sábado, 24 de março de 2018

ESQUECIMENTO CRÓNICO: ISABEL DOS SANTOS NO JULGAMENTO EM PARIS



O processo que opõe a PT Ventures (antiga Portugal Telecom) à Vidatel (empresa que detém a participação de Isabel dos Santos na Unitel), o qual temos acompanhado no Maka Angola (aqui e aqui), está a chegar ao seu momento da verdade.
As audiências ocorreram nos passados dias 7 a 16 de Fevereiro num hotel de Paris, tendo sido ouvidas 22 testemunhas. Em breve será anunciada a decisão do tribunal arbitral constituído sob a égide da Chambre de Commerce International de Paris.
O importante, para nós, não é a decisão, é a luz que este processo tem deitado sobre o estilo inepto e a substância vácua de Isabel dos Santos, desmontando os artifícios do marketing e das operações de relações públicas de que esta se rodeia.
A imagem que surge de Isabel dos Santos não é de uma empresária ou sequer gestora, mas de uma ave de rapina que desfalca as empresas (neste caso, a Unitel) e não sabe explicar as suas acções, nem justificar os seus comportamentos em tribunal.
No depoimento que prestou em França, embora, protegida pelo seu exército de advogados portugueses, vieram ao de cima as fragilidades de Isabel.
Perante cinco juízes arbitrais internacionais, Isabel foi confrontada com variadas questões durante mais de cinco horas. As suas respostas refugiaram-se demasiado nos vagos “não me lembro”, “não sei”.
Quem tem experiência de tribunais sabe que o recurso crónico a estas respostas costuma ser a arma dos larápios que querem esconder ou fugir a qualquer situação. Isabel utilizou esta estratégia pelo menos 40 vezes.
No quarto dia, quando questionada acerca da atribuição de bónus em dinheiro na Unitel a si própria e confrontada com a acta relativa a essa decisão, começou por dizer que não sabia se tinha comparecido em tal reunião: “Eu não sou muito boa com datas”, afirmou. Depois, leu a acta e confirmou que tinha estado presente na reunião.
Porém, quando questionada sobre o conteúdo da acta que se referia ao pagamento de bónus em dinheiro a ela e a outros administradores, respondeu: “Eu não me lembro de pagamentos de bónus. Não me lembro disso.”
No mesmo quarto dia, Isabel também foi questionada sobre o facto de a Unitel ter transferido para a sua empresa Tokeyna o direito a receber 465 milhões de dólares que haviam sido emprestados para outra empresa sua, a Unitel International Holdings, por 150 milhões de dólares, gerando, assim, uma perda para a Unitel de 315 milhões de dólares. Isabel assinou os contratos, mas não sabe os detalhes.
O diálogo que se segue entre o inquiridor e Isabel é hilariante:
“Pergunta: Reconhece a assinatura no contrato mostrado na página 23 como sendo sua?
Resposta de Isabel: Sim.
Pergunta: De acordo com este contrato, a Unitel entregava à Tokeyna o direito de ser ressarcida de sete empréstimos da UIH? Correcto?
Resposta de Isabel: Sim.
Pergunta: E em troca desse reconhecimento a Tokeyna tem de pagar 150 milhões de volta à Unitel?
Resposta de Isabel: Não sei os detalhes.
Pergunta: Tem conhecimento de que os valores devidos à Unitel eram superiores a mais de 150 milhões de dólares?
Resposta de Isabel: De novo, não sei os detalhes.
Pergunta: Sabe que este contrato causou elevados prejuízos à Unitel?
Resposta de Isabel: Eu não preparo as contas da Unitel. São os contabilistas e os serviços que as fazem. (…) Eu só aprovo as contas, não as faço.”
Esta última afirmação demonstra toda a ignorância ou maldade de Isabel. Quem assina as contas é responsável por elas e deve saber o que nelas consta. A contabilidade não é um elemento formal com o qual os administradores nada tenham a ver. A assinatura das contas tem um valor material. O administrador é o responsável pelas contas. A contabilidade corresponde a elementos materiais, isto é, a realidades de negócios feitos pelos administradores. Espelha uma realidade. E Isabel tem de conhecer a realidade que a contabilidade espelha, caso contrário não é administradora.
Mais interessante para aqueles que tentam perceber desde há muitos anos a origem dos fundos de Isabel é o diálogo acerca da Vidatel. Nesse diálogo, Isabel reconhece que a Vidatel é uma mera sociedade-veículo sem qualquer activo a não ser a participação na Unitel; que os fundos da Vidatel para constituir a Unitel foram colocados por ela; e que já no ano 2000 as decisões tomadas pela Vidatel eram suas. Contudo, ao mesmo tempo, não tem a certeza se tinha poderes legais para assinar em nome da Vidatel no mesmo ano… remetendo os esclarecimentos para os advogados. Aliás, sobre os acordos assinados pela Vidatel com os outros accionistas, Isabel não se lembra de nada, não sabe nada. É confrangedor ler as declarações dela ao tribunal arbitral.
Ao longo do seu depoimento, Isabel nunca está segura, nunca assume responsabilidades, remete para os contabilistas, para os advogados. Acaba por se colocar uma questão: afinal o que faz Isabel, se nunca sabe o que anda a fazer?
Raqueliana Brito · 
Eles que se entendam no tribunal... desde que não afete os funcionários da Unitel em Angola e Cabo-Verde tudo bem! O que menos se quer nesta altura é que o índice de desemprego aumente.
GostoResponder22 dia(s)
Pedro Lemos Lemos · 
Toda banga acabou. Pai caiu; tudo fica descarado e o fim é na prisão. 😃😃😃😃
GostoResponder73 dia(s)
Jorge Ferreira
Mas com a obrigatoriedade de devolver todo o dinheiro surripiado a Angola.
Temos que ver também o que vai acontecer com as acções compradas com esse dinheiro a empresas Portuguesas.
GostoResponder1 dia(s)
Rubem Kaxala Mira · 
Em suma, vejo o início de concretização das profecias, proferidas pelo irmão angolano Br. 10 pacotes: Ão de pagar e devolver tudo aos seus legítimos donos.p
GostoResponder42 dia(s)
Manuel Tome Tome
Para aqueles que atribuíam qualidades à esta senhora aqui está a verdade "nua e crua".
Assinar documentos e não os ler, é procedimento próprio de ignorantes e incompetentes.
Gestor no verdadeiro sentido da palavra, nāo pode sofrer de tanta amnésia como ela o demonstrou no tribunal de Paris.
Tal pai, tal filho.
É uma pena.
GostoResponder33 dia(s)
Alex Miranda
Tenho pena de ti. Com que então você acredita mesmo que ela assina e não lê? És muito ingénuo para ler esse tipo de notícia bro, vai ler banda desenhada ou ver filme de porrada!
GostoResponder1 dia(s)
Raino Man · 
Acaba por se colocar uma questão: afinal o que faz Isabel, se nunca sabe o que anda a fazer? 😀😀 uma paraquedista que teve a benção do governo. angolano por muitos anos, mais não mais graças a Deus.. 🙏
GostoResponder33 dia(s)
Victorino João Miguel · 
Trabalha na Empresa Estudante
Estamos a falar de uma angolana à responder por acusações na diáspora, estamos a falar de uma angolana rica, que mesmo sendo contestada a origem das suas finanças, nunca deixamos de admitir que é das poucas a investir no país, com a criação de empresas, prestando serviços a população bem como a empregar um número considerado de nacionais, por isso, acho que não deveríamos ser tendenciosos, o julgamento está a decorrer, até ao momento, não há razões para queixas e que a justiça seja feita.
GostoResponder33 dia(s)
Anil Angola Anil Angola · 
Trabalha na Empresa ANIL Grupo
Plenamente de acordo
Responder3 dia(s)
Ukuesenje Vipipili · 
Meu caro, essa Angolana que tu dizes ser uma investidora ao mesmo tempo empregadora, seus recursos de investimentos são bastantes duvidosos. Usa-se o discurso de empregar milhares de Angolanos para se proliferar a impunidade e rombo do erário publico, essa senhora e como tantos outros são grandes culpados da desgraça do País, repito, usam discursos como seu de empregar Angolano. Devo lhe dizer que a corrupção ela emprega bastante gentes inocentes assim como os próprios corruptos, existem empresa com numeros elevados de empregado mais são usada para lavagem de dinheiro.

É importante estimular o investimento inetrno com finalidade de alavancar a economia e criar uma estabildade financeira, para tal, devemos estimular e apoiar investimentos com recursos lícito. Espero de desse julgamento uma justiça justa e que ajuda desvendar outras trafulhas dessa senhora.
Responder93 dia(s)
Eva Santos
Vá tuxi iá Victorino João MIguel , pk das duas uma, ou andas embrulhado por ela( Isabel ) ou és mto burro e ingénuo ...
Responder43 dia(s)
Palops Beto · 
Isabel dos Santos uma empresaria de sucesso empregando milhoes de pessoas no mundo aleluia Amem.
Cecilia Tchatuvela · 
Olha meu caro o trabalho e um direito do cidadão ok.
Responder2 dia(s)
Masinca Oancea · 
Esta sra deveria ser julgada pelo tribunal da Haya!!! Emprededora??? Investidora??? Ou gatuna??? Ela antes de tudo, deveria esclarecer a origem do dinheiro q tal investio!!! Ela e outros sao criminosos!! Roubo!! Roubar o dinheiro dum Pais e seu povo?!!! Isso e que??? Investidora?? Levar este Pais no extreme da pobreza!!! Come on! Sem vergonha para ele e para todos aqueles q acham positivo o q ela fez e faz!!! I am sickkkk sick of her!!
GostoResponder13 dia(s)
Pedro Henrique · 
Vamos esperar o veridito final, até ao momento o julgamento ainda decorre.
Faustino Lopes · 
Cada caso é um caso, mas é imperioso continuar a manter a Unitel em pé para continuar a fazer o seu trabalho.
Casimiro Di Ermelinda Paulo
Estão a dar muitas voltas com a senhora, es la já mostrou de mil e uma formas que as acusações são reais e que admite ser culpada. O que mais falta senão dar o devido tratamento ao caso?

Jose Jorge Fernando · 
Outra vez Isabel dos Santos?! Esta senhora está a ser muito falada nos últimos tempos, isso implica mais fama para ela.

Sem comentários: