso, mil vezes chegar molhado e com risco de adoecer do que não se apresentar ao seu local de trabalho.
A previsão de chuva é um pesadelo para os cidadãos transportados pelos My Loves. Um pesadelo porque sabem o que lhes espera nesses dias chuvosos, enquanto outros celebram porque não irão regar as plantas das suas diversas quintas, onde apenas vivem seus guardas. O seu 4x4 vai deslizar melhor sobre aqueles solos arenosos da instância turística, onde passa finais de semana.
Este é Moçambique. Moçambique de indivíduos com deveres, mas sem direitos.
Julião João Cumbane está a sentir-se triste com Julião João Cumbane.
10 h
Meu comentário

É assim mesmo que o povo olha para nós da FRELIMO, mesmo quando muitos de nós também somos transportados nesses "my loves"! Só que o poder que alguns de nós detêm para se fazerem transportar da maneira descrita por Lázaro Mabunda aqui é sobranamente do povo transportado nos "my loves".
Será que sabemos todos, nós da FRELIMO, disso? Custa o quê mudarmos de postura e sermos modestos, mormente quando nos movemos em cumprimento da nossa agenda partidária?...
A FRELIMO não deve mais continuar a deixar-se confundir com o Estado que estamos a dirigir, caros camaradas!

Referência
GostoMostrar mais reações
12 comentários
Comentários
Eagle Eye O amanhã dirá!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
10 h
Homer Wolf Profe, acaso algum dia já lhe disse que o admiro bastante? Se não, aproveito a oportunidade...😊
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 h
Armando Sixpence Muito profundo...!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 h
Mouzinho Zacarias Os dirigentes da FRELIMO não te escutam Julião cumbane muito triste
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 h
Homer Wolf Isso pensas tu!...😊
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 h
Ismael C. Gocaldas Fiquei comovido com o texto e muito revoltado com a postura que os camaradas vem demonstrando, ja estamos cansados, basta.
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 h
Eagle Eye A imparcialidade nas últimas semanas me impressiona. Força Dr. o país precisa
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 h
Mário Manhiça Vejo lucidez aqui
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 h
Buene Boaventura Paulo Eu já disse "o indicador da inserção da Frelimo no povo é o fosso entre o rico ( moçambicano ) e o pobre deste País" daí que saúdo efusivamente este post do ilustre Professor Julião João Cumbane
Gerir
GostoMostrar mais reações
8 h
Mindo D'avila É verdade que as coisas ja se estragaram mas devemos reconhecer o quanto o Prof tentou.
O blema voces honestos o partido tem por politica o insolamento ou melhor vos combate optando por valorizar os corruptos, manipuladores, bajuladores, etc
As reclamacoes de Dlakama sobre fraude eleitoral sao indiscutiveis
Gerir
GostoMostrar mais reações
54 minEditado
Clementino Raice Mocambique Esta' Ond Esta' Nao Pork Faltam Pessoas Com Boas Ideias; Mesmo No Partidao Ha Gente Honesta Dotada Com Espirito D Humansmo. O Problema E' Um: os K Tem Boas Ideias Nao Tem Podr D Dcisao, O Podr D Dcisao Esta' Nas Maos Dakeles Insensiveis K Fingem Preocupar S Com Os Problemas Do Povo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
8 hEditado
Hercílio Wa Ka Chinguvo Obrigado camarada
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Eugenio Justo Vitorino Confesso que de um tempo pra cá o profe anda irreconhecível, decidiu lavar a ferida mesmo consciente de que haverão vozes que se insurgirao, afinal de contas nem uma ferida lava se o dono a rir!.
GostoMostrar mais reações
59 comentários
Comentários
Mario Albano Mas não digo, subscrevo o quê disse.
Gerir
GostoMostrar mais reações
18 h
Edwin Hounnou Parabéns, Lazaro Mabunda! Há muito que não ouviu uma voz de dentro com essa força...Parabéns mais uma vez que nos apercebemos de que o país está gravemente doente.
Gerir
GostoMostrar mais reações
14 hEditado
José Amor Mudjadju Tovele Este cenário sucede-se na revisão dos nossos salários, os detentores do poder, dizem sempre que o reajuste salarial deve ser de acordo com as condições do país, mas isso só serve quando for nosso salário, o deles não é reajustado em função da realidade do país, pois enquanto nos aumentam 500 mt e depois, sobem tudo inclusive o preço do ''my love'', eles têm um reajuste de quase 100% e em contrapartida não pagam nada, mesmo tendo subsidios de alimentação e transporte, comem comida do estado e ainda andam em viaturas de luxo sem pagarem pelo combustível. O povo moçambicano é pacífico mas no dia que decidir usar da força e poder que detêm, os poderosos não terão balas suficientes para matar esta gente que se alimenta e é transportada como de bovinos se tratasse.
Gerir
GostoMostrar mais reações
18 h
Aldo Munguambe bem dito ilustre
Gerir
GostoMostrar mais reações
17 h
GostoMostrar mais reações
17 h
Felix Vicente Esta tudo dito ilustre, mais palavras para o que!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
17 h
Sitoi Lutxeque Oremos... Oremos para que o divino continue a dar força aos poderosos cujo luxo é my love para que não faltem ao recenseamento, a fim de purificar(renovar) o seu poder para, pelo menos, um dia (10 de Outubro) sejam "venerados" pelo poder de luxo (os de Mercedes, 4x4 etc).
Gerir
GostoMostrar mais reações
17 hEditado
Paulino Malendza um trade off
Gerir
GostoMostrar mais reações
Ver Tradução17 h
GostoMostrar mais reações
17 h
Felix Vicente Vou contar um episodio que aconteceu hoje, por volta das 05:50 h, em Maning - Mateque, Marracuene.
Porque estava a chover (choveu toda a noite), saimos à rua por volta das 04:30, entretanto não apareceu nenhum “MyLove” e nem “Ten Years”. Por volta das 
05:50, eis que aparece um “MyLove” abarrotado de pesoas que subiram na Escola Santa Montanha. Ora porque as nossas estradas são de Terra Batida e cheio de Covas (seriam lombas naturais?), havia muita água nesses buracos. Ora, enquanto o carro passava em um dos burracos, eis que muita gente caiu para água (felizmente não houve quem se feriu dos que cairam), lamacenta. Dentre eles, havia um miudo que ia para Escola. Seu telemóvel ficou dentro da água, ele ficou todo sujo e so tinha uma saida: Voltar para casa. Que pena!!
Outros optaram em continuara no MyLove porque se chegarem tarde, “ o monhe vai me descontar”. E infelizmente continuaram com a viagem, sujos. Como bem o disse, querem garantir a sobrevivência da familia.
Este é o nosso Moçambique Real.
Gerir
GostoMostrar mais reações
17 h
Mario Nhantumbo Efectivamente. Estamos numa situação em que os que realmente têm poder não conhecem o seu real valor e os que foram concedidos o poder temporário fazem de tudo para que este se perpetue minando a visão do povo com "esmolas pré-eleitorais".
Gerir
GostoMostrar mais reações
16 h
Bene Cumba Parabéns a eles e muito bom para nós, afinal lhes demos o poder e não queremos retira-lo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
12 h
GostoMostrar mais reações
16 h
Belgiano Cumbe Hi my brother
Gerir
GostoMostrar mais reações
Ver Tradução15 h
Jorge Saiete Só recenseando mesmo. É a única saída que nos resta
Gerir
GostoMostrar mais reações
16 h
Ricardino Jorge Ricardo Vou preferir andar com a minha nudez que vestir camisetes, bonés, chaveiros e esferográficas desses senhores, dentro e fora da campanha eleitoral. Alias, a única coisa que vou fazer amanhã é de dirigir-me ao POSTO DE RECENSEAMENTO mais perto. As melhores festas já lá vem (10 de Outubro/18 e o ano 2019).
Gerir
GostoMostrar mais reações
16 h
Guilherme Paulo O PR usou essa mesma Av por volta das 8h quando ia a Matola, não sei como sentiu se ao ver essas coisas in loco
Gerir
GostoMostrar mais reações
16 h
Mindo D'avila Sentiria o que irmao!
Gerir
GostoMostrar mais reações
14 h
Mindo D'avila Prepara cartao de eleitor so
Gerir
GostoMostrar mais reações
14 h
GostoMostrar mais reações
16 h
Bene Cumba Podes crer que nunca acordara. Só moçambicanos mesmo... até da raiva.
Gerir
GostoMostrar mais reações
12 h
Helder Faife É necessário consciêncializar o cidadão sobre a importância de ter cartão de eleitor, mas mais importante é saber VOTAR.
Gerir
GostoMostrar mais reações
15 h
Lordwar General Neste país todos estão doentes. É o povo são os nossos dirigentes...e eles como já aperceberam-se que este povo vende-se por uma camiseta, capulana e umas bebidas acompanhado de arroz e feijão nas campanhas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
12 hEditado
Likezo Magaia Participei no filme hoje fui obrigado afastar
Gerir
GostoMostrar mais reações
15 h
Saul Matola Lázaro Mabunda, és o eco dos sem voz...continue assim
Gerir
GostoMostrar mais reações
15 h
Volkswagen Marrengula A mudanca comeca comigo , e em Outubro...
Gerir
GostoMostrar mais reações
15 h
Mindo D'avila Preparem cartoes de eleitores irmaos!
Gerir
GostoMostrar mais reações
14 h
Custódio Mugabe Leia Marx Lazaro Mabunda. A correlação de forças sempre existiu e existirá. Não vai chegar o dia que imagina. No primeiro mundo ainda não existe igualitarismo...
Gerir
GostoMostrar mais reações
14 h
Julio Lilito Boene Com.a tua permissão, subscrevo na íntegra. Nada é eterno.
Gerir
GostoMostrar mais reações
14 h
Fernando Filipe Franco Enquanto a frelo estiver no poder, é o que vai ser
Gerir
GostoMostrar mais reações
14 h
Mussa Abdala Abdala Triste senario em que não mesmo nos colocamos mais uma vez volto a parabenizar o povo responsavel da capital do norte Pelo Exemplo que Deus espero que não nos venhamos a nos distrair quando for a vez de elegermos espero que tenhamos a nocao do castigo que estamos sugeito depois disso Obrigado ao Caro Leitor
Gerir
GostoMostrar mais reações
13 h
Felix Mabunda Bem narrado o cotidiano de povo moçambicano. 
Parabens
Gerir
GostoMostrar mais reações
13 h
Alson Dos Santos Um grito a altura!!! Well done Lazaro. Eu so gostava de saber se alguem no seu juizo normal ainda é capaz de votar na Frelimo????
Gerir
GostoMostrar mais reações
13 h
Hernane Ngovene Bem dito. Estou sem palavras.
Gerir
GostoMostrar mais reações
12 h
Sérgio Pinto Tembo Governo de parasitas..chega mudemos nós a consciência e optemos por uma outra saída.
Gerir
GostoMostrar mais reações
12 h
Carlitos Santos Manuel Sigam o exemplo do pessoal de Nampula. Nao digo que nao haja problemas naquela cidade nas posso garantir que dentro do perimetro da cidade nao há my loves.... o problema da gente do sul é orgulho na pobreza e pensar que a mudança vai fazer sofrer. Experimentem a mudança e se nao funcionar voltem aos vossos libertadores.
Gerir
GostoMostrar mais reações
12 h
Fernando Filipe Franco Já me cansei de dar esse conselho.
Gerir
GostoMostrar mais reações
11 h
Adelino Maela É lamentável o que acontece no meu país, no país de Samora e de Mondlane, com esses dois Homens estaríamos a dançar outra música
Gerir
GostoMostrar mais reações
12 h
Bruno de Mello Muito triste mesmo,dói -me imenso presenciar essa situação todos os dias
Gerir
GostoMostrar mais reações
12 h
Fidel De Jesus Triste situação
Gerir
GostoMostrar mais reações
12 h
Bene Cumba Alguém sabe dizer quando termina o recenciamento??
Estou na diáspora e não queria perder esta festa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
12 h
Felix Mapsanganhe 43 anos independente, não conseguimos prover transporte publico. Triste realidade
Gerir
GostoMostrar mais reações
11 h
Bene Mugas Tudo na vida tem seu inicio e seu fim.
Gerir
GostoMostrar mais reações
11 h
Gervasio Avelino Muito triste. Pelo contrário, devia ser essa polícia que manda os outros afastar para passar o luxo, a garantir que os My Love em dias de chuva sejam veículos prioritários - como sabemos que temos um sistema de transporte público deficiente. Até hoje essa situação de que o povo está exposto, a dos My Love, não cabe na minha cabeça. Como diz o outro, " vou me recensear para acabar com essa mer***.
Gerir
GostoMostrar mais reações
11 h
GostoMostrar mais reações
11 h
Sitoe Gaspar Sem esquecer que ao regressar a casa, temos que enfrentar poças de água, tirar sapatos para não perdê-los na lama, apoiar-se pelo murro do vizinho(se lá o tiver) e ainda muitos de nós encontramos roupa molhada devido à condições das nossas casas e rezamos para não chover durante a noite para dormirmos minimamente tranquilos( sem bacias nas mão e sem ter que movimentar os poucos móveis lá existentes).
Gerir
GostoMostrar mais reações
11 h
Hassane Rajú Bem querias que todos andassemos nos mesmos carros, comessemos os mesmos pratos, etc mas isso só o comunismo é que profetiza: "A cada um segundo o seu trabalho e a cada um segundo as suas necessidades ". Nem o primeiro conseguiu ainda nivelar essas desigualdades!...
Gerir
GostoMostrar mais reações
11 h
Hassane Rajú Dizia: primeiro mundo!...
Gerir
GostoMostrar mais reações
11 h
Carlos Jossia Realidade dura !
Gerir
GostoMostrar mais reações
11 h
Arcenio Samotiua A mudança começa em nós
Gerir
GostoMostrar mais reações
10 h
Magalhaes Bramugy Recenseamento termina dia 19 de Maio próximo
Gerir
GostoMostrar mais reações
10 h
Benedito Mario Muimela Meus sentimentos. Estamos entreques.
Gerir
GostoMostrar mais reações
10 h
Profeta Das Nações Africanos Este É O Nosso País Da Verdade!, Com Uma História Real
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 hEditado
GostoMostrar mais reações
9 h
Ismael C. Gocaldas chocante e revoltoso ao mesmo tempo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
8 hEditado
Palmira Selma Vamos parar de lamentar o que se relata neste texto não é novidade para ninguém.
Jovens!!! vamos experimentar a mudança
Gerir
GostoMostrar mais reações
8 h
Naine Mondlane Subscrevo-me em tudo. E compartilho o teu aborrecimento pelo estado do país. É vergonhoso!

Oremos!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
8 h
Pedro Azarias Sitoe É lastimavel, repugnante... Mas o que fazer se o proprio povo é que decide mal. Precisamos de uma ética eleitoral. Saber votar, o que não acontece. Quando vamos as urnas, votamos o presisente e o partido. Mas mesmo que não tenhamos experiencia com ele, so de pertecer o pertido que fez ainda desfaz para nos é tudo. Pas que inpirismo temos com essa pessoa?
Gerir
GostoMostrar mais reações
8 hEditado
Elso Carlitos Algumas verdades desta perola do índico
Gerir
GostoMostrar mais reações
7 h
Jose Ofece Deniasse Ofece A frelimo nunca ganhou sempre perde eles confia n STE e CNE para viciar os resultados
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Dionisio Paulo Vahanle Estes gananciosos que hipotecaram esse belo Moçambique, vão pagar nessas eleições que se avizinha.
Gerir
GostoMostrar mais reações
35 min
Clerio Cruz O texto é profundo e dunucia uma realidade amarga e difícil de compreender mas outubro está próximo e veremos o poder dos "my lovistas". Aguardemos serenamente e não nos deixemos distrair.....
Gerir
GostoMostrar mais reações
34 min
Bento Caetano Verdade absoluta! Parabéns.
Gerir
GostoMostrar mais reações
25 min
Leonel Simila E lá vamos nós. . .

Moçambique precisa de bons exemplos

Com muito tristeza constato que a juventude moçambicana que era criança à data da morte de Samora Machel não tem boas referências. A única referência desta juventude são actos de corrupção; são "boladas".
De novo, Joaquim Chissano e Armando Guebuza são os principais culpados. Não a FRELIMO! Na FRELIMO há muitos membros, militantes e simpatizantes que são íntegros. Há até os que alertaram o Joaquim Chissano e Armando sobre a perniciosidade dos seus actos enquanto líderes políticos, mas ambos fizeram ouvidos de mercador, cada um no seu consulado e por razões próprias. Por exemplo, eu tenho em arquivo de mensagens pessoais que troquei com Armando Guebuza, apontando-lhe abertamente os erros da sua liderança, e propondo acções correctivas... Pelo menos com ele partilhei, entre 2010 e 2014, opiniões que se ele tivesse valorizado poderiam, quiçá, lhe ter ajudado a evitar as "dívidas ocultas" que mancharam os dois últimos anos do seu consulado como Presidente da República de Moçambique e da FRELIMO. (Não vale a pena me solicitar para partilhar essa correspondência, porque não simplesmente não quero partilhar!)
Posso, poi, dizer com alguma propriedade que Armando Guebuza é inacessível à opinião diferente da sua; é um homem muito fixo nas suas convicções. Alguém, na altura funcionário da Presidência da República, chegou até a dizer-me que o Presidente (Armando Guebuza) não gostava de ter perto de si colaboradores armados em gente íntegra, honesta. Não quis crer nesse dito. Mas hoje, pensando bem, admito que o fulano que disse tal coisa estava certo. Com efeito, no consulado de Armando Guebuza a corrupção e a ostentação do produto do roubo atingiram contornos nunca antes vistos em Moçambique. Ele deu um sinal falso de querer combater a corrupção, aquando da prisão do Almeirinho Manhenje (meu conterrâneo!), mas depois ficou condescendente aos corruptos. Foi assim que os íntegros passaram a ser tidos como idiotas e indesejáveis pelos corruptos. Até eu também comecei a sentir-me um idiota. Mas me mantive firme e decidi continuar assim mesmo: deixar-me passar por um "idiota"! Os corruptos então estavam satisfeitos com essa minha postura de "idiota". Mas hoje já se irritam com a minha "idiotice". Sou por eles acusado de ser "infiltrado" na FRELIMO, por falar aberta e publicamente do que não está bem nas hostes deste meu partido de coração, cuja história se confunde com a génese da minha nacionalidade...
Enfim, estou com medo do futuro de Moçambique com uma juventude sem boas referências. Não ser corrupto não é idiotice, caros compatriotas; é ser íntegro. É de cidadãos íntegros, honestos, que Moçambique precisa para ser um país de progresso e prosperidade para todos os moçambicanos. Bons exemplos precisam-se. Mahamudo Amurane foi morto aparentemente por tentar ser esse exemplo como servidor público. É preciso educarmos mais cidadãos como Mahamudo Amurane, mas melhor contidos politicamente! Um povo heróico não verga ante a corrupção.
A luta continua!
Eu disse.
Palavra d'honra!
GostoMostrar mais reações
5 comentários
Comentários
Joel Mabasso Kkkkkkk, Prof., oxa-lá esteja o diabo cego, para não ler o post. Kkkkkkkkk. Já agora, "gazetas-te" a aula d'ontem e foste onde te convinha? Kkkkkk, por isso é que o tipo do "galo negro" quer despartidarizar (...), kkkk.

Péssimo exemplo, Prof., péssimo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
7 h
Brazao Catopola Txeiii. Algum hacker por aqui? Uma mudança tremendamente radical, talvez seja o que diz: fez-se de idiota. Parabéns por tocar pontos importantes. Já o vi defender algumas coisas que hoje é aqui condena... Parabéns de verdade.
Gerir
GostoMostrar mais reações
57 min
Mindo D'avila Forca Prof.
Gerir
GostoMostrar mais reações
39 min
Saide Jacinto Ali FORÇA PROF.A LUTA CONTINUA
Gerir
GostoMostrar mais reações
27 min
Raul Junior Creio que dentro do Partido, os culpados por toda esta imagem suja e queimada vem mesmo da nossa parte como juventude. Os camaradas que hoje sao Cotas fizeram a sua parte quando eram jovens e a Frelimo e o povo estavam tao unidos igual carne e unhas. Esta juventude de hoje que abracou o Partido foi com ambicoes e ambicoes. Quis competir com os mais velhos, por isso os niveis de ostentacao e luxuria dos jovens de elite do nosso partido confundem se com os dos camaradas dos 10 anos de luta. Nos congressos, nas Sessoes... ja nao ha debates francos tipo: Critica e auto-critica ha apenas bajulacoes e bajulacoes. A Frelimo de discussao e de solucao de problemas do povo resume-se no facebook onde o Professor Julião João Cumbane se desdobra em frentes sem frentes para desabafar. As sessoes do partido passaram a ser momentos de passagem de modelos (exibicao de capulanas de diversas provincias), de cancoes ao Farao tudo isso porque o secretariado nao traca agenda para debates serios. Ate parece que a Frelimo hoje seja guiada pela oposicao de malta Yaqub Sibindi e Joao Massango! Ha necessidade de se cultivar o espirito de retiros onde pessoas pensantes devem reflectir pelo Partido e trazer solucoes rapidas que tragam de volta a Frelimo que construimos com sangue e sacrificios em 1962! Os que adoram cantar apos vitorias retumbantes serao chamados para os congressos afim de saudar a vitoria com canticos, danca e passagem de modelos de capulanas. As hosanas enquanto estamos a perder terreno nao servem. Ninguem teve coragem durante a sessao magna de perguntar quanto se gastou pela campanha da Frelimo em Nampula? Por que razao? Quando se pensou em eleicoes ninguem se recordou dos possiveis cenarios? Quem montou os espectaculos de Tocova? Mas mais do que isso por que razao sempre se fez campanha aos membros do partido em vez dos jovens que nasceram apos guerra civil? Nao consultaram os dados estatisticos? O voto de Guebuza est'a sempre garantido, mas em relacao aos dos filhos, noras, primos, sobrinhos, compadres, amigos distantes... nao ha garantias. Ha necessidade de se fazer campanhas reais e nao simuladas para ter boa imagem na TV. Os jovens nao estao apoiar o partido, mas sim a destruir.
Gerir
GostoMostrar mais reações
12 min



Sem comentários: